Escala

Destaques:

domingo, 28 de abril de 2019

Majorette Vintage

A Majorette tem uma série recente muito interessante, e o Maurício Nunes nos mostra tudo sobre ela hoje! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

No ano de 2018 a “Majorette” lançou uma nova coleção chamada de “Vintage”, composta de modelos antigos, alguns inclusive, vem na embalagem blister com uma caixinha de papelão como as antigas que a “Majorette” tinha nos anos 70. Como os modelos de antes, os novos “Vintage” também vem com partes móveis. 

O bom é que os modelos foram criados especificamente para a série. Algumas séries mistas, mesclam esses novos modelos com outros reaproveitados de lançamentos anteriores. 

Está é considerada uma série “Premium” pela “Majorette” e os modelos podem vir em várias embalagens diferentes. 

Como modelos novos criados para a série temos: 

Citroën 2 CV – o modelo em duas cores foi criado para a série “Vintage”, mas embora a “Majorette” não defina o ano do modelo, os faróis dianteiros quadrados parecem indicar ser um modelo da série 6 dos anos 70. Os Citroën 2CV foram produzidos desde 1948 até 1990. Na verdade, os protótipos desse modelo rodaram com uma versão de motor refrigerado à água e foram testados antes da Segunda Grande Guerra (1939), antes da versão final com o motor “Boxer” de 2 cilindros.

Esse modelo veio com a parte móvel o capo onde podemos ver em detalhes o pequeno motor “Boxer” de 2 cilindros.

VW Beetle – esse modelo saiu inicialmente em azul claro, em seguida puxando reboque ainda no mesmo azul claro. Sem precisão de data definida pela “Majorette”, pode-se especular que o modelo deve ser a partir do ano de 1954 quando a janela dupla traseira deu lugar à janela oval. 

A última versão Vintage (sem caixinha) é vermelho. 

O modelo com a caixinha, até o momento, tem somente a cor laranja e vários decalques de flores por todo o modelo e tem escrito nas portas “Summer Time / Tempo de Verão”. Os “VW Beetle” abrem o capo. 

VW T1, Eriba Puck e Airstream Sport 16 – A Kombi T1 tem duas versões, ambas com o mesmo nome na base (VW T1). Uma versão de passeio originalmente “saia e blusa” verde bandeira e branco. A outra T1 (de serviço), saiu na série com a caixinha na pintura vermelho e branco como um carro de serviço de entregas da “Majorette”. Todas as versões abrem a porta do guarda volumes na traseira.

Em seguida na segunda série o modelo de passeio saiu com pranchas no teto, mas mantendo a cor original (verde bandeira e branco).

Os modelos que puxam trailers foram os seguintes a serem lançados. A Kombi de passeio com o trailer “Eriba Puck” em “saia e blusa” amarelo claro e branco em conjunto com o trailer de mesma pintura.

A Kombi de serviço veio como um “Food Truck” de Hamburger em laranja com o teto em preto, puxando um trailer “Airstream Sport 16” em prata.

Renault Alpine A110 – Esse “primo Francês” do nosso “Willys Interlagos” saiu na mesma cor azul em uma versão de passeio (blister sem caixa) e a mesma cor com decalques do “Rallye de Monte Carlo (#22)” já agora na série com a caixinha. Ambos abrem as portas. 


Ford Mustang – o icônico Mustang 67 é o retratado pela “Majorette” na cor preta com faixas brancas e interior vermelho e com as portas abrindo. 

Porsche 934 – O Porsche 934 na cor vermelha com rodas de aros dourados vem muito bem detalhado com portas móveis.

A segunda cor lançada do Porsche 934 da série “Vintage” é em branco.

No 5-Pack os modelos apresentaram cores dos lançamentos originais em blister individual a menos da Kombi T1 que apresentou a pintura em amarelo e branco usada no modelo com o trailer.

Há ainda as séries ditas mistas, onde modelos “Vintage” são postos lado a lado com seus sucessores mais modernos, que NÃO foram criados para essa série e sim reaproveitados de outras séries. Esse é o caso dos 2-Pack que apresentam os pares: Citroën 2CV com Citroën C4 Cactus; VW T1 com VW T6 e Porsche 934 com Porsche 911 GT3 RS. 

Ainda nessa comparação de modelos antigos e novos há alguns 4-Pack especiais como o feito para a loja de departamentos Alemã “Müller”, onde o tema é “Volkswagen”. 
A seta indica: “nur bei Müller / apenas para Müller”.

Os originais VW Beetle (azul claro) e VW T1 (passeio verde bandeira e branco) são postos lado a lado com seus sucessores, VW New Beetle (marrom) e VW T6 (vermelho e branco).

Essa é uma série nova e esperamos que em andamento e que outros modelos “Vintage” apareçam na série no futuro. A maior parte dos modelos, além de partes móveis tem faróis de plástico imitando o vidro e lanternas traseiras, nomes, maçanetas, símbolos e outros detalhes pintados. 

Referências:
https://www.majorette.com/en/brands-products/vintage/
https://www.toymart.com/Majorette-203-Fiat-127/26264
https://pt.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_2CV


3 comentários:

  1. I have the Alpine last year in the fall. Great details. ^_^

    ResponderExcluir
  2. indeed.. and what I like about it is that it is a real diecast model of The Monte Carlo's Rally Alpine

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive Majorette... mas as histórias são sempre legais e muito bem-vindas. Obrigado, mais uma vez.

    ResponderExcluir