Sunday, January 14, 2018

Hot Wheels Speed Machines

Demos umas férias merecidas para o Mauricio Nunes, e ele voltou com todo o gás com mais uma excelente matéria sobre séries memoráveis do nosso hobby! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Na verdade, essa série iniciou em 2010, ultrapassou o ano e alguns modelos saíram em 2011 e depois foi reeditada um pouco diferente em 2013.

Não confundir com a série de mesmo nome lançada em 1983, como uma série de modelos mais baratos onde a Mattel iniciou montando a série toda com base plástica, sem partes cromadas e pintura mais simples. Interessante que essa série foi lançada pela Mattel e sua marca Hot Wheels não aparece nas embalagens, embora todos os modelos sejam moldes já amplamente usados pela “Hot Wheels”. 

Mas voltando a série “Speed Machines” de 2010/11, essa foi uma série especial da “Hot Wheels” onde somente quarenta e três modelos licenciados foram usados com pinturas autênticas e as belas rodas CM6. As embalagens eram “blisters” com os desenhos das miniaturas na frente e atrás e alguns dados técnicos dos modelos impressos no verso das cartelas. 

Em 2011 a série manteve a mesma embalagem. A série teve modelos que saíram tanto em quatro, quanto em três, duas ou mesmo uma só decoração. 

Em 2013 a série foi relançada com apenas oito modelos, sem repinturas, mas as belas rodas CM6 deram lugar as mais simples OH5, o que piorou os modelos, sem diferenciação, os tornando apenas modelos simples tipo “mainline”, apenas a cartela foi mantida a mesma dos anos anteriores. 

01/43 - Ferrari 599XX – modelo lançado nesta série em 2010. Essa Ferrari experimental não é liberada para as ruas e foi baseada no modelo “599 GTB Fiorano”. Modelo saiu com quatro decorações na série.

02/43 - Ferrari 612 Scaglietti – Modelo lançado na série “Ferrari Racer” de 2009. Na série 2010/11 saiu somente uma vez na cor amarela.

03/43 - McLaren F1 GTR - modelo lançado nesta série em 2010. Essa é a versão de alta performance do modelo “McLaren F1”. Esse modelo saiu em quatro decorações na série. 

04/43 - '09 Audi TTS - modelo lançado nesta série em 2010. O modelo saiu em três cores na série. Projeto de “Kevin Cao”.

05/43 - Audi R8 – modelo lançado na “First Editions” de 2008 com projeto de “Josh Henson”. Saiu na série em duas variações de cores.

06/43 - Aston Martin V8 Vantage – modelo primeiro apareceu na série 2005 “First Editions Realistix” e tem projeto de “Mark Jones”. Na série saiu apenas em uma cor. 

07/43 - Bugatti Veyron – projeto de “Mark Jones” para a “First Editions” de 2003. Na série saiu apenas em uma versão.

08/43 - Acura NSX – modelo com projeto de “Kevin Cao” que estreou na “New Models de 2008”. Na série são duas variações do modelo.

09/43 – Ferrari California – projeto de “John Violette” para o “2009 New Models”. Foram duas repinturas na série.

10/43 - Ferrari F430 Challenge – modelo de “John Violette” para a “Ferrari Racers” de 2008. Na série saiu somente uma vez.

11/43 – Enzo Ferrari – modelo de “Mark Jones” para a “First Editions” de 2003. Dois modelos foram usados na série.

12/43 - Ferrari FXX – modelo de “Phil Riehlman” para os “New Models” de 2008. Na série 2010/11 saiu somente uma vez.

13/43 – Ferrari 599 GTB – modelo da “New Models” de 2007. Como “Speed Machines” foram duas repinturas.

14/43 - Ford GTX1 – modelo de “Bryan Benedict” para a “New Models” de 2007. Na série foram lançados dois modelos. 

15/43 - Lamborghini Reventón – modelo criado para a “New Models” de 2009 por “Greg Padginton”. Na série foram produzidas duas repinturas.

16/43 - Lamborghini Reventón Roadster – modelo lançado na “New Models” de 2010. Na série 2010/11 foi única.

17/43 - Lamborghini Gallardo LP 560-4 – lançada no “Hot Wheels Premiere” de 2010. Na série “Speed Machines” foram dois modelos.

18/43 - Lamborghini Countach – modelo de “David Weise” para a “First Editions” de 1997. Saiu na série somente em uma cor.

19/43 - Lamborghini Murciélago LP 670-4 SV – modelo lançado na série “Speed Machines” em 2011. Na série saiu somente uma versão do modelo.

20/43 - `09 Nissan GT-R Spec V – modelo de “Kevin Cao” para “New Models” de 2009. Na série saiu em duas cores.

