domingo, 18 de fevereiro de 2018

Johnny Lightning – Espaço

Todos nós ficamos impressionados com o foguete de Elon Musk levando um Tesla Roadster pra Marte, e pra comemorar o feito o Mauricio Nunes nos mostra uma série que nem todo mundo conhece. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Hoje algo diferente, ainda no ramo do colecionismo e produtos da não menos famosa “Johnny Lightning” (JL) mas focando em algumas miniaturas diferentes que foram feitas também com o tema de séries de TV / filmes, mas ligadas ao espaço. Vamos mostrar modelos de: Perdidos no Espaço (Lost in Space) e de Jornada nas Estrelas (Star Trek).

Lost in Space – Foram feitos os três veículos principais da série e o famoso robô B9 todos de 1998. Embalagem em “blister” com uma peça colecionável extra imitando um pedaço de filme com uma cena da série. Não foram lançados modelos “White Lightnings” nessa série. 

Jupiter II – casting #901 de tiragem única.

Space Charriot – casting #902 de tiragem única.

Space Pod – casting #903 também de tiragem única.

Robot B9 – casting #904 – também unicamente lançado.


Star Trek - modelos lançados de 2004 a 2008, de dez moldes distintos, totalizando trinta e dois modelos ao total nas seis séries. Todos em embalagem “blister” com pé suporte para exposição das espaçonaves.

Federation Constitution Class Starship - (#899) e (#891). Naves da classe “Constitution”. Nessa classe está a “USS Enterprise” (NCC1701). A “Enterprise” da série original é apresentada em duas versões. Uma delas depois de severamente atingida por tiros.

Duas outras naves da classe “Constitution” (#899) foram lançadas na série: a NCC 1764, “USS Defiant”, uma das doze naves originais da Classe “Constitution” da Federação Unida dos Planetas. A “Defiant” aparece no episódio "The Tholian Web" da série original “Star Trek” e no episódio "In a Mirror, Darkly" da série “Star Trek: Enterprise”.

A outra nave é a NCC 1664, “USS Excalibur”. A NCC 1664 aparece no episódio “The Ultimate Computer” e é destruída pelo computador que estava sendo testado no controle total do “Enterprise”.

O modelo (#891) apareceu em três versões da NCC 1701. Uma espaçonave sem danos, uma com tiros no corpo e outra autodestruída.

Também foi feita uma versão como NCC 1701-A, versão imediatamente após a autodestruição da NCC 1701 no terceiro filme da primeira franquia da série: “Star Trek III: a Procura de Spock”. 

Romulan Bird of Prey – (#892)  “A ave de rapina Romulana”. Aparece em duas versões uma delas em plástico transparente que seria a nave utilizando a camuflagem de invisibilidade.

NX Class Starship – (#894)  As naves da classe NX eram as experimentais. As primeiras naves terrestres com velocidade “Warp” 5 máximo e apareceram na série “Star Trek: Enterprise”.  Foram três versões dessa nave experimental, sendo duas da NX-01 e uma da NX-02 Columbia: nave do lançamento, nave atingida em batalha com os Xindi e nave disparando torpedos (NX-02). 

Uma quarta versão é a ISS Enterprise (NX-01) que seria a imagem especular da USS Enterprise NX-01 nos episódios do universo paralelo do “Império Terrestre”, essa com uma pintura do Império. 

Ferderation Miranda Class Starship – (#895) NCC 1864 USS “Reliant” em duas versões. A “Reliant” foi destruída no filme de cinema “Star Trek II: a ira de Khan”. O modelo avariado da “Reliant” da JL parece ser o avariado pela “Enterprise” no filme em questão na batalha da nébula “Mutara”.

A outra nave a classe Miranda da JL é a NCC 31060 USS “Majestic”. A versão da JL é também de uma espaçonave avariada na guerra contra o “Dominion” e finalmente destruída no episódio “Sacrifice of Angels” (O Sacrifício dos Anjos) da série de TV “Star Trek: Deep Space 9”.

Galileo Shuttlecraft – (#896) A nave auxiliar Galileo (NCC 1701/7) aparece em duas versões, após a destruição do primeiro modelo dessa nave auxiliar no episódio “The Galileo Seven” da série original de TV, um segundo modelo foi rebatizado como Galileo II, mas manteve a designação NCC 1701/7

Klingon D7 Battlecruiser – (#900)  O Cruzador de Batalha Klingon D7 aparece em quatro versões. Uma das versões em plástico transparente para aparentar a nave utilizando o campo de invisibilidade e uma versão disparando torpedos fotônicos.

Federation Galaxy Class Frigate – (#937)  As Naves da Classe “Galaxy” da Federação lançadas pela JL foram quatro modelos. Três versões da Enterprise D (NCC 1701-D), da série de TV “Star Trek: The Next Generation”. 

A quarta espaçonave lançada foi a NCC 71807, a USS Yamato.

Borg Cube Starship – (#939) O “cubo” Borg apareceu na linha JL em três versões.

Federation Intrepid Class Starship – (#938) Foram duas versões da NCC 74656 USS Voyager. 
Reparar no detalhe do modelo da direita que vem com trem de pouso fixo aparente.

White Lightnings e Modelos por séries
Para entender os “White Lightnings”, nessas séries é preciso estar bem atento a detalhes, pois não é tão fácil quanto ver um veículo com base ou rodas brancas apenas. As figuras abaixo, são dos modelos normais de linha de cada série. As explicações de como identificar os “White Lightning” vem no texto. 

Série 1 – lançada em 2004 com seis modelos. 
Todas as “White Lightnings” são naves pintadas de branco perolado em vez do branco tradicional

Enterprise NX-01; Galileo Shuttlecraft; Klingon D7 Battlecruiser; Romulan Bird-of-Prey; USS Enterprise NCC-1701; USS Reliant NCC-1864. Todas as “White Lightnings” pintadas em tinta branca perolada. 

Série 2 – Red Alert / Alerta Vermelho – lançada em 2005 com 6 modelos.
Todas as naves com o mesmo esquema de pintura, mas possuem um pequeno símbolo da Força Estelar (o escudo em forma de um Delta) pintado na base das naves.

Os “White Lightnings” são os seguintes: Enterprise NX-01 - danificada em batalha; Klingon D7 Battlecruiser - “invisível”; USS Enterprise - NCC-1701 remontada; USS Enterprise NCC-1701 - remontada e novamente danificada; USS Enterprise NCC-1701 - danificada em batalha; USS Reliant NCC-1864 - danificada em batalha.

Série 3 – Uncharted Territories / Territórios Inexplorados – lançada em 2006 com 6 modelos.

Os “White Lightnings” são os seguintes: Borg Cube – plástico translúcido verde com detalhes na cor prata; USS Enterprise NCC-1701-D do futuro – "invisível" modelo em plástico translúcido; ISS Enterprise NX-01 – "invísivel" modelo em plástico translúcido; Romulan Bird-of-Prey – modelo com o logo da ave de rapina pintado sobre o "invísivel" corpo do modelo em plástico translúcido; USS Enterprise NCC-1701-D – em branco perolado em vez do tradicional branco de Frota; USS Voyager – também em branco perolado em vez do tradicional branco de Frota.

Série 4 – Battlestations / Estações de Batalha – lançada em 2007, com 6 modelos.

Todas as naves “White Lightnings” pintadas na cor prata em vez de suas cores tradicionais.

Borg Cube – com a esfera Borg; USS Defiant NCC-1764 – “disparando phasers"; USS Enterprise NCC-1701-A – “disparando phasers"; USS Enterprise NCC-1701-D – com entrada na atmosfera e danos de batalha e secção disco removível; USS Majestic NCC-31060 – danificada em batalha; USS Voyager NCC-74656 – com trem de pouso fixo e nacelas “Warp” removíveis. 

Série 5 – Sacrifice / Sacrifício – lançada em 2008 com quatro modelos.

Diferentemente de todas as outras séries, a quinta série tinha uma faixa branca cobrindo parte da faixa roxa na lateral a direita com o nome da espaçonave no “blister”. A ideia era ficar mais fácil de identificar os modelos especiais (White Lightning).

As “White Lightnings” podem ser identificadas como: Columbia NX-02 – repintura do modelo da Enterprise NX-01;  Columbus Shuttlecraft NCC-1701/2 – repintura da nave auxiliar Galileo II;  USS Enterprise NCC-1701 (remontada);  Klingon D7 Battlecruiser – pintado de roxo com detalhes no topo da fuselagem incluindo a ponte de comando, sem torpedos ou explosões. 

Série 6 – Ships of the line / Naves de linha – sexta e última série lançada em novembro de 2008 com 4 modelos.

Para identificar os “White Ligthnings” na série 6: Borg Cube – plástico verde com detalhes em verde e laranja; Romulan D7 Battlecruiser – pintado em branco perolado em vez da cor padrão; USS Excalibur NCC-1664 – pintado em branco perolado em vez da cor padrão; USS Yamato NCC-71807 – pintado em branco perolado em vez da cor padrão. 

Esses modelos invocando séries de TV de ficção científica são sempre populares não só para os fãs de sci-fi como para os colecionadores de modelos temáticos.

Para o colecionador brasileiro as séries 4, 5 e 6 por aqui estiveram e acredito fizeram  a alegria dos “Trekkies”  e colecionadores que as encontraram. As outras séries iniciais não foram trazidas para o Brasil pelos distribuidores tradicionais, se aqui aportaram foi por importação específica e de baixíssima circulação.

Referências:
http://www.jlcollector.net/lis.html
http://www.arteemminiaturas.com.br/website/loja_detalhes.asp?loja_item=3362 
http://www.arteemminiaturas.com.br/website/loja_detalhes.asp?loja_item=3364
https://www.amazon.com/Lost-Space-Lot-Johnny-Lightning/dp/B002Z9K1NU
https://www.ebay.com/itm/Johnny-Lightning-LOST-IN-SPACE-ROBOT-B-9-Clip-15-Mint-1998-/352271642427
http://pt.memory-alpha.wikia.com/wiki/USS_Defiant_(NCC-1764)
http://memory-alpha.wikia.com/wiki/USS_Excalibur_(NCC-1664)
http://memory-alpha.wikia.com/wiki/ISS_Enterprise_(NX-01)
http://memory-alpha.wikia.com/wiki/USS_Reliant
http://memory-alpha.wikia.com/wiki/USS_Majestic
http://memory-alpha.wikia.com/wiki/Galaxy_class
http://memory-alpha.wikia.com/wiki/USS_Voyager
http://memory-alpha.wikia.com/wiki/USS_Enterprise_(NCC-1701-A)
http://www.jlcollector.net/trekr1.html
http://www.jlcollector.net/trekr2.html
http://www.jlcollector.net/trekr3.html
http://www.jlcollector.net/trekr4.html
http://www.jlcollector.net/trekr5.html
http://www.jlcollector.net/trekr6.html
http://memory-alpha.wikia.com/wiki/Johnny_Lightning


4 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo. Viajei lendo ele, especialmente com os modelos da série "Lost in Space", tenho 56 anos e, em minha infância, assistia o seriado em preto e branco na tv. Alguém saberia me dizer qual o valor aproximado delas? (imagino que devam custar um rim...)

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria! Rica em detalhes. PARABÉNS!

    ResponderExcluir