domingo, 15 de julho de 2018

My First Matchbox

Um pedido de um leitor fez o Mauricio mergulhar em mais essa série da Matchbox lançada muitos anos atrás. Você também tem algum pedido especial?  Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa série é conhecida por três nomes. Nas embalagens, normalmente o que se vê são os nomes: “My First Matchbox” (meu primeiro Matchbox) ou “Pre-School” (pré-escola), mas a série é também conhecida como “Live-N-Learn” (L&L), algo como “viva e aprenda”. Os modelos dessa série saíram de 1989 até 1994. Não houve modelos novos lançamentos na série, somente repinturas.

As embalagens múltiplas usadas tanto podiam ser de 3 como de 6 modelos em cada e havia também as embalagens simples com somente uma miniatura.

Pouco conhecido é o fato que foram lançados três modelos em escala maior, do tamanho “Super King” (em blister) pela série “My First Matchbox” (Ferrari F-40, The Londoner e Porsche 959).

A série teve muitos “sets” para complementação das brincadeiras: fazenda, cidade, estação de trem, teve até um “tapete quebra cabeça” (Jigsaw Playmat), que servia de base plana para a diversão, após montado o quebra cabeça.

Os dois veículos mostrados acima no detalhe da Caixa da Estrada de Ferro (My First Playtrack - Railway) nunca passaram de protótipos: “Volvo Tilt Truck” (em amarelo) e “Faun Mobile Crane” (colorido) e nunca foram lançados comercialmente.

O início dessa série teve três modelos mostrados no catálogo de 1989 dos “Sets”: estrada de ferro, cidade e fazenda como brinquedos para crianças pequenas, entretanto, apesar da imagem nos catálogos esses modelos nunca foram lançados comercialmente e os exemplares únicos usados nas fotos do catálogo estão hoje na ala “Matchbox” no “Chester Toy  Museum” (VW Ambulance, Ford Transit e Volvo Tilt Truck), como na foto abaixo.

Esses ensaios de modelos, por assim dizer, ainda não tinham as rodas coloridas e as pinturas mais infantis que caracterizavam a linha “My First Matchbox”. Na foto abaixo, fica claro a diferença entre os modelos protótipos e as versões finais para a série. 

Foram uma infinidade de variações de cores, tonalidades e de rodas empregadas nos modelos e o que mostraremos abaixo são vários modelos referência, mas que não esgotam o enorme plantel de variações dos modelos dessa série. A grande quantidade de cores em cada modelo facilitava essas variações. As vezes um modelo tinha apenas um detalhe de cor na roda distinto, as vezes era a base do modelo que era feita em uma cor vibrante e a outra variação era na mesma cor, mas já aí em um tom mais pastel. Entretanto, listaremos pelo menos uma variação de cada um dos modelos da série.

MB 017 – Leyland Titan – essa versão de ônibus londrino foi lançada em 1983, substituindo a numeração de 1982 da “Lesney” onde o número era MB 271. O modelo com rodas de uma só cor foi produzido para a coleção de 1992 e os modelos com rodas de duas cores foram produzidos para a coleção de 1990. O detalhe na foto dos modelos de 1990 é sobre a grade traseira do ônibus, onde o modelo no meio da foto tem 4 grelhas e o da direita da foto tem 7 grelhas.  

MB 019 – Peterbilt Cement Truck – modelo lançado originalmente pela “Lesney” em 1982 com número MB 272. Em 1983 foi relançado pela “Matchbox International” como MB 019. Saiu em duas versões na série L&L, com base azul claro, em 1990 com rodas de duas cores e em 1991 com roda monocromática.

029 – Tractor Shovel – essa pá mecânica “Muir Hill” apareceu pela primeira vez com essa numeração na 1-75 de 1983, pois sua versão original “Lesney” levava o número MB 158 desde 1977. Na L&L, o modelo mais claro saiu em um “3-Pack” de 1989.

MB 040 – Horse Box – esse caminhão “Bedford” de transporte de carga viva foi lançado na 1-75 de 1984. Os modelos com a cabine em tom azul pastel e rodas de duas cores saíram em 1990 e o com rodas de uma só cor e cabine azul mais claro foi lançado em 1991.

MB 043 - 0-4-0 Steam Loco – essa locomotiva foi lançada ainda na era “Lesney” com o antigo número MB 192. Em 1989 saiu pela primeira vez com o novo número da “Matchbox International” (MB 043) justamente na série L&L em uma versão vermelha e amarela com rodas azul claro. No ano seguinte saiu com as mesmas rodas azuis clara, mas nas cores verde abacate com amarelo.

MB 044 – Passenger Coach – o MB 044, sucedeu ao modelo “Lesney” MB 193 de 1978. A foto abaixo é de um modelo de 1990 da série L&L.

MB 053 – Flareside – essa picape Ford foi lançada em 1983 na linha 1-75. A foto da série L&L é de dois modelos de 1991 com apenas diferença no detalhe de cor das rodas.

MB 064 - Caterpillar D 9 Tractor – o MB 064 foi lançado em 1985 e antes tinha o número ‘Lesney” MB 225 desde 1980. O modelo de pá amarelo com cabine azul claro é de 1989 e o de cabine clara com pá verde é de 1990.

MB 071 – Cattle Truck – Esse caminhão Dodge foi lançado no ano de 1989 com esse número (MB 071), sucedendo ao modelo “Lesney” MB 168 de 1977. Tanto os modelos “Lesney” como todos os modelos MB 071 vinham com um par de bois de plástico no gradil, apenas os modelos L&L vieram sem esses bois.

Os modelos L&L com rodas azul claro são também de 1989 e a diferença deles é o guincho. Um dos modelos tem o guincho amarelo e o outro vermelho.

MB 075 – Helicopter – esse helicóptero sem licença, foi relançado no ano de 1983 com esse número (MB 075) substituindo o modelo “Lesney” MB 309 de 1982. O modelo da L&L é de 1990.

MB 095 – 4X4 Jeep – modelo lançado na 1-75 de 1983 que saiu na L&L em 1990 com o miolo da roda verde. Outra versão identificada foi a igual a anterior, mas com a roda toda vermelha de 1991. A versão com interior e grade azul escuro não foi identificada a data. 

MB 100 – Peterbilt Tanker – esse modelo de 1983, apareceu na 1-75, sucedendo ao modelo MB 297 de 1982 ainda da era “Lesney”. Os modelos com base azul claro são dos anos de: 1990 (rodas bicolores) e 1991 (rodas monocromáticas).

MB 113 – Police Launch – essa lancha foi lançada em 1989. O modelo L&L mostrado foi lançado no ano de 1990.

MB 120 – Ford Sierra XR4i – modelo que apareceu pela primeira vez na 1-75 de 1983. Os modelos com interior azul mais claro são de 1991.

MB 134 – Fire Engine – Esse é um modelo de carro de bombeiros da “Osh Kosh” lançado pela primeira vez na 1-75 de 1984. Na L&L os modelos com base azul claro saíram em 1989, 1990 e 1991, conforme abaixo.

MB 137 – F.1 Racer – esse modelo apareceu na 1-75 de 1984 e o modelo de rodas azul claro foi lançado no ano de 1990.

MB 139 – Volvo – o caminhão “Volvo Tilt Truck” foi lançado na 1-75 de 1984. Em 1990 a L&L lançou os 3 modelos em vermelho com rodas bicolores, inclusive um sem a cobertura verde de “lona”. Em 1992 foi lançado o modelo vermelho com roda somente amarela.

MB 150 – Breakdown Van – essa Van Chevrolet foi lançada em 1985. Na série em 1990 o modelo vinha com rodas azul pastel e amarelo, em 1992 com rodas todas em azul claro. A versão com rodas azul escuro não foi identificado o ano. 

MB 157 – School Bus – um ônibus escolar “International”, lançado na 1-75 do ano de 1985. Na L&L os modelos abaixo saíram em 1990 (rodas bicolores) e 1992 (rodas monocromáticas).

MB 169 – Peugeot Quasar – modelo lançado em 1986 na 1-75 e saiu com rodas azul claro na L&L nos anos de: 1990 (rodas bicolores) e 1992 (roda monocromática).

MB 172 – Ferrari Testarossa – modelo saiu pela primeira vez na 1-75 do ano de 1986. Na L&L apareceu no ano de 1990 conforme a foto abaixo.

MB 174 – Taxi FXR4 – modelo lançado em 1987 na linha regular (1-75) e na série L&L apareceu em 1989 em um pacote de 3 (3 Pack) com as rodas vermelhas e amarelas e em 1992 na linha regular com as rodas todas vermelhas.

MB 178 - Ford Cargo Skip Truck – modelo original de 1987. O modelo azul claro saiu em um “3-Pack” de 1989.

MB 179 – Vauxhall Astra GTE (with roof lights) – modelo lançado na 1-75 de 1987. Aqui mostramos duas versões na série, nos anos de 1990 (rodas azuis e amarelas) e 1992 (rodas azuis).

MB 184 – Ford LTD – esse modelo apareceu pela primeira vez no 1-75 de 1987. Saiu com rodas vermelhas em 1991 e com rodas amarelas no ano seguinte.

MB 187 – Ford Bronco II – modelo inicial foi lançado na linha tradicional 1-75 em 1987. Em 1991 foram lançados os dois modelos da série, apenas com diferença no miolo da roda. 

MB 192 – Sterling – esse modelo de um “Rover Sterling” foi lançado na 1-75 de 1988. Na L&L saiu em três anos: 1990, 1991 e 1992. Os modelos dos dois primeiros anos da série foram iguais com as rodas azuis e amarelas. O modelo de 1992 com rodas somente azuis.

MB 197 – Lincoln Town Car – modelo de 1987 lançado na 1-75. Esse “Lincoln” de rodas claras saiu na série no ano de 1991.

MB 209 – Faun Dump Truck – esse “fora de estrada” iniciou sua carreira em 1989 e saiu na série em tom pastel nos anos de 1990 (rodas bicolores) e 1992 (rodas monocromáticas vermelhas).

MB 211 – Utility Truck – esse caminhão Ford foi lançado na 1-75 de 1989 e apareceu em pelo menos 3 modelos de 1990 com pequenas variações nas cores de suas partes.

MB 720 – Flat Car (Side Tipper) – esse vagão foi lançado pela “Lesney” em 1980 e levava o número MB 240. Pela “Matchbox International” foi renumerado para MB 720 e relançado em 1988. Como “My First Matchbox” apareceu em 1989.

MB 792 – Cattle Trailer – esse reboque apareceu pela primeira vez em 1981 e era um complemento do modelo MB071 Cattle Truck (Dodge), devendo ser por esse modelo puxado. Aqui também como no Dodge, somente na série L&L o reboque veio sem os bois. O modelo de rodas azul claro é de 1989.

MB 851 – Combine Harvester – o modelo original “Lesney” era de 1978 e levava o número MB 195. Para a série L&L foi usado o número MB 851 para o relançamento desse molde “Lesney” em 1991 (verde abacate e azul claro) pela Matchbox International. 

Foram 33 modelos diferentes, todos repinturas, bem coloridas, além dos “Sets” para as crianças. Uma série como essa que saiu por longo período (1989 a 1994) e não em apenas um ano acaba por criar dificuldade para o colecionador para encontrar referência dos modelos, além das infindáveis variações sutis. Hoje, completar toda a série é uma tarefa difícil, mas reconfortante, pois é uma série diferente de tudo o mais lançado pela “Matchbox”.

Referências:
The Big Book of Superfast Matchbox Toys 1969 -2004 – Volume 2: Product Lines & Indexes – Charlie Mack – Schiffer Publishing Ltd, copyright 2005 – ISBN: 0-7643-2322-9 – páginas 113 e 114
https://matchbox.wikia.com/wiki/My_First_Matchbox
https://matchbox.wikia.com/wiki/File:My_First_Matchbox_(6_Pack).jpg
http://www.vintagebritishdiecasts.co.uk/forum/viewtopic.php?f=12&t=2278&start=10
http://moyshop.de/images/pdf/The%20My%20First%20Matchbox%20range%20Page%201.PDF
http://www.mbx-u.com/Models_Detail_and_Ver_Listing.php?model=SF0168
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI201ff/MI720/MI720-04c.jpg
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI001-200/MI140/MI140-prLL.jpg



5 comentários:

  1. Interessante. Eu adquiri recentemente o helicóptero MB75 de 1982 (primeira versão). Peguei por acaso...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria!! Parabéns ao autor e ao T-Hunted. Neste exato momento, olho os meus "my first matchbox" e lembro da alegria sempre que um novo modelo é integrado a coleção.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria apenas de lembrar que a Maisto também editou uma série com essa padronagem de pintura, a qual foi chamada de "my very first wheels".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela informação. Eu desconhecia essa coleção da Maisto. É realmente muito parecida com o "My First Matchbox". Encontrei algumas referências aqui http://swiftysgarage.net/topic/7191972/1/

      Excluir