21/43 - Porsche 911 GT1-98 – modelo de “Mark Jones” para a “First Editions” de 1999. Na série foi produzido somente um modelo

22/43 - '08 Mitsubishi Lancer Evolution – modelo de “John Violette” para a “First Editions” de 2008. Foram duas repinturas “Speed Machines” desse modelo.

23/43 - Ferrari 333 SP – modelo de “Mark Jones” para a “First Editions” de 2000. Na série foram duas cores

24/43 - Jaguar XJ220 – modelo projetado por “Larry Wood” em 1993. Na série foram duas repinturas.

25/43 - Ferrari 575 GTC – modelo projetado por “Mark Jones” para a “First Editions Realistix” de 2005. Na série foi lançado somente um modelo.

26/43 - Porsche Carrera GT – modelo de “Phil Riehlman” para a “First Edtions” de 2006. Foram duas cores de modelos “Speed Machines” desse “Porsche”.

27/43 - Porsche Cayman S - modelo de “Phil Riehlman” para a “New Models” de 2007. Foram duas variantes na série.

28/43 - Porsche 911 GT2 – modelo criado por “John Violette” para o “New Models de 2010”.  Uma variação somente na série “Speed Machines”.

29/43 - Porsche 911 GT3 Road - modelo de “Mark Jones” para a “First Editions” de 1999. Apenas um modelo “Speed Machine” desse “Porsche” foi produzido na série.

30/43 - '07 Shelby GT-500 – modelo de 2008 com um projeto a cargo de “Phil Riehlman”.  Foram dois modelos na série.

31/43 - Corvette C6R – modelo de “Jun Imai” para a “First Editions” de 2006. Duas variações produzidas pela “Hot Wheels” nessa série.

32/43 - Saleen S7 - modelo de “Phil Riehlman” para a “First Edtions” de 2002. Foram dois os modelos “Speed Machines” do “Saleen S7”.

33/43 - Ford GT LM – modelo feito para “New Models” de 2009 por “John Violette”. Na série foram feitas duas repinturas.

34/43 - Ford Shelby GR-1 Concept – modelo criado por “Phil Riehlman” para a “First Editions” de 2005. Foram dois modelos na série.

35/43 - Panoz GTR-1 – modelo lançado na “First Editions” de 1998 com projeto de “Mark Jones”. Foram produzidas duas variações do modelo na série.

36/43 - Cadillac LMP – projeto de “Mark Jones” de 2001. A “Speed Machines” teve duas variações desse modelo.

37/43 - 2008 Tesla Roadster – modelo de “Phil Riehlman” para a “New Models” de 2008. Duas variações do modelo na série.

38/43 - '06 Dodge Viper SRT10 – modelo da “First Editions” de 2006 com projeto de “Phil Riehlman”. Duas repinturas na série do “Dodge Viper”.

39/43 - Scirocco GT 24 – modelo lançado na “Hot Wheels Premiere” de 2010. Três modelos do “VW Scirocco” saíram na série em 2010/11.

40/43 - Lotus Sport Elise – modelo de “Mark Jones” para “First Editions” de 2004. Apenas uma variação do modelo na série.

41/43 - Citroën C4 Rally – modelo com projeto de “Phil Riehlman”, para 2010 “Hot Whells Premiere / 2010 All Stars”. Foram duas repinturas na série.

42/43 – Ferrari 550 Maranello – modelo de “Michael Kolins" para a “First Editions” de 2000. Somente uma repintura do modelo na série.

43/43 - Ferrari F50 – projeto de “Michael Kolins” de 1999. Apenas um modelo para fechar a série 2010/11.

Como as vendas da série iam bem, a Hot Wheels começou a produzir mais do mesmo e aí as lojas pararam de pedir pois não queriam ficar estocadas com mais do mesmo. Para se “livrar” do estoque a Mattel resolveu trabalhar com custo mínimo e relançou os modelos parados em estoque na mesma cartela, mas tirou as belas rodas CM6 e as substituiu por rodas OH5. Foram oito modelos lançados em 2013, para “esgotar” o estoque de modelos da Mattel. As vendas desse estoque foram na Ásia e em algumas partes da Europa somente. Foram seis modelos lançados em 2013 em uma cor somente e duas repinturas da McLaren F1 GTR.

01/08 - Ferrari 612 Scaglietti – modelo original lançado em 2009 na série “Ferrari Racer”.  

02/08 - McLaren F1 GTR - modelo lançado nesta série em 2010. Em 2013 foram repetidas as pinturas de 2010/11 apenas com as rodas trocadas.

03/08 – Lamborghini Reventón Roadster – modelo lançado na “New Models” de 2010.

04/08 - Lamborghini Gallardo LP 560-4 – lançada no Hot Wheels Premiere de 2010.

05/08 - 2008 Tesla Roadster – modelo de “Phil Riehlman” para a “New Models” de 2008.

06/08 - Ferrari 550 Maranello – modelo de “Michael Kolins para a “First Editions” de 2000.

