sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Por que a M2 se tornou um sucesso?

Nos últimos anos temos visto uma massiva migração de colecionadores que largaram os modelos mais básicos da Hot Wheels e partiram para marcas mais caras e mais caprichadas. E uma das marcas preferidas desses colecionadores é a M2. Mas porque ela ganhou o coração de quem gosta de miniaturas?

Neste ano a Castline, fabricante da M2 Machines comemora o seu quarto ano de produção ininterrupta, e já é reconhecida como a fabricante que tem a melhor qualidade e os melhores detalhes na escala 1:64 nos EUA. A maioria desses modelos abrem portas e capô e tem interiores e motores detalhados e fiéis aos originais: cada modelo usa mais de 40 peças. Veja nas fotos abaixo a quantidade de peças que vai em cada modelo, e as opções que cada carro tem, mesmo que pareçam iguais (clique nas imagens para ampliar).

17 comentários:

  1. Por isso q compro cada vez mais m2!!! tem modelos q compro mais de um por que nunca são iguais!Um spoiler, uma roda, entradas de ar no capô...enfim nunca um lote é igual ao anterior, mesmo que seja o mesmo carro!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu foco continua sendo Hot Wheels. Apesar das mazelas, custo/benefício imbatível, variedade de modelos e disponibilidade. Simplesmente não existe M2 em Florianópolis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o amigo, em Florianópolis não há M2, tinha uma loja no Camelão, focada em modelismo, lá tinha uma infinidade de marcas, o preço sempre não ajudava! Por isso também foco minha coleção em Hot Wheels, claro que quando possível compro outras marcas. Tem uma loja no centro, só de miniaturas, não se ao certo o nome, e a localização exata, mas deve ter alguma coisa de M2, Greenlight

      Excluir
  3. Tenho comprado mais M2, realmente são mais detalhados...mas nada é perfeito e muitas das minis vem com defeitos.

    ex: portas tortas,rodas mal pintadas,vem faltando rodas,lanternas tortas, setas tortas,e principalmente capô que não fecham direito,etc,etc

    Qdo compro aqui no Brasil procuro olhar mais, mas qdo vem de fora é batata chegarem minis com defeito...as últimas que chegaram vieram ruins e não compro só de uma pessoa !!!

    ResponderExcluir
  4. Este nível de detalhe marca realmente a diferença!

    ResponderExcluir
  5. Já vi algumas em encontros e realmente são show mas se não chegam direito no sul-sudeste imagina no resto do país. E se for para comprar apenas uma ou outra de cada série por falta de regularidade fico com a "outra marca" mais inferior que, pelo jeito, esse ano, está indo pelo mesmo caminho. A vida de colecionador não está fácil.

    ResponderExcluir
  6. Pode-se fazer uma coleção maravilhosa com 6,00 por carrinho, mesmo que se pague um pouco mais por um ou outro modelo é sempre bom fazer a coleção. Acho que o ato de colecionar não implica em ter carros mais detalhados ou top de linha, coleção saudável vale tudo!!!

    ResponderExcluir
  7. Caminho sem volta para quem migrar para os ótimos M2 !!!Hoje tenho só os modelos HW que ainda não sairam nas linhas M2, GL e JL o resto só estou quase finalizando ! E não me arrependo por comprar ou ter menos o ideal p mim é ser o mais real possível. Abs

    ResponderExcluir
  8. Indiscutível a qualidade superior dos modelos M2, mas tudo isso é uma indiscutível questão de foco no consumidor das duas empresas. A M2 é 100% voltada para nós, colecionadores, ao passo que a Mattel tenta atender ao colecionar e ao público infantil em geral.

    Prova dessa diferença está na própria segurança do produto em si. Você simplesmente não consegue soltar peças de um Matchbox ou Hot Wheels (para evitar que crianças engulam partes pequenas), entretanto nas miniaturas da M2 (e outras boas marcas) essas pequenas peças são muito mais frágeis e delicadas. Vejam no próprio rótulo do produto a faixa etária indicada.

