domingo, 19 de fevereiro de 2023

Tomica Toy’s Dream Project / 3 - Beloved Famous Car Selection

Hoje o Mauricio Nunes continua com uma longa série de matérias sobre uma coleção incrível da Tomica. Vale a pena conhecer todos os detalhes! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa terceira subsérie da Iniciativa “Toy’s Dream Project” invocava modelos famosos e amados pelos japoneses e apareceu em quatro anos distintos: 2007, 2009, 2011 e 2014 sempre com seis modelos em cada ano totalizando vinte e quatro modelos. Os modelos da Tomica dentro da iniciativa, vinham com uma embalagem semelhante às da Tomica regular, mas em laranja e branco em vez de vermelho e branco e com o logotipo da iniciativa no lado esquerdo inferior da caixa, como já mostrado no primeiro artigo dessa série.

Subaru 360 Commercial Type (2007) (Toys Dream Project) – o Subaru 360 apareceu primeiro em verde com a capota creme e interior vermelho em junho de 1983 ficando ativo em linha até novembro de 1997.


O modelo foi reativado em setembro de 2007 para a primeira aparição da série “Tomica Toy’s Dream Project - Beloved Famous Car Selection” e relançado em amarelo bem claro com detalhes e interior na cor preta. A esquerda da foto vemos a caixa usada na Iniciativa para todos os modelos dessa subsérie. 


Daihatsu Midget (Toys Dream Project) – O Midget foi lançado na cor azul com creme e com interior vermelho. Ele apareceu pela primeira vez em julho de 1980 e foi tirado de linha em junho de 1983. 


Esse modelo foi desaposentado para fazer parte dessa Iniciativa reaparecendo em setembro de 2007 com pintura em duas cores (amarelo claro e branco) e com a tampa de plástico da caçamba em amarelo escrito “Daihatsu Midget” em japonês.


Datsun Pickup (Toys Dream Project) – esse modelo foi apresentado pela primeira vez em fevereiro de 1978 e aposentado em novembro de 1988. A primeira cor do modelo em amarelo com interior vermelho. 


O modelo da iniciativa “Toy’s Dream Project” apareceu em setembro de 2007 na cor azul clara com interior em preto e foi um modelo tirado da aposentadoria para reaparecer nessa subsérie. 


Toyota 2000GT (2007) (Toys Dream Project) – a primeira vez que o modelo apareceu foi em 6 de setembro de 2002 no número #10 de 2002 da revista Lapita na cor preta com interior caramelo e rodas especiais na cor dourada.


Para a Iniciativa na subsérie “Beloved Famous Car Selection” o Toyota 2000GT foi pintado de branco com interior em preto e as rodas voltaram a ser as tradicionais da linha de modelos básicos da Tomica mas em dourado e foi relançado em setembro de 2007. 


Toyota Model AA Passenger Car (Toys Dream Project) – o modelo original foi criado em janeiro de 2001 e não foi um modelo posto para venda regular e sim um prêmio nas “Olimpíadas de Ideias do Século XXI” realizadas em janeiro de 2001 no Toyota Sports Center (Toyota City, Aichi Prefecture). Somente crianças podiam participar dessa Olimpíada e o modelo se tornou bem raro, pois foi pequena a tiragem desses prêmios. O modelo  saiu na cor preta com detalhes em prata e com rodas cópias do modelo real. 


Já na iniciativa “Toy’s Dream Project” o modelo foi reeditado em setembro de 2007 em vermelho e preto com interior vermelho e passou a ter as rodas normais da linha básica da Tomica e não mais as rodas cópias das do modelo 1:1. 


Nissan President (Toys Dream Project) – a primeira vez que o modelo President da Nissan apareceu foi em maio de 1974, tendo o modelo ficado em linha até julho de 1988. A primeira cor do modelo foi em azul com interior vermelho. 


Esse modelo foi retirado da aposentadoria em setembro de 2007 para participar da Iniciativa na subsérie “Beloved Famous Car Selection” e apareceu em preto com detalhes em prata e interior em caramelo.


Toyota 2000GT Hairpin Circus Type (Toys Dream Project) – o modelo base desse 2000GT foi o Lapita preto já mostrado acima (Toyota 2000GT – 2007 - Toys Dream Project). Para a iniciativa o modelo reapareceu em setembro de 2009 na cor amarela com detalhes e interior em preto. 


Nissan GT-R (Toys Dream Project) – o modelo original apareceu na série Tomica Limited em outubro de 2008 na cor cinza com interior preto. 


O modelo foi relançado na Iniciativa “Toy’s Dream Project” em setembro de 2009 todo em preto (interno e externo).


Nissan Fairlady Z (Toys Dream Project) – o modelo apareceu pela primeira vez em 17 de janeiro de 2009 na cor amarela com interior em preto. 


Para a subsérie a cor escolhida foi prata com interior vermelho e o modelo foi lançado em setembro do mesmo ano do modelo de lançamento. 


Honda Civic Mugen RR (Toys Dream Project) – esse Honda apareceu primeiro em 17 de novembro de 2007 e foi retirado da linha de venda em agosto de 2001. Sua primeira vez foi em branco com interior preto. 


O modelo da série apareceu em vermelho com interior preto e com entradas de ar em preto pintadas no capô. 


Mitsuoka Orochi Kabuto Type (2009) (Toys Dream Project) – a primeira vez  desse modelo em linha foi em roxo escuro com interior preto e foi em 16 de junho de 2007. O modelo foi aposentado em abril de 2020.


O modelo apareceu na iniciativa na cor branca e preta em setembro de 2009 e embora venha com o nome de Orochi Kabuto Type, o modelo usado é o mesmo roxo de 2007 em outra cor. 


O Orochi Kabuto foi um protótipo conceito apresentado no Tokyo Motor Show de 2007, que manteve as linhas originais do Orochi , mas com painéis em fibra de carbono, body-kit e um aerofólio traseiro.


Mitsubishi Lancer Evolution X Rally Type (Toys Dream Project) – em 15 de março de 2008 o Mitsubishi Lancer Evolution X apareceu pela primeira vez na linha de modelos básicos da Tomica na cor vermelha com interior em preto. Essa versão foi retirada de linha em junho de 2017.


Para a série do artigo o modelo foi pintado com pintura de rali em outro tom mais claro de vermelho e decoração em preto branco e azul. Essa versão apareceu em setembro de 2009.  


Toyota 2000GT 1966 Japan GP Type (Toys Dream Project) – mais uma versão do Toyota 2000GT Lapita mostrado acima (Toyota 2000GT – 2007 - Toys Dream Project). Dessa vez a pintura usada foi de corrida em vermelho e número #15 pintado com rodas douradas e apareceu na Iniciativa em junho de 2011.


Nissan Fairlady Z 432 (Toys Dream Project) – esse modelo foi originalmente lançado na comemoração de quarenta anos da Tomica em abril de 2010 e a cor escolhida foi vermelha com o interior em branco. 


O modelo em cor de laranja com o capô em preto apareceu em junho de 2011 e foi o escolhido para representar o terceiro modelo da série de seis modelos de 2011. 


Subaru Impreza WRX STI (Toys Dream Project) – em 19 de julho de 2008 apareceu a primeira versão do Impreza WRX STI em azul com interior em preto. Esse modelo ficou em linha até abril de 2014. 


O modelo da subsérie “Beloved Famous Car Selection” foi pintado de preto metálico com interior também na cor preta. 


Mitsuoka Orochi Kabuto Type (2011) (Toys Dream Project) – esse modelo já apareceu acima (Mitsuoka Orochi Kabuto Type – 2009 - Toys Dream Project) e o primeiro deles a aparecer foi o roxo escuro já mencionado. Para essa segunda aparição na Iniciativa a cor escolhida foi o dourado com detalhamento em preto sendo lançado em junho de 2011. Como no modelo de 2009 foi usado o modelo normal Orochi como se fosse o Kabuto. 


Nissan Cima (Toys Dream Project) – o modelo apareceu primeiramente em azul escuro com interior branco em agosto de 1989 e ficou na linha de produção até dezembro de 2000. 


Para a série do artigo o modelo permaneceu em azul, mas em um tom mais claro e ainda manteve o interior branco e saiu em junho de 2011 com um molde que foi retirado da aposentadoria para tal. 


Eunos Roadster S Limited Type (Toys Dream Project) – lançado em setembro de 1994 e tendo ficado em linha até abril de 2002 a cor desse modelo de lançamento é vermelha com interior preto. 


Para a subsérie o modelo Mazda Eunos foi pintado de preto com interior vermelho e rodas douradas e lançado em junho de 2011. 


Subaru Impreza WRX STI 4door (Toys Dream Project) – esse modelo saiu primeiro em prata com interior preto em 19 de fevereiro de 2011 e ficou em linha de produção até maio de 2014. 


A cor vermelha com detalhes e interior em preto foram as escolhidas para o modelo da Iniciativa “Toy’s Dream Project”. O molde tecnicamente aposentado em maio de 2014, reapareceu para esse modelo vermelho em junho de 2014.  


Mitsuoka Orochi (Toys Dream Project) – o primeiro modelo do Orochi já foi comentado acima (Mitsuoka Orochi Kabuto Type – 2009 - Toys Dream Project) e essa foi a terceira vez que o modelo apareceu nessa série, só que dessa vez ele veio como o Mitsuoka Orochi normal e não como a versão Kabuto, já comentada acima. O modelo em amarelo com interior em preto de junho de 2014. 


Nissan Juke (Toys Dream Project) – modelo criado em vermelho escuro com interior preto em 18 de dezembro 2010 e retirado da linha de venda em outubro 2013. 


O modelo em vermelho mais claro com faixa branca e interior em preto foi o lançado em junho de 2014 na Iniciativa com mais um molde retirado da aposentadoria para aparecer na subsérie. 


Honda CR-Z (Toys Dream Project) – o CR-Z da Tomica apareceu primeiro em 16 de outubro de 2010, tendo ficado disponível para produção e venda até novembro de 2013 e foi lançado na cor laranja com interior em cinza claro. 


O modelo usado na série apareceu em junho de 2014 e foi “desaposentado” para reaparecer na série em preto fosco. 


Mazda CX-5 (Toys Dream Project) – o modelo foi criado para coleção de 2012 em 15 de dezembro e retirado de linha em setembro de 2015 e foi lançado na cor vermelha com uma variante especial em azul do modelo de lançamento para a mesma coleção de 2012. 


Para a coleção “Beloved Famous Car Selection” o modelo reapareceu em junho de 2014 em branco com o capô em preto imitando fibra de  carbono.  


Nissan GT-R Test Car (2014) (Toys Dream Project) – a primeira aparição desse Nissan GT-R já foi mostrada acima (Nissan GT-R - Toys Dream Project). O último modelo da Iniciativa em prata com detalhamento frontal e traseiro em preto e interior também em preto. 


Uma série bem a gosto do público japonês e dos amantes de carros japoneses com algumas poucas repetições, mas ainda assim, repetições de modelos com outras pinturas e decorações que não tiram o brilho dessa subsérie da Iniciativa “Toy’s Dream Project”. 


Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/Toys_Dream_Project_(toyline)

https://tomica.fandom.com/wiki/Subaru_360_Commercial_Type_(2007)_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._21_Fuji_Subaru_360

https://order.mandarake.co.jp/order/detailPage/item?itemCode=1203229403&lang=en

https://tomica.fandom.com/wiki/No._96_Datsun_Pickup

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_2000GT_(2007)_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_2000GT_(Lapita)

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_Model_AA_Passenger_Car_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_Model_AA_(21st_Century_Idea_Olympics)

http://tomicadas.on.coocan.jp/c_ltd-0015.htm

https://ameblo.jp/epage/entry-11935584511.html

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_President_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._81_Nissan_President

https://i.pinimg.com/originals/ec/30/45/ec3045d56b7366ee77ec72773b90e566.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_2000GT_Hairpin_Circus_Type_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_GT-R_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._0099_Nissan_GT-R

http://www.toycarsmy.com/2008/10/featured-car-tomica-limited-0099-nissan.html

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_GT-R_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_Fairlady_Z_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._55_Nissan_Fairlady_Z_(2009)

https://tomica.fandom.com/wiki/Honda_Civic_Mugen_RR_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._54_Honda_Civic_Type_R

https://i.ytimg.com/vi/gtVKUEnJLJ0/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsuoka_Orochi_Kabuto_Type_(2009)_(Toys_Dream_Project)

https://i.ytimg.com/vi/c2o2VQTAhb4/hqdefault.jpg

http://ag-spots-2012.o.auroraobjects.eu/2012/12/04/mitsuoka-orochi-c377904122012202509_2.jpg 

https://favorite-selection.com/tomica_toygallery_sportscar_mitsuoka1.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Mitsuoka_Orochi

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsubishi_Lancer_Evolution_X_Rally_Type_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._67_Mitsubishi_Lancer_Evolution_X

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_Fairlady_Z_432_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/Vol._1_Fairlady_Z_432

https://blog-imgs-37-origin.fc2.com/e/b/b/ebbrogt/2011062422174497b.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Subaru_Impreza_WRX_STI_(Toys_Dream_Project)

https://i.pinimg.com/736x/72/21/c0/7221c007ca577ee0b4ea9c82acbbfe81.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._11_Subaru_Impreza_WRX_STI

http://yu-goma.shop-pro.jp/?pid=65656068

http://blog-imgs-21.fc2.com/r/a/m/ramune718/tm11_20080719001.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsuoka_Orochi_Kabuto_Type_(2011)_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_Cima_(Toys_Dream_Project)

https://sound.jp/7890/tomica/Order/company-order/TDP/TDP.html#

https://tomica.fandom.com/wiki/No._104_Nissan_Cima

https://i.pinimg.com/originals/e6/ca/d3/e6cad306efe9cb93e7dfdfb79a498518.jpg

https://i.ytimg.com/vi/BEoHL_LyOd0/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Eunos_Roadster_S_Limited_Type_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._111_Eunos_Roadster

https://tomica.fandom.com/wiki/Subaru_Impreza_WRX_STI_4door_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._7_Subaru_Impreza_WRX_STI_4door

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsuoka_Orochi_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_Juke_(Toys_Dream_Project)

https://i.ebayimg.com/images/g/6WkAAOSwX0Fa2Xoh/s-l640.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._27_Nissan_Juke

https://tomica.fandom.com/wiki/Honda_CR-Z_(Toys_Dream_Project)

https://order.mandarake.co.jp/order/detailPage/item?itemCode=1159098459&lang=en

https://tomica.fandom.com/wiki/No._81_Honda_CR-Z

https://tomica.fandom.com/wiki/Mazda_CX-5_(Toys_Dream_Project)

https://live.staticflickr.com/65535/49816160472_76afddd179.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._82_Mazda_CX-5

https://i.ebayimg.com/images/g/M2QAAOSw4CFYv8R8/s-l300.png

https://tomica.fandom.com/wiki/No._82_Mazda_CX-5_(First_Edition_Special_Color)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNEsrQCm5mcHuXPpNYQEQ8sS8KeG__6TWGsWKzoV7uLfPge8PlWF5c4TC2koV1cVXScw9QWVyN_1SU8X8kDSUuu0w5JOannMl_toDhKYzFDjVRFSoNIvl0qT0LB4Pc8QA8a763L7hquKOe/s1600/mazdcx5blu01.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_GT-R_Test_Car_(2014)_(Toys_Dream_Project)



Nenhum comentário:

Postar um comentário