O Mauricio Nunes nos apresenta hoje uma série muito interessante e diferente da Hot Wheels! Olha que curioso isso! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
Os modelos dessa série tinham o eixo traseiro que podia ser regulado na altura modificando a miniatura. Esse eixo traseiro móvel quando abaixado fazia com que o modelo ficasse com a traseira mais alta (vide marcas azuis).
Os modelos da série HiRakers foram produzidos entre os anos 1980 e 1985. As embalagens dos quatro primeiros anos em blister na cor azul clara com um desenho sobre o vermelho da traseira de um Corvette Split Window que é um dos modelos da série, mas todas as embalagens têm esse mesmo desenho do Chevrolet Corvette. As embalagens de 1984 e 1985 mantiveram a cor azul clara de fundo, mas as figuras dos modelos desenhadas são de três outros modelos Hot Wheels.
A embalagem HiRakers de 1984 adiante seguiu a embalagem da linha básica que tinha estreado nesse ano, apenas escrito HiRakers na parte central lado esquerdo da embalagem. É desconhecido o motivo dessa mudança da embalagem antiga com o Corvette vermelho para essa nova embalagem com os desenhos do Fire Eater vermelho, ’35 Classic Caddy creme e com Land Lord cor de laranja que são modelos básicos e não modelos HiRakers.
Além dos modelos em cartela azul claro a série HiRakers apresentou também modelos com rodas Real Riders (com pneus de borracha) e estes vinham em uma cartela diferente em azul bem escuro escrito Real Riders com a imagem de um carro de corrida tipo Fórmula Indy amarelo que se repetia em todas as embalagens.
3-Window '34 – modelo criado por Larry Wood para a série HiRakers. O molde com a parte móvel (HiRakers) foi criado em 1980 e durou dessa forma até 1984. Depois disso em 1987 o molde foi refeito, já sem a parte móvel da suspensão traseira e permaneceu em linha até o ano de 2013. O modelo saiu em 1980, 1981 e 1982 em vermelho com paralamas em plástico marrom, interior preto, vidro incolor e rodas BW (Basic Wheel). Esses modelos foram produzidos em Hong Kong.
Em 1984 o modelo vermelho voltou, mas na nova embalagem, só que a embalagem anunciava tinta metalizada (Metal Flake Paint). Aparentemente o vermelho passou a ser metalizado e o resto se manteve igual. Esse modelo produzido na Malásia. Ainda em 1984 apareceu também uma variação preta com chamas, interior preto, vidros incolores, rodas BW e produzido também na Malásia.
Em 1983 e 1984 apareceram duas variações dos modelos HiRakers Real Riders com a mesma cor vermelha e para choques marrom, só que com rodas Real Riders com o miolo em cinza e produzidos na Malásia. Aparentemente há uma variação desse modelo com os pneus de borracha, mas sem a marca Good Year nos pneus. Nada foi no entanto encontrado sobre essa variação além de uma referência.
Em 1984 o modelo foi produzido na Malásia como Real Rider em preto com chamas, mas na embalagem dos modelos HiRakers (sem estar escrito HiRakers na embalagem), normais com rodas plásticas. Janelas incolores e interior preto completam o modelo.
Ainda em 1984 o modelo repetiu a variação Real Riders, vermelha, igual a menos das rodas que apareceram em branco com os pneus de borracha. A variação preta além das rodas brancas apareceu com os para lamas em marrom escuro e não em preto como o modelo todo preto com rodas BW, já mostrado acima. Ambas as variações com rodas brancas feitas na Malásia.
'40's Woodie – projeto de Larry Wood para lançamento na série HiRakers em 1980. O modelo permaneceu HiRakers até o ano de 1983 onde o molde foi modificado e os próximos modelos já foram lançados sem a movimentação do eixo traseiro e esse novo modelo ficou em linha dessa nova forma até o ano de 2015. O primeiro modelo de 1980 na cor laranja com os painéis em plástico marrom escuro sem o grão da madeira bem desenhado, vidros azulados, interior bege, rodas BW e produção em Hong Kong.
O mesmo modelo foi lançado em 1981 em marrom mais claro na carroceria plástica com os detalhes do grão da madeira e cor de laranja mais claro. Modelo produzido ainda em Hong Kong.
Em 1982 o modelo mudou para azul escuro sólido com vidro azulado, interior bege, rodas BW e produção tanto em Hong Kong como na Malásia.
Em 1983 o azul mudou para azul metálico mantendo o resto igual, inclusive a produção nos dois locais.