    A Mattel devia sim, tentar atender seus clientes com diferentes produtos, porque, sem dúvida alguma, os veículos da M2 estão anos luz à frente do concorrente em matéria de detalhamento. Palmas para a M@, simplesmente um show!

    ResponderExcluir
  9. Realmente os M2 são impressionantes, com um nível de detalhamento impressionante! Devido ao fato de ser voltado ao colecionador adulto é obvio que essas minis agradam muito mais aos colecionadores adultos do que as minis feitas para crianças da MAttel. Quando não tinhamos nenhuma opção no Brasil, que era dificil importar, é lógico que os Hotwheels vendiam bem pois era a única opção que o colecionador tinha, mas agora que a variedade de miniaturas voltadas ao colecionador adulto é grande, os hotwheels estão sendo deixados de lado, até porque a mattel não tem minis voltadas aos colecionadores adulto, com bom nivel de detalhamento, respeito a escala, partes móveis, atualmente, tem no máximo uns main line com pneus de borracha, Bons tempos em que haviam os 100%!

    ResponderExcluir
  10. Mas o controle de qualidade é sofrível, coleciono a série auto-haulers, e já vi interior ao contrário, volante quebrado, quinta roda solta nos cavalos mecânicos.

    Fora isto, são boas minis na escala 1/64.

    ResponderExcluir
  11. É uma discussão muito peculiar. A HW,ao mesmo tempo que tem modelos voltados para as crianças, atende mnuito bem ao público adulto seja dentro da mainline seja nas séries mais caras.

    Detalhe por detalhe, é muito mais interessante comprar um 1:24 então, onde os detalhes são bem visíveis. Do que adianta uma mini com 40 e tantas peças se cada uma microscópica?

    Sem desmerecer a M2, obviamente, mas acho que vai de cada um considerar o que é mais interessante. A HW ao mesmo tempo que tem minis sofriveis (80's camaro, antigo blown camaro, por exemplo), tem minis lindas como a Ferrari 599XX, Tucker Torpedo, os Impalas todos...

    Cada marca foca em um tipo de abordagem. A Hot Wheels se dá ao luxo de explorar a criatividade do designer, ao invés de só replicar fielmente os carros. E isso é bem digno e um diferencial que agrada muita gente.

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez quero parabenizar você, Douglas, pelo seu trabalho no T-Hunted e quero salientar que diferentemente da Mattel o contato da M2 prova que quando o fabricante é atento ao mercado busca ouvir e atender as necessidades do seu público alvo. Alguns poderiam dizer que o público alvo da Mattel são as crianças, mas ela já possui uma infinidade de artigos para atender as necessidades delas e desprezar parte significativa de mercado é uma estratégia péssima. Espero que as boas notícias vindas do Marcelo da Semaan, modifique esse processo como um todo.
    Por outro lado eu espero que a M2 possa investir em outros licenciamentos e trazer a luz outros modelos além dos carros norte americanos, quem sabe europeus ou até modelos brasileiros, eu em particular, gostaria muito de ver uma Rural Willis na linha M2. Uma marca que cada vez mais está no coração dos colecionadores.

    ResponderExcluir
  13. M2 completamente superior , quando se compra de fora costuma receber as minis com " defeitos " pois os mesmos as compram e anunciam no Ebay , comprando aqui paga-se mais caro , mas é muito mais dificil vir com defeito. A diferença é que a mattel faz brinquedos e a M2 miniaturas para colecionadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mão de uma criança, um M2 é brinquedo. Na mão de um colecionador, Hot Wheels é miniatura.

      Pense fora da caixa :)

      Excluir
    2. Falou tudo Zipperblues!

      Quem é colecionador de verdade não fica com esses bairrismos que não levam a lugar nenhum. Coleciona o que gosta e pronto! Sempre respeitando o gosto dos outros.

      Excluir
  14. Curtem action figures!? acessem: https://www.facebook.com/havalliance

    ResponderExcluir