Há um fato histórico que confirma que inveja não mata. E esse fato ocorreu na década de 60 e 70 no Brasil, quando vários brasileiros amantes de automóveis não faleceram de inveja dos muscle cars americanos.
Mas a dor devia ser grande. Ver nas revistas americanas lançamentos como Mustang, Camaro, Charger, Challenger, Firebird e muitos outros deve ter judiado de quem amava carros. Claro, alguns felizardos podiam importar estes carros, mas logo depois nosso governo militar decidiu proibir as importações.
Sobrou então para a Chrysler e a Ford trazerem para o Brasil oficialmente alguns muscle, mas na hora errada…
O começo da década de 70 trouxe uma enorme ressaca para o mundo com um aumento nos preços de petróleo, e isso tornou esses modelos com motores V8 beberrões inviáveis. A indústria americana reduziu a fabricação de carros com motores grandes, e a importação dos muscles pro Brasil ficou abalada. Se nem um país rico como os EUA conseguiam pagar pela gasolina, como um país pobre de terceiro mundo como o Brasil conseguiria?
Consequência disso é que a Chrysler trouxe para o Brasil um Dodge Charger sem o mesmo charme e potência dos modelos clássicos dos EUA, e a Ford trouxe um carro que poucos americanos consideram como um legítimo muscle car, o Maverick.
Vieram poucos Mavericks para o Brasil com motor V8 (o 302 que equipava o Mustang Boss 302), enquanto os outros eram os fracos 4 cilindros.
Mas não importa como ele seja rotulado, o Maverick será para sempre o muscle car brasileiro. Ele rivalizava com o Opala SS e os Chargers e Darts como os mais potentes a rodar por nossas ruas.
E para os amantes desse modelo, a Hot Wheels fez a bondade de lançar este ano o '71 Maverick Grabber, modelo exatamente igual ao que veio para o Brasil, e que hoje é um clássico entre nós.
É claro que ele vai fazer sucesso. Mesmo porque a miniatura está muito fiel ao original, como você pode ver nas fotos (tiradas pelo colecionador dos EUA hotwheelsbob2000). Ou seja, vai ter briga para pegar um na loja!
E é claro que é bom já ir garantindo o meu de fora kkkk... 2... um pra coleção e outro pra colocar borrachudas! Esse merece!
ReplyDeleteGostei da história! É sempre bom conhecer um pouco mais sobre os modelos! =)
Beijão!
Muito loco!!!! A emoçao e grande quando temos o privilegio de ter uma mini de um carro que um dia foi comum em nossas ruas!!!! Espero que venha uns quatro cinco por caixa!!!
ReplyDeletemaverick graber e muito custom v-8 vega
ReplyDeletevem ca o maverick num foi produzido no brasil?
ReplyDeleteOpa, opa, opa... esqueceu de informar que Maverick foi lançado aqui com o motor 6 cilindros em linha, com 3.0 litros!
ReplyDeleteÉ pena que do Maverick eu só tenho o motor V8 302 (aguardando alguma loucura minha!)
Mais informacões sobre o Maverick:
http://mundoautomotivo.blogspot.com/2007/05/ford-maverick-histria-deste-grande-mito.html
Opa, opa, opa... esqueceu de informar que Maverick foi lançado aqui com o motor 6 cilindros em linha, com 3.0 litros!
ReplyDeleteÉ pena que do Maverick eu só tenho o motor V8 302 (aguardando alguma loucura minha!)
Mais informacões sobre o Maverick:
http://mundoautomotivo.blogspot.com/2007/05/ford-maverick-histria-deste-grande-mito.html
Lindo mesmo !!!
ReplyDeleteLogo mais eles estarão diponiveis para os reles mortais do Brasil !!!
Abraços
eu já tive um maverick de verdade!!
ReplyDeletebrito,eu tem maveco78 e procuro miniatua escala 1:18 e não encontro,mais tenho uma miniatura deste ai iqual.
ReplyDeleteJá comprei minha miniatura, é mesmo muito bem feita. Não teve briga não, mas acho que a galera ainda não estava sabendo...
ReplyDeleteputz comprei uma mini dessa faiz um tempinho nem sabia desas ciosas, mas s3empre fui fissurado por mavericks (msm não tendo idade pra dirigir)
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