O Mauricio Nunes é um grande colecionador, e ele possui várias marcas entre seus carros. E ele tem um grande apreço sobre os modelos da Matchbox que fizeram parte de sua infância, assim como de vários colecionadores brasileiros e europeus. A notícia sobre o BMW M5 exclusivo da feira de Leipzig o fez pesquisar sobre as miniaturas e os carros reais da BMW que existem por aí, e o resultado da pesquisa você começa a ler agora. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
A propósito do belo BMW M5 da Matchbox com pintura da divisão legista alemã para a feira de brinquedos de Leipzig de 2016 mostrada no “The Lamley Group”.
Essa com certeza é uma miniatura com difícil acesso a colecionadores, e então resolvemos dar uma olhadela nas famosas séries da BMW. O que significam? Quais são algumas miniaturas que existem dessas séries de mais fácil acesso aos colecionadores em geral?
As séries da BMW começam em 1 e hoje terminam em 7. Além das séries existem os Roadsters da série Z, os Super Cars da série M e o Z8, e os SUV’s das séries X de 1 a 6 e recentemente os modelos híbridos e elétricos.
Dentro das séries ainda existem os modelos “M” que são os esportivos preparados pela divisão Motorsports da própria BMW.
Série 1
Série de veículos pequenos, sucessora das séries compact. Iniciou em 2004 fabricada nas fábricas de Leipzig e Regensburg na Alemanha e recentemente em Araquari em SC no Brasil (alguns modelos).
A primeira geração é composta dos modelos:
BMW E87 de 2004 a 2011: hatchback de 5 portas
BMW E81 de 2007 a 2011: hatchback de 3 portas
BMW E82 de 2007 a 2013): coupé de 2 portas
BMW E88 de 2007 a 2014: conversível de 2 portas
Segunda geração:
BMW F20 de 2011 a 2015: hatchback de 5 portas
BMW F21 de 2012 a 2015: hatchback de 3 portas
Segunda geração LCI (Facelift):
F20 LCI de 2015 até hoje: hatchback de 5 portas
F21 LCI de 2015 até hoje: hatchback de 3 portas
Série 1M
Essa é uma variação do BMW 135i Coupé. Originalmente o modelo teria uma tiragem de apenas 2.700 modelos, mas ao final de 2012 tinham sido produzidos 6.331 modelos. Não confundir com BMW M1 que é um dos modelos da série Super Cars.
Série 2
A série 2 é de modelos compactos que substituíram os Coupés da série 1. Também fazem parte da série os conversíveis compactos e o novo compacto MPV. São fabricados em Leipzig na Alemanha e Shenyang na China.
Série 3
A série 3 é uma série de carros para família. Sucedeu a série 02. Está na 6ª geração e é produzida desde 1975. Essa série é responsável por 30% das vendas dos automóveis BMW. Modelos dessa série são fabricados em: Garching e Regensburg na Alemanha, Toluca no México, Rosslyn na África do Sul e Araquari em SC no Brasil.
BMW E21 de 1975 a 1981: Sedan (2 portas) e Cabriolet
BMW E30 de 1982 a 1991 Sedan (2 e 4 portas), Cabriolet e Touring (também chamada de Sports Wagon)
BMW E36 de 1992 a 1998: Coupé, Sedan, Cabriolet, Compact e Touring
BMW E46 de 1999 a 2005: Coupé, Sedan, Cabriolet, Compact e Touring
BMW E90 de 2005 a 2011: Sedan. E91: 2005 a 2011 Touring. E92: 2006 a 2013 Coupé. E93: 2007 a 2013 Conversível.
BMW F30 de 2012 até hoje: F31: 2012 até hoje Touring. F34: 2013 até hoje Gran Turismo
Série M3
A série M3 é composta de modelos versão esporte Sedan e conversíveis dos modelos da série 3, preparados pela divisão Motorsports da BMW.
Os modelos M3 derivam dos modelos da série 3: E30, E36, E46, E90/E92/E93 e F30. Nessa série podemos ver o famoso logotipo do M tricolor da Divisão Motorsports.
Série 4
Série destinada a substituir a série 3, iniciou vendas em janeiro de 2013. Iniciou como a primeira série de modelos inicial de Coupés de luxo. Ainda está na sua primeira geração.
BMW F32/F33/F36 de 2013 até hoje: conversível e Grand Coupé.
Série M4
Versão esporte da série 4 equipada com duplo turbo, melhorias aerodinâmicas e redução de peso com uso extensivo de fibra de carbono (e.g. capota).