Em 1983 foi a vez do modelo de 1983 com rodas BW sair com rodas Real Riders cinza. Modelo produzido tanto na Malásia como em Hong Kong.
Em 1984 o modelo apareceu HiRakers Real Riders igual ao de 1983, mas com rodas brancas e pneus de borracha e com produção exclusiva na Malásia.
Dodge D-50 – uma criação de Larry Wood em 1980 que permaneceu na linha até o ano de 1986. Seu lançamento foi na série HiRakers em vermelho com decoração de faixas preta, laranja e amarela, cobertura da caçamba em plástico branco com vidros azulados e interior cromado. Esse modelo em vermelho foi produzido em Hong Kong em 1980 e na Malásia no ano de 1982.
Ainda em 1982 Hong Kong produziu um modelo em azul metálico com decoração de faixas amarela, laranja e preta, com interior cromado, vidros azuis, capota plástico branca na caçamba e rodas BW.
O mesmo modelo com rodas Real Riders em plástico cinza com pneus de borracha foi também produzido em Hong Kong no ano de 1983.
Em 1985 apareceu uma variação do modelo azul de 1983 HiRakers Real Riders com rodas brancas e pneus de borracha produzido na Malásia.
Esse modelo tem uma variação onde os vidros são esverdeados em vez de azulados.
Finalizando a série da Dodge D-50 na série HiRakers houve ainda no ano de 1985 um modelo branco com decoração de chamas em vermelho e amarelo, com vidro azulado, interior cromado e rodas Real Riders brancas com pneus de borracha, também produzido na Malásia.
Esse modelo confunde, pois na embalagem típica dos modelos HiRakers Real Riders não veio a faixa escrito HiRakers como nos outros modelos com pneus de borracha da série, mas pelas fotos acima fica claro que o modelo ainda tem a suspensão móvel da série e aparece no canto inferior direito da foto com a traseira levantada.
Split Window '63 – o modelo é um 1963 Corvette Split Window e foi criado por Larry Wood no ano de 1980 e esse modelo durou dessa forma até 1985. O Corvette 1963 Split Window voltou com modificações em 1987 e permaneceu em linha até a coleção do ano de 2019 sem a parte móvel do modelo HiRakers original. O modelo de lançamento em cinza com decoração em branco, vermelho e azul, interior bege, vidros incolores e com rodas BW, só que com duas variações, uma com as rodas BW dianteiras e traseiras do mesmo tamanho (modelo a direita da foto) e uma variação com as rodas BW traseiras em maior diâmetro (modelo a esquerda da foto abaixo). Ambas as variações produzidas em Hong Kong.
Em 1982 os modelos saíram em amarelo e em dourado. Ambas as cores com as variações de tamanho das rodas traseiras como o modelo de lançamento, interior bege, vidros incolores e faixas vermelhas e azuis como decoração das pinturas. Modelos produzidos em Hong Kong e Malásia.
Na foto acima o modelo a direita na parte de cima com a roda traseira maior e o modelo a direita embaixo com as rodas de mesmo tamanho.
Na foto abaixo a mesma coisa, só que com o modelo dourado. Na parte de cima o modelo com as rodas maiores na traseira e na parte debaixo o modelo com as quatro rodas do mesmo tamanho. Essas variações douradas foram produzidas em Hong Kong.
Em 1983 os modelos HiRakers que saíram nesse ano foram somente os com rodas Real Riders e foram quatro modelos dourados, dois com rodas cinza (Hong Kong) e dois com rodas brancas (Malásia). Modelos com a mesma pintura dourada com listras azul e rosa e interior branco.
As rodas tanto cinza como brancas, um modelo com rodas iguais e outro com as rodas traseiras maiores.
Em 1984 a cor escolhida para a Corvette foi a preta com decoração em amarelo, azul claro e vermelho, interior branco, vidros incolores e rodas BW e produzidos em Hong Kong e Malásia.
O mesmo modelo em cores somente com rodas Real Riders com miolo cinza foram os outros dois modelos do ano de 1984, mas com produção somente na Malásia.
Já em 1985 os modelos pretos Real Riders de 1984 voltaram, mas com rodas com o cubo branco e pneus de borracha e produção em Hong Kong e na Malásia.
Turbo Wedge – modelo fantasia criado por Larry Wood para essa série HiRakers no ano de 1980 e ativo somente até o ano de 1983. Sua estreia foi em 1980 com o modelo em verde claro com a parte do motor em zamac e com aerofólio traseiro em plástico amarelo com vidros incolores, interior em zamac e rodas BW com produção somente em Hong Kong.
Em 1982 o modelo voltou tal e qual ao modelo de lançamento, apenas trocando o verde claro por cor de laranja e produção tanto em Hong Kong como na Malásia.
Aqui vale o comentário que o modelo Turbo Wedge HiRakers foi reaproveitado na série Mattel Speed Machines 1983 (artigo nesse blog em 28 de junho de 2020) que foi uma série mais barata de modelos com menor custo e por conta dessa redução dos custos o modelo teve a base de zamac que também compunha o interior do modelo mudada para plástico cinza. O modelo manteve as rodas BW, mas veio com vidros opacos pretos e sem o aerofólio traseiro, mas manteve a funcionalidade da suspensão dos modelos HiRakers (vide seta azul na foto abaixo). Produção do modelo na Malásia.
'Vette Van – modelo de uma Van criado por Larry Wood com inspiração em um Corvette C3. Sua primeira cor de lançamento foi um modelo em preto com decoração em amarelo e vermelho, interior bege, vidro incolor e rodas BW lançado em 1980 com produção em Hong Kong. O modelo ‘Vette Van foi retirado de linha em 1983.
Em 1982 o modelo ‘Vette Van voltou em vermelho com decoração em faixas azuis, amarelas e brancas, interior bege, vidros transparentes levemente acinzentados e rodas BW. O modelo em vermelho foi feito tanto na Malásia como em Hong Kong. Houve ainda uma reedição do modelo preto de 1980 em 1982 exatamente igual e produzido na Malásia.
No ano de 1981 o modelo ‘Vette Van saiu na série The Heroes na cor branca com letras pretas e amarelas e figura do Homem de Ferro com interior bege, vidros fumê e rodas BW e mantendo a funcionalidade HiRakers sem ser explicitamente da série (vide seta verde).
No ano de 1983 o modelo ‘Vette Van HiRakers saiu também na série Mattel Speed Machines ainda com o mecanismo de levantar e abaixar o eixo traseiro, mas sem ser oficialmente da série HiRakers. Esse modelo Mattel Speed Machines 1983 saiu na cor de vinho com decoração de faixas: laranja, branca e amarela. Modelo com vidros fumê, interior azul escuro e rodas BW. O ‘Vette Van Mattel Speed Machines foi produzido na Malásia.
Uma série com seis modelos em muitas repinturas e repetições com um modelo 100% fantasia (Turbo Wedge) e os outros ou licenciados ou baseados em modelos reais ou modificados com kits Ecklers, Greenwood ou outros (e.g. ‘Vette Van). O mecanismo de mudar a altura do modelo tem realmente a cara da Hot Wheels, mas com certeza aumentou o interesse da criançada pela série com essa funcionalidade que foi aproveitada algumas vezes em outras séries que não a HiRakers também.
NOTA DO AUTOR: muitas das fotos abaixo referenciadas foram retocadas eletronicamente (e.g. abaixo).
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/HiRakers
https://hwcollectorsnews.com/split-window-63-70mm-1980/split-window-63-c
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/8/80/HiRakers_Dodge_D50_MF_Blue_International_Card_Hong_Kong_1983_1133.jpg/revision/latest?cb=20220626124819
https://cloud10.todocoleccion.online/coches-a-escala/tc/2020/12/16/13/230352820.jpg
https://www.worthpoint.com/worthopedia/awesome-1979-hot-wheels-hi-rakers-3823327238
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/f/f0/Split_window_63_grey_BW_HI_RAKER.JPG/revision/latest/scale-to-width-down/2000?cb=20111108142144
https://www.picclickimg.com/4P0AAOSwsKJj1X5R/Vintage-Mattel-Hot-Wheels-Black-Wall-1963-Gold.webp
https://www.ebay.com/itm/354886008747?mkevt=1&mkcid=1&mkrid=711-53200-19255-0&campid=5338722076&customid=&toolid=10050
https://www.picclickimg.com/QGsAAOSwxgZlpDri/1979-Hot-Wheels-Hi-Rakers-Vette-Van-Black.webp
https://thumbs.worthpoint.com/zoom/images1/1/0419/20/vintage-1982-mattel-hot-wheels-real_1_4455751fed2684c0b60050cd1c612e9e.jpg
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/b/ba/Goldgygsplit2.jpg/revision/latest?cb=20231015185440
https://www.picclickimg.com/2xcAAOSw8a1juHUS/1983-Hot-Wheels-3-Window-34-Ford-Metallic-Paint.webp
https://www.picclickimg.com/wSAAAOSwjGpjwy1v/Hot-Wheels-Real-Riders-Red-3-WINDOW-34.webp
https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2016/01/3-Window-%E2%80%9934-b3.jpg
https://www.picclickimg.com/mbgAAOSwh7dju1DU/Hot-Wheels-Real-Riders-Black-3-WINDOW-34.webp
https://i.etsystatic.com/25554462/r/il/69f2f5/4128751252/il_fullxfull.4128751252_lk42.jpg
https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2018/11/3-Window-%E2%80%9934-c.jpg
https://www.worthpoint.com/worthopedia/tvc565-vintage-hot-wheels-malaysia-3916038087
https://cdn2.bigcommerce.com/server5500/5v2cegx/products/222/images/440/hwl_0019__00126.1364672117.365.365.JPG?c=2
https://mgminis.com/wp-content/uploads/2023/07/Hot-Wheels-40s-Woodie-Real-Riders.jpg
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/7/73/40s_Woodie_MtBluRRW.JPG/revision/latest?cb=20090301002759
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/a/a5/1983_%2740%27s_Woodie_-_3309ef.jpg/revision/latest?cb=20081002164243
https://www.picclickimg.com/dhsAAOSwPelkTRn8/Hot-Wheels-Vintage-Real-Riders-HiRakers-Dodge-D50.webp
https://www.picclickimg.com/SQYAAOSwLSRj68lW/Hot-Wheels-Vintage-Real-Riders-HiRakers-Dodge-D50.webp
https://i.ebayimg.com/images/g/0VIAAOSwgFBlyopr/s-l1600.jpg
https://i.ytimg.com/vi/xPqe-s1_KAM/maxresdefault.jpg
https://i.pinimg.com/originals/fd/08/7b/fd087b4d31682bf1723c64c81dfc6cf1.jpg
https://www.worthpoint.com/worthopedia/vintage-hot-wheels-dodge-50-hi-raker-2019251399
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/1/1f/Dodge_D-50_BluRRW.JPG/revision/latest?cb=20081220070725
https://www.reddit.com/media?url=https%3A%2F%2Fi.redd.it%2Fw2bto86uslr01.jpg
https://i.pinimg.com/736x/da/e6/de/dae6de7ef39f15479f2b0da7145f79cd--matchbox-cars-slot-cars.jpg
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Split_Window_%2763
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/d/d6/Dscn0482.jpg/revision/latest?cb=20231015183857
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/f/f0/Split_window_63_grey_BW_HI_RAKER.JPG/revision/latest?cb=20111108142144
https://www.picclickimg.com/4P0AAOSwsKJj1X5R/Vintage-Mattel-Hot-Wheels-Black-Wall-1963-Gold.webp
https://www.picclickimg.com/sUAAAOSwg1xkhICc/Hot-Wheels-Split-Window-63-Corvette-Hi-Raker-Real.webp
https://www.picclickimg.com/M~oAAOSwpohlKbDP/1979-Hot-Wheels-63-Chevrolet-Corvette-Stingray-Split.webp
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/6/6f/Dscn0485.jpg/revision/latest?cb=20231015191601
https://i.ebayimg.com/images/g/v9kAAOSwk4JlPwOK/s-l1600.jpg
https://onlineredlineguide.com/turbines/turbo_wedge/turbo_wedge.html
https://i.ebayimg.com/images/g/tRoAAOSwK7ZlPwOL/s-l1600.jpg
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Turbo_Wedge
https://i.ebayimg.com/images/g/iLYAAOSwjmxkTBTK/s-l1600.jpg
https://www.ebay.com/itm/115964852368
https://www.picclickimg.com/ozwAAOSwtVdklplV/Hot-Wheels-VTG-Vette-Van-Rare-Plum-With.webp
https://i.ebayimg.com/images/g/L10AAOSwB~tl1kYZ/s-l960.jpg
https://www.worthpoint.com/worthopedia/vintage-hot-wheels-hi-raker-vette-van-2024640389
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%27Vette_Van
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Dodge_D-50
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2740%27s_Woodie
https://hotwheels.fandom.com/wiki/3-Window_%2734
Essa Dodge D50 branca com flames confere, é uma Hiraker, pois tenho ela, com o dispositivo de levantar a suspensão traseira. Muito peculiar o modelo por sinal. E com rodas de borracha.
ReplyDeleteSim. obrigado pela confirmação. O estranho é na embalagem não vir nada escrito, mas não foi o único modelo que isso aconteceu.... Vai entender a Hot Wheels!!!
Delete