Sunday, April 2, 2017

A história da Budgie

Mais um domingo com ótimas histórias do Mauricio Nunes! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A Budgie Toys iniciou em Londres em 1946, fundada por Sam Morris como uma distribuidora de miniaturas de metal e tinha inclusive outro nome. Em 1948 a empresa de vendas no atacado se tornou Morris And Stone Ltd e vendia miniaturas feitas de pequenos produtores em Londres e um desses produtores, a Modern Products Ltd, dos irmãos Jim e Len Burkett ficava perto do escritório de Sam Morris e as empresas tinham uma boa ligação, tanto que a Morestone, que assumiu publicamente o nome na forma contraída de Morris And Stone, passou a vender as miniaturas da Modern Products com o seu próprio nome.

Em 1948 Sam Morris resolveu lançar sua própria linha de brinquedos e lançou as miniaturas da “Morestone Series”. Entretanto, a Morestone continuava a ser uma distribuidora e não uma fundição e os produtos fundidos pela Modern Products vendidos na Morestone Series foram um sucesso e o Hamson Cab, ficou 10 anos em produção.

As miniaturas da Morestone eram de zamac e as rodas eram pintadas, sendo também de metal, mas em uma liga de prata. Com a guerra da Coréia em 1951 houve a proibição do uso de metais em brinquedos e a Morestone com pouco material começou a experimentar o uso de plástico nas rodas e cavalos das carruagens tão comuns no plantel de miniaturas da empresa.

Em 1952 foram suspensas as restrições do uso de metais e as empresas de miniaturas cresceram e em 1953 ficava claro que a Morestone iria precisar verticalizar e ter sua própria fundição.

Uma das fundições usadas pela Morestone era a de Rodney Smith um dos fundadores da Lesney / Matchbox. Em 1954 Sam Morris e seu irmão Harry compraram 50% da R. Smith Diecastings Ltd em Londres e passaram a ter mais volume de toda a venda fundida nas instalações compradas da R. Smith Ltd. 

Em 1956 Sam resolveu lançar uma série de miniaturas para fazer frente a crescente participação de mercado da “novata” Lesney / Matchbox, e lançou a “Esso Petrol Pumps” onde a caixa imitava uma bomba de gasolina da Esso na época.

Essa série foi criada pela Morestone com a ajuda de Rodney Smith que tinha deixado a sociedade Lesney / Matchbox. Essa série foi inicialmente composta de 10 miniaturas e depois ampliada para 20 modelos e foi um grande sucesso de vendas. 

Em 1958, Sam e Harry Morris criaram as miniaturas da série “Trucks of the World” em uma escala aproximada de 1:50 e embora as miniaturas fossem boas, as caixas deixavam a desejar. No ano seguinte eles reformularam o marketing e embalagens da série e fundaram a Budgie com uma identidade visual nova, mais cativante com caixas amarelas, com desenho da miniatura e que lembravam as caixas da concorrência que visavam atingir (Matchbox). Os modelos iniciais ainda vinham impresso Morris And Stone, mas já tinham a nova identidade visual que funcionou bem no mercado.

A partir desse ponto mais e mais miniaturas foram transferidas para as linhas da Budgie e criou-se o fato de as mesmas miniaturas existirem em curto espaço de tempo como Morestone e como Budgie.

Em 1961 a empresa foi comprada por S. Guiterman mas continuou até 1966 produzindo e vendendo.

As miniaturas menores eram em escala compatível com 3 polegadas e tanto foram vendidas em blisters como em caixas de papelão tendo preço compatível com a concorrência da época.

Outra forma de venda foram as caixas ditas de presente (gift boxes) onde vinham uma dúzia de miniaturas juntas em embalagem mais caprichada. Os modelos da série Esso Petrol Pumps ultrapassaram a Morestone e continuaram sendo produzidos pela Budgie e vendidos em todos os tipos de embalagem da época.

A Budgie acabou em 1966, mas a Modern Products continuou produzindo alguns dos modelos da Budgie até 1969. Após 1966, a empresa H. Seener Ltd continuou a produzir os modelos Budgie exatamente iguais, ou quando com pequenas alterações utilizava o nome fantasia “Seerol”. Essas produções continuaram até 1990, mas foram produções pequenas para venda no mercado turístico de Londres. 

A Starcourt foi outra empresa que comprou os moldes da Budgie e continuou ainda por algum tempo vendendo as miniaturas dos moldes Budgie o que ajudou a dar ainda uma sobrevida aos antigos modelos da Budgie no mercado.

Referências:

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