domingo, 26 de abril de 2020

Matchbox Dinky VI

Vamos passar mais um domingo em companhia das belas réplicas detalhadíssimas da Matchbox em escalas maiores, e quem nos leva por essa viagem é novamente o Maurício Nunes. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Nesse sexto artigo da série grupamos mais três séries Matchbox Dinky: “2004 Barrett Jackson”, “2005 Barrett Jackson” e “Automobilia Corvette Collection”. Essas são séries exclusivas de modelos americanos, tipicamente “Muscle Cars” e “Corvettes”.

2004 Barrett Jackson – série lançada no ano de 2004 com 3 modelos com duas pinturas de cada totalizando seis modelos ao total. Dos três modelos distintos, dois são repinturas de modelos MOY (Models of Yesteryear) e o terceiro é um modelo original Dinky.

1970 Plymouth GTX B6916 – modelo renumerado do MOY YMC07 lançado originalmente em 1998 na série “Muscle Car Series II” na cor verde claro com faixas em branco.

Para a série Barrett Jackson de 2004 as pinturas do modelo foram em azul metálico e verde oliva, ambos com faixa no capo em preto e faixas laterais brancas.

1968 Chevrolet Camaro SS396 B6917 – modelo renumerado do MOY YMC06. O modelo original saiu no ano de 1996 na série “Muscle Cars Series I” em preto com faixas vermelha e prata. 

Os modelos da série saíram em vermelho e verde com capota preta e faixas brancas. 

Tucker Torpedo 1948 97398 - modelo original Dinky lançado no ano de 1996 na série “Oldies But Goodies Series I” e foi pintado de verde escuro com detalhes em cromo.

Os modelos Barrett Jackson de 2004 finais dessa série foram pintados de azul marinho escuro e dourado com os detalhes em cromo. 

2005 Barrett Jackson - série lançada no ano de 2005 com 3 modelos com duas pinturas de cada totalizando seis modelos ao total. Dos três modelos distintos, dois são repinturas de modelos MOY (Models of Yesteryear) e o terceiro é um modelo original Dinky.

1967 Pontiac GTO 97397 – modelo MOY YMC03 renumerado para Dinky. O lançamento desse modelo foi em azul claro metálico com capota azul mais escuro e foi no ano de 1996 pela série “Muscle Cars Series I”. 

Para a série 2005 Barrett Jackson os modelos foram pintados de cor de vinho bem escuro e o outro de preto. 

Chevrolet Corvette 1954 97399 – esse é um modelo original Dinky lançado na série “Automobilia Corvette Collection” de 1996 na cor marfim com interior vermelho. A se comentar aqui é que o modelo de lançamento é chamado como Corvette 1953 e as repinturas da série Barret Jackson de 2005 são chamadas de Corvette 1954, mas essencialmente o mesmo molde foi usado. 

Para a série os modelos foram pintados um de branco e outro de preto ambos com interior também em vermelho como o modelo de lançamento.

1971 Dodge Challenger B6924 – mais um modelo aproveitado dos MOY, nesse caso do modelo YMC12 lançado em 1998 pela série “Muscle Cars Series II”. O modelo de lançamento foi pintado de violeta com faixas laterais em branco. 

Os modelos da série foram pintados de preto e violeta ambos com as mesmas faixas brancas do modelo também violeta de lançamento, mas nesse caso os modelos Barrett Jackson vêm ambos com as capotas pintadas de preto. 

Automobilia Corvette Collection – série de 6 modelos de Chevrolet Corvette originais Dinky lançada no ano de 1995. Sem uso de modelos MOY repintados nessa série. 

1969 Chevrolet Corvette Convertible 427 CCV01-M – modelo lançado nessa série e pintado de amarelo com interior em preto e detalhes em cromo. 

1993 Corvette 40th Anniversary Edition CCV02-M – modelo original Dinky criado para essa série na cor de vinho escuro com interior em cinza claro. 

Chevrolet Corvette 1957 CCV03-M – modelo Dinky criado nessa série e pintado pela primeira vez de verde água com detalhes em branco. O modelo vem com uma capota branca imitando lona e uma segunda capota verde imitando uma capota rígida. 

Chevrolet Corvette 1997 CCV04-M - modelo Dinky criado para essa série, pintado de vermelho com vidros esverdeados. 

1963 Chevrolet Corvette Stingray CCV05-M – mais um modelo original Dinky criado para essa série. A icônica “Stingray Split Window” foi pintada de azul claro metálico. 

Chevrolet Corvette 1953 CCV06-M – o último modelo dessa série foi pintado de branco marfim com interior em vermelho e foi um modelo criado para essa série também. 

A série das Corvettes (Automobilia Corvette Collection) é a única que só apresenta modelos originais Dinky. As outras duas séries analisadas apresentam modelos originais Dinky e repinturas MOY. Independentemente de quem originalmente fabricou os moldes, o que se vê nas três séries analisadas são modelos detalhados de fino acabamento que fariam qualquer colecionador de modelos dessa escala feliz em tê-los em coleção. 

Referências: 
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCLSDINKYdc.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário