domingo, 21 de abril de 2019

Johnny Lightning James Bond

Mergulhe conosco na história dos filmes de James Bond contada através de seus carros pelo Maurício Nunes! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

O assunto “James Bond” não é pequeno dentro da “Johnny Lightning” (JL), e como veremos há muitos modelos, mas também bastante repetição. Há, inclusive, uma série que foi feita para a “Corgi” onde os modelos foram feitos pela JL (moldes também usados pela própria JL), cartelas de venda da Corgi, mas na base dos mesmos foi estampado a marca da Corgi. A cartela Corgi vinha com cenas do filme estampadas e junto ao modelo vinha também um cartão com outra cena do filme. Uma típica embalagem da JL, com um molde feito pela JL, mas com a marca da Corgi. 

Esse série é composta de 6 modelos e não foram feitos modelos “White Lightning” por ser uma série da Corgi.

Para efeito de entendimento das informações, os modelos são aqui atribuídos aos filmes que a JL definiu que o modelo pertencia à época que esta produziu e vendeu os mesmos. Alguns desses carros reapareceram em filmes posteriores, mas estes filmes não serão mencionados nesse artigo, que trata dos modelos da JL e suas definições. 

1987 Aston Martin JL #658 – modelo foi lançado na série “James Bond Release 1” da JL em 1998 e posteriormente usado na série feita para a Corgi. Representa um dos modelos usados por “James Bond” no filme “The Living Daylights / 007 Marcado para a Morte”. 

1971-1973 Ford Mustang JL #725 - modelo foi lançado na série “James Bond Release 1” da JL em 1998 e posteriormente usado na série feita para a Corgi. Representa um dos modelos usados por “James Bond” no filme “Diamonds are Forever / 007 Os Diamantes são Eternos”.

1969 Mercury Cougar Convertible JL #655 – modelo foi lançado na série “James Bond Release 1” da JL em 1998 e posteriormente usado na série feita para a Corgi. Representa um dos modelos usados por “James Bond” no filme “On Her Majesty’s Secret Service / 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade”.

Lotus Esprit S1 JL #657 - modelo foi lançado na série “James Bond Release 1” da JL em 1998, em duas cores e posteriormente usado na série feita para a Corgi, também em duas cores. 

O modelo na cor branca foi usado por “James Bond” no filme “The Spy Who Loved Me / O Espião que me Amava” e também no filme onde o modelo bronze foi usado: “For Your Eyes Only / 007 Somente para seus Olhos”.

Aston Martin DB5 JL #652 – esse modelo foi lançado em 1998 em cromo, em uma série exclusiva da antiga loja de brinquedos “K.B. Toys” e posteriormente utilizada na série feita para a Corgi. 

Na série da Corgi o modelo foi escolhido como o do filme “Thunderball / 007 Contra a Chantagem Atômica”. 

Toda essa série feita para a “Corgi” utilizou alguns dos modelos mais famosos utilizados pelo agente do Serviço Secreto Britânico, mas todos esses modelos foram também utilizados pela própria JL só que com algum detalhe distinto dos modelos utilizados na série feita para a Corgi. 

1987 Aston Martin JL #658 – esse Aston Martin V8 Vantage Volante apareceu pela primeira vez no “Release 1” e no “Corgi Release”. Saiu também em uma série comemorativa em que os modelos eram banhados a ouro (Gold Set), mas essa série nunca foi vendida ao público. Acredita-se ter sido uma série para distribuição interna.  

Aston Martin usado no filme “The Living Daylights / 007 Marcado para a Morte”.

AMC Hornet JL #013 – modelo lançado pela série “Johnny Lightning Billboards Release 1” em 2002 e aproveitado em duas ocasiões pela JL. 

O modelo apareceu no filme “The Man With the Golden Gun / 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro”, quando “Bond” o rouba de uma agência, saindo com o “AMC Hornet” pela janela de vidro estilhaçando-a.

2000-2005 Aston Martin V12 Vanquish JL #014 – modelo foi lançado em 2002 na série comemorativa de 40 anos de James Bond. 

O modelo saiu três vezes e em todas as três vezes não houve variação sensível no modelo. A série da “Radio Grill” vendida exclusivamente no “Walmart” tinha as rodas em um prata mais claro. Esse modelo de Aston Martin apareceu no filme “The World is Not Enough / 007 O Mundo Não é o Bastante”. 

Esse modelo ainda saiu uma outra vez na série de Dioramas da JL (ver artigo de 11/02/2018 nesse blog) mas com pintura exatamente idêntica aos dois primeiros acima. 

1957 Chevrolet Bel Air Convertible JL #241 – modelo aproveitado de outro lançamento anterior (Johnny Lightning Tri-Chevy First Shots) do ano de 2000. 

Aparentemente sem diferenças entre os modelos comemorativos de 40 anos (blister simples e caixa com 4).

O Bel-Air 57 foi usado no filme “Dr. No / 007 Contra o Satânico Dr. No” e era o carro do “Dr. No”.

