sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Entrevista: Bryan Pope


Os EUA são os maiores compradores de miniaturas do mundo. E por conta disso, eles tem grandes convenções o ano todo em diversas partes do país. Possuem centenas de customizadores profissionais, competições de miniaturas customizadas, e dá até pra granhar a vida assim!

E um desses grandes customizadores é o Bryan Pope, de 33 anos. Ele faz customizações incríveis que estão sempre presentes em todas as convenções, e sua especialidade são as Drag Bus da Hot Wheels. Todo o seu trabalho e sua história pode ser conferida em seu site: www.popedesigns.com.

E ele nos cedeu essa ótima entrevista que está aqui em baixo:

Quando você começou a colecionar Hot Wheels, e por que?
Eu comecei a colecionar Hot Wheels na década de 90, e por ser um artista gráfico profissional eu sempre admirei muito as cores, o estilo e os gráficos dos modelos da Hot Wheels. Eu tinha alguns deles quando era criança, mas como brinquedos, e não como peças de coleção.


Você coleciona apenas Hot Wheels, ou você tem outras marcas também? Você tem um modelo favorito?
Eu amo os Dodge Viper! Eu adoro colecionar eles de todas as marcas, especialmente da Hot Wheels e Johnny Lightning (White Lightning). Há vários ainda que eu não tenho


Quantos carros você tem na sua coleção hoje? Como você guarda eles? Eles estão dentro ou fora da embalagem?
A maioria da minha coleção está fora da embalagem e ficam em um display alto e de vidro na minha oficina. Eu também gosto de manter o máximo que puder de alguns modelos especiais em suas embalagens originais. Eu realmente não tenho um grande número de carros, talvez uns 1.000 ou mais.


Como é o seu processo criativo? Você usa um computador para desenhar os adesivos dos carros, e depois os imprime? Você apenas desenha os modelos, ou faz todo o processo de customização?
Eu uso tanto o desenho a mão livre, como computadores para criar as decorações que vão nos meus customs e as imprimo também! Eu sou muito sortudo de ter uma ótima impressora colorida para dar vida às minhas criações! Eu faço todas as etapas do processo de customização, de arrancar os rebites dos carros até tirar a tinta e suavizar a superfície. Eu também preparo a superfície do carro pra receber a tinta, pinto e limpo a lataria, rodas, chassi, motor e todas as partes que eu quero modificar. Eu crio todos os adesivos que vão no carro e aplico eles também. Eu também crio toda a arte da embalagem, como uma cartela com uma arte original ou adesivos em uma caixa de acrílico. Eu monto novamente os carros e os coloco na embalagem. Eu também criei o meu próprio website.


Aonde você encontra tantas Drag Bus? Elas podem ser compradas através de alguém na Mattel, ou você tem de comprá-las no e-bay?
Eu definitivamente não as compro da Mattel. Eu as pego em vários locais. Eu tenho um grande círculo de amigos pelos EUA que as encontram em convenções locais ou em feiras de antiguidades. Eu também as compro em convenções, de pessoas que se propõem a me dar desconto no preço. Eu também as compro no e-bay quando o preço é justo.


Quantos modelos você faz por ano? Quais das suas criações são os seus favoritos?
Eu tento fazer pelo menos 5 a 7 carros por ano; no mínimo um a cada 2 ou 3 meses. Eu gosto especialmente dos que tem temas natalinos. Eu também gosto dos carros que faço para as convenções, que é algo que adoro também.


Há um mercado crescente de customizadores de miniaturas hoje em dia. Inclusive no Brasil nós temos grandes customizadores. Você tem alguma dica para quem está começando a customizar miniaturas? Aonde podemos aprender mais sobre customização?
Meu conselho é nunca desistir de customizar e sempre tentar se desenvolver mais. Converse com outros customizadores quando você os encontrar, ou pela internet para aprender sobre as técnicas deles e dividir com eles as suas técnicas. Eles talvez aprendam algo com você. Vá também em sites deste hobby, como o www.hotwheelscollectors.com, www.diecastaudio.com ou o www.diecastspace.com e leia os foruns de customizadores para ver o que os outros estão fazendo, e para fazer perguntas.


Nós vamos ter uma convenção no Brasil neste ano (talvez em julho), e teremos por aqui um VW Fastback como miniatura exclusiva. Tem alguma chance de termos você aqui no Brasil? Você tem clientes brasileiros?
Sabe, eu amaria viajar para o Brasil e ter essa experiência na convenção, mas com o meu trabalho e o calendário de convenções nos EUA é muito difícil tirar uma folga. Me parece que vai ser um grande evento, e o VW Fastback é um carro fantástico para se ter como modelo promocional. Por enquanto eu não tenho nenhum cliente brasileiro, mas espero que depois de lerem essa entrevista eles venham e se juntem à minha lista de emails e vejam o meu site.


Você tem alguns planos para o futuro, como aumentar a produção ou fazer alguns outros tipos de customização? Eu vi que você vai participar da Super Convenção de Las Vegas. Vamos ter algum novo modelo por lá?
Eu tento introduzir pelo menos uma ou duas inovações ou novos temas todos os anos; coisas que eu ou outros customizadores nunca fizemos antes, mas está ficando cada vez mais difícil uma vez que existem tantos grandes customizadores aparecendo sempre. Eu vou ter um novo carro com o meu design na Super Convenção, mas eu ainda não posso revelar nada sobre ele. Só posso dizer que ele está ficando FANTÁSTICO!


Você está ansioso pela mainline de 2010 e todas as outras séries da Hot Wheels? Você já tem um favorito para este ano?
Pelo que tenho visto vão haver grandes lançamentos para a mainline de 2010, e especialmente na série Delivery. Tem alguns carros nas outras linhas que eu vou querer, como o novo VW T2 Drag Bus do Phil Riehlman da série Garage.


Nenhum comentário:

Postar um comentário