Wednesday, September 23, 2009

Ford GT

Um dos últimos modelos inéditos de 2009 a aparecer nas lojas dos EUA, também é um dos mais bonitos do ano.


O Ford GT é a recriação da lenda Ford GT40 que venceu em Le Mans no final da década de 60, desbancando o domínio das Ferraris, e marcando o auge de um dos mais talentosos construtores de carros: Carol Shelby. O Ford GT40 só foi destronado na época por outra lenda, o Porsche 917.


Este modelo que você vê nas fotos é a miniatura do Ford GT de competição, que existe hoje e corre e vence em algumas categorias como a American Le Mans.


Sem dúvida, um belo carro e uma linda miniatura. Abaixo também a foto da nova variação de cor do modelo: branca com faixa azul.


Monday, September 21, 2009

DeLorean

Nada tem aguçado mais a curiosidade dos colecionadores do que as novidades para 2010 da linha Hot Wheels. Na internet você acha todo o tipo de comentário e especulação sobre o que será lançado no ano que vem, que promete ser um dos melhores anos da Mattel.


E o mais comentado agora nos EUA é o DeLorean da Hot Wheels que sairá ano que vem por lá. Começaram a aparecer algumas fotos do modelo vindas da Malasia que despertaram várias dúvidas. Mas hoje apareceram fotos que esclareceram que esse é sim um novo modelo para 2010.


Além de ser o carro que deu origem à máquina do tempo da trilogia "De Volta para o Futuro", o DeLorean foi um dos maiores fiascos da história automobilística. Seu criador, o ex-presidente da GM mundial que inventou o muscle car com o Pontiac GTO em 1964 - John C. DeLorean - juntou uma carroceria Lotus feita em aço inoxidável, portas asas de gaivota, um péssimo motor e um péssimo desempenho. O resultado foi o fracasso do carro e a falência da fábrica que ele criou depois que saiu da GM.


Mas o carro virou lenda. E agora ele será eternizado em uma miniatura.


Há alguns anos ele foi lançado pela Hot Wheels na sua versão do filme, mas apenas no Japão, e é até hoje uma miniatura cobiçadissima pelos colecionadores. Abaixo, as fotos do novo modelo.



Saturday, September 19, 2009

Entrevista: Mistery


Mônica Andréa Keimich Bustamante, 38 anos, também conhecida como Mistery, dispensa apresentações.


Quem coleciona e participa de foruns e encontros, sabe quem ela é. Ela é moderadora do forum "Clube Hot Wheels Brasil", sendo a que mais "puxa a orelha" de quem passa dos limites nas palavras. Ela também organiza encontros periódicos, e sempre está agitando todo mundo. Como se não bastasse, ela também organiza ações sociais que envolvem colecionismo. E ainda tem tempo para trabalhar, cuidar dos filhos e do marido. Ah, e claro, da coleção de todos eles também!


Ainda não sabe quem ela é? Então vá a um encontro de colecionadores e procure por uma coleção só com carrinhos vermelhos ou rosas. Essa é a Mônica!


Agora vamos à entrevista:



Quando você começou a coleção e por que começou?

Sempre comprei carrinhos para o meu filho Gustavo de 10 anos, um dia meu marido ficou com pena de uma mini, uma Impala que meu filho estava detonando, e ele resolveu comprar uma para deixar na estante. Mas ai ele começou a gostar e colecionar, e eu sempre comprando para os dois. Um dia, no ano de 2007 na minha inocente caçada, encontrei um Tooned 1968 Mustang pink. Comprei e deixei na estante.

Depois meu filho queria ir num encontro de colecionadores e fui achando que iria encontrar um monte de meninos arrastando carrinhos pelo chão... Para a minha surpresa, só tinha marmanjo! Juro que fiquei assustada e sem entender nada! Como todos aqueles homens ficavam brincando de carrinho?

Indignada, fui pesquisar e fiquei sabendo que tinha até clube de colecionadores!! De tão fascinada, acabei me envolvendo tanto que hoje estou aqui moderando o CHWB.



Qual o tamanho da sua coleção hoje? Você cataloga tudo? Coleciona quais marcas?

Hoje minha coleção está mais moderada, cerca de 500 minis, muitas eu acabei vendendo pois como todo colecionador novo, comprava tudo que via. Hoje sou mais seletiva e dou preferência nas cores vermelha, rosa, pink, etc... e alguma mini que eu goste do estilo mesmo que não seja nessas cores.

Não tenho paciência em catalogar, coleciono qualquer marca, compro a mini que me agrada mas sempre na escala 1:64.



Você é conhecida por todos os colecionadores mais experientes como alguém que sempre está organizando encontros, que bota ordem na comunidade e que incentiva as pessoas a se organizarem com ações sociais através do colecionismo. Como você arranja tempo pra tudo isso?

Olha, tenho que me controlar pois se deixar fico logada o dia e a noite toda no fórum!

Bem, trabalho o dia todo com internet e isso facilita um pouco ficar sempre ligada no que acontece, e adoro organizar os encontros. Acho que gosto mais dos encontros do que da minha coleção (risos).

Tanto com o colecionismo como com os encontros, eu acabei fazendo novas amizades, amigos que tem algo em comum que são os carrinhos, é diferente dos amigos, de família ou de amigos de infância. É legal ter esse tipo de amigo que gosta do que você gosta, fico ansiosa para o próximo encontro do clube para ver e mostrar as novidades.

Com relação ao incentivo nas ações sociais, acho que temos que dividir a oportunidade de ter as nossas coleções, de ter saúde, de ter tudo que temos com quem não tem, seja por motivos de saúde ou financeira, mesmo sendo só uma mini de R$5,00. Pode ter certeza que quem recebe, vai dar muito mais valor.



Como faz pra armazenar toda a coleção?

As que eu mais gosto estão em 2 maletas de MDF que sempre vão para os encontros, tenho alguns porta-blisters onde tenho algumas minis que não são nos tons que coleciono e alguns T-Hunts, mas todos com os blisters abertos. Mas como a coleção aumentou, já já vou precisar de mais maletas.



Como você faz pra ter uma coleção sua junto com a coleção dos seus filhos e seu marido? Quem que incentiva quem em casa? Não dá briga?

Cada um tem sua coleção. Loucura total!

Dependendo do modelo da mini quando estou na loja, acabo comprando 3 iguais. O problema é quando encontro 1 T-Hunt; ai sim é briga (risos).

Eu sou a mais aficcionada em casa, depois vem meu filho. O marido é mais sossegado, minha filha de 3 anos adora tirar as minis da gôndola ou colocar de volta enquanto estamos tirando, o pior foi quando estávamos tirando e separando o que iamos levar e quando fomos pegar as minis separadas ela tinha colocado de volta na gôndola.



Qual a sua, ou as suas miniaturas favoritas? Quais são as mais raras?

Os modelos favoritos são os Cadillacs, Nomads, Muscles. O mais raro está chegando: é um show case 100% Chezoom Japan Exclusive.



Tem alguma miniatura que você quer muito e ainda não conseguiu?

Sim, o Cadzilla (ZZ Top).



O que você tem achado da postura da Mattel do Brasil para com os colecionadores? Como você vê os colecionadores à partir da comunidade que você é moderadora?

A Mattel está dando seus passos, mesmo que devagar, mas está colocando um passo por vez. Tem falhas? Sim tem, mas existem assuntos mais essências que também tem falhas. Ao meu ver é fácil reclamar, criticar, xingar, o difícil é solucionar. Com relação às discussões no fórum sobre a Mattel, a maioria é construtiva. O ruim é quem fica malhando sem ter o mínimo de respeito não com a Mattel mas sim com quem posta algo bom sobre as minis.

Eu particularmente não fico preocupada se tal caixa letra "y" saiu ou não, fico feliz quando encontro algo novo, mais cedo ou mais tarde a mini que não saiu eu acabo encontrando. Mas se não sair não me preocupo.

Claro que tem colecionador que quer completar sua coleção. Esse sim tem o direito de reclamar.



Sua coleção tem algum modelo que não seja rosa ou vermelho?

Sim, entre T-Hunts e mainlines devo ter cerca de 200 minis.



Tem alguma dica pra dar para aquele colecionador que está começando agora sua coleção?

- Colecionar o que gosta;

- Não comprar compulsivamente, achando que o modelo é raro e que nunca mais vai achar, principalmente as minis que são do ano;

- Se a mini é antiga ou rara, pesquisar se o preço pedido não é abusivo, mesmo sendo um T-Hunt de 2004/2005 sempre vai ter alguém vendendo por um bom preço.

- Trazer a família para seu hobby, afinal colecionar seja o que for é uma forma de se distrair das preocupações do dia-a-dia e nada melhor do que fazer isso com a família ao seu lado, seja pai, mãe, esposa, marido, filhos, namorados, mesmo que eles não colecionem, mas que participem de sua alegria em colecionar.


Beijos e obrigada pela oportunidade de falar um pouco sobre mim e essas pequenas maravilhas.



Friday, September 18, 2009

Novidades 18/09

Uma semana forte em emoções: descobrimos que o VW SP2 será um dos dois carros produzidos pela Mattel para a mainline de 2010; o primeiro lote de 2010 já chegou nos EUA; amanhã tem encontro na Semaan; e amanhã também vai ao ar aqui uma entrevista com a Mistery. E enquanto isso, vamos ver as novidades que a Hot Wheels tem pra nós lá nos EUA.


• Fright Cars 8 Pack - Wal Mart: com a chegada do Haloween (dia 31 de outubro), algumas miniaturas promocionais aparecem nas lojas dos EUA. Esse pack de oito carrinhos estará à venda apenas no Wal Mart, e traz The Demon, Sweet 16 II, Sir Ominous, Pontiac Banshee, PhantomRacer, Vulture Roadster, Ooz Coupe e Red Baron.


• Fright Cars 5 Pack - Target: mais um pack promocional de carros assustadores, que só estará à venda nos supermercados Target e traz The Demon, Sweet 16 II, Sir Ominous, Pontiac Banshee e Phantom Racer. Abaixo também uma foto do pack.

Thursday, September 17, 2009

Primeiro HW nacional confirmado

E é um Volkswagen SP2.

Esse, e mais um modelo nacional, farão parte da mainline da Hot Wheels deste ano. Esses modelos fazem parte dos modelos que a Mattel lança esse ano para homenagear alguns países. Mais informações, aqui.

Semana que vem saberemos qual é o opala, ops, digo, qual é o outro modelo nacional da Hot Wheels deste ano!


Caixa A de 2010

Aos poucos vão aparecendo mais e mais fotos dos modelos de 2010 que já estão chegando às lojas nos EUA no fim de setembro.


Abaixo uma foto do que você encontra nas caixas código "A" de 2010 nos EUA. O T-Hunt é o Bone Shaker da série de 2009.


Wednesday, September 16, 2009

Novo Ferrari 5 Pack

Esse ano já tivemos um pack com 5 Ferraris lançado nos EUA. E agora chega mais um novo pack com mais 5 Ferraris.


Pelo jeito, esse é o ano de comemorar Mustangs e Ferraris, pela quantidade de lançamentos em homenagem a essas marcas.


Abaixo, as fotos dos dois packs lançados este ano, e fotos de cada um dos modelos que compõe o novo pack. Os dois packs devem vir ao Brasil.




Monday, September 14, 2009

Pontiac GTO KMart

Depois da promoção deste ano do VW Fastback (http://t-hunted.blogspot.com/2009/07/toysrus-fastback.html) com a cadeia de lojas Toys'R'Us nos EUA, uma nova promoção chega aos colecionadores do mundo yankee, mas desta vez com as lojas de supermercados KMart.

