segunda-feira, 12 de abril de 2010

AMC Javelin AMX

Algumas miniaturas lançadas por aqui não fazem tanto sentido para nós brasileiros como faz para os americanos. Mesmo porque nem sempre conhecemos a história de cada modelo.

Isso pode ser bem ilustrado com o Javelin que está na mainline Hot Wheels deste ano. Para nós, é apenas um modelo lançado ano passado na mainline, que aparece este ano decorado com cores da bandeira americana.

Mas há uma grande história por trás do carro real que essa miniatura homenageia.

A AMC (American Motors Company) nunca foi reconhecida pela beleza dos seus carros. Na verdade eles possuem vários modelos na lista dos carros mais feios do mundo. E no fim da década de 60, quando todos queriam um muscle car, a AMC decidiu entrar na dança e começou a produzir modelos mais potentes e esportivos.

Um destes modelos, é o Javelin AMX, que nunca foi exatamente um "carro dos sonhos" dos jovens da época. E para promovê-lo, a empresa contratou o excelente piloto Mark Donohue, criaram uma equipe com as cores da empresa, e se inscreveram na categoria Trans Am, corrida popular da época disputada em circuitos mistos (aonde corriam também Mustangs, Camaros, Challengers, etc). A equipe teve relativo sucesso, e a empresa comercializou uma versão de rua com as cores da equipe.

Como se vê pelas fotos, o modelo da Hot Wheels presta uma grande homenagem ao carro original. Talvez seja por isso que ele está vendendo bem nos EUA.

5 comentários:

  1. Muito bom saber isso, eu não tinha me interessado quando vi a mini e apesar de também não me preocupar em saber da história da miniatura, fiquei surpreso em saber essa matéria publicada,
    Mais uma vez parabenizo o Douglas por essa investigação
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. mais uma materia bacana!! Parabens Douglas!! E assim como o challenger do ano passado eu tambem passei o Javelin para poder comprar os modelos desse ano que estao muito mais caprichados e interessantes!!!

    ResponderExcluir
  3. puta que parola isso e bom eu comprei uma tem 12 minutos!!!

    ResponderExcluir