Os "Superfast" são os modelos antigos mais populares entre os colecionadores brasileiros, e eles tem muitas variações raras. Hoje o Mauricio nos conta como identificá-los! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
Após 1969 e notadamente em 1970 a “Matchbox” iniciou a produção de modelos com rodas “Superfast”. Dentro desse plantel há variações menos comuns e mais raras, de mesma forma que essas existem nos modelos de “roda regular” (regular wheels).
Esse artigo focará somente nos “Superfast” considerados raros da era “Lesney” (1969 – 1982) e será divido em duas partes pelo grande número de modelos que existem.
Nossas referências principais são “Christian Falkensteiner”, que mantém um “site” que é referência para qualquer colecionador “Matchbox” e “Charlie Mack” que mantém em Connecticut, EUA o Museu “Matchbox & Lesney Toy Museum”, um espaço com 10 salas e cerca de 37.700 modelos. Ele é também autor de diversos livros sobre o assunto.
Seafire – modelo fantasia lançado em 1975 em escala 1:58. A variação mais rara é parte da produção de 1981, com “deck” branco, casco marrom, piloto amarelo, canos de escape vermelhos e trailer preto.
O “Seafire” apareceu nas coleções de 1975, 1976, 1979, 1981 e 1982. A produção de 1975 e 1976 foi toda sem “trailer”, assim como alguns modelos de 1979 e 1981, também sem o “trailer”. No último ano em linha (1982) só houve modelo com “trailer”. Há 16 variações catalogadas do “Seafire”.
Hairy Hustler – modelo fantasia do ano de 1971 em escala 1:52. A variação mais rara é de 1978 em cor branca, com vidros âmbar e rodas da frente “5 spoke” e traseiras “maltese cross”. Essa configuração de modelo foi parte da produção da coleção de 1978, o último ano desse modelo em coleções. O modelo saiu primeiro em 1971 e depois nos anos de 1974, 1975, 1976 e 1978.
Os modelos mais comuns são em cor de cobre dos anos de: 1971 e 1974. Em 1975, 1976 e parte de 1978 a cor foi o branco, sendo que no último ano teve produção de modelo amarelo também da série “Roman Numerals”, só que o nome do modelo na cartela foi mudado para “Flamin’ Manta”.
Foram encontradas 92 variações do “Hairy Hustler / Flamin Manta.
Ford Mustang Fastback – modelo que saiu somente na coleção de 1970 em escala 1:65. O modelo saiu em duas cores apenas, o branco com interior vermelho e o vermelho alaranjado com interior branco. Há uma variação desse último onde o interior também é vermelho e é considerado o mais raro de todos, tendo sido produzido como parte da produção do único ano.
O catálogo identifica 10 variações desse modelo.
Piston Popper – modelo em escala 1:65 lançado em 1973. Era parte dos “Rolamatics” (artigo nesse blog em 12/06/2016) e depois em 1980 passou a fazer parte também dos “Cam Crackers” (artigo nesse blog em 05/06/2016). Trata-se de um “Ford Mustang Boss” com um motor avantajado na frente onde os pistões se movem quando o carro anda (mecanismo Rolamatics). O “Piston Popper” mais comum é o azul, proveniente das coleções de 1973, 1974, 1976. O modelo de 1979 é o branco, o mais raro de todos. Em 1980 saiu amarelo na série “Cam Crackers” (MB 323) e em 1982 apareceu de novo na coleção como o último “Rolamatics” (MB 300) lançado pela ‘Matchbox”. Esse modelo tem 27 variações catalogadas.
Land Rover Safari – modelo em escala 1:72 de 1970. Foram 12 variações desse modelo sendo o mais comum o modelo na cor ouro. Além desse modelo mais comum há também uma versão em prata e a mais rara é a versão azul. Parte dos modelos dourados saíram com a carga do teto em marrom escuro como o modelo verde com rodas regulares (regular wheels), mas não foi considerado raro, apenas o modelo pintado de azul é tido como o mais raro.
