domingo, 17 de setembro de 2017

Hot Wheels Designer’s Challenge

Hoje o Mauricio Nunes vai nos contar sobre uma das séries mais interessantes e menos comentadas da Hot Wheels nos últimos anos, a Designer's Challenge. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Em 2008 houve uma série pequena, porem inédita na Hot Wheels. Pela primeira vez na história a Hot Wheels promoveu um concurso externo de “design” de seus modelos em comemoração de seus quarenta anos de existência. Os modelos foram apresentados na SEMA de 2007 antes de iniciarem as vendas no ano seguinte.

A Hot Wheels promoveu um concurso onde várias montadoras: Ford, Mitsubishi, Chrysler (Dodge), Lotus, Honda e GM (Chevrolet), foram convidadas a participarem da série e cada uma teve um projeto escolhido e pela Hot Wheels o projetista Jun Imai teve seu projeto escolhido, o HW40.

Os sete modelos escolhidos na série foram produzidos em quatro cores distintas, todos com as belas rodas CM6, cada um e vamos mostrá-los agora.

Dodge XP-07
Projetado por Marc Reisen, saiu na série nas cores: vermelha, preta, azul e branca.

Um modelo futurista com uma carroceria longa e cabine para um só piloto localizado na parte traseira do modelo. Segundo o projetista sua inspiração foi um Batmóvel, sendo um modelo a turbina (ver laterais), baseado também nos modelos da década de 60 da Chrysler (Chrysler Turbine).

Mitsubishi Double Shotz
Projetado por Gary Ragle, saiu nas cores: branca, preta, amarela e laranja. 

Segundo Ragle, sua inspiração foram os modelos vencedores de rally da marca e o projeto contempla o uso de dois motores fazendo desse carro uma poderosa máquina de corrida.

Gangster Grin (Ford)
Projetado por Steve Gilmore, saiu nas cores: preta, rosa, vinho e amarela

O desenhista foi “cria da casa”, pois estagiou na Hot Wheels antes de ser projetista da Ford. O modelo foi inspirado em um Mercury 1949 e como ele seria em um projeto futurista.

Lotus Concept
Projetado por Steven Crijns, saiu nas cores: laranja, vermelha, branca e cinza escuro

O projeto prima pela aerodinâmica com um para-brisa envolvente em um modelo conversível como a Lotus tantos outros os fez.

Honda Racer
Projetado por Guillermo Gonzalez, saiu nas cores: branca, vermelha, amarela e preta.

A ideia por trás desse projeto e lembrar a letra H da Honda.

GM Chevroletor
Projetado por Amauri Diaz-Serrano, saiu nas cores: preta, azul, branca e vermelha

Esse projeto contempla um longo motor de 16 cilindros em V e 1500 HP de potência em um modelo agressivo onde os protetores de cabeça tem a forma de torpedos. 

HW 40
Projetado por Jun Imai, saiu nas cores: preto, azul, verde e vermelha

Um modelo de linhas esguias, um tanto futurista com as tradicionais rodas traseiras maiores da Hot Wheels.

Não é todo colecionador que aprecia modelos conceito, e como a própria natureza de conceito é definida, alguns são estranhos, para não dizer o mínimo, mas alguns são bem interessantes e apresentam realmente um “design” futurista além de bonitos.

Referências:


7 comentários:

  1. Eu peguei o Mitsubishi em branco e o Gangster Grin nessa cor nas fotos. Sempre quis o Lotus em laranja, lindo demais, mas nunca encontrei :(

    Foi uma série bem massa :D

    ResponderExcluir
  2. Essa série realmente foi única na HW. Não conheço a tiragem dos modelos mas se foram em números normais, agora com o passar do tempo fica difícil encontrá-los mesmo. Esse mesmo modelo ainda saiu em mais 4 séries distintas em: FTE(2009), Track Stars(2011), Team HW High-Speed Wheel (2012) e Track Aces - 5 pack (2014).

    ResponderExcluir
  3. Devido a ter começado uns anos adiante, em 2012, onde adoraria ter achado a versão da Boulevard do gangster Grin, muito bonita... Handa Racer também é muito bacana, pena que as últimas variações não sejam lá essas coisas, e o que eu mais gosto do grupo é o Chevrolator, é um conceito interessante, o último que saiu num 5-Pack ano passado é bonito, mas não vale á pena pelaos outras miniaturas sem graça que o acompanham.

    ResponderExcluir
  4. Essa é a serie ninguém sabe, ninguém viu....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...verdade :-) ... esse foi o motivo que me levou a escrever sobre ela.

      Excluir
  5. Com muito procurar consegui um Double Shotz, um XP 07 e o Chevroletor, todos pretos....

    ResponderExcluir