Monday, March 8, 2010

Maverick Grabber

Há um fato histórico que confirma que inveja não mata. E esse fato ocorreu na década de 60 e 70 no Brasil, quando vários brasileiros amantes de automóveis não faleceram de inveja dos muscle cars americanos.

Mas a dor devia ser grande. Ver nas revistas americanas lançamentos como Mustang, Camaro, Charger, Challenger, Firebird e muitos outros deve ter judiado de quem amava carros. Claro, alguns felizardos podiam importar estes carros, mas logo depois nosso governo militar decidiu proibir as importações.

Sobrou então para a Chrysler e a Ford trazerem para o Brasil oficialmente alguns muscle, mas na hora errada…

O começo da década de 70 trouxe uma enorme ressaca para o mundo com um aumento nos preços de petróleo, e isso tornou esses modelos com motores V8 beberrões inviáveis. A indústria americana reduziu a fabricação de carros com motores grandes, e a importação dos muscles pro Brasil ficou abalada. Se nem um país rico como os EUA conseguiam pagar pela gasolina, como um país pobre de terceiro mundo como o Brasil conseguiria?

Consequência disso é que a Chrysler trouxe para o Brasil um Dodge Charger sem o mesmo charme e potência dos modelos clássicos dos EUA, e a Ford trouxe um carro que poucos americanos consideram como um legítimo muscle car, o Maverick.

Vieram poucos Mavericks para o Brasil com motor V8 (o 302 que equipava o Mustang Boss 302), enquanto os outros eram os fracos 4 cilindros.

Mas não importa como ele seja rotulado, o Maverick será para sempre o muscle car brasileiro. Ele rivalizava com o Opala SS e os Chargers e Darts como os mais potentes a rodar por nossas ruas.

E para os amantes desse modelo, a Hot Wheels fez a bondade de lançar este ano o '71 Maverick Grabber, modelo exatamente igual ao que veio para o Brasil, e que hoje é um clássico entre nós.

É claro que ele vai fazer sucesso. Mesmo porque a miniatura está muito fiel ao original, como você pode ver nas fotos (tiradas pelo colecionador dos EUA hotwheelsbob2000). Ou seja, vai ter briga para pegar um na loja!

11 comments:

  1. E é claro que é bom já ir garantindo o meu de fora kkkk... 2... um pra coleção e outro pra colocar borrachudas! Esse merece!
    Gostei da história! É sempre bom conhecer um pouco mais sobre os modelos! =)
    Beijão!

    ReplyDelete
  2. Muito loco!!!! A emoçao e grande quando temos o privilegio de ter uma mini de um carro que um dia foi comum em nossas ruas!!!! Espero que venha uns quatro cinco por caixa!!!

    ReplyDelete
  3. maverick graber e muito custom v-8 vega

    ReplyDelete
  4. vem ca o maverick num foi produzido no brasil?

    ReplyDelete
  5. Opa, opa, opa... esqueceu de informar que Maverick foi lançado aqui com o motor 6 cilindros em linha, com 3.0 litros!
    É pena que do Maverick eu só tenho o motor V8 302 (aguardando alguma loucura minha!)
    Mais informacões sobre o Maverick:
    http://mundoautomotivo.blogspot.com/2007/05/ford-maverick-histria-deste-grande-mito.html

    ReplyDelete
  6. Opa, opa, opa... esqueceu de informar que Maverick foi lançado aqui com o motor 6 cilindros em linha, com 3.0 litros!
    É pena que do Maverick eu só tenho o motor V8 302 (aguardando alguma loucura minha!)
    Mais informacões sobre o Maverick:
    http://mundoautomotivo.blogspot.com/2007/05/ford-maverick-histria-deste-grande-mito.html

    ReplyDelete
  7. Lindo mesmo !!!

    Logo mais eles estarão diponiveis para os reles mortais do Brasil !!!

    Abraços

    ReplyDelete
  8. eu já tive um maverick de verdade!!

    ReplyDelete
  9. brito,eu tem maveco78 e procuro miniatua escala 1:18 e não encontro,mais tenho uma miniatura deste ai iqual.

    ReplyDelete
  10. Já comprei minha miniatura, é mesmo muito bem feita. Não teve briga não, mas acho que a galera ainda não estava sabendo...

    ReplyDelete
  11. putz comprei uma mini dessa faiz um tempinho nem sabia desas ciosas, mas s3empre fui fissurado por mavericks (msm não tendo idade pra dirigir)

    ReplyDelete