domingo, 22 de novembro de 2020

Matchbox Intercom City

Você já está acostumado com brinquedos tecnológicos, correto? Mas como eram esses brinquedos há quase 30 anos? O Maurício nos mostra hoje uma série “Hi-Tech” da Matchbox dos anos 90! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Dentro dos anos da marca Matchbox sob o controle da Tyco (artigo nesse blog em 27 de agosto de 2017), a Matchbox criou no início dos anos 90 um brinquedo que a luz da tecnologia de hoje parece absurdamente simples sendo até mesmo tosco para os dias de hoje, mas que deve ter sido a sensação no início dos anos 90: foi a “Intercom City” (IC). Tida como a “cidade falante computadorizada”. Vinha com modelos que ao serem passados por sensores na cidade faziam com que a cidade emitisse sons (falas pré-gravadas). 


Desde 2011 a Mattel tenta viabilizar modelos de miniaturas com alguma interface eletrônica. Primeiro foram os estranhos “Hot Wheels Apptivity” com apenas quatro modelos toscos. Em seguida em 2019 foi a vez dos Hot Wheels ID. Nessa segunda vez, entretanto, a Mattel apostou mais firme e criou treze séries em 2019 com um total de oitenta e oito modelos e vários mais previstos para 2020.  


Entretanto, já no ano de 1993 a Matchbox Tyco criou um cidade física, não virtual, e colocou uma faixa cromada com um código UPC (Universal Product Code / código de produto universal), na base de seus modelos (ver seta amarela) para que leitores de códigos de barra espalhados pela cidade reconhecessem o código e dessem uma resposta através de um aviso sonoro pré-gravado.


A embalagem fala em mais de 400 mensagens pré-gravadas que poderiam ser usadas nas partes dos modelos de cidade.

(para visualização em filme, veja a referência do “You Tube” nas referências do artigo)


Os modelos Superfast usados na série “Intercom City” (IC) foram repinturas próprias, sendo que essa série nunca esteve a venda no mercado americano. As repinturas exclusivas eram vendidas em caixas com três modelos ou nas caixas maiores junto com a cidade. Os modelos vinham embalados com uma proteção de celofane transparente dentro das caixas múltiplas. 


Era possível adquirir extensões da cidade que se ligavam entre si ampliando a “Intercom City” (IC). A caixa original da cidade vinha com quatro repinturas exclusivas. 


Uma das extensões da cidade era uma pista de corrida, chamada de “Grand Prix Set”. Essa parte da cidade vinha com três modelos em repintura exclusiva tidos como muito raros pelas referências (Porsche 959, Ferrari F40 e Lamborghini Countach). 


Os modelos especiais criados para a Intercom City (IC) foram denominados como “Talk-A-Tronic” e os produzidos em 1993 vinham com um logotipo (figura abaixo) da cidade para identificação. Os quatro modelos de 1994 não vinham com esse logotipo pintado. Veremos a seguir quais foram criados para a IC.


Mission Helicopter MB0153 – modelo em escala 1:80 criado para a linha básica de 1985 na cor azul com detalhes em branco e cinza.


O modelo usado na “Intercom City” veio com a pintura exclusiva da Polícia em branco com detalhes em azul marinho e decalques e distintivo da Polícia. Esse modelo NÃO tem o código de barras na base e NÃO consegue acionar os leitores de código da cidade.


Helicopter MB0075 – antigo molde da era Lesney de número MB309 em escala 1:110 lançado na 1-75 em 1982. Seu relançamento como MB0075 foi em 1984 como um helicóptero de salvamento em preto, branco e vermelho com detalhes em cinza. 


Na cidade o modelo foi pintado como um helicóptero também de salvamento nas cores branca com laranja e rotores em preto. Esse modelo NÃO tem o código de barras na base e NÃO consegue acionar os leitores de código da cidade. 


Peterbilt Wreck Truck MB0061 – antigo molde Lesney (MB301) de 1982, reaproveitado como MB0061 até o ano de 1999, passando por todos os outros controladores da marca pós Lesney, até a Mattel, que também o utilizou. No seu relançamento em 1983 foi pintado de branco com detalhes em preto. Modelo em escala 1:80.


Para a “Intercom City” o modelo foi pintado de branco com a base em preto e os guinchos em laranja. Decalques de polícia, da marca (Peterbilt) e decalque “Intercom City”. 


Dodge Dakota MB0186 – modelo criado para a linha básica de 1987 na escala 1:63 e pintado de vermelho com faixas e detalhes em preto e branco e base cromada. 


O modelo IC foi pintado como uma viatura do Corpo de Bombeiros da cidade na cor laranja neon com decalques em azul e branco e base em preto.


Breakdown Van MB0150 – modelo em escala 1:74, também conhecido como Chevrolet Breakdown Van que teve sua primeira aparição na linha básica de 1985 na cor vermelha com detalhes em branco e azul marinho. A base em plástico cinza o guincho em preto e os vidros azuis.


O modelo IC em cor de laranja neon com faixas e dizeres em azul e branco e outros detalhes plásticos em preto com os vidros em azul.


Peterbilt MB0100 – modelo antigo em escala 1:80, criado na era Lesney e lançado em azul com branco como um caminhão de leite (MB297). Como MB0100 foi relançado em 1983 como um caminhão tanque de gás combustível em amarelo com preto e detalhes em vermelho e branco e a base e interior cromados.


Para a IC o modelo foi pintado como um caminhão de combustível da Shell com tanque cromado e caminhão branco com base preta e interior cinza. 


Ford LTD MB0184 – modelo criado para a linha básica de 1987 na escala 1:69 e pintado em preto e branco com vidros azuis e base cromada como uma viatura de polícia. 


O modelo Ford LTD da IC foi pintado de azul marinho e branco com base preta e pintura bem semelhante ao modelo de lançamento a menos do azul escuro no lugar do preto e os símbolos da IC nas portas e nas colunas traseiras da capota. 


Utility Truck MB0211 – um modelo de caminhão Ford em escala 1:83, criado para a linha básica de 1989 na cor cinza com laranja e o braço telescópico em branco.


O modelo IC foi pintado de verde com base preta e decalques e braço telescópico em branco. 


Mobile Crane MB0140 – um caminhão Faun com um guindaste móvel em escala 1:90 criado para linha básica de 1984 todo em amarelo com o braço do guindaste em plástico preto e detalhes e guincho em vermelho. Essa primeira versão do modelo tem a cabine do guindaste em metal amarelo. Em 1992 a cabine do guindaste foi mudada para plástico com o modelo em amarelo com o braço do guindaste em preto e a cabine do guindaste e guincho em vermelho com decoração amarela. 


O Faun da IC foi feito tendo por base modelo de 1992, com a cabine do guindaste em plástico laranja neon com o modelo em amarelo e braço do guincho em preto com faixa quadriculada azul e branco na cabine do guindaste.  


Snorkel MB0111 – antigo modelo da Lesney (MB258) de um caminhão “Merryweather” de bombeiros em escala 1:86 lançado em 1981 na série “Code Red” (artigo nesse blog em 15 de novembro de 2020) na cor vermelha como um caminhão de bombeiros do departamento do corpo de bombeiros da cidade de Los Angeles. O modelo MB0111 foi relançado pela Matchbox International em 1982/83 ainda na cor vermelha com o braço articulado em branco e decalques em preto e dourado. 


O modelo da IC pintado de laranja neon com interior e braço articulado em branco e decoração em azul e branco. 


Aparentemente desde 1992 até 1994 essa pintura laranja neon com faixas azul e branco foram usadas em modelos normais de linha. No caso do modelo IC, permanece a base própria com o código de barras e uma pequena variação da decoração para poder mostrar o logotipo da série.


Peterbilt MB0096 – antigo modelo Lesney (MB280) em escala 1:80 relançado na linha básica de 1983 na cor amarela com base cromada e caçamba cinza.  Também chamado de Peterbilt Quarry Truck. Exatamente essa mesma pintura foi usada no primeiro lançamento em 1982 do MB280. 


O Peterbilt Quarry Truck da IC foi pintado amarelo com base preta, interior cinza e caçamba vermelha.


TV News Truck MB0205 – um modelo de van Mercedes feito em escala 1:73 para lançamento na linha básica de 1989 na cor azul com teto cinza e com detalhes móveis em laranja. 


O modelo da Intercom City foi feito em branco com azul marinho.


Ambulance MB0041 – antigo molde da Matchbox Lesney (MB191) renumerado para a linha básica de 1983 já na era “Matchbox International”. Essa ambulância Chevrolet foi produzida em escala 1:84 e no seu relançamento foi pintada de branco com vidros azuis e decalques vermelhos “Pacific Ambulance” e “101”, mesma decoração do modelo Lesney da série “Code Red” (artigo nesse blog em 15 de novembro de 2020). 


Para a cidade “Intercom” o modelo foi pintado no laranja neon já usado em outros modelos de serviço da cidade. A “Chevrolet Ambulance” manteve as portas traseiras móveis em branco. 


Mercedes-Benz 280 GE MB0149 – modelo lançado na linha básica de 1985, feito em escala 1:64 e pintado de vermelho com teto e decoração brancos e com vidros azuis e base preta. 


Para a série “Intercom City” foi usado mais uma vez o laranja neon e a decoração em azul e branco dos modelos de serviço da Cidade, mantendo a base preta e os vidros azuis do primeiro modelo. 


Highway Maintenance Truck MB0222 – o caminhão Chevrolet de manutenção rodoviária com pá foi lançado em 1990 na linha básica em cor amarela e na escala de 1:83.


Para a IC foi montado um modelo que conservou o número MB0222, mas na verdade é uma variação, pois não aparece nessa variação da cidade “Intercom” os faróis dianteiros altos no suporte por cima da pá. Mesmo na variação do modelo MB0652, que não tem pá, os faróis altos aparecem. 


Dessa forma, a variação MB0222 da Intercom City é única.


Por mais estranho que pareça, o desenho na caixa da embalagem tripla com o Caminhão Chevrolet de manutenção rodoviária, aparece com o suporte alto por cima da pá com os faróis, mas não foi isso que foi feito com o modelo da série. 


Fire Engine MB0134 – um modelo de um caminhão de bombeiro da Oshkosh, sem licença, feito em escala 1:92 e lançado na linha básica de 1984 na cor vermelha com vidros azuis e escada em branco.


O modelo feito para a série da IC foi pintado em laranja neon com decoração azul e branca como outros modelos de serviço da IC.


Dodge Caravan MB0128 – modelo em escala 1:60 primeiramente criado como modelo promocional para a Dodge em agosto de 1983 na cor vinho com interior na mesma cor e uma faixa preta na parte de baixo das laterais.


Modelo do ano de 1994 pintado em cinza claro e azul marinho com interior vermelho e pintado como um modelo da “British Airways”. Esse modelo não leva o logotipo da IC pintado. 


Ferrari F 40 MB0207 – modelo em escala 1:59 criado para a linha básica de 1989 em vermelho médio com escudo da marca no capô e nas laterais. Modelo com interior preto.  


Modelo IC de 1994 pintado em vermelho mais escuro que o modelo de lançamento e manteve o interior preto e os decalques. Esse modelo não leva o logotipo da IC pintado.


Lamborghini Countach LP 500 S MB0154 – modelo em escala 1:59 lançado pela primeira vez na 1-75 de 1985 na cor vermelha com interior caramelo e escudo da marca em preto no capô. Esse modelo não leva o logotipo da IC pintado.


O modelo IC criado no ano de 1994 também na cor vermelha com a base em preto e com interior em branco. Decalque da marca no capô e o nome “Countach” nas laterais, ambos em branco. 


Porsche 959 MB0173 – modelo em escala 1:58 criado para a 1-75 de 1986 em prata perolado com faixas vermelha e azul e o nome Porsche nas laterais. 


O último modelo da IC do artigo é do ano de 1994 pintado em prata com decoração e interior na cor vermelha. Esse modelo não leva o logotipo da IC pintado.


Um brinquedo totalmente anacrônico hoje, mas avançado para os anos 93/94 e que trouxe algumas pinturas e variações próprias que não serão baratas para o colecionador conseguir hoje. 


Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=JBlbPLQT8mc

Matchbox Toys – The Tyco Years 1993-1994 – Charlie Mack – Schiffer Publishing Ltd - página 48 – ISBN 0-88740-865-6

https://jolygram.com/profile/rit911/photo/1954256634924361255_48557567

https://www.maronline.org.uk/matchbox-intercom-city/

http://www.mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0246-007-a-01

https://www.catawiki.com/l/92549-matchbox-model-cars-mc-561-intercom-city

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0300-014

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0300-001

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/3/33/Mission_Helicopter_%281993_InterkomCity%29.jpg/revision/latest?cb=20200325040314

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0266-020

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/7/71/Helicopter_%281993_INTERCOM_CITY%29.jpg/revision/latest?cb=20170116061632

http://mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0266-007-a

http://mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0261-003-a

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0261-012

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0332-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0332-005

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0297-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0297-009

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0259-003

http://mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0259-012-e

http://mb-db.co.uk/showmodel.php?num=100&let=r

https://www.hobbydb.com/marketplaces/hobbydb/catalog_items/peterbilt-tanker-edaf354e-6b99-417c-ba54-cbea2ee91b40

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0330-001

https://www.ebay.ie/itm/Matchbox-Superfast-Intercom-City-China-von-1991-Ford-Ltd-Police-Car-PD-21-/173695828370

https://en.todocoleccion.net/model-cars-other-scales/coche-policia-intercom-city-matchbox~x106570903

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0351-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0351-005

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0291-003

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0291-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0291-004

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0230-002

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0230-009

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0230-006

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0246-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0246-007

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/6/60/TV_NEWS_TRUCK_%28MBTV%29.JPG/revision/latest?cb=20161005074326

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0347-005

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/0/0a/Pacific_Ambulance_101_05202012.jpg/revision/latest?cb=20120520222401

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0186-018

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0296-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0296-013

http://www.publicsafetydiecast.com/MB30-F20.JPG

http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI001-200/MI149/MI149-bplIC.jpg

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0361-004

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0361-001

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/8/87/HighwayMaintananceTruckwhite.jpg/revision/latest?cb=20111021152602

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0286-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0286-009

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0280-011

http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI001-200/MI128/MI128-01a.jpg

http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI201ff/MI207/MI207-bplIC.jpg

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0349-012

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0349-001

http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI001-200/MI154/MI154-bplIC.jpg

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0301-001

http://mbx-u.com/models-detail-ver-listing.php?model=SF0320



8 comentários:

  1. Respostas
    1. Hi Maurício, thanks a lot for your essay. Where have you got the picture of the intercom city airport (1st pic in your story) from? Best regards, Felix

      Excluir
    2. Hello Felix. I believe the pic you mentioned is reference #6 https://www.catawiki.com/l/92549-matchbox-model-cars-mc-561-intercom-city

      Excluir
    3. Hi Maurício, sorry for not being able talking portugues. I really mean the 1st one https://1.bp.blogspot.com/-22ho_A2k6FY/X7MjVmOsx7I/AAAAAAACnnw/bfjd487VF3cw2_E9dZGMkeFrnDfxpgmcwCNcBGAsYHQ/s754/image001.jpg
      Do you have it from the Charlie Mack book? It is really hard even to get pictures from those Expansion sets. I have never seen this pic before. I would like to get more detailes pics of the airport. The Grand Prix Set was fortunately photographed by rit911. Cumprimentos, Felix

      Excluir
    4. Hi again Felix. Yes it is a scan of page 48 of Mack's book (on reference #2) that I own.

      Excluir
    5. Hi Maurício, is there any more pictures of intercom city in the Mack book? May you provide them somehow? Best regards, Felix

      Excluir
  2. Sem problema. Bem avançado para a época. Mas parece tão simples hoje

    ResponderExcluir
  3. I believe in the airport set was an additional airplane. Can somebody confirm that? Cumprimentos

    ResponderExcluir