Dentre esses modelos dourados com carga mais escura ainda há uma outra variação onde no interior do modelo há o túnel de transmissão aparente ou não, mas ainda assim essas variações não levaram o modelo dourado para o rol dos raros.
The Londoner – esse ônibus “Daimler” de 1972 tem escala 1:121 e há dois modelos dentre as 108 variações catalogadas consideradas as mais raras. O modelo banhado em prata de 1973 é um dos mais raros, apesar de levar um dos decalques mais comuns no “The Londoner” o “Swinging London Carnaby Street”. Outro modelo considerado raro é o vermelho com o decalque “ILFORD HP5 FILM” de 1976.
Esses modelos saíram nos anos de 1972 a 1982 ininterruptamente e depois ainda saíram nas coleções de 1997 e 2001 aí já modelos sob o controle da “Mattel”, que pelo jeito mantêm os moldes desse modelo.
Dentre todas as 108 variações catalogadas o modelo em vermelho é o mais comum, mas também existem modelos banhados a ouro, “café com creme” (duas cores, marrom e creme), laranja, prata e azul.
London Bus – o ônibus “Leyland Titan” de 1982 tem escala 1:124 e apresenta duas variações tidas como as mais raras: a versão em duas cores (azul claro e branco) de 1983, com decalque “Matchbox London Bus” e a versão vermelha de 1984 com o decalque “35 GODINI RAZNOIZNOS” escrito no alfabeto cirílico. Esses modelos são já dos “anos Universais” e já não mais dos anos ‘Lesney”, embora o modelo seja original dos anos “Lesney”.
Esse modelo foi lançado em 1982, saiu até 1984 direto e depois esporadicamente nos anos de 1986, 1992, 2001, 2008, 2011 e 2012. Esse modelo foi usado em tiragens especiais que a “Matchbox Universal” produziu em cores e caixas específicas. Os modelos verde e azul abaixo são de 1984 e foram parte dessas tiragens especiais.
Modelos com os mesmos decalques dessas tiragens especiais foram lançados em linha normal 1-75 no ano de 1985 na cor vermelha.
Os modelos vermelhos são a maior parte das 36 variações identificadas do modelo.
Field Car – o modelo apresenta escala 1:64 e foi lançado na coleção de 1970. Há duas variações do modelo em branco tidas como as mais raras, ambas com rodas “4 spoke” uma em cromo e outra em preto, ambas de 1977.
O modelo saiu no primeiro ano (1970) somente em amarelo, mas só nesse ano foram 18 variações no modelo amarelo. Os dois anos seguintes do modelo foram nas coleções de 1976 e 1977. Em 1976 o modelo somente teve a cor verde oliva (militar) com capota marrom e uma variação com capota preta. Em 1977, houve modelos das cores: oliva, branco, laranja e vermelho metálico. No ano de 1980 os modelos lançados foram laranja escuro e em seguida em 1982 houve modelos em laranja médio e amarelo escuro. O último ano catalogado de produção desse modelo foi em 2002 na cor laranja escuro, com o decalque “MB USA ROAD RACE” e tiragem exclusiva nos EUA.
Ao total foram identificadas 91 variações desse modelo no catálogo.
Lamborghini Marzal – um dos 9 modelos com rodas “transitional” lançado experimentalmente pela “Matchbox” em 1969 esse Lamborghini em escala 1:58 teve a sua cor mais rara em amarelo como parte da produção do ano de 1972.
A cor mais comum em vermelho dos anos de 1969 a 1971 foi seguida pela cor rosa em vários tons, variando de “rosa pink” forte a rosa pálido, passando por “salmão” e por um tom rosa alaranjado nos anos de 1971 e 1972. A instabilidade ao ataque da luz do pigmento rosa utilizado na tinta, criou com o tempo uma variedade de matizes distintos nos já vários tons de rosa empregados originalmente.
Há também um modelo amