terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O futuro das miniaturas da Ferrari: quem vai produzí-las a partir de 2015?

Se você lembrar, nós falamos tempos atrás por aqui que a Mattel não fabricaria mais miniaturas da Ferrari para sua série mais adulta e mais cara, a Hot Wheels Elite, que é composta de réplicas em escalas diferenciadas e riquíssimas em detalhes. Na época a Mattel se pronunciou oficialmente dizendo que nenhum novo modelo da Ferrari seria fabricado a partir de 1º de janeiro de 2015. O que ficou no ar é se a decisão ia se estender para as outras linhas, como mainline (linha básica) e linhas adultas colecionáveis (Retro Entertainment, Pop Culture, Heritage, etc). Clique aqui para ver o que falamos na época.

Com o fim parcial ou total da parceria que durou anos, e era exclusiva para a Mattel em algumas escalas e tipos de carros, a pergunta que todo mundo se fez foi a de quem produziria as miniaturas a partir de 2015. E a resposta veio dias atrás, quando a Maisto divulgou em seu site, e no site da Bburago (sua marca desde 2005) que eles haviam firmado um acordo com a Ferrari sobre o licenciamento da marca para produção de miniaturas.

Segundo o comunicado (que você pode ler aqui), o acordo é para o licenciamento exclusivo da Ferrari para a Maisto e Bburago, e o que podemos entender é que só eles poderão fabricar miniaturas e réplicas da Ferrari a partir de janeiro de 2015. A marca não detalha quais escalas vão ser produzidas, mas lista 4 novas linhas dedicadas à Ferrari que chegarão às lojas até o meio do ano que vem: Signature Series, Racing, Race and Play e Ferrari Kids, todas sob a marca Bburago, e com mais de 100 carros diferentes previstos para o próximo ano.

Não dá pra saber ainda se a Maisto vai produzir miniaturas para suas linhas mais baratas. Não dá pra saber ainda se a Hot Wheels nunca mais produzirá uma miniatura da Ferrari. Não sabemos também se a Kyosho deixará de produzir suas belas Ferraris na escala 1:64 em kits desmontados. O que podemos fazer é esperar até o começo do próximo ano para ver o que a Hot Wheels vai mandar para as lojas, e se o tradicional pack de 5 miniaturas da Ferrari será produzido.

Existe uma enorme chance das Ferraris da Hot Wheels que você vê hoje nas lojas serem as últimas a serem produzidas por um bom tempo, e isso é uma má notícia para os fãs das miniaturas, e a certeza que essas miniaturas vão aumentar de preço no mercado paralelo. E você? O que acha disso?

27 comentários:

  1. Maisto e Bburago??? Não podia ser a Jada não???? A série Race e Play é um ótimo brinquedo e só!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jada? A Jada faz réplicas que mais parecem caricaturas dos originais... O melhor fabricante de Ferrari em 1:64 é a Kyosho.

      Excluir
    2. Verdade, a Jada so faz carros que parecem que tomaram fermento rs.

      Excluir
    3. Não fui explícito, estava me referindo a escala 1:24 e 1:18. A Race e Play da Bburago em 1:43 tá socada nas Americanas e ninguém compra aquilo!!!

      Excluir
  2. não coleciono Ferrari... Claro respeito quem coleciona. Mais provável que tudo continue normal pois mesmo a MaLAttelll tendo o licenciamento atualmente, vi inúmeras miniaturas da Bburago / Ferrari nas lojas. Acredito que o foco ai são séries mais caras e detalhadas. Vi tambem uma linha que parece ser bem cacana da Bburago 1/64 começando a aparecer por ai. O único problema é quem importa Bburago para o braZil trazer as coisas direito. Realmente a Hot Wheels por pior que seja ainda consegue ter uma regularidade boa (eu sei, em algumas cidades)... Acho que pode pode rolar uma redução e talvez até melhore pq como não vai possuir mais o licenciamento direto, talvez a MaLAttelll não possa fazer mais miniaturas de Ferraris no estilo carnaval colorido...

