Dentro dos “Anos Superfast” a Matchbox lançou séries especiais somente para o mercado americano, e também somente em embalagem “blister”. E o Mauricio Nunes está de volta para nos contar sobre essas séries! Clique aqui e veja todas as histórias que já publicamos por aqui.
“Roman Numerals”
Essa edição limitada era composta de 10 modelos ao total, todos já produzidos na linha normal 1-75, mas alguns com pinturas específicas da série. Esses 10 modelos foram lançados em 1978. Se caracterizavam por não virem dentro da linha 1-75 mas sim por terem numerais romanos gravados na base. Embora alguns modelos da série tivessem pintura igual aos 1-75, na base eles sempre tem o numeral romano gravado para diferenciá-los dos modelos normais de série.
As embalagens continham tanto os números em romano como uma sequência aos 1-75 e dessa forma, eles foram numerados como a continuação do 1-75, iniciando em #76 e terminando em #85. Portanto no ano de 1978 a série 1-75 nos EUA deveria ser referenciada como 1-85 se fossem contabilizados os “Roman Numerals”.
É importante notar que embora parte dos modelos tenham os vidros escuros sem interior, eles não são modelos Super GT, esses somente vieram muito tempo depois e sob nova administração da Matchbox. No entanto, a confusão existe para os menos avisados. O Silver Streak, o White Lightening, o Siva Black Widow, e o Datsun X particularmente parecem ser modelos Super GT, e para complicar, os dois últimos também tem modelos na série Super GT. Lembrando que a série Super GT foi criada para diminuir custo, e no caso dos Roman Numerals não houve esse propósito, até por que cromeação (Silver Streak) e douração (Datsun X) dos modelos não seriam exatamente formas de se baixar custo!
Os modelos “Roman Numerals” tiveram seus nomes mudados. O “Big Banger” tornou-se “Brown Sugar” e para isso todos os nomes originais e números arábicos foram cobertos por um ressalto de metal nas bases, para que pudessem ser estampados os novos nomes nas carcaças, junto com os numerais em romano.
O “Volks Dragon” tornou-se “Lady Bug”.
O Hairy Hustler foi renomeado como Flamin Manta.
O Flying Bug foi renomeado como Flying Beetle.
“Cam Crackers”
A outra edição limitada foi lançada dois anos depois, em 1980 com o nome de “Cam Crackers” e novamente, somente em “blisters” para o mercado americano.
Diferentemente dos 10 modelos da edição limitada “Roman Numerals”, os modelos da edição limitada “Cam Crackers” nunca tiveram número algum em suas bases, fossem esses arábicos ou romanos. Os moldes foram raspados e os números apagados.
No caso dos “Cam Crackers”, diferentemente dos “Roman Numerals”, os modelos mostrados são sempre pintados diferentemente dos modelos 1-75 e não apresentam qualquer numeração nas bases.
A “Viper Van”, como é chamado o modelo na edição limitada “Cam Crackers”, manteve em sua base o nome original “Stretcha Fetcha”, mas não possui qualquer numeração em sua base. Essa edição limitada tem os nomes dos modelos que lhe deram origem na maior parte da edição.
Quatro modelos, entretanto, tiveram seus nomes mudados nas cartelas, a saber: Field Car: Bushwacker, Volkswagen Camper/Dormobile: Pizza Delivery, Stretcha Fetcha: Viper Van, Boss Mustang: Mustang Cobra.
Miniaturas dos modelos “Roman Numerals” e “Cam Crackers” encontram um preço diferenciado no mercado hoje, devido a menor tiragem das séries que eram restritas ao mercado americano.
Para os colecionadores, vale a pena investir nas séries, pois são belas séries com apenas 10 modelos em cada. Os modelos são relativamente fáceis de serem encontrados ainda, embora, com preços um pouco mais caros que os modelos 1-75, não são preços proibitivos.
Referências:
Lesney’s Matchbox Toys – the Superfast Years, 1969 – 1982 – Charlie Mack – Schiffer Editions – revised 3rd edition – ISBN: 978-0-7643-3321-7
The Big Book of Superfast Matchbox Toys 1969 -2004 – Volume 2 - Product Lines & Indexes – Charlie Mack – Schiffer Editions – 1st edition – ISBN: 0-7643-2322-9
Bela matéria, como também as anteriores.
ReplyDeleteTive uns três de uma versão brasileira do "Flamin Manta" quanta criança, mas infelizmente se perderam.
ReplyDeleteTem informações sobre um outro carrinho antigo, um roadster com asas?