A promoção é como a outra: compre vinte carrinhos nas lojas KMart, e mande as cartelas para a Mattel. Você receberá pelo correio esse lindo Pontiac GTO.

Ele vai fazer um belo par com o VW Fastback, ainda mais porque eles tem quase a mesma decoração.

Mas claro, essa promoção só é valida para residentes nos EUA. Quem sabe um dia teremos algo assim por aqui!

Friday, September 11, 2009

Mattel Brasil: A Entrevista

Os últimos anos não tem sido muito fáceis para o colecionador brasileiro de miniaturas. Ainda mais para aqueles que colecionam miniaturas da Hot Wheels e Matchbox, ambas marcas da empresa americana Mattel.


Muitos foram os motivos de irritação dos colecionadores: primeiro um atraso imenso ocorrido em 2007, com a proibição do governo brasileiro em importar Hot Wheels por suspeitas de irregularidades nos materiais usados nas minis. Depois, uma convenção de colecionadores muito mal organizada. Além disso, o modelo mais cobiçado dos últimos anos (o VW Fastback) não veio para o Brasil. Some-se a isso séries incompletas e preços altos.


Mas parece que isso está mudando. E esse é o momento para uma entrevista com a Mattel Brasil. Todas as perguntas foram colhidas em foruns, comunidades e sites de colecionadores brasileiros. Infelizmente algumas perguntas tiveram que ficar de fora por conta do tamanho da entrevista. Todas as perguntas enviadas à Mattel foram respondidas. Mas acredito que em breve faremos mais uma rodada de entrevistas.


Abaixo, a entrevista com o Roberto e a Thais, ambos do departamento de marketing da Mattel Brasil:



Há hoje uma grande insatisfação entre os colecionadores brasileiros com a Mattel. Todos tem se sentido abandonados e acham que o nosso mercado não recebe a devida atenção, apesar de sermos o segundo mercado em tamanho da Hot Wheels. O que tem sido feito para mudar isso? Como vocês vão conseguir chegar mais perto dos colecionadores?

A Mattel do Brasil preza e valoriza os colecionadores, porém, entende que a aproximação e desenvolvimento do mercado colecionável, compreende um processo a longo prazo.


O ano de 2009 foi o pontapé inicial para o estreitamento da relação HW-Colecionadores: foi o primeiro ano em que conseguimos efetivamente implementar uma estratégia para este público no Brasil. Se olharmos para trás, diversas mudanças ocorreram esse ano:

  1. A linha de produtos colecionáveis de 2009 é a maior desde que Hot Wheels está no Brasil;
  2. Realizamos a 2ª convenção nacional de Hot Wheels, obtendo um alto nível de satisfação entre os colecionadores que expuseram e visitaram o evento;
  3. Trouxemos Larry Wood para o Brasil, o maior designer da históra da marca, sendo que o único país que ele já havia visitado numa convenção de HW fora dos EUA havia sido o México;
  4. Lançamos o site www.colecionadoreshw.com.br, focado exclusivamente em colecionadores para nos aproximarmos cada vez mais e incentivarmos o colecionismo no país;
  5. Lançamos o Programa Collector, para melhorar a distribuição dos itens colecionáveis e evitar quebras de sortimento nas coleções;
  6. Conseguimos trazer para o país itens exclusivos dos EUA, como 100% HW, e as caixas completas de Larry’s Garage e Classics, que chegam em novembro;
  7. A partir de dezembro, lançaremos a linha HW Elite no país.

Entendemos que esse é apenas o começo. Ainda falta muito para chegarmos ao nível de colecionismo que existe nos EUA, porém, contamos com o total apoio do time local e da matriz da Mattel para focarmos em atividades voltadas aos colecionadores brasileiros e desenvolver esse mercado no nosso país.



A distribuição de lotes nas lojas tem sido motivo de irritação entre todos. Os lotes têm demorado muito a chegar, e algumas lojas, especialmente as que ficam fora dos grandes centros, não recebem lotes há muito tempo. A distribuição funcionou bem até 2005 por aqui. Por que isso acontece? Por que existem diferenças no número de caixas de lotes que são importados?

Existem algumas peculiaridades no Brasil, que fazem que os mixes cheguem antes aos EUA. Desde 2008 o processo de importação e nacionalização de produtos pede testes de lotes em laboratórios brasileiros. Isso fez com que o tempo entre a produção na fabrica, e liberação para venda no Brasil aumentasse para cerca de 4 meses. Por conta disso, os mixes demoraram mais para chegar em nosso mercado, o que levou a uma concentração de modelos antigos nas lojas. Felizmente, essa situação já foi corrigida e já voltamos a faturar os mixes mensalmente. Mas reforçamos que, devido às peculiaridades de nosso mercado, sempre estaremos com atraso de 4 meses em relação a outros países.


Sempre que um mix novo é lançado para venda, está sendo divulgado através do site www.colecionadoreshw.com.br. Acompanhem!



Para os colecionadores é importante completar suas coleções e séries. Mas no passado muitos se frustraram ao não encontrar nas lojas todos os ítens de uma mesma série (Classics, Ultra Hots, Since 68, etc). Podemos acreditar que as séries novas virão completas? E a mainline de 2009? Teremos ela completa aqui ou acontecerá como em 2008 que ficamos sem o Fastback e o Impavido? Quando teremos as mesmas séries que saem lá nos EUA?

Essa é uma discussão fortemente levantada junto à matriz. A grande questão para os itens colecionáveis é que existia, até este ano, uma embalagem para os EUA e outra para os demais países. No entanto, o mercado colecionável não é tão forte em outros países quando comparado ao Brasil e somente os nossos volumes não eram suficientes para a produção mínima de embalagem.


Nos últimos anos, conseguimos mostrar à matriz a importância do colecionador no Brasil e unificamos as embalagens: são as mesmas para qualquer país do mundo, incluindo EUA. Dessa maneira não teremos mais quebras de sortimento. Apesar da unificação só acontecer no ano que vem, para 2009 já temos a coleção completa de Larry’s Garage, Colecionáveis 1:50 e Drag Strip Demons.


Sobre a mainline 2008 e 2009, como foi divulgado na 2ª convenção de Hot Wheels, infelizmente sofremos com um problema de produção na planta. Assim que esse problema foi detectado, entramos em contato com a matriz para tentar reaver esses mixes. Infelizmente, para o Fastback e o Impavido isso não foi possível, e sentimos muito por isso. Porém, os mixes R e S terão uma produção tardia para o Brasil e receberemos estes dois mixes no inicio do ano que vem.


A respeito das séries exclusivas, esse é um ponto que vem sendo alinhado com a matriz. Historicamente, os EUA sempre tiveram diversos produtos exclusivos e que não eram divulgados para as demais subsidiárias do mundo. Isso está mudando, porém, é uma mudança que leva tempo. Aos poucos, temos conseguido trazer séries que eram exclusivas, como o sortimento 1:87, as caixas completas de Classics e Larry’s Garage, que chegam ao Brasil em quantidades limitadas em novembro deste ano. Além disso, conseguimos arrematar o último lote disponível nos EUA da linha 100% HW.


É importante entender que fora dos EUA o foco da marca Hot Wheels é praticamente 100% na criança e, portanto, era natural que séries especiais para colecionadores fossem apenas dedicadas ao mercado americano. Com o crescimento do mercado colecionável no Brasil, a tendência é cada vez mais termos acesso ao que é feito exclusivamente para os EUA.



