Temos Matchbox neste domingo? Sim temos! E dessa vez o Mauricio nos mostra uma coleção pra lá de especial! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
Os modelos ditos “Collectibles / Colecionáveis”, estão em séries de maior escala da Matchbox como os 1:43 abaixo.
Esses modelos são realmente colecionáveis, impecáveis nos detalhes, com caixa especial, certificado de garantia etc.
No entanto, houve em 1997 uma edição desses “Collectibles”, mas em escala de 3 polegadas / 1:64. Esses modelos também mais elaborados em pintura, detalhamento e rodas com pneus de borracha foram lançados sob o nome de “Ultra Models / Modelos Ultra”. Esses modelos 3 polegadas vinham em caixas protetoras semelhantes aos “Ultra Class 1:43”.
Os doze modelos vinham em pares nas caixas com certificado de autenticidade.
Os seis pares foram acrescidos de mais dois modelos especiais que vinham sozinhos e com uma base de madeira para exposição na embalagem.
CPM01 – composto do Jaguar XJ-6 e a Mercedes-Benz 600 SEL.
Jaguar XJ-6 MB0141 – lançado na 1-75 de 1987 na cor vinho em escala 1:64.
Na série de luxo o modelo apareceu na cor verde.
Mercedes-Benz 600 SEL MB0234 – modelo em escala 1:67 que foi lançado em 1992 no 1-75 na cor prata na parte de cima e cinza na de baixo.
Na série dos “Ultra Models” essa Mercedes apareceu com pintura vermelha na parte superior e prata na inferior.
CPM02 – composto da 1987 Corvette e do BMW 850i
1987 Corvette MB0204 – esse Chevrolet Corvette 1987 foi lançado na 1-75 de 1988 na escara 1:56 na cor amarela.
O modelo de luxo da série Ultra saiu em vermelho.
CPM03 – era composta dos modelos Lamborghini Countach LP 500S e Lincoln Town Car.
Lamborghini Countach LP 500S MB0154 – esse Lamborghini em escala 1:56 foi produzido pela primeira vez na 1-75 de 1985 na cor vermelha.
O modelo de luxo da série Ultra veio na cor vermelha também.
É fácil comparar os dois modelos na mesma cor e verificarmos como os modelos Ultra são mais bem detalhados na pintura.
Lincoln Town Car MB0197 – modelo na escala 1:76 que apareceu pela primeira vez na 1-75 de 1989, embora o ano na base do modelo seja 1988. Esse primeiro modelo apareceu na cor branca.
O modelo da série Ultra é prata com a parte traseira da capota em roxo bem escuro e pneus com a lateral branca.
CPM04 – composto dos modelos: Porsche 959 e Saab 9000 Turbo.
Porsche 959 MB0173 – produzido na escala 1:58 para a 1-75 de 1986 na cor cinza.
Como modelo de luxo na série Ultra o Porsche 959 é azul marinho.
CPM05 – os modelos dessa caixa são: Volvo 760 e Ferrari F50.
Volvo 760 MB0171 – modelo produzido pela primeira vez na cor cinza para a 1-75 de 1986 na escala 1:62.
A cor prata com um contrastante interior azul foi a escolhida para o modelo da série Ultra.
Ferrari F50 MB0291 – modelo em escala 1:59 com o ano na base de 1995, mas lançado na 1-75 de 1996 na cor vermelha.
Na série Ultra a cor escolhida também foi a vermelha.
CPM06 – teve os modelos Aston Martin DB7 e Cadillac Allante como os últimos pares da coleção Ultra.
Aston Martin DB7 MB0261 – modelo em escala 1:60 lançado na 1-75 de 1994 na cor verde “britânica” de corrida.
Detalhe que os modelos de 1994 desse DB7, independente de que coleção saíram, tem um teto solar. Todos os outros modelos de outros anos não tem o teto solar.
Para a coleção Ultra, o modelo não tem teto solar e vem na cor azul claro metalizado.
Cadillac Allante MB0189 – esse modelo apareceu pela primeira vez na 1-75 de 1987 sendo um modelo na escala 1:60. A primeira aparição na linha do conversível foi em prata com interior vermelho.
Para a série Ultra a cor escolhida foi o branco com interior predominantemente também em vermelho.
Modelos com base de madeira em caixa única: 1970 Pontiac GTO e 1968 Ford Mustang Cobra Jet.
1970 Pontiac GTO MB0289 – esse modelo foi lançado em 1987 por uma coleção especial “Gold Collection” do mercado Walmart. Modelo em escala 1:67 na cor azul marinho.
Para a série Ultra esse modelo com base de madeira apareceu na cor marrom.
1968 Ford Mustang Cobra Jet MB0298 – modelo lançado simultaneamente na 1-75 (amarelo) e na “Inaugural Collection” (um em zamac outro em preto) de 1997.
Para o modelo com base de madeira da série Ultra a cor escolhida foi o azul claro metálico.
A riqueza de detalhes é muito superior aos modelos normais de linha (1-75). Detalhes de pintura fazem a diferença, como também o fazem uma roda mais elaborada com pneu de borracha, embora se há um pecado nos modelos premium da “Matchbox” dessa época é que a roda com pneu de borracha normalmente é sempre a mesma. Todos os modelos dessa série têm a mesma roda, que também aparece nas séries “Première” e outras. No entanto, é uma evolução e tanto quando se compara um “Ultra Model” com seu equivalente 1-75.
Referências:
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31SApplication.php
https://www.bamca.org/cgi-bin/matrix.cgi?page=coll64
https://br.pinterest.com/pin/459648705707866996/?lp=true
https://picclick.de/NEW-MATCHBOX-ULTRA-collectibles-CPM02-03-04-292765070195.html
https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-ultra-collectibles-1957-1883375240
https://www.ebay.com.au/itm/Matchbox-Super-Fast-Ultra-Set-CPM02-M-Chevrolet-Corvette-BMW-850i-/252792107394
https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-ultra-series-volvo-ferrari-267726815
No comments:
Post a Comment