07/08 - Ferrari F50 – projeto de “Michael Kolins” de 1999. Esse modelo foi o único dos lançados em 2013 que a pintura não tinha sido anteriormente lançada em 2010/11.

08/08 - Ferrari FXX – modelo de Phil Riehlman para os “New Models” de 2008.

Apesar da “escorregada” em 2013, totalmente entendível, pois algo precisava ser feito para esgotar o estoque parado das miniaturas, a série “Speed Machine” foi uma série memorável. Foram 43 modelos diferentes, 86 modelos com as repinturas nas duas partes da série. Quatro modelos lançamentos na série. Somente modelos de série licenciados, com belas pinturas, onde os modelos de corrida foram mais de 40% do total de modelos. Ferrari, Lamborghini, Porsche, Audi, Bugatti, Aston Martin entre outros fizeram dessa série uma série ainda hoje bem procurada pelos colecionadores. Aos leitores, reparem nos detalhes pintados ou decalcados das fotos em três posições. Toda essa riqueza de detalhes em modelos licenciados pelo dobro do preço apenas de uma miniatura “mainline” na época de venda. Oxalá outras séries como essa voltem a ser lançadas pela “Hot Wheels”, nós colecionadores agradeceremos satisfeitos.

Referências:

13 comments:

  1. Eu tenho todas as minis da séria que sairão com rodas CM6, grande parte trazidas do México. Depois que trocaram as rodas para OH5, desisti da séria. São minis bem legais.

    ReplyDelete
    Replies
    1. as miniaturas com rodas OH5 ficaram praticamente normais, apesar de que a pintura manteve os detalhes, mas como das 8 lançadas, 7 são repetições de pinturas da primeira parte, eu iria tentar consegui pelo menos a Ferrari F-50 :-)

      Delete
  2. Série que estava nas prateleiras de algumas Havan e Americanas quando comecei a colecionar. Pena que poucos lotes apareceram, e acabei só tendo 6 na coleção.
    O que mais impressiona é o valor deles no mercado paralelo atualmente. Veyron eu nem menciono, mas encontra-se McLaren F1 e Ford GT LM na casa dos 300 reais, insano.

    ReplyDelete
    Replies
    1. ...a série tem modelos excepcionais. A combinação das belas rodas da primeira parte da série com a riqueza dos detalhes pintados fez da série um ícone entre os colecionadores. Qualquer modelo está muito caro hoje, comparativamente, mas os mais procurados normalmente, como esses citados por você, estão com preços exorbitantes, mas alguém deve estar pagando-os, pois os mesmos não abaixam! :-(

      Delete
  3. Bom dia. Excelente matéria! Tenho a coleção completa! Gostaria de contribuir com algumas considerações: 1- o Citroen C4 Rally da direita (preto/zamac/rodas brancas) não foi comercializado. Na época, suspeitava-se tratar de uma miniatura custom, pois não havia cartela com a arte desta variação; 2- As cartelas Speed Machines sempre traz impressa, no verso, relação de outros modelos da série. O Alfa Romeo 8C é mencionado em algumas cartelas, mas não foi comercializado (não encontrei nada na internet, sobre o modelo na série).

    ReplyDelete
    Replies
    1. bom dia. Grato pelo comentário. O C4 eu vi fotos na NET em embalagem, talvez, não tenha chegado por aqui (https://dextersdc.wordpress.com/2012/05/01/hot-wheels-speed-machines-citroen-c4-rally-orange-red/). Já o Alfa desconhecia o fato. Talvez não tenha saído a licença a tempo.

      Delete
    2. Maurício, o C4 que estou falando é o de cor cinza com teto preto. O link que você informou, retrata apenas, a cartela do C4 vermelho.

      Delete
    3. OK. Esse nunca vi referencia mesmo!

      Delete
  4. Consegui bastante modelos da série, e realmente são belos. Os preço são muito altos, e os modelos que não tenho, nem penso em ir atrás. Tenho duas repetidas, panoz lacrado, e lamborghini gallardo loose, e não tem procura.

    ReplyDelete
  5. Ótima matéria! Infelizmente só consegui adquirir os primeiros lotes que foram vendidos por aqui. Esta rodinha CM6 valoriza muito as miniaturas. Até mesmo a série AcceleRacers, que também usou essas rodas, encontram hoje um preço elevado.
    Nota: As fotos do Panoz GTR-1 não foram exibidas, em seu lugar estão as fotos do Cadillac LMP.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Grato Cristiano.. o Douglas vai ajustar isso.
      Abs
      Mauricio Nunes

      Delete
  6. Uma bela série, o que prova que a HW sabe fazer bem feito quanto está afim.

    ReplyDelete
    Replies
    1. infelizmente.. tudo é custo! Mas capacidade eles tem de sobra!

      Delete