Wednesday, February 5, 2014

Tomica, o Pai de todos os diecast orientais

Por Jefferson Paiva.

Sempre falamos aqui no T-Hunted sobre as marcas ocidentais, mas o oriente também é rico em marcas de grande importância no mundo diecast. E apesar de andarmos focando mais na Kyosho, ela não existiria se não fosse o pioneirismo da sua compatriota Tomica, o Pai de todos os diecast orientais.

Lançada em 1970, a linha Tomica foi desenvolvida diretamente pelo dono-fundador da empresa Tomy, Eijiro Tomiyama, um dos maiores e mais antigos fabricantes de brinquedos do Japão. Inicialmente, a empreitada começou com apenas 6 modelos. Porém, desde o seu início, a Tomica mostrou o rumo que iria seguir até os dias de hoje: modelos reais, com abertura de portas e/ou capôs, suspensão, e em sua maioria de modelos japoneses. Os primeiros seis modelos foram Datsun Bluebird SS Coupe, Toyota Corona MkII, Toyota Crown Super DL, Toyota Crown Police Sedan, Toyota 2000GT e Datsun Fairlady Z432. Vale salientar que a grande inspiração da Tomica é a Matchbox, com direito a embalagem dos modelos em formato de caixinhas de papelão, com a foto do modelo e a numeração do modelo da série. Nos primeiros 10 anos de existência, a série pulou de 6 para mais de 100 modelos. Até os dias de hoje, mais de 500 modelos já foram reproduzidos em suas muitas séries, apenas na escala 1/64! Fora as várias escalas e modelos que a marca trabalha, que vai de 1/154 até 1/28, se consolidando como a fabricante com maior raio de abrangência, seja no quesito modelo, escala ou tipo de veículo.

Dentre as principais linhas, a que chama a atenção nos dias de hoje é a Tomica Limited. Iniciada em 2001 como Tomica Limited, ela se diferenciava pelo acabamento extremamente rebuscado, pneus de borracha e a reprodução fiel de todos os detalhes do carro na sua escala real (cores, decalques, formatos das rodas e retrovisores). Desde sua concepção, essa série era voltada para um público colecionador mais maduro, com faixa etária mínima de 14 anos para adquirir as peças. Em 2004, com o sucesso e consolidação da série, a Tomica expandiu a linha, criando a Limited Vintage, aonde o foco eram basicamente modelos antigos, em especial as décadas de 50 e 60. Como em toda a história da marca, o foco maior se manteve com a reprodução de modelos japoneses, mas devido ao público alvo, muitos modelos ocidentais foram reproduzidos. Em 2006, a série Limited chegou ao fim, mas a Limited Vintage continou ativa, e ganhou o reforço da Limited Vintage Neo. 

Com a adição de uma nova série, a linha adulta da Tomica adquiriu alguns contornos próprios e bem singulares: enquanto a Limited Vintage continua focada em modelos japoneses da década de 50 e 60, a Limited Vintage Neo "avança" no tempo, com modelos da década de 70 e 80, e não apenas de origem nipônica, mas estrangeira também. Outro fato curioso é que os moldes da Vintage Neo sempre são novos, enquanto da Vintage podem ser moldes antigos com detalhamento maior ou novos moldes que ainda não foram produzidos. 

Para finalizar, uma curiosidade: para cortar custos, a Tomica não mantém um mesmo molde por muito tempo em sua linha, fazendo com que a fabricante, quando necessita reeditar um determinado modelo em sua linha, acabe criando um novo molde. Contudo, hoje ela preserva 120 modelos, com moldes que são usados desde a década de 70, contudo, apenas com aperfeiçoamento de detalhes e rodas.

É apenas a ponta do iceberg do mundo Tomica, e dentro em breve, traremos outro especial sobre essa marca, que marca a vida de japoneses a mais de 4 décadas, e que sem ela, o Oriente não saberia o poder e a beleza de uma miniatura diecast.

Fotos: blog 1for64world.weebly.com e Danilo Cândido.

7 comments:

  1. Essa marca é realmente incrível.
    Ganhei alguns de presente de um amigo do Japão uns tempos atras, e recentemente ele me surpreendeu com a noticia de que tinha comprado mais alguns para me enviar, imagine minha felicidade uhasauhsuahusa

    Apenas uma curiosidade sobre a marca, as minis básicas, que de básicas não tem nada, la no Japão custam o equivalente a um HW aqui no Brasil.
    Se bem que agora um HW esta mais caro, já que subiu de valor.

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  2. Opa!
    Aproveito o assunto para fazer algumas perguntas, ao Jefferson ou a quem souber responder:
    A Tomica faz parte da Takara Tomy, ou é tudo a mesma coisa? Isso confunde um pouco...
    Como coleciono temáticos, sei ,que a Tomica lançou alguns modelos interessantes, incluindo dois batmóveis e dois veículos do Transformers, dentre outros (http://www.takaratomy.co.jp/products/tomica/lineup/regular/141-160.htm), mas nunca encontrei informações mais detalhadas sobre as minis.

    Alguem tem mais informações sobre essas minis?
    Alguém sabe se essas minis são de metal ou plástico, se tem pneus de borracha ou plástico, se tem um acabamento legal?

    Outra coisa, alguém sabe a diferença entre esses carros (http://goo.gl/XS5XIp) e os que vem nesta coleção (http://goo.gl/muzzze)?

    Agora acabou de sair mais um tumbler (http://goo.gl/tvGL1r), mas pelas fotos não consigo ver se são minis de boa qualidade.

    Obrigado!
    Abraços.

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    1. Rafael, vamos esclarecer suas dúvidas com as informações que obtive:

      1- Podemos fazer a seguinte comparação: Takara Tomy=Mattel e Tomica=Hot Wheels

      2- Sim existem vários temáticos incríveis da Tomica (Batmóveis, Caminhão Transformers, Série Cars, Mach 5, etc). Se puder comparecer ao nosso evento poderá ter mais detalhes e conferir ao vivo essas miniaturas (informações no comentário abaixo)

      3- As miniaturas da Tomica são Diecast (corpo de metal), base de plástico e rodas/ pneus de plastico na sua linha básica. Na versão superiores os pneus são de borracha e as miniaturas são mais detalhadas.

      4- A Tomica lançou o Batmovel 89 e o Thumbler na linha básica (pneus plástico + Suspensão) e na linha limited (pneus borracha + Suspensão).

      O Bat-pod e os outros dois batmóveis só foram lançados na linha limited.

      5- A versão camuflada do Thumbler estará disponível no nosso evento no próximo mês. As miniaturas são de excelente qualidade e costumam seguir o design do carro real. Por exemplo, pode ver que o Thumbler não tem aqueles para-lamas horríveis que tem nos Hot Wheels.

      Rafael, espero ter esclarecido suas dúvidas.

      Jefferson, caso queira complementar ou corrigir algo que disse, fique a vontade.

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  3. Excelente reportagem!
    Gosto muito dos Tomicas!
    Uma pena por não ter importação oficial não temos nem sequer modelos básicos e os preço são bem salgados quando aparece, entretanto compensa pela exclusividade dos modelos e pela impecável qualidade!

    Os poucos que tenho consegui com o meu irmão que mora no Japão....
    Se não fosse isso minha coleção seria zero!

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  4. Jefferson, parabéns pelo post. Sempre é bom lembrar que existem outras marcas além da Hot Wheels. Na Toy Car Show temos um expositor especialista nesta marca que participa SOMENTE do nosso evento. Além de poder ver as miniaturas ao vivo e poder adquiri-las, será possível conversar com ele e saber mais da marca. Isso é EXCLUSIVIDADE do nosso evento, já que ele NÃO PARTICIPA de outros encontros em SP como em lojas de brinquedos e afins. Para o 31º Toy Car Show que ocorre nesse final de semana (08 e 09 de Fevereiro - 10h as 17h) na Rua Estados Unidos 2219, jardins - SP esse expositor terá os últimos lançamentos da Tomica: VW Polo, Audi A1. Outra novidade é a série de carros coreanos com a miniatura do Hyundai Sonata e o Veloster. As novidades não param por aí. Tem os Tomicas Temáticos (Batmovel, Mario kart, Cars, Transformers), Tomica Limited, Tomica exclusivos lançados no Salão de Tóquio e os incríveis Tomicas Personalizados por customizadores Internacionais. Não percam, pois esse é mais um diferencial da Toy Car Show.

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  5. ...Que beleza (!) Belas minis... Belas fotos... Muito legal.

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