Como tem acontecido todo domingo, o Mauricio Nunes está por aqui novamente para nos contar histórias incríveis e nos ensinar um pouco mais sobre a história do nosso hobby! Clique aqui e veja todas as histórias que já publicamos nos últimos domingos.
Os “Major Packs” iniciaram em 1957 com a ideia de serem modelos maiores em escala que os 1-75 para poderem propiciar maior riqueza de detalhes. A série contou com apenas 15 modelos diferentes e as tradicionais variações em alguns deles.
Os “Major Pack” intercalaram miniaturas em escala semelhante aos 1-75 (três polegadas) com modelos em uma escala maior, aproximadamente 1:43, chamada como escala “king size”.
Difícil imaginar que todas essas miniaturas são da mesma série, uma vez que seus tamanhos/escalas são completamente diversos.
Jack O'Dell, Diretor Executivo da Lesney, era um “fã incondicional” da riqueza de detalhes. Miniaturas maiores propiciavam maior riqueza de detalhes. Leslie Smith, entretanto, mantinha-se preso a realidade do sucesso das miniaturas 1-75 e o “Major Pack” foi uma série onde o “duplo comando da empresa” ainda existia de fato e podemos ver belas miniaturas de escala maior com outras de menor escala dentro da mesma série, algo bastante incomum e único em miniaturas que sempre regulam suas séries por tamanho.
Aqui vale um comentário sobre escalas. A escala real de uma miniatura Matchbox 1-75 varia de acordo com o modelo. Nos tempos iniciais dos modelos Rodas Regulares as miniaturas precisavam caber em uma caixa de fósforos inglesa (matchbox) e suas escalas eram ajustadas para que lá coubessem. Uma vez sedimentada a empresa, esta definiu os modelos em escala como sendo de três polegadas (aproximadamente 7,5 cm). Se pegarmos modelos como carros de passeio de três polegadas, sua escala aproximada vai ser de 1:64, mas um modelo como um caminhão em três polegadas, tem escala por volta de 1:100. Para a “Matchbox”, o correto é se falar em miniaturas de três polegadas e não escala 1:64, pois essa é sempre aproximada, para os automóveis e não serve para veículos maiores como caminhões, ônibus e máquinas.
O “Bedford Ice Cream Truck” é bem menor que o “Vauxhall Victor” e a “Mercedes Benz 220 SE”, ambas miniaturas “Roda Regular” todas contemporâneas dos anos 60.
O “Interstate Double Freighter”, no entanto, já parece mais em linha com o “Vauxhall Victor” em escala.
O “Guy Warrior Car Transporter” foi produzido já na escala “king size” e foi inclusive vendido tanto como o modelo M-8 como o K-8.
Reparar que foi colocado um ressalto no modelo para cobrir a antiga numeração M-8 e escrito então a nova numeração “king size K-8”.
Em 1966 a série “Major Pack” chegou ao fim, pois os modelos maiores da série “King Size” já vendiam bem e efetivamente se impuseram no mercado nessa faixa. Os modelos “Major-Pack” que já eram produzidos na escala “king size” migraram todos para a nova linha “King Size” e seus moldes foram modificados para estamparem K em vez de M nos modelos.
Referências:
Lesney’s Matchbox Toys – Regular Wheels Years, 1947 – 1969 – Charlie Mack – Schiffer Editions – 2nd edition – ISBN: 0-7643-1193-X
Excelente matéria! (como sempre)
ReplyDeleteObrigado ao Douglas e o Mauricio Nunes por compartilharem conosco seus conhecimentos sobre nosso 'sofrido' hobby.
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ReplyDeleteÓtima matéria! Uma coisa que chama atenção é que a mini é praticamente igual a que esta impressa na caixa, sem artifícios ou truques. Muito bom!!!
ReplyDeleteMais uma vez, obrigado pela matéria, Maurício Nunes.
ReplyDeleteCreio que Matchbox seja paixão de muitos frequentadores deste blog.
Muito legal mesmo a matéria retrô sobre as miniaturas, gosto muito!
ReplyDeleteAdoro esses post com a história das marcas e miniaturas.
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