Mais um domingo e mais uma história do nosso amigo Maurício Nunes! Acompanhe abaixo mais uma série especial da Matchbox que se tornou raridade. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
Em 1988 a “Matchbox Tyco” lançou algumas miniaturas em um projeto conjunto com a “British Petroleum”. A promoção era a seguinte, a cada 5 litros de combustível comprados nos postos da BP da Holanda o cliente ganhava um selo para colar em uma cartela. Com a cartela completa ele trocava por uma das miniaturas da promoção. Foram duas séries de cinco carros cada.
Embalagens específicas da promoção com os dizeres em holandês.
Vamos ver os modelos, nenhum lançamento na série, mas as pinturas foram específicas da promoção, sempre focando o verde e o amarelo que são as cores da BP.
Porsche Turbo MB 0003 – modelo do Porsche 930 em escala 1:64 lançado na 1-75 de 1982 na cor vermelho com decalque e nome da Porsche no capo e decalques nas portas e capota.
Esse modelo vermelho substitui a versão original “Matchbox Lesney” de 1978 (MB182).
O primeiro modelo da série BP vem com logos da patrocinadora e o nome PORSCHE estampados.
1984 Dodge Caravan MB 0128 – esse modelo específico lançado na 1-75 de 1984, em escala 1:60 na cor preta com faixa lateral prata na base.
Na verdade, houve uma pré-estreia desse modelo em Agosto de 1983 na “Chrysler Convention” em Las Vegas, Nevada. Mas essa tiragem limitada de somente 5000 (cinco mil) modelos na cor vinho não tinha a porta lateral direita abrindo como a versão normal do modelo.
O modelo da Série BP também era preto, mas com as faixas verde a amarelo na cor da patrocinadora da promoção.
Esse modelo saiu com essas mesmas faixas em prata e ouro em 1985 e 1986 e em uma versão Inbrima.
Mercedes 500 SEC MB0135 – lançado em 1984 na cor branca e em escala 1:64.
Na série o modelo veio na cor vermelho com as faixas das cores da BP.
Lamborghini Countach LP 500S MB0154 – lançado na 1-75 de 1985 na cor vermelha e em escala 1:56.
O modelo da série também é vermelho, mas com números de corrida e decalque da BP na traseira. Números em fundo amarelo e números em verde mantendo as cores da patrocinadora da série.
Nissan 300 ZX Turbo MB0167 – modelo em escala 1:58 lançado no ano de 1986 na 1-75. O modelo de lançamento foi em prata perolado com uma faixa dourada e decalque “TURBO”.
O modelo da série BP era pintado em branco com interior vermelho como modelo de corrida com os decalques, dizeres e faixas nas cores da BP.
Esses foram os cinco primeiros modelos dessa série promocional regional.
BMW 323i Cabriolet MB0151 – modelo em escala 1:58 lançado na 1-75 de 1985.
Para a série, a BP escolheu uma cor azul escura com faixa amarela e decalques BP na traseira do modelo.
Vauxhall Astra GTE MB0162 – modelo lançado na cor vermelho em escala 1:57 da 1-75 de 1985.
Essa Vauxhall saiu no Brasil como o nosso “Chevrolet Kadett” e para a série da BP a cor escolhida foi o preto com os decalques BP, faixas e números em verde e amarelo.
Chevrolet Camaro IROC-Z 28 MB0164 – modelo lançado em verde “alface” na 1-75 de 1985 na escala 1:63.
As entradas de ar pintadas de preto e as faixas laterais evidenciando o nome “IROC-Z” (International Race Of Champions - Z – Corrida Internacional de Campeões - Z) deixam esse modelo bem detalhado e atraente retratando bem o modelo especial da Chevrolet lançado em 1985 com um “pacote” especial de suspensão, altura mais baixa, barras estabilizadoras e barra de direção especiais além de injeção de combustível diferenciada. Alguns modelos podiam vir com pneus especiais usados na linha dos Corvettes.
O modelo usado pela BP é verde com chamas estilizadas no amarelo BP e em vermelho. Mantido o decalque padrão BP, mas dessa vez, na porta desse modelo.
Ford Supervan II MB0166 – modelo da 1-75 de 1985 em escala 1:62, lançado na cor branca com faixas azuis.
Na série da BP de 1988 o modelo veio pintado de amarelo como um carro de serviço da equipe BP com decorações predominantemente em verde.
Jeep Cherokee MB0168 – modelo em escala 1:58 que apareceu pela primeira vez na 1-75 de 1986 na cor branca com decorações verde, amarelo e azul.
O modelo BP em amarelo com faixas verdes e vermelhas e a palavra “Chief” (Chefe) nas portas e no capo.
Esses foram os cinco modelos lançados na Holanda na segunda série da BP.
Ainda há outros modelos que tem uma história complexa. O que se sabe é que a “British Petroleum” cancelou a série e a “Matchbox” teve que repintar os modelos por cima das pinturas BP e os colocou em um Pack-5 nos EUA. Segundo referências confiáveis (www.MBXforum.com) o “remendo” ficou estranho e é possível se ver as pinturas BP embaixo da repintura desses cinco modelos.
Os cinco modelos tiveram algumas repetições das séries anteriores e foram os seguintes repintados.
Porsche Turbo MB 0003 - já mostrado anteriormente, mas a versão americana foi em branco.
Esse modelo apareceu também em “blister” além do Pack-5 nos EUA.
Audi Quattro MB0025 – esse modelo sucedeu ao mesmo modelo da era “Lesney” (MB275 de 1982) no ano de 1983 e as cores usadas no relançamento na 1-75 são idênticas as cores do modelo “Lesney”. Escala do modelo é a 1:58.
A repintura americana foi na cor azul escuro, com logo vermelho no capo e símbolo e nomes nas laterais.
Ford Sierra XR4 i MB0120 – esse modelo apareceu a primeira vez na 1-75 de 1983 na cor branco pérola com carenagens laterais e coberturas de para lamas em cinza e interior vermelho. Modelo na escala 1:58.
No “Pack-5” americano o modelo apareceu em uma repintura na cor areia com a mesma base e carenagens cinza escuro e com o nome do veículo nas portas além de um número 55 em vermelho no capo.
Mercedes 500 SEC MB0135 – modelo já mostrado anteriormente e nessa versão da série repintada saiu na cor branca.
A repintura efetuada foi uma cópia da pintura original de lançamento do modelo em 1984 na 1-75 (mostrado acima), entretanto a cor do interior na repintura da série é preta e não o azul usado no lançamento do modelo.
Ford Escort Cabriolet MB0156 – modelo lançado na 1-75 de 1985 na cor branco e em escala 1:56.
Para a repintura do Pack-5 americano foi escolhido o vermelho com faixa branca com o modelo do carro e logo da montadora nas laterais.
Séries regionais como estas, embora pequenas e atribuladas, com cancelamentos etc., acabam por ter tiragem reduzida ou muito localizada o que encarece o modelo para quem os procura hoje. Os preços dos modelos hoje, na embalagem estão entre 15 e 20 Euros a depender do modelo e condições, além do frete e taxações aduaneiras eventuais. Preço salgado para quem começou a vida como modelo “grátis” em promoção de combustíveis.
Referências:
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31SApplication.php
https://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Camaro_(third_generation)
https://harveys-matchbox.de/03C-Porsche-Turbo-Boss/en
Nolstagia pura essas minis tempos de ouro!!
ReplyDelete