O modelo GTS é um dos BMW mais exclusivos já produzidos, o M4 GTS, já está esgotado. Todas as 700 unidades feitas já foram encomendadas ao preço de US$ 134.200 cada uma.
BMW F82/F84 de 2013 até hoje: conversível e Coupé de 2 portas.
BMW F83 de 2013 até hoje: Cabriolet 2 portas
BMW GTS de 2015 até 2016: Sedan Sport 2 portas
Série 5
Os modelos dessa série são carros de luxo de tamanho médio e vem sendo produzidos desde 1972. Inicialmente somente disponíveis como Sedan em 1991 foram lançados os Tourings e em 2009 os Gran Tourings (hatchback 5 portas).
É a segunda série mais importante da BMW, somente atrás da série 3 e em 2010 foi responsável por 50% dos lucros da empresa.
BMW E12 de 1972 a 1981: Sedan 4 portas
BMW E28 de 1981 a 1988: Sedan 4 portas
BMW E34 de 1988 a 1996: Sedan 4 portas e Station Wagon (Touring)
BMW E39 de 1996 a 2003: Sedan 4 portas e Station Wagon (Touring)
BMW E60/61 de 2004 a 2010: Sedan 4 portas e Station Wagon (Touring)
BMW F10/F11 e F07 de 2010 até hoje: Sedan, Gran Turismo e Active Hybrid.
Série M5
Versão esportiva da série 5 produzida inicialmente em 1985. Tido como um carro de família tamanho grande. A primeira versão usou um chassi do BMW 535i com um motor modificado do BMW M1. Essa combinação fez desse modelo inicial o Sedan de linha mais rápido de seu tempo.
BMW E30 de 1985 a 1992: Coupé 2 portas e conversível 2 portas
BMW E36 de 1992 a 1999: 4 portas Gran Sedan, 2 portas Coupé e 2 portas conversível.
BMW E46 de 2000 a 2006: 2 portas Coupé e 2 portas conversível.
BMW E90/92/93 de 2007 a 2013: 4 portas Gran Sedan, 2 portas Coupé e 2 portas conversível.
BMW F10 de 2011 até hoje: Sedan e Sedan Sport
Série 6
Lançada em 1976 para substituir os modelos 3.0CS e 3.0CSi. Disponível em modelos Coupé, conversíveis e versão de corrida (Race Car).
BMW E24 de 1976 a 1989: Coupé 2 portas
BMW E63/64 de 2003 a 2010: Coupé 2 portas e conversível 2 portas.
BMW F12/13 e F06 de 2011 até hoje: Coupé 2 portas, conversível 2 portas e Coupé 4 portas (2012)
Série M6
Lançada em 2012 nas versões Coupé no salão de Genebra e conversível no salão de Leipzig como um bi turbo V8 de 4,4 litros.
BMW F12/13 de 2012 até hoje: Coupé e conversível
Série 7
Um modelo de luxo tamanho grande lançado em 1977. Somente disponível nas versões Sedan 4 portas ou versão estendida (Limusine).
BMW: E23 de 1977 a 1986; E32 de 1986 a 1994; E38 de 1994 a 2002
E65/66/67/68 de 2002 a 2008;
F01/02/03 de 2008 a 2015;
G11/12 de 2016 até hoje.
As versões da última geração (G11/12) tem um modelo híbrido o 740e.
Série M7
Ainda uma série experimental da BMW. Seu primeiro modelo é o M760Li xDrive. Com motor bi turbo V12 de 6,6 litros, desenvolve monstruosos 610 HP de potência. Esse é um motor derivado do motor Rolls-Royce que equipa os modelos Ghost, Wraith e Dawn, empresa controlada pela BMW desde março de 1998.
Série 8
O projeto dessa série começou em 1984 e cinco anos após o modelo foi apresentado na Feira do Automóvel em Frankfurt. É um Coupé Gran Turismo de 2 portas com motorizações de: 4,0; 4,4; 5,0; 5,4 e 5,6 litros. Os primeiros dois V8 e os últimos V12.
BMW: M60/M62 de 1993 a 1995; M70/73 de 1989 a 1994; S70 de 1989 a 1996.
Z Series
Os modelos da série Z são tradicionalmente Roadsters. Essa série foi produzida em 4 subséries em cinco gerações, incluindo: variantes Coupés, um Super Car (Z8) e um conceito (Z9).
A série iniciou-se em 1989 com o modelo Z1 e atualmente somente os modelos da série Z4 estão sendo produzidos. O “Z” é de “Zukunft”, palavra alemã para futuro.
O modelo Z3 foi o primeiro da série Z a ter um modelo M Roadster. A primeira geração do Z4 também teve versões preparadas pela BMW Motorsports.
X Series
A série X é a série dos Crossovers e SUV’s da BMW e hoje está assim distribuída:
BMW X1 – SUV baseado na plataforma dos modelos da série 1 (produzidos no Brasil também).
BMW X2 - em “gestação”.
BMW X3 - SUV baseado na plataforma dos modelos da série 3.
BMW X4 - SUV com teto tipo Coupé baseado na plataforma dos modelos da série 3 (produzidos no Brasil também).
BMW X5 - SUV baseado na plataforma dos modelos da série 5 (produzidos no Brasil também).
BMW X6 - SUV com teto tipo Coupé baseado na plataforma dos modelos da série 5
BMW X7 - em “gestação”
Super Car Series
Juntamente com o Z8, já comentado na série Z, o modelo M1 é o outro Super Car da BMW.
No final dos anos 70 a Lamborghini fez um acordo com a BMW para produzirem e homologarem um veículo de corrida, entretanto, em abril de 1978 os problemas financeiros da Lamborghini fizeram com que a BMW assumisse todo o desenvolvimento do modelo. Ele foi montado com um motor V6 M88/1 de 3,5 litros. Quem assumiu esse desenvolvimento foi a divisão Motorsports da BMW. O projeto de “design” do carro é do famoso Giorgetto Giugiaro e o modelo foi produzido de 1978 até 1981 e somente 453 modelos foram produzidos.
Em 1993, provavelmente por um problema de licença, a Hot Wheels lançou o BMW M1 com o nome de Street Dog. Esse mesmo modelo saiu em outros anos, ainda como: Street Beast e Wind Splitter
Em 2015 a Hotwheels lançou uma série de BMW’s no mercado americano Walmart. São todas repinturas, mas com cartelas especiais e preços originais bem camaradas nas gôndolas (1 US$ por miniatura).
Em 1955 a BMW foi licenciada pela italiana Iso, para fabricação na Alemanha do minicarro BMW Isetta. Inicialmente o modelo fora equipado com propulsor monocilíndrico de 243cm3.
Em 1957 evoluiu para um motor de 2 cilindros de 600cm3 já podendo carregar 4 passageiros. A produção alemã do minicarro encerrou em 1962 e foram produzidos ao total 161.728 unidades.
Hoje a BMW ainda tem seus modelos híbridos e elétricos.
A BMW controla a Rolls-Royce e também relançou com sucesso o antigo Mini Cooper da inglesa Austin em várias versões modernizadas, mas não trataremos dessas linhas nesse artigo.
Obviamente este artigo não pretende mostrar tudo que existe de miniaturas disponíveis, nem esgotar o assunto BMW, mas após esse breve resumo vimos que a Bayerische Motoren Werke AG (BMW), que existe desde 1917 tem muitos modelos em sua longa existência e nós colecionadores não precisamos nos desesperar pois vemos que existem várias miniaturas BMW disponíveis no mercado, para nós que ficamos frustrados por não conseguirmos o modelo exclusivo da Matchbox da feira de Leipzig de 2016.
Referências:
Série 5 Touring da Majorette! Sonho de ter na coleção! Belo histórico!!
ReplyDeleteÓtima coletânea de informações.
ReplyDeleteParabéns! ....da pra ver a enormidade de belas variações que alguém poucos sortudos devem ter por aí. Não tem mini feia sendo BMW kkkk
Bonito trabalho de pesquisa , parabéns Mauricio Nunes.
ReplyDeleteEsses aqui são M3 GT2, não são M5 não
ReplyDeletehttps://2.bp.blogspot.com/-QCecAQprAlM/WBKOTO2oB8I/AAAAAAABul8/0HPKcW8AZRQRGpPZlMZGxFN3abT8rZAWQCEw/s1600/image051.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Wh1Lvgzfi9Q/WBKOSyEj0mI/AAAAAAABul4/nLubtCl15jId2LlwgHBrkcxspKWlBnWIgCEw/s1600/image049.jpg
A Hotwheels os chama de M5
DeleteMuito boa a matéria.
ReplyDeleteNo aguardo da matéria da Ferrari e Lamborghini.
Algumas observações:
ReplyDeleteOs modelos que vc diz M5 e30, e36, e46 e e9x se referem apenas as serie 3, as m5 utilizam as mesmas siglas da serie 5 (12, 28, 34, 39, 6x e f10)
os dois modelos e92 gt2 que vc postou da hot wheels sao M3 e crriam na WEC