A Alemanha não é conhecida apenas pela cerveja, Oktoberfest, salsichões e tiroleses. De lá vem várias fabricantes de miniaturas espetaculares. E, fugindo um pouco do meu último texto, onde falei sobre a Exoto e suas réplicas em escala 1/18, hoje falarei sobre a Herpa, com suas maravilhosas “microaturas” em escala 1/87!
A moeda é do tamanho da nossa moeda de 1 centavo.
A paixão pelo detalhismo está incrustrada na empresa, tanto que seu slogan “Detail is our passion” ("detalhes são a nossa paixão") traduz tudo. Focando-se em carros e aviões, em escala 1/87 e 1/500, respectivamente, a empresa não se atém apenas a isso, e tem uma ampla gama de miniaturas para ferromodelismo. Para quem gosta de escalas ainda mais reduzidas, a Herpa fabrica carros em escala 1/120 e 1/160 também. Aviões também existem em escalas maiores e menores, como 1/200, 1/400 e até 1/1000. Ainda além, para os gearheads, entusiastas por carros e entusiastas por aviões, publicam duas revistas, a Der Maßstab ("A Escala") e a WingsWorld ("Mundo das Asas").
Fundada em 1949, a Hergenröther und Patente ("Hergenröther e patentes"), por Wilhelm Hergenröthe, com o intuito de fabricar acessórios para ferromodelismo, logo deslanchou, dada a qualidade de seus produtos. Em 1979 apresentam pela primeira vez miniaturas de carros na escala 1/87, numa feira de brinquedos. Continuando com as inovações, em 1986 lançam a série High Tech, com partes móveis, mais peças e ainda mais detalhes, tudo em escala 1/87. Para ilustrar a obsessão dessa série, veja a foto a seguir, de uma BMW 750iL da série High Tech, com capô que abre para mostrar o motor V12, bancos moldados e colocados individualmente, logotipo pintado (corretamente) no capô e etc:
Em 1987, fabricam os primeiros aviões em escala 1/500, modelos do Boeing 747-200s, que foram entregues à Lufthansa para a cerimônia de apresentação do 747-300! Imaginem a responsabilidade!!! O trabalho foi tão bem feito que após isso a Lufthansa encomendou uma série chamada Lufthansa Model Edition, só réplicas do 737-300 com pintura da compainha. Após isso, várias outras seguiram e é possível encontrar até aviões da TAM e Varig:
Airbus A330-200, escala 1/500.
Boeing 777-300ER, escala 1/500.
Airbus A330-200, edição Copa do Mundo 2010, escala 1/500.
Boeing 777-200, escala 1/500.
Boeing 737-800, escala 1/500. Detalhe da legenda do próprio site: “O novo Boeing 737-800 com as 'asinhas' na ponta das asas é apenas um exemplo da ênfase das companhias aéreas brasileiras em usar aviões modernos.”
McDonnell Douglas MD-11, escala 1/500.
Além disso, quem gosta de astronomia pode comprar modelos de ônibus espaciais e relativos:
Ônibus espacial Enterprise, escala 1/500.
Por mais estranho que pareça, a Nasa realmente carrega seus ônibus espaciais assim. Esse modelo é do mesmo ônibus, o Enterprise, sendo carregado por um Boeing 747-123. Escala 1/500.
Até nos preparativos para lançamento, escala também 1/500.
Lockheed SR-71B Blackbird. Um dos aviões supersônicos experimentais, que ajudaram a desenvolver a tecnologia dos atuais caças, escala 1/200.
Mas a minha verdadeira paixão são os detalhes. Para dioramas e detalhismo extremo de ferromodelismo, a Herpa produz a série Scenix. Imagine colocar LEDs, sons, motoristas e pessoas, além de mais detalhes ainda nos carros, tudo isso em uma minúscula miniatura 1/87. Além disso, essa série engloba casas, cercas, lojas, torres de comando, saguões… Tudo necessário para montar um diorama incrível. Acompanhe nas fotos:
Olhe o motorista ali dentro. E lembre que a escala é 1/87.
Ainda melhor que fotos, veja os vídeos:
E, finalmente, acompanhe a linha básica deles:
Que miniaturas maravilhosas. Para mim, especialmente os aviões e aquele Citroen 2CV.
ResponderExcluirMiniaturas maravilhosas!!! Os avioes os carros a Scania... Lindos!! Otima materia parabens!! E uma pena essa qualidade toda nao estar disponivel para os colecionadores brasileiros!!
ResponderExcluirFantástico! Imagino o quanto custa cada mini desta e se fossem vendidas no Brasil quanto não custaria?
ResponderExcluirRecentemente adquiri duas minis da Minichamps na Seamaan que já são espetaculares nos detalhes mas com custo bastante elevado se comparadas com outras minis. Ainda assim eu creio que teriam seus colecionadores, que com certeza, trocariam quantidade por qualidade.
Valeu Douglas, Valeu Eduardo Luann, belissima matéria sobre nosso hobbie. Onde será que encontramos este modelo de mini a venda na Europa? Será em lojas muito especializadas?
Tem alguns modelos à venda na Arte em Miniaturas.
ResponderExcluirDeve ter também no eBay europeu.
Mas são bem caras!
Abraços,
Douglas
Vi no site da própria Herpa e não tem jeito o preço em Euros pode chegar a valores muito altos, mas é um tipo de mini que quem tem oportunidade de ir a Europa deve trazer como lembrança, valoriza qualquer coleção.
ResponderExcluirAs miniaturas da série normal custam entre 5 a 10 euros, enquanto a Scania sai por volta de 100 euros... Isso tudo fora o frete da Alemanha para cá, sem contar os impostos, por estourar a cota de 50 dólares de importação livre.
ResponderExcluirÉ triste :-(
Estou de queixo caido...
ResponderExcluirNossa só minis show, principalmentes as aeronaves, coisa de louco.
Parabéns Douglas, a matéria ta super show!!!!
Ae Douglas, melhor corrigir o texto ali, pois a Alemanha nunca será reconhecida pelos seus tiroleses, uma vez q eles são austríacos, hehehehe
ResponderExcluirAbs
Ooooops, mancada minha sobre os tiroleses!
ResponderExcluireu tenho os avioes da herpa, inclusive o MD-11 da Varig da foto, e recomendo.. sao ricos em detalhes, mesmo sendo pequenos. Pra lembrar, tambem existe os avioes da Vasp, TransBrasil e ta previsto pra outubro o lançamento do Embraer 190 da Azul..
ResponderExcluirtenho tambem algumas minis :BMW 750 iL HT ,535 i e a 325i cabriolet ,golf , passat, variant , vectra , kadet cabrio , mercedes , jaguar xj12 . Tenho a intenção de vende-los pois não participo mais de exposições como antigamente . Dizem que " coisas " bonitas são feitas para serem observadas, então que sejam . Propostas e contatos serão respondidos
ResponderExcluirEstou interessado na bmw750il
ExcluirSe ainda tiver o produto e quiser vender, mande um correio para mim em
antoniocestaro767@yahoo.com.br
Sou colecionador e tenho muita dificuldade em mandar vir os novos modelos da Alemanha. Aqui em Lisboa não existem intermediários que possam satisfazer os pedidos da Herpa, que são de facto carros extraordinários. Carlos
ResponderExcluir