    ResponderExcluir
  3. Lamborghini e agora Ferrari, Fresh Metal na veia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a Lamborghini ainda continua... você não tá confundindo com a Bugatti?

      Excluir
  4. Para escala 1/64, Maisto fresh metal é totalmente inaceitavel. Espero que a Mattel continue com a licença para produzir as escalas menores, bem com a Kyosho, para minis mais detalhadas.

    ResponderExcluir
  5. Eu coleciono Ferraris da HW. Não todas, mas principalmente as First Edition vermelhas, então esse anúncio para mim teve um impacto razoável, mesmo sendo apenas a confirmação do que interpretei do comunicado de julho. Vai ser triste ver FF, F12, 458, F430, 612, 550, F40 e etc na Fresh Metal com aquelas rodas horríveis, vidros opacos e sem interior...

    ResponderExcluir
  6. Como a Mattel tem até 31/12 pra fabricar Ferraris, poderiam lançar um lote especial da mainline só com elas. 24 castings diferentes, com decorações simples e discretas, 3 de cada, fecha uma caixa que seria uma bela despedida...

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã de ferrari, mas elas tem lá seu valor... O problema maior será a "tigrada" que não vai demorar muito para pedir R$100 numa Laferrari prata mainline :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina se confirmar essa de que a kyosho não poderá mais produzir em 1/64 seus kits, então uma Kyosho La Ferrari 1/64 Vermelha, vai custar o valor de uma casa kkkkk

      Excluir
    2. é isso msm.... já já vai teh uma porrada de lá ferrai hw po 100 pilas.... vide o bugatti ....

      Excluir
    3. Caramba galera eu estive pesquisando bastante sobre a HotWeels e as Ferrari's pois então eu também não sou de colecionar Ferrari porém tenho uma LaFerrari Prata muito linda na embalagem ainda e uma T-hunter regular a Scuderia 430 vermelha com faixas amarelas são meus bebês acho muito lindas

      Excluir
  8. Acho que vou ter de torcer pra surgir uma F40 com o capô integrado ao corpo, vermelha, já que só coleciono uma de cada molde, vermelha. Se não, a amarela do 5pack vai ter de vir e destoar do tema mesmo.

    Uma pena o fim da parceria pois era a chance comprar ferraris a 7 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pinta ela, não é difícil! Abs!

      Excluir
    2. Eu sei, mas gosto de manter original. Igual a Testarossa do molde da Corgi, que só saiu na cor branca...

      Excluir
    3. Também curto, mas quando não me agrada eu refaço a pintura a meu e imprimo os decais em casa mesmo. Ficam como originais. Abração!

      Excluir
  9. Acho que isso vai ser muito ruim para a Hot Wheels. Conheci algumas pessoas que estão começando sua coleção só com Ferraris. E geralmente são atualizados com os lançamentos da marca, como a LaFerrari, a 458, FF, F12, entre outros.

    ResponderExcluir
  10. Primeiro a Bugatti e a Mercedes agora a Ferrari o que a mattel esta fazendo para perder os licenciamentos , isso me deixa em sera que as marcas que relacionadas a Ferrari também não vão ser mais lançados

    ResponderExcluir
  11. Estranho pq recebi Newsletter falando sobre a LaFerrari Elite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A LaFerrari Elite ira ser lançada, trata-se do ultimo lançamento da Mattel ainda com os direitos da Ferrari, é um projeto 2014 que ja estava bem adiantado, acho que ira para as lojas ano que vem.
      Ja a 458 Speciale e a California T acho que não vingarão.

      Excluir
  12. Que venham Porsches e Lamborghinis !

    ResponderExcluir
  13. felizmente temos a kyosho e a ctba customs.... me desfiz de muitas ferraris da hw.... so fiquei com algumas e ainda sim as vermelhas...

    ResponderExcluir