Sunday, July 10, 2016

Matchbox King Size

Hoje temos mais uma série especial da Matchbox, e quem nos conta tudo sobre ela é o Mauricio Nunes, com todo o seu conhecimento sobre a história do mundo diecast. Clique aqui e veja todas as histórias que já publicamos nos últimos domingos.

O negócio principal da Lesney sempre foi lastreado nas miniaturas da série 1-75, no entanto, com o crescimento da empresa eles identificaram que o mercado de miniaturas de veículos em escala aproximada de 1:43 estava dominado pela Mettoy Playcraft Ltd (Corgi Toys) e Meccano Ltd (Dinky). 

Em 1960 a Lesney introduziu os King Size, inicialmente projetados para ser uma linha em maior escala, conhecida como escala king size (aproximadamente 1:43), de veículos grandes como de construção, transporte e agricultura. Essa nova linha colocava a Lesney em trajetória competitiva com a Corgi e Dinky.

Para diferenciar as miniaturas da nova linha, essas vinham com o prefixo K antes do número e quase todas elas apresentavam partes móveis e grande riqueza de detalhes.

A linha tinha 24 miniaturas inicialmente, mas como era de praxe, cada número tinha suas substituições ao longo do tempo, denotada pelas letras. Em toda a sua existência os King Size somaram 42 miniaturas distintas distribuídas em 24 números.

Os concorrentes da Lesney, que dominavam o mercado na escala king size, trabalhavam quase que exclusivamente com veículos de passeio nessa escala. Como nenhuma ação entre gigantes de mercado passa impune, em 1964 a Mettoy lançou a linha Husky com objetivo exclusivo de atacar a linha 1-75 da rival. O troco veio em 1967 quando a Lesney lançou na linha King Size o primeiro automóvel de passeio, na verdade um veículo de serviço, uma ambulância. Esse modelo era uma ampliação de escala de um de grande sucesso na linha 1-75, a “Mercedes Benz ‘Binz’ Ambulance”.

O expediente  de “aumentar” miniaturas de sucesso de vendas da linha 1-75 foi bastante usado pelos gestores da linha King Size. Obviamente a série King Size permitia maior nível de detalhes que a menor 1-75, mas vários modelos foram “aumentados” e vemos aqui alguns exemplos.

Outro ponto de geração de miniaturas para os King Size foi o fato que em 1966 com o término de venda dos Major Packs, os modelos que já eram vendidos na escala king size foram renumerados e passaram a fazer parte da série King Size (M-4 igual ao K-4, M-6 igual ao K-5 e M-8 igual ao K-8).

A escala king size permitia que até cinco modelos 1-75 pudessem ser acomodados nas transportadoras de veículos. Essa aparente proporcionalidade fez muitos colecionadores terem também os modelos transportadores de veículos juntamente com os 1-75.

Após 1967 com a introdução de veículos de passeio na série, a escala ficou mais desproporcional em comparação com os veículos 1-75.

Em 1971 a série King Size foi dividida em duas: de K-1 ao K-20 foram os números separados para os Super Kings que eram os antigos King Size de construção, transporte e máquinas agrícolas. Os carros e motocicletas que já existiam na série iniciaram com numeração K-21 em diante e foram renomeados como Speed Kings. 

Essa mudança foi devida a substituição das rodas regulares dos King Size por novas rodas Superfast nas novas séries criadas após a divisão.

Essa nova forma de apresentação travou os Super Kings em 20 modelos, mas já em 1974 a nova série já contava com 23 modelos. Isso causou confusão, pois havia Super Kings e Speed Kings com os mesmos números coincidentes de K-21 a K-23. Para resolver isso, em 1977 a numeração dos Speed Kings foi embaralhada e passou a iniciar em K-30. Mais uma vez, essa foi uma solução temporária, pois em 1979 os Super Kings já estavam em 37 modelos e então a Lesney resolveu refundir novamente as duas linhas de maior escala em uma só e foi o fim dos breves Speed Kings.

Em 1974 iniciou-se a série Battle Kings, de modelos militares, mas para evitar os problemas passados essa começou na numeração K-101.

Embora nunca tivessem tido a divulgação dos 1-75 dentro do colecionismo, os King Size sobreviveram aos Anos Universais e foram minguando logo que iniciaram os anos Tyco. São miniaturas grandes e detalhadas, e para quem realmente gosta de máquinas e caminhões de metal é a série perfeita para se colecionar. 

Referências:
1 - Lesney’s Matchbox Toys – Regular Wheels Years, 1947 – 1969 – Charlie Mack – Schiffer Editions   – 2nd  edition – ISBN: 0-7643-1193-X

4 comments:

  1. Sensacional. Possuo vários desta escala. São muito bem detalhados. Parabéns pela matéria.

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  2. Puxa... nunca tive um deste tamanho. Acredito que os meus amigos de infância também não tiveram.
    Alguém sabe dizer se essas miniaturas eram muito caras?
    Lembro-me que os MB pequenos já tinham um preço salgado, muito maior que os HW de hoje.

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  3. Emir, vai depender do estado de conservação do modelo e se ele tem caixa perfeita ou não. Os King Size no estado de conservação "mint", modelo e caixa podem chegar a 150 USD. Principalmente os modelos maiores domo K-4, K-8 e K-16
    Já os Super Kings são mais baratos, principalmente os modelos "genéricos" apresentam preço médio de 40 USD

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    1. Esses são os preços hoje. Na época em que você comprava um "regular wheels" por 35p, você pagava 3 a 5 libras por cada King Size.

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