O Mauricio Nunes pega no meu ponto fraco e conta sobre uma série que é a minha mais nova paixão! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
O leitor assíduo desse blog já dever ter visto alguma coisa sobre esses modelos da Tomica (artigo nesse blog em: 21 de agosto de 2016) ou até mesmo algo mais parecido sobre os modelos no artigo “Tomica Trailer Series Toys ‘R’ Us” (artigo nesse blog em: 30 de janeiro de 2022), mas na verdade a série original “Long Type” iniciou em 1976 e durou dessa forma até o ano de 1994.
As embalagens originalmente eram como mostradas acima no modelo inicial da série numerado como L1-Hino Semi-Trailer Marine Container Transporter. Como diz o nome “Long Type / Tipo Longo” a série tinha modelos longos como caminhões, máquinas e/ou ônibus. A numeração dessa série específica sempre inicia com a letra “L” maiúscula na frente do número sequencial dos modelos. Em 2008 a Tomica resolveu relançar esse tipo de modelos mais longos, mas escolheu fazê-los como parte da série básica em vez de criar uma nova série. A Tomica lança anualmente 120 modelos menores na sua linha básica e a partir do número 121 até o número 140 até 2020 a Tomica abriu espaço para dentro da sua linha básica lançar modelos do tipo “Long Type”, mas os verdadeiros Long Type terminaram em 1994. A forma como a Tomica lança novos modelos básicos de #121 até #140 é diferente já que para os modelos até o número 120 os lançamentos no ano são mensais e para os de números de #121 até #140 os lançamentos são apenas por trimestre, mas as caixas usadas nesses modelos passaram a ser iguais as caixas dos modelos básicos.
De 2020 até 2022 a Tomica foi aumentando de número 140 até número 150, aumentando assim a quantidade de modelos maiores lançados por ano.
L1- Hino Semi-Trailer Marine Container Transporter – modelo na escala 1:110 lançado em 1976 como o primeiro modelo da nova linha. O modelo é um cavalo da Hino e uma carreta articulada com dois containers plásticos. Modelo em uma caixa de papelão azul com visor transparente e estojo termo formado em plástico branco para acomodar o modelo.
L2- Hino Car Transporter – modelo em escala 1:110 utilizando o mesmo cavalo do L1 mas com uma carreta transportadora de pequenos veículos plásticos e lançado em 1976.
L3- Hino Dump Trailer – modelo de 1976 na escala 1:110 de um longo caminhão basculante da Hino.
L3- Diamond Reo Dump Trailer – mais uma carreta dessa vez com com outro cavalo, um Diamond Reo sendo um caminhão basculante versão longa e articulada lançado em 1978. Esse foi o segundo modelo L3 da coleção lançado em 1978.
É fácil notar que o Diamond Reo puxa a mesma carreta do Hino L3 apenas de outra cor.
L4- Fuji Heavy Industries Semi Decker Type Bus – modelo de um ônibus das indústrias Fuji em escala 1:100 lançado em outubro de 1976.
L4- VOLVO Fuji Heavy Industries Connecting Bus – modelo em escala 1:100 de mais um ônibus das indústrias Fuji, dessa vez um ônibus da Volvo que foi lançado em março de 1985 e foi o segundo modelo L4 da coleção.
L5- Hino Semi-Trailer Marine Container 40ft Transporter – modelo em escala 1:110 de um caminhão Hino com um container de 40 pés na carreta. Essencialmente o mesmo modelo que o L1, mas com um container plástico de 40 pés em vez de dois containers plásticos de 20 pés e foi lançado no ano de 1979.
Esse mesmo modelo foi depois aproveitado para um caixa múltipla “Jumbo Airport Set 2 (ANA)” lançado em maio de 2005, uma data bem posterior ao término da série “Long Type” original em 1994. A caixa múltipla foi feita para a companhia aérea japonesa ANA – All Nippon Airways e constava de: um avião, Food Loader, Trap Car, Towing Tractor e o Air Cargo Truck que foi o nome dado a nova versão do L5 (vide seta verde) usado nessa caixa para a companhia de aviação ANA.
L5- Tadano Hydro Crane TG-452 – esse foi o segundo modelo L5 lançado em 1980 na escala 1:100. Modelo todo articulado.
L6- Diamond Reo Oil Tank Trailer – aparentemente a mesma estrutura do modelo L3 Diamond Reo foi usada para esse caminhão tanque, apenas tirando-se a caçamba basculante e a substituindo por um tanque de líquidos da Texaco. Esse modelo foi lançado em 1978 na escala 1:100 sendo a primeira versão do modelo L6 e saiu em várias cores.
L7- Diamond Reo Van Trailer – aqui foi usado a cavalo do modelo L3 em outra cor com base da carreta L1 só que com uma carroceria fechada. Modelo na escala 1:110 lançado no ano de 1978.
L8- Diamond Reo Panel Van – modelo de 1978 feito na escala 1:110 de um cavalo Diamond Reo como modelo L3 e com uma carreta semelhante ao L7 mas com um nome diferente.
L8 London Bus RM – modelo de agosto de 1980 feito em escala 1:86 de um ônibus londrino de dois andares na cor vermelha. Esse foi o segundo modelo numerado como L8.
Esse molde foi depois usado em tiragem limitada como o Long Tomica “London Bus-St. George Has Got It!” da World Double-Decker Bus Fair em junho de 1981 na cor azul e branca e também foi usado como base para o “Long Tomica London Bus-Newcastle Amber Ale” da mesma World Double-Decker Bus Fair em junho de 1981 em amarelo e branco.
L9- Neoplan Bus – modelo de um ônibus em escala 1:100 lançado em 1979.
Esse mesmo modelo reapareceu várias vezes como ônibus de companhias aéreas, times de futebol, empresas e outros.
L10- American Ladder Fire Engine – modelo em escala 1:110 de um carro de bombeiro americano “American La France” lançado em 1979 como o primeiro modelo L10.
L11- Model D51 Steam Locomotive – lançado na virada dos anos 70 para 80 esse é um modelo de uma locomotiva à vapor do tipo D51 puxando um vagão de carga. Esse foi o primeiro modelo numerado como L11.
Na verdade a locomotiva L11 foi uma versão aproveitada do modelo #104 da linha básica de agosto de 1975 denominado “ No. 104 Model D51 Steam Locomotive” lançado em caixa preta.
L11- Mitsubishi Fuso One-Man Operated Bus – modelo na escala 1:100 de um ônibus da Mitsubishi lançado inicialmente na cor verde em fevereiro de 1983 como o segundo modelo L11 da série.
L12- ED75 Type Electric Locomotive – o primeiro modelo L12 foi uma locomotiva elétrica tipo ED75 lançado no início dos anos 80 e teve como base o “No. 34 ED75 Type Electric Locomotive” da linha básica em caixa preta onde somente a locomotiva foi feita. O modelo L12 teve um vagão de carga adicionado para torna-lo longo.
L13- DD13 Type Diesel Locomotive – mais uma locomotiva como L13, dessa vez uma movida a Diesel do tipo DD13 lançada no início dos anos 80. O modelo é composto de uma locomotiva a diesel e um vagão tanque.
Esse modelo também foi aproveitado da linha básica do modelo “No. 17 DD13 Type Diesel Locomotive” lançado em caixa preta em agosto de 1979.
L14- Fuji Heavy Industries Semi Decker Type Bus – lançado em 1980 esse foi o primeiro modelo L14 e foi feito na escala 1:100.
L15- Fuji Heavy Industries Semi Decker Type Bus - modelo do início dos anos 80 em escala 1:100 de um ônibus bem parecido com o L14 e com a pintura distinta.
L15- Isuzu V12 House Trailer – modelo em escala 1:100 e o segundo modelo L15. Lançado nos anos 80 e é um transportador de casas.
O cavalo Isuzu V12 tem a cabine basculante e se pode ver o motor do modelo como mostra a foto abaixo.
L16- Fuji Heavy Industries Semi Decker Type Bus – mais um ônibus em escala 1:100 semelhante aos anteriores a menos da pintura, lançado no início dos anos 80.
L16- Isuzu V12 Wing Roof Trailer – Segundo modelo com o número L16 da série lançado no início dos anos 80 na escala 1:100 de um caminhão Isuzu V12 com uma carreta com os lados que abrem para cima e dentro o modelo tinha caixotes de carga.
L17- Fuji Heavy Industries Semi Decker Type Bus – modelo na escala 1:100 do ônibus Fuji.
L17- Double Decker Sightseeing Bus – esse é o segundo modelo L17 e mostra um ônibus de dois andares em escala 1:86, mas com o andar de cima sem capota.
L18- Neoplan Bus Skyliner – modelo em escala 1:100 do ônibus Neoplan lançado no início dos anos 80 pela série Long Tomica e foi o primeiro L18 da série.
Esse modelo foi inspirado no “No. F37 Neoplan Bus Skyliner” lançado em janeiro de 1980 pela subsérie da linha básica: “Foreign Tomica” criado na escala 1:154 retratando um antigo modelo de ônibus da antiga Alemanha Ocidental.
A série continua até os dias de hoje, mas como já comentado anteriormente, ela hoje faz parte da linha básica da Tomica, mas a ideia de modelos mais longos como caminhões ônibus e máquinas permanece. Abaixo apenas alguns exemplos dos modelos maiores da linha básica de hoje.
Esse artigo não é um guia com todos os Long Type originais, mas sim um artigo para apresentar a antiga série na sua forma original.
Referências:
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Type_Tomica_(toyline)
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L1-_Hino_Semi-Trailer_Marine_Container_Transporter
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L2-_Hino_Car_Transporter
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L3-_Hino_Dump_Trailer
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L3-_Diamond_Reo_Dump_Trailer
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L4-_Fuji_Heavy_Industries_Semi_Decker_Type_Bus
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L4-_VOLVO_Fuji_Heavy_Industries_Connecting_Bus
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L5-_Hino_Semi-Trailer_Marine_Container_40ft_Transporter
https://tomica.fandom.com/wiki/Jumbo_Airport_Set_2_(ANA)
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L5-_Tadano_Hydro_Crane_TG-452
https://auctions.c.yimg.jp/images.auctions.yahoo.co.jp/image/dr000/auc0205/users/7a751be4c7a63ce37a9a8051c680247d07b8dbc6/i-img1200x1200-1620637220ugsdqu713983.jpg
https://auctions.c.yimg.jp/images.auctions.yahoo.co.jp/image/dr000/auc0205/users/7a751be4c7a63ce37a9a8051c680247d07b8dbc6/i-img1200x1200-1620637220if2bl4713983.jpg
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L6-_Diamond_Reo_Oil_Tank_Trailer
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L7-_Diamond_Reo_Van_Trailer
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L8-_Diamond_Reo_Panel_Van
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L8_London_Bus_RM
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L9-_Neoplan_Bus
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L10-_American_Ladder_Fire_Engine
http://www.cafetime.jp/tomica_long_001/0010_1.html
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L11-_Model_D51_Steam_Locomotive
https://tomica.fandom.com/wiki/No._104_Model_D51_Steam_Locomotive
https://cdn.suruga-ya.jp/database/pics_light/game/770904200.jpg
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L11-_Mitsubishi_Fuso_One-Man_Operated_Bus
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L12-_ED75_Type_Electric_Locomotive
https://tomica.fandom.com/wiki/No._34_ED75_Type_Electric_Locomotive
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L13-_DD13_Type_Diesel_Locomotive
https://i.pinimg.com/736x/a9/12/c8/a912c823de7e95a64c6e9703b4dbe292.jpg
https://tomica.fandom.com/wiki/No._17_DD13_Type_Diesel_Locomotive
https://i.ebayimg.com/00/s/MTIwMFgxNjAw/z/I-wAAOSw6kdiMiTx/$_57.JPG?set_id=8800005007
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L14-_Fuji_Heavy_Industries_Semi_Decker_Type_Bus
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L15-_Fuji_Heavy_Industries_Semi_Decker_Type_Bus
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L15-_Isuzu_V12_House_Trailer
https://media.karousell.com/media/photos/products/2020/7/4/___long_tomica_tomy___l15_isuz_1593839433_a4e83dab_progressive.jpg
https://www.carousell.com.hk/p/tomy-long-tomica-l16-mizuno-isuzu-v12-japan-%E6%97%A5%E6%9C%AC%E8%A3%BD-1020955391/
https://auctions.c.yimg.jp/images.auctions.yahoo.co.jp/image/dr000/auc0411/users/895f43e96561f7adece7905fb9aede55c5a5fe3b/i-img1200x800-1700034604zabboq2340472.jpg
https://auctions.c.yimg.jp/images.auctions.yahoo.co.jp/image/dr000/auc0411/users/895f43e96561f7adece7905fb9aede55c5a5fe3b/i-img1200x800-1700034605snrolf2402317.jpg
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L17-_Fuji_Heavy_Industries_Semi_Decker_Type_Bus
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L17-_Double_Decker_Sightseeing_Bus
https://tomica.fandom.com/wiki/Long_Tomica_L18-_Neoplan_Bus_Skyliner
https://cf.shopee.com.my/file/b87b1f6db0548f663e28b2016e75d700
https://www.carousell.ph/p/takara-tomy-tomica-long-vehicles-1210847536/
Nenhum comentário:
Postar um comentário