quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Feira de Nuremberg de 2011 (parte 1)

Com muuuuuuito atraso, vamos comentar sobre a feira anual de brinquedos que ocorreu este ano em Nuremberg, Alemanha. O texto e as fotos são do austriaco Christian Falkensteiner, que já havia feito um relatório sobre a mesma feira no ano passado, como você pode ler aqui e aqui. O texto original e mais fotos podem ser vistas aqui. Por ser muito grande, essa postagem será dividida em duas partes, e a segunda parte vai ao ar amanhã.

Em resumo, o que o Christian viu por lá é o que já havíamos comentado por aqui: há hoje uma enorme crise entre os fabricantes de miniaturas, e muitas empresas estão deixando de lado os modelos mais baratos na escala 1:64 pra se dedicar a escalas maiores e mais caras. Alguns fabricantes nem sequer apareceram por lá, e outros reduziram o tamanho de seus estandes. Abaixo vamos ver o que alguns fabricantes mostraram e não mostraram na feira.

O texto abaixo é uma tradução livre do original, e é bem focado na escala 1:64, com impressões pessoais do Christian. Para outras notícias desta feira, veja também a entrevista da California Toys que rolou aqui este ano.

• Minichamps: apesar dessa marca ter ainda um display para seus modelos 1:64, não mostrou modelos novos, e não tinha catálogos disponíveis para os modelos deste ano. A escala 1:64 está parada neste momento e o foco agora está em escalas maiores.

• Biante: fabricante australiano que estava pela primeira vez expondo por lá, mas infelizmente também está deixando de lado a linha 1:64. Um dos poucos modelos na escala menor desse fabricante que estavam expostom, era esse Ford Falcon abaixo:



• Gulliver: fabricante japonês que possui várias marcas, e que agora mostra uma série chamada "Gulliver64", que consiste basicamente de variações do Toyota Crown. Não confundir com a fábrica brasileira de brinquedos de mesmo nome.


• UniFortune: marca chinesa que fazia outros brinquedos e começa agora a entrar no mercado de miniaturas nas escalas 1:43 e 1:64 com o nome de RMZ.

• Autotime: marca vinda da Finlândia, mas com modelos russos em suas miniaturas, fabricadas pela Welly e Hongwell.


• Welly: não mostrou novidades além das que já vimos pelo mundo e que inclusive já chegaram ao Brasil. Mostraram algumas miniaturas com saída USB para funcionar como pen drive.

• Yat Ming: aparentemente abandonou a linha 1:64 e vai se dedicar apenas a escalas maiores.

• Maisto: sem muitas novidades também em sua série Fresh Metal, além dos já anunciados Porsche Cayman, Porsche Panamera, 2011 Dodge Charger R/T e 2010 Ram 1500. Possui algumas novidades apenas em outras linhas e escalas.


• Mattel: como manda a tradição da marca, não havia novidades em suas linhas 1:64 (Hot Wheels e Matchbox). Apenas novidades na linha Elite, como mostramos aqui. Alguns modelos da linha Matchbox estavam expostos, já que a marca ainda tem algum sucesso na Europa. A Hot Wheels não faz sucesso por lá.


• Majorette: a marca pertence agora à Simba-Dickie que engloba várias marcas de miniaturas, e com isso a linha "Speed Champs" da Dickie foi descontinuada. A marca mostrou sua linha de 2010 e algumas novidades de 2011, basicamente com modelos europeus. Apresentou também uma série chamada Ecotec, com miniaturas feitas de plástico representando carros com fontes de energia alternativas.

• Siku: a marca estava mostrando toda a sua linha ao público. Suas linhas agora se voltam mais a carros esportivos, trens e aeronaves, e os tradicionais equipamentos rurais. Como sempre, eles continuam mandando muito bem em seus modelos.



• Motorama: marca italiana que revende miniaturas chinesas, e que mostrou sua linha de produtos licenciados da Disney, com personagens menos conhecidos do público e mais conhecidos do pessoal que lia os gibis da turma do Mickey.


• Mondo Motors: mostrou vários modelos modernos e esportivos, além de carros licenciados do famoso programa britânico Top Gear. Infelizmente não há fotos dessas séries.

• High Speed: mostrou apenas 3 novos modelos, que você pode ver abaixo. Os mesmos modelos serão feitos nas escalas 1:64 e 1:87, sendo que a escala menor compartilha seus modelos com a Schuco, que não apresentou nada de muito novo.

13 comentários:

  1. Douglas . Essa Bugatti Veyron Rara É Um Conversivel Eu Nunca Vi A Veyron Conversivel Aqui No Brasil Mais Essa Marka Siku Geralmente É Boa

    ResponderExcluir
  2. Caramba... estava eu outro dia pensando em "tentar" fabricar uma miniatura do '34 Belchfire Runabout, o carro do Pato Donald... E agora a Motorama lançou a versão customizada do carro do Donald. Pena que pra achar uma dessa por aqui vai ser difícil. Quem quiser mais algumas informações sobre o carro do Donald, segue o link do blog do Gitino:
    http://carrogitinho.blogspot.com/2011/05/o-mais-famoso-carro-do-universo-dos.html
    Um forte abraço;

    ResponderExcluir
  3. Douglas, será que o senhor sabe quando vai ter encontro no Kart?

    ResponderExcluir
  4. não tenho idéia... mas dá uma olhada no forum do clube hot wheels brasil que vc acha. tem o link aqui do lado.

    Abraços,
    Douglas

    ResponderExcluir
  5. Valeu..:) fui no encontro da Semaan por sua indicação e valeu cada minuto..

    um abç,

    seu blog é dez, cara... leio sempre

    ResponderExcluir
  6. bom saber!

    valeu pelos elogios!

    abraços.
    Douglas

    ResponderExcluir
  7. Douglas, semana que vem vou pro EUA, vc quer alguma coisa de lá? abç

    ResponderExcluir
  8. Quero que faça uma boa viagem e compre coisas legais pra vc!

    Obrigado por oferecer!

    Abraços,
    Douglas

    ResponderExcluir
  9. Valeu, se quiser alguma coisa me diz, trago como um brinde pra vc pelo sua ajuda e por manter um blog tão legal

    ResponderExcluir
  10. Pelo que sei o encontro no Kart In será dia 16/07.
    A feira de Nuremberg nos mostra o quanto a crise no primeiro mundo é muito maior que pensamos e investir em escalas maiores pode ser uma saída para alguns fabricantes, mas pelo que conheço de alguns colecionadores destas escalas a freqüência de compra é muito menor do que nossa querida 1/64. Espero que a crise passe o mais breve possível e que nem nos afete mais do que tem afetado, mas como sempre digo tudo pode ser visto como oportunidade, será que estas marcas não tem interesse no mercado latino americano? Acho que o que eles precisam é avaliar o potencial de vender por aqui, pois tenho certeza que Siku, Majorette e outros seriam bem vindos para quem sente a falta da matchbox por aqui. Aliás, tenho conversado com vendedores de lojas como Hi Happy e PB Kids e eles tem reclamado que tem recebido poucas caixas Hot wheels e a Mattel pouco ou nada faz para se promover junto aos consumidores. Sem promoção as lojas também não investem na marca, preferem vender brinquedos mais caros e de maior margem.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito dessa Amarok da Siku.

    Tenho só duas peças dessa marca e são excelentes.

    ResponderExcluir
  12. Douglas, você poderia publicar alguma coisa falando n Uni Fortuni e suas miniaturas 1:64. Comprei uma bem legal e com preço bem em conta, são muito bem feitas e nunca tinha ouvido falar antes de comprar.

    ResponderExcluir