Todo colecionador mais antigo começou sua coleção aqui no Brasil com os Matchbox, fazendo com que todos guardem um grande carinho com essa marca. E justamente neste ano de 2009 que a coleção se tornou mais legal, ela foi abortada aqui no Brasil. Por que isso? Existem planos de retomar a importação?

Notamos forte queda nas vendas de Matchbox nos últimos anos, que também acarretou na diminuição dos volumes importados. Fato que, por enquanto, não justifica a retomada da importação.



O programa Collector deixou muita gente frustrada por ter lojas selecionadas apenas em grandes centros, e que correspondem a localidades com alto poder aquisitivo. No Rio de Janeiro por exemplo, só existem duas lojas Collectors. Há um plano de rever essa lista? Existe uma intenção de ouvir os consumidores pra saber se essas lojas "merecem" ser lojas Collector?

O Programa Collector foi criado para melhorar a distribuição de miniaturas no Brasil especialmente quando se trata das linhas HW Adulto.


A maioria das lojas de brinquedos no Brasil foca seu atendimento em crianças e pais. O que, para o colecionador, muitas vezes significa que as miniaturas colecionáveis não têm um espaço dedicado e atendimento devido. Dessa forma, selecionamos um universo menor de lojas, com público colecionador fiel e com isso, fazer com que o acesso ao portfolio HW Adulto seja maior e com o sortimento completo.


Nosso objetivo não é focar em apenas 55 lojas, mas aumentar esse número com o passar do tempo. É importante ter a opinião dos colecionadores para saber quais lojas são importantes para serem consideradas no programa. No entanto, existem outras questões referentes à política comercial entre a Mattel e os lojistas, que precisam estar alinhadas, para que a loja possa fazer parte do programa.



Por que o preço da miniatura aqui no Brasil é tão cara? A diferença de valor com o que é praticado nos EUA é muito grande. E vimos recentemente a queda de preço de R$6,00 para R$5,00 na mainline. Por que não fazer o mesmo com séries mais caras que estão encalhando nas lojas (1:50, Batman, etc)?

Existem dois pontos que influenciam o preço praticado no Brasil. O primeiro é o fato de o custo ser influenciado pela taxa do dólar quando o produto é importado. O segundo, e mais importante, é que nosso país possui uma carga de impostos, que incidem nos produtos, bem mais alta do que a carga de impostos dos EUA. Essa não é uma realidade exclusiva do mercado de brinquedos e pode ser observada também em outros segmentos como o de eletrônicos, vestuário, etc.



Pode nos falar um pouco sobre a mainline de 2010, e suas séries? Receberemos mais miniaturas e séries aqui no Brasil em 2010, sem este atraso e confusão que vimos em 2009? Existem planos de produzir miniaturas de carros brasileiros, como foi cogitado na época da convenção?

Já estamos divulgando semanalmente no site www.colecionadoreshw.com.br diversas informações sobre a mainline 2010. Abaixo um resumo das principais novidades que já foram divulgadas:

  1. A mainline terá um total de 214 modelos diferentes de carrinhos. Isso significa um aumento de 30% em relação a este ano, e será a maior coleção de carrinhos HW desde 1968;
  2. Pela primeira vez, existirão dois mixes diferentes: um para os EUA, e outro para Internacional, ou seja, todos os demais países do mundo. O mix internacional terá oito carros a mais que o mix dos EUA, e serão carros internacionais, ou seja, carros que estão presentes somente em determinados países, como Alemanha, França, Japão e Brasil. Sim! Teremos dois carros brasileiros na mainline 2010. Nas próximas semanas, divulgaremos em nosso site que carrinhos serão esses. Fiquem atentos!
  3. Por conta desse novo mix internacional, os New Models terão 52 modelos, vs 42 modelos em 2009;
  4. As Collector Series apresentarão dois novos moldes de pneu;
  5. Teremos um novo segmento: o Race World, formado por 48 carrinhos com tema de corrida;
  6. Os T-Hunts serão 12 ao longo do ano que vem.

Garantimos que todos os mixes serão importados, ainda que haja um atraso em relação aos lançamentos nos EUA, como explicado anteriormente.



Um ponto recorrente entre todos os colecionadores é o fato da loja paulista Semaan não receber um tratamento adequado da Mattel do Brasil. A loja se tornou referência, ponto de encontro e até fonte de informação para colecionadores. E o que se vê recentemente é que eles recebem menos lotes, e têm sido boicotados por parte da Mattel. O que levou a este mal estar entre vocês? Podemos contar com a normalização da relação? Podemos acreditar que a Mattel vai apoiar a Semaan para que ela continue atendendo o colecionador como sempre fez?

É importante mencionar que, de acordo com políticas da Mattel no Brasil em sua relação com lojistas, não é permitido beneficiar nenhum cliente, independente de seu tamanho ou representatividade para o negócio. Todos os clientes do Programa Collector possuem o mesmo portfolio de produtos.


Sabemos da importância da loja Semaan junto aos colecionadores, e exatamente por isso ela também foi escolhida para fazer parte do Programa. No entanto, uma relação comercial entre uma empresa e um cliente passa por outras questões, do que simplesmente compra e fornecimento de produtos. São questões mais amplas do que apenas o Programa Collector ou a marca Hot Wheels e, por razões éticas, nos reservamos a discutir esses pontos somente entre as 2 empresas envolvidas. Aguardamos ansiosamente que estas questões sejam resolvidas, para que tudo volte ao normal.



Algumas lojas (inclusive algumas lojas Collectors) possuem em seus quadros funcionários que separam miniaturas (principalmente os T-Hunts). Isso vai mudar? Como resolver essa polêmica dos T-Hunts? Se vermos isso acontecendo, como podemos denunciar?

A Mattel é absolutamente contra a separação de T-Hunts. No entanto, qualquer ação ou atividade que aconteça dentro de nossos lojistas, é de inteira responsabilidade dos lojistas, e esse tipo de situação deve ser tratado diretamente com eles.



O site novo está no ar e sendo atualizado. O que mais podemos esperar dele? Teremos um fórum? Teremos venda exclusiva de miniaturas como já acontece nos sites americanos Hot Wheels Collectors e Red Line Club? Seria um meio de acabar com a importação de miniaturas pelos colecionadores e disponiblizar as minis para todo o Brasil.

O site foi lançado para ser um grande canal de comunicação entre a Mattel e os colecionadores brasileiros, além de incentivar e desenvolver o colecionismo no Brasil. Temos novidades semanais, e newsletters a cada 15 dias com o resumo dessas novidades. Além disso, diversas atualizações já estão acontecendo neste mês e já estamos preparando o fórum de discussões que entrará no ar no inicio de 2010, e será essencial para a comunicação com a Mattel.


Nossa dica é se cadastrar no site para receber todas as notícias via newsletter quinzenal.


Em relação ao Red Line Club, teremos novidades em breve.



Existem ações isoladas de alguns colecionadores apaixonados, como pacotes de viagem para convenções de HW nos EUA, ou organização de exposições. A Mattel tem intenção de apoiar estas ações, já que elas ajudam na divulgação da marca?

Lançamos recentemente em nosso site uma nova ferramenta na área de eventos: qualquer colecionador pode cadastrar seu evento HW e divulgar para todos os colecionadores do Brasil.


É uma forma de oferecermos o mesmo tipo de apoio para qualquer evento no país, e incentivar o colecionismo de HW.


O processo para postar seu evento é muito fácil. Basta cadastrar-se no site e fornecer as informações necessárias.



Como vocês vêem o mercado brasileiro? Como é a divisão de produtos para crianças e para colecionadores? É verdade mesmo que o mercado brasileiro é o segundo maior do mundo? Há uma intenção em ganhar dinheiro vendendo para colecionadores?

A história de Hot Wheels ainda é bastante recente no Brasil. A marca ganhou força e começou a crescer nos últimos cinco anos em nosso país. E é ingênuo falar que estamos no mesmo nível de colecionismo dos EUA, um país que tem um mercado colecionador há mais de 40 anos. No entanto, apesar de sermos recentes, somos um mercado extremamente forte em vendas de carrinhos Hot Wheels. E essa força tem nos possibilitado um espaço e dedicação cada vez maior por parte da matriz.


Nosso objetivo é continuar a investir neste mercado, através de produtos adequados e atividades focadas no colecionador, contribuindo para o seu crescimento contínuo. E crescer significa participar ainda mais das decisões relacionadas a linhas de produtos, itens exclusivos e sortimento de carrinhos.



A Mattel faz algum tipo de pesquisa entre seus consumidores antes de lançar uma série nova? Teremos mais séries e packs este ano?

A matriz da Mattel realiza diversas pesquisas para conceber seus produtos, e essas pesquisas normalmente são realizadas nos EUA.

Em 2008, realizamos uma pesquisa local bastante profunda para entender o colecionador no Brasil, e os resultados foram apresentados à matriz, que os levou em consideração no momento de desenvolver os produtos para 2010.


Para o final do ano teremos os packs de Classics e Larry’s Garage.



Existe uma "suspeita" de todos, de que só recebemos as "sobras" do mercado americano. É verdade? Até que ponto a Mattel do Brasil tem liberdade nas decisões da matriz?

Esse tipo de suspeita não possui fundamento. Todos os produtos apresentados para o Brasil são avaliados para um lançamento local, e as produções de HW são feitas de maneira separada e independente dos EUA.


Como mencionamos ao longo da entrevista, temos lutado muito, e aos poucos ganhamos relevância junto à matriz em relação às decisões que são tomadas referentes às linhas de produto. Mas isso é e continuará sendo é um processo de longo prazo. E esperamos que juntos possamos fortalecer o mercado brasileiro de colecionadores.



Muito obrigado,

Mattel do Brasil.


Novidades 11/09

Não perca: hoje à meia noite estará no ar a tão esperada entrevista com a Mattel do Brasil! Enquanto isso, fique com as novidades de 2010 que chegarão em breve nas lojas dos EUA.

• Tooligan (2009 New Models): novo modelo para a linha 2010. Dessa vez é um modelo de desenho exclusivo da equipe de designers da Hot Wheels, cheio de detalhes lembrando ferramentas, inclusive com uma chave inglesa na traseira.

• '64 Chevy Impala (Hot Auction): o Impala aparece nessa série de carros de leilão, como já foi divulgado aqui nesta semana.

• Armored Truck (Race World): ele apareceu este ano na mainline na série City Works, e está de volta em 2010 como carro de apoio para corridas, com pintura de ambulância.

Thursday, September 10, 2009

Carros brasileiros para a linha de 2010

Agora é oficial: em 2010 teremos dois carros brasileiros entre os novos modelos da Hot Wheels!

A mainline de 2010 terá 44 modelos para o mercado americano e 52 para o resto do mundo. Esses 8 carros de diferença serão homenagens a alguns países que são grandes consumidores de Hot Wheels e que produzem carros. Nada mais justo do que termos dois carros brasileiros, já que somos o segundo maior mercado de Hot Wheels do mundo.

A lista de carros e países homenageados é a seguinte:

- Espanha: Lamborghini Gallardo,
- Alemanha: VW Scirocco,
- Inglaterra: Aston Martin One-77,
- França: Citröen WRC,
- Italia: Fiat 500 Abarth,
- Japão: Mazda Furia.

Os modelos brasileiros ainda não foram divulgados. Façam suas apostas!


Novos Batman

Mais uma série que chegou ao Brasil, mas com preço alto demais, é a de veículos do Batman. Lá nos EUA essa série faz sucesso, e tem a cada dia modelos mais incríveis, como os que estão abaixo e acabaram de chegar por lá (repare no batmóvel cravejado de balas!).