Hoje o Maurício passeia pelas variações de rodas dos carros da Matchbox que se tornaram raras, e eu já vou olhar aqui na coleção pra ver se eu tenho algum! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
Nesse artigo enfocaremos alguns modelos “Superfast” que acabaram saindo com rodas pouco usuais e por conta desse menor número de modelos com outro tipo de roda o modelo se tornou mais raro, não necessariamente um modelo mais bonito, pois na maior parte das vezes a melhor roda para um modelo é a definida originalmente pelo time de “marketing e design” da “Matchbox”.
Pontiac Fiero – modelo da “Matchbox International” lançado na 1-75 de 1985 em escala 1:56. A variação rara é o modelo amarelo e laranja com rodas “8 dot” do ano de 1986. Os modelos amarelos e laranja saíram em maior volume com rodas “starburst”. As outras cores do modelo: branco (85, 86, 87 e 91) ou preto (88) saíram com rodas “8 dot”. Em 1987 há uma variação amarela com rodas “laser wheels”. O último ano do modelo foi em 1993 em laranja fluorescente com rodas “starbust”. Foram contabilizadas 11 variações do “Pontiac Fiero”.
Arctic Track Truck – modelo dos anos “Mattel”, lançado em 2001 na 1-75. O modelo mais raro é de 2002 e aparece com carroceria vermelha e roda dianteira “Spoke Flower”. A maior parte da produção desse modelo foi com rodas dianteiras “4 Dot Domed”. Esse modelo saiu ininterruptamente de 2001 a 2005. O “Arctic Track Truck” também é conhecido pelo nome “Snow Doctor” (Doutor Neve).
Big Bull – modelo da era “Lesney” lançado de 1975 a 1978. Esse trator de esteiras em escala 1:52 tem os rolamentos da esteira em preto quando mais raro. O modelo de 1976 com rodízios pretos é o considerado mais raro. Nos outros anos o modelo teve sempre esses rodízios em laranja. Ao total foram contabilizadas 7 variações do “Big Bull”.
1987 Corvette – modelo em escala 1:56 de 1988 original da “Matchbox International” que estendeu sua vida útil aos anos “Mattel” também. O modelo mais raro é amarelo alaranjado e leva rodas “spoke ringed” e foi exclusivo dos EUA no ano de 1992. Outros modelos em amarelo em vários tons possuem rodas “8 dot” principalmente. Esse modelo tem catalogado 77 variações nas cores e suas variações de tonalidade em: amarelo, vermelho, prata, branco, limão, verde metálico, violeta, preto, lilás, ouro esverdeado, bronze e ouro. A maior parte dos modelos com rodas “8 dot” ou “6 spoke spiral” (e.g. 1996).
Blaze Buster – um caminhão de bombeiros sem licença em escala 1:90 lançado em 1975. O modelo pouco usual e com rodas mais raras é o caminhão vermelho com escadas amarelas e interior cromado e as rodas “4 spoke”, de parte da produção de 1976. Todos os outros modelos são também vermelhos em vários tons e as rodas mais comuns são as “5 spoke” e “5 arch”. Há outros modelos com rodas “4 spoke”, mas são com interior branco e não cromado. Foram identificadas ao total 45 variações do “Blaze Buster”.
Fire Pumper – um caminhão de bombeiros “American La France” sem licença na escala 1:104 que saiu no ano de 1970 sem o canhão em 3 variações catalogadas e depois o modelo com o canhão saiu no ano de 1981 em 4 variações. O modelo com o canhão é o nosso modelo com rodas mais raras e elas são do tipo “5 spoke square”. As três outras variações desse modelo com o canhão são com rodas “dot dash”.
Field Gun – esse modelo teve 4 variações somente e todas do ano de 1978, único ano do modelo em linha. Todos os modelos em verde oliva com o canhão preto. As variações mais comuns são com rodas “5 arch” todas em preto. A variação menos comum em rodas é com as rodas “dot dash” e calotas cromadas. Há ainda uma variação que também tem as calotas cromadas, mas a roda é do tipo “4 spoke” que é mais comum.
Chevy Bel-Air Convertible – também conhecido como “1957 Chevrolet” esse modelo é dos anos “Mattel” em escala 1:66 e foi lançado no ano de 1998. O modelo tido como com as rodas mais difíceis de ser encontrado é azul com rodas “chrome disc” com pneus de borracha da série “Matchbox Premiere”. Modelo ainda em linha com sua última aparição na coleção de 2013.
Corvette T-Roof – apesar do ano na base do modelo ser de 1979, o primeiro modelo apareceu na coleção de 1983, já nos “Anos Universais” em escala 1:61. O modelo azul escuro com rodas “starburst” é de 1986 da coleção americana e é considerado uma variação de roda rara. Esse modelo permanece em linha nos “Anos Mattel” e a última vez que apareceu foi em um Pack-9 americano de 2013 na cor vermelha. Com 87 variações catalogadas esse modelo saiu em praticamente todas as cores possíveis.
Obs. O modelo azul escuro, abaixo, é uma variação brasileira feita pela Inbrima e não está contabilizada nas 87 variações acima mencionadas.
Passenger Coach – modelo em escala 1:102 da coleção de 1978 da “Matchbox Lesney”. Há duas variações desse modelo, uma com teto alto com uma torre e janelas e uma com teto liso baixo. O modelo com as rodas mais difíceis de serem achadas é de parte da produção do primeiro ano. O modelo é vermelho e bege com vidros verdes teto baixo e rodas “dot dash” prateadas. Parte da produção desse ano teve as mesmas rodas, mas em preto. Outros anos em que o modelo teve as rodas “dot dash” ele não tinha os vidros. O outro tipo de rodas usadas são as “pretas de trem “8 spoke”. Esse modelo saiu também em 1979, 1981 e 1984. As cores, além das mais tradicionais vermelho e bege foram em verde e bege em parte da produção de 1981. Identificadas 41 variações ao total do “Passenger Coach”, sendo 7 variações com o teto alto.
BMW M1 – modelo em escala 1:57 lançado no ano de 1981 e relançado em 1982. O modelo com rodas raras é de 1981 com rodas “dot dash” sendo que todas as outras variações são com rodas “5 arch” e uma específica (1982) tem as rodas “5 arch” na dianteira e “8 spoke concave” na traseira. São ao total 27 variações do BMW M1.
Ford Zodiac MK IV – O Zodiac Mark IV é em escala 1:66 e apareceu em duas coleções somente (1970 e 1971). O modelo considerado com as rodas mais difícil de ser encontrado é o em verde escuro metálico com interior em cor marfim de 1970 e rodas “5 spoke” como todas as outras 22 variações catalogadas sendo que a variação com rodas mais raras tem as calotas pretas e todas as outras 22 variações tem calotas prateadas. Ao total o modelo saiu nas cores verde claro metálico, verde médio metálico, verde escuro metálico, verde limão claro, verde limão e verde esmeralda escuro.
Command Vehicle – modelo lançado na coleção de 1984 da “Matchbox International”, apesar do ano na base do modelo ser 1980. O modelo com as rodas mais difíceis de ser encontrado é o camuflado oliva e areia com rodas “8 dot” de calota prateada de 1989. Esse veículo camuflado da série “Jungle Attack” normalmente saiu com as calotas pretas e o modelo de rodas mais raras tem as calotas em prata. A configuração mais comum desse modelo é como carro de bombeiros (e.g. 1985).
Esse modelo ainda saiu nas cores vermelho, amarelo, branco, preto, oliva, laranja fluorescente e azul. Ao total foram 35 variações do modelo.
Jeep Grand Cherokee – modelo em escala 1:58 lançado em 2000 pela “Mattel”. O modelo de lançamento desse Jeep Grand Cherokee foi o prata com o bote vermelho, só que com rodas “5 spoke concave star”. As rodas “10 spoke flower” são as mais raras. Modelo ainda em linha com última aparição no ano de 2016 na série especial “Jeep” do mercado “Walmart”.
O modelo amarelo de 2006 é do “5-Pack Mummys Gold”.
1968 Ford Mustang Cobra Jet – modelo em escala 1:60 lançado na coleção de 1997 pela “Mattel”. As rodas raras são “10 spoke flower” em uma carroceria com a mesma pintura, mas que também teve rodas “chrome disc” com pneus de borracha na parte mais comum de se encontrar desse modelo. O modelo está em linha até os dias de hoje com a última aparição em 2010 na linha “Superfast Lesney Edition”.
A roda do modelo de lançamento (1997) foi a “5 spoke concave star” (e.g. 1998) só que em um modelo amarelo com faixa roxa e mesma diagramação do modelo de 1998.
1970 Pontiac GTO – modelo em escala 1:67 lançado pela “Matchbox Universal” em 1987 na série exclusiva do mercado “Walmart” “Gold Collection” modelos que vinham com rodas “chrome disc” com pneus de borracha. O modelo com rodas mais difícil de ser encontrado e parte da produção de 1997 na cor vermelha que vinha com rodas mais comuns “5 spoke concave star”, mas que em sua versão mais rara aparece com rodas “6 spoke spiral”.
A roda “10 spoke flower” de 2005 não compõe um modelo raro em si, mas foi a única vez que esse modelo saiu com esse conjunto de rodas.
O modelo sobrevive até hoje e foi bem usado nos “Anos Mattel”. A última aparição do modelo em coleção foi na 1-100 de 2009 subsérie “Heritage Classics”.
VW Delivery Van – modelo em escala 1:58 lançado pela “Mattel” na coleção 1-75 de 2000. Esse modelo de lançamento é da subsérie “On Tour” e a maior parte da produção foi com rodas “5 spoke concave star”. O modelo mais procurado e difícil de encontrar é o com rodas “10 spoke flower”. Curioso é que essa roda “10 spoke flower” foi amplamente usada em outras variações desse modelo, mas no modelo de lançamento ela foi apenas uma pequena parte dos modelos lançados.
Mercedes-Benz ML 430 - modelo em escala 1:62 lançado pela “Mattel” na coleção 1-75 de 1999 na subsérie internacional “Trucks”. O modelo marrom é o de lançamento e foi produzido na maior parte da tiragem com as rodas “5 spoke concave star”. O modelo mais procurado e difícil de encontrar é o com rodas “10 spoke flower”.
É interessante pensarmos o que levaria a um modelo ter essas variações de montagem com rodas diferentes das definidas originalmente pela equipe de “design/marketing” do modelo. Uma hipótese seria que o modelo estava preparado e definido para sair com um tipo de roda, mas por falta de quantidade suficiente de um modelo específico de roda no estoque do montador esse redefine, ou é instruído pela “Matchbox” a terminar a produção com outro tipo de roda disponível no estoque. Uma segunda hipótese seria que já de início a produção seria definida com mais de um tipo de roda diferente por conta do estoque de cara tipo de roda para suprir toda a tiragem do modelo.
Voluntariamente ou involuntariamente essa parcela de modelos com menor volume produzido se tornou mais raro.
Você já revisou seus modelos para ver se há algumas dessas raridades na sua coleção?
Referências:
The Encyclopedia of Matchbox Toys 1947 – 2001 - Revised 4th Edition – Charlie Mack – Schiffer Publishing Ltd, copyright 1997, 1999, 2002 e 2013 – ISBN: 978-0-7643-4560-9 – páginas 8 a 9.
The Big Book of Superfast Matchbox Toys 1969 - 2004 – Volume 2: Product Lines & Indexes – Charlie Mack – Schiffer Publishing Ltd, copyright 2005 – ISBN: 0-7643-2322-9 – página 227.
The Big Book of Superfast Matchbox Toys 1969 - 2004 – Volume 1: Basic Models & Variation / Lists – Charlie Mack – Schiffer Publishing Ltd, copyright 2005 – ISBN: 0-7643-2321-0 – páginas 274 a 275.
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCmenuManNumberE.php
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/LS/ChFLSIndex.htm
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/ChFMIIndex.htm
http://areh.de/HTML/Vers765.html
http://matchbox.wikia.com/wiki/Matchbox_Cars_Wiki
Rahhhhá... descobri que tenho a Kombi com as rodas "10 spoke flower" na minha coleção. Sei lá por que motivos, mas está na estante... foi adquirida em um lote de vários outros MB, quando estava iniciando minha coleção e agia como um acumulador compulsivo.
ReplyDeleteDe repente, me senti mais importante hoje :-)
Obrigado Maurício por mais esta matéria muito legal.
Parabens... guarde-a com carinho
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