BMW Z3 JL #659 – lançado no “James Bond Release 2” em 2000. O mesmo modelo foi repetido depois na série comemorativa de 40 anos (Release 1) só que com interior preto em vez da cor caramelo do lançamento do modelo. 

BMW Z3 foi o que apareceu no filme “Goldeneye / 007 Contra Goldeneye”. 

BMW Z8 JL #660 – Lançado no ano de 2000 pelo “Release 2” da série “James Bond”. O modelo de lançamento tem os faróis em prata e as outras duas versões apresentam os faróis brancos. 

O BMW Z8 apareceu no filme “The World is Not Enough / 007 O Mundo Não é o Bastante” e no filme “Die Another Day / 007 Um Novo Dia Para Morrer”. 

1966 Cadillac Hearse JL #512 – modelo lançado em 1999 pela série “Johnny Lightning Frightning Lightning Episode 2 First Shots” e aproveitado em uma ocasião nas séries James Bond. 

O “Cadillac Hearse” apareceu no filme “Diamonds are Forever / 007 Os Diamantes são Eternos”. Esse modelo é uma réplica de um “Cadillac Hearse Sovereign Landaulet” preparado pela “Superior Coach Corporation” com estrutura reforçada para aguentar os pesos de sua estrutura estendida e da carga.

1976-1977 Chevrolet Van JL #400 – modelo aproveitado de um lançamento anterior (Johnny Lightning Boogie Vans Release 1) de 2002. 

Essa “GMC Vandura” apareceu no filme “The Living Daylights / 007 Marcado para Morrer” como uma ambulância do Governo Marroquino e tem uma passagem pequena no filme.  

1995 Chevrolet Corvette ZR1 JL #170 – O Chevrolet Corvette C4 ZR1 foi lançado pela série “Johnny Lightning Classic Customs Corvette Series 1” de 1996 e aproveitado em dois momentos pela JL nas séries “James Bond”. 

As variações são nas rodas (6 raios e 5 raios) e na capota preta no modelo do “Release 2”.  Modelo apareceu no filme “A View to a Kill / 007 Na Mira dos Assassinos” e era o carro de Pola Ivanova. 

1969 Mercury Cougar Convertible JL #655 – esse modelo lançado pelo “Release 1”, como já vimos acima, apareceu ao total em cinco vezes com variações sutis entre os modelos que saíram com o nome JL. Três desses modelos saíram em uma cor mais esmaecida que o modelo da Corgi e as diferenças são nas rodas.

O modelo do “Release 1” apresenta as mesmas rodas do modelo “Corgi”, mas com pintura mais clara. As outras duas versões diferem na banda branca do pneu. O modelo da caixa de 4 “Ravishing Ragtops” saiu em um tom bem forte de vermelho. 
  
O modelo no filme pertencia a “Contessa Teresa de Vicenzo”, interpretada pela atriz “Diana Rigg” que no filma casa-se com 007. 

O Mercury Cougar aparece no filme “On Her Majesty's Secret Service / 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade”. Tal como o “James Bond” protagonista desse filme, “George Lazenby”, que só apareceu uma vez no papel do agente secreto, também o “Mercury Cougar” somente apareceu nesse mesmo filme, apesar das 5 variações que a JL produziu do modelo. 

Aston Martin DB5 JL #652 – esse modelo apesar de ser um dos mais famosos veículos de “James Bond”, não foi lançado na série, como vimos acima, mas foi bem aproveitado, aparecendo 5 vezes. 

Fora o modelo dourado, todas as outras versões são prata mais ou menos escura e há algumas variações de rodas e pintura da placa. 

O modelo apareceu nos filmes: “Thunderball / 007 Contra a Chantagem Atômica”; “Goldeneye / 007 contra Goldeneye”; “Goldfinger / 007 Contra Goldfinger”; “Tomorrow Never Dies / 007 O Amanhã Nunca Morre”. Além dos acima saiu também em um Diorama JL chamado “Goldfinger”, juntamente com um Chrysler 300 preto (ver artigo de 11/02/2018 nesse blog). 

1974 Dodge Monaco JL #775 – lançado em 1998 pela série “Johnny Lightning Hollywood On Wheels Release 1” foi aproveitado uma vez, para o filme “Live and Let Die / Com 007 Viva e Deixe Morrer”. 

1960 Ford Country Squire Station Wagon JL #016 – esse modelo da quarta geração do “Ford Country Squire” foi lançado na série comemorativa de 40 anos de “James Bond” em 2002 e apareceu no filme “From Russia With Love / Moscou Contra 007”.   

1976-1977 Ford Van JL #399 – modelo lançado pela série de 2002 “Johnny Lightning Boogie Vans Release 1” e aproveitado uma vez pela série “James Bond”. Modelo apareceu no filme: “The Spy Who Loved Me / O Espião que me Amava”. 

Hispano-Suiza JL #015 – o modelo J12 da “Hispano-Suiza” lançado na série comemorativa de 40 anos de James Bond (Release 1) de 2002 e saiu ainda duas outras vezes nas séries “James Bond”.

Esse modelo apareceu no filme “Moonraker / 007 Contra o Foguete da Morte”, onde “Bond” é levado pelo motorista do vilão (Drax) para a competição de tiro. Os dois primeiros lançamentos são idênticos e o modelo promocional (Radio Grill / Walmart) saiu com rodas que o descaracterizou completamente!

1995 Chevrolet Impala SS/Caprice Police Cruiser JL #369 – modelo lançado pela série “Johnny Lightning American Blue Release 1” de 1999.

Esse Impala de 1995 foi reaproveitado pela série comemorativa de 40 anos e saiu no filme “Tomorrow Never Dies / 007 O Amanhã Nunca Morre”. 

Military Willy's Jeep JL #065 – modelo criado pela série “Johnny Lightning Lightning Brigade Release 1” no ano de 2000 e reaproveitado pelas séries comemorativas de 40 anos em pinturas idênticas.

O Jeep saiu no filme “License to Kill / 007 Permissão para Matar”. 

Lotus Esprit S1 JL #657 – lançado na série “James Bond Release 1”, como visto acima, esse modelo foi o mais usado pela JL de todos os modelos “James Bond” com oito aparições na série. 

O modelo na cor branca foi usado por James Bond no filme “The Spy Who Loved Me / O Espião que me Amava” e também no filme onde os dois modelos na cor bronze foram usados: “For Your Eyes Only / 007 Somente para seus Olhos”. 

 1962-1963 MGB Roadster JL #091 – esse MGB apareceu pela primeira vez no ano de 2000 na série “Johnny Lightning British Invasion First Shots” e depois foi aproveitado pelas séries comemorativas de 40 anos. 

O MGB apareceu no filme “The Man With the Golden Gun / 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro”.

Ski-Doo JL #017 – em 2002 esse modelo foi lançado na série comemorativa de 40 anos. 

O “Snowmobile Ski-Doo” apareceu no filme “Die Another Day / 007 - Um Novo dia para Morrer”.

1964 1/2-1965 Mustang JL #065 – esse modelo foi lançado pela primeira vez na série original (James Bond Release 1) como o modelo sem capota, em seguida saiu com capota no “Release 2” e ao total foram seis aparições do Mustang.

O modelo conversível é do filme “Goldfinger / 007 Contra Goldfinger” e o modelo com capota do filme “Thunderball / 007 Contra a Chantagem Atômica”. 

1962-1967 Sunbeam Alpine/Tiger JL 651 – modelo original da série “Johnny Lightning British Invasion Release 1” de 1998 bem reaproveitado nas séries James Bond. 

O Alpine é do filme “Dr. No / 007 Contra o Satânico Dr. No”. As variações no modelo azul são nas rodas e frisos laterais.

Topper Sand Stormer JL #300 – esse modelo foi lançado pela primeira vez no ano de 2000 na série “Johnny Lightning Toppers Release 1” e o molde foi aposentado em 2007. Nas séries James Bond apareceu nos comemorativos de 40 anos, sem variação nas duas aparições.

Modelo do filme “For Your Eyes Only / 007 Somente para seus Olhos”. 

1967 Toyota 2000GT JL #654 – lançado em 1998 pela série “James Bond Release 1”, o Toyota 2000GT foi outro modelo bem aproveitado nas séries pela JL. 

Mais um modelo do tipo “jogo dos sete erros”, mas todos os seis modelos são diferentes. Notar que as rodas e as placas acabam por diferenciar os modelos brancos, mesmo os bem parecidos. Modelo que apareceu no filme “You Only Live Twice / Com 007 Só Se Vive Duas Vezes”. 

1964-1966 Volkswagen Beetle JL #273 – o Fusca é um dos modelos com mais variações da JL (lançamento na série Johnny Lightning Volkswagens Release 1) e não podia deixar de faltar uma variação também nas séries “James Bond” como modelo do filme “Octopussy / 007 Contra Octopussy”.

O bom dessas série comemorativas de “James Bond” é que vários modelos foram criados para a série e alguns poucos foram reaproveitados. É bem verdade que o leitor, provavelmente vai precisar ver alguns dos filmes de novo com muito cuidado para poder achar alguns desses modelos atribuídos pela JL aos filmes, pois em alguns deles a aparição do modelo parece ser meteórica.  

Referências:
http://www.jlcollector.net/bondcorgi.html
http://www.jlcollector.net/bond1.html
http://www.jlcollector.net/bond2.html
http://www.jlcollector.net/bond3.html
http://www.jlcollector.net/bondg.html
http://www.jlcollector.net/bond40r1.html
http://www.jlcollector.net/bond40r2.html
http://www.jlcollector.net/bond40box.html
http://www.jlcollector.net/rg.html
https://www.vectis.co.uk/corgi-junior-and-johnny-lightning_517096
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_James_Bond_vehicles


Nenhum comentário:

Postar um comentário