Uma marca espanhola de miniaturas com uma história bem controversa. E o Mauricio vai nos contar tudo sobre isso! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
A Pilen S.A. foi uma empresa espanhola sediada em Ibi, Alicante, que produziu brinquedos e entre eles modelos em zamac em 1:43 e poucos em 1:63 entre os anos 70 e 90. Para os poucos modelos em escala 1:63 a Pilen S.A. escolheu como o nome da série “Car-in-Chic”. A empresa de brinquedos começou com o nome registrado de CLIM em 1951. Uma empresa dos irmãos Climent denominada “Climent Hermanos S.A.” (José, Ramón, Rafael, e Enrique Climent). Em 1962 Enrique deixou a sociedade e com sua esposa Pilar fundou a “Pil-Em” junção dos nomes: Pilar e Enrique. Nada novo usar os próprios nomes como nome da empresa como tantos outros os fizeram nesse ramo.
Os modelos Car-in-Chic vinham em blisters ou caixas expositoras com base plástica de poliestireno amarela com o nome do modelo e cobertura plástica transparente (vide expositor a esquerda da foto acima). Na parte direita da foto acima os modelos vinham sem caixa o que pode ser uma forma de ofertá-los ao público como sua concorrente na Espanha, a Guisval (artigo nesse blog em 3 de março de 2024) fazia também. Os modelos vinham com fundo plástico ou metálico com nome e número dos modelos e símbolo da marca e escrito feitos na Espanha em inglês (Made in Spain).
Os modelos da série Car-in-Chic começavam no número #800 e iam até o número #819. Se o leitor acha que foram então somente 19 modelos ele está enganado. Sem alguma explicação ou regra aparente conhecida a Pilen S.A. usou alguns dos números entre #800 e #819 mais de uma vez e dessa forma o que se tem notícia são de ao total 33 modelos conforme a lista abaixo.
Os primeiros modelos todos em metal com o interior como parte da base e em seguida as bases foram mudadas para plástico como a maior parte dos fabricantes à época de modelos em 3 polegadas ou mesmo na escala 1:64. Abaixo vários dos 33 modelos para exemplificação.
Como era de se esperar, muitas repetições de modelo em repinturas. O Seat 131 Wagon saiu como: M800, M801, M802 e M803. Sendo um modelo de passeio, uma ambulância, um de controle de tráfego e outro de polícia e ainda serão vistos abaixo como: safari, controle de tráfego (M809 idêntico ao M802), bombeiros e uma segunda versão Safari idêntica a primeira (M808 = M816).
Nessas fotos estamos mostrando apenas uma cor de cada um dos números, mas por exemplo o M807 Renault 4F aparece tanto em azul claro metálico como em vermelho e ainda há uma versão #807 vermelho com escudo de bombeiros nas portas.
Muitas repetições do mesmo modelo as vezes como carros de serviço e as vezes como de passeio. Abaixo no M817 Ford Torino fica claro a estratégia com o M818 como carro de polícia e o M819 o último modelo da série Car-in-Chic como o Ford Torino da antiga série de TV “Starsky & Hutch”.
Os primeiros modelos vinham em blister de papelão e depois passaram a vir os mesmos modelos nas caixas plásticas expositoras.
Alguns modelos dessa série foram distribuídos em uma promoção do iogurte Yoplait na Espanha.
Os modelos da promoção vinham em caixas de papelão com o desenho do modelo e a propaganda do iogurte na caixinha. A promoção era trocar 35 tampas do iogurte Yoplait por um modelo Pilen.
Ainda em modelos nessa escala a Pilen S.A. produziu doze modelos de carros de Fórmula 1, sendo seis modelos em duas cores cada. Abaixo veremos os seis modelos originais em uma cor cada.
A Pilen S.A. produziu para a distribuidora ARTEC caminhões na escala de 3 polegadas, no caso dos caminhões escala perto de 1:100. Esses caminhões são cópias de modelos da Tomica. Originalmente foram 9 modelos com várias repinturas.
Pela foto acima não resta dúvida que o modelo é o da Tomica. Não há referências sobre licença o que nos leva a crer que sejam cópias não licenciadas. Fica claro que um Suzuki Carry não é um modelo comum na Espanha nos anos 80, além do que pelas fotos se pode ver que são realmente modelos iguais apenas com pinturas distintas e no caso do modelo Pilen ele foi chamado de caminhão de sorvete.
Há referências do modelo Pilen com a caçamba em amarelo ou laranja ou ainda em branco com os mesmos decalques e o caminhão em preto. Novamente uma cópia fiel do modelo #47 da Tomica, sem a basculação da carroceria como acontece com o original da Tomica.
Não há referências se os modelos da Pilen vinham com o cavalo, aparentemente não vinham. Há outras repinturas do caminhão Ford transporte de gado da Pilen com caminhão verde com a porta móvel em azul além de outras combinações de cores vista na foto maior abaixo onde a marca verde mostra os nove modelos originais, que são todos modelos cópias de modelos da Tomica. Na marca vermelha na mesma foto abaixo o logotipo da Pilen.
Não só de cópias dos modelos da Tomica viveu a Pilen com caminhões na escala de 3 polegadas. O catálogo da 1980 (a direita na foto abaixo) mostra alguns modelos simples ou com reboque, mas precisamos levar em conta que o caminhão em si é sempre o mesmo o que muda é o reboque e carroceria.
Na foto acima a esquerda vemos os modelos Pilen feitos em colaboração com a Best Box / EFSI (artigo nesse blog em 6 de julho de 2025). Os modelos do Ford Model T da Best Box foram produzidos sob licença pela Pilen e a parceria acabou ficando mais forte quando a Holland Otto comprou a Best Box / EFSI e a AHC Holandesa, acabou comprando as duas. A AHC/Doorkey após se fundir a Oto comprou a Pilen no final dos anos 80. Após a venda para a AHC/Doorkey a Pilen liquidou os estoques e fechou as portas no início dos anos 90.
Como era comum a todos os fabricantes e modelos nessa escala a Auto Pilen S.A. também produziu caixas múltiplas para venda de seus modelos.
A Auto Pilen S.A. produziu caixas com seis modelos além de várias caixas dioramas (série #400) com modelos Car-in-Chic e com caminhões da série CONVOY com motivos como Circo, e Safari com peças plásticas afeitas ao tema como animais, jaulas, bonecos etc. As caixas vinham com uma estrutura de papelão impresso para uso no diorama sendo fundo e/ou base para os dioramas completando com bons detalhes a caixa para as brincadeiras das crianças.
O leitor pode ver que nesses dioramas apareceram uns caminhões maiores e na verdade eles fazem parte de uma pequena série da Auto Pilen numerada como série #600 CONVOY com os mesmos caminhões Peterbilt, todos e com carretas diferentes. A escala aproximada cos caminhões é de 1:55 e combinam bem com os outros modelos da série “Car-in-Chic” em escala 1:63. As referências apontam para cinco variações do caminhão Peterbilt, mas aparentemente o quinto modelo não chegou a ser produzido.
#601 Peterbilt Grand Prix – modelo de um caminhão Peterbilt com carreta para carregar carros de corrida da série dos Fórmula 1 da Pilen.
#602 Peterbilt Delfinario – modelo de um caminhão cavalo Peterbilt puxando uma carreta com um tanque de água, como se fosse um aquário e com uma estrutura em arco com dois golfinhos saltando e um tratador em amarelo.
#603-1 Peterbilt Safari – modelo traz o cavalo puxando um caminhão com uma jaula e dentro um leão e um urso de plástico completam o modelo #603-1.
603-2 Peterbilt Circo Pilen – o modelo do circo (#603-2) é o mesmo do Safari (#603-1) a menos das cores e decalques e no caso do circo os animais que vem na caixa são um elefante e um urso. Talvez isso explique a razão do modelo do circo ser o #603-2. Talvez uma forma de variação de um mesmo modelo #603 com duas pinturas e temas distintos.
#604 Peterbilt Trans Pilen – modelo do caminhão de transporte. Há referências a esse caminhão mas não há confirmação dessa versão ter sido produzida.
Em complementação aos modelos a Pilen tinha também pistas para corrida de seus modelos como vários outros fabricantes desse tipo e escala de modelos
Os modelos acima mostrados dão uma ideia do que a Auto Pilen S.A. tinha de modelos e pistas compatíveis com 3 polegadas. Uma vez que caminhões em escalas 1:100 e 1:55 frequentemente são usados em coleções de produtores de modelos em três polegadas. Os modelos Car-in-Chic tinham boa qualidade, quase na totalidade com partes móveis. Os caminhões da série CONVOY embora tenham sido poucos nada ficavam a dever aos modelos da Matchbox ou Majorette na mesma escala e tema. As pequenas cópias dos caminhões 1:100 da Tomica ficaram pouco piores que os originais, mas ainda assim devem ter alegrado as crianças espanholas da época e outros modelos de caminhões embora semelhantes à concorrência na aparência apresentavam bom nível de detalhes e acabamento.
(Todas as referências do artigo no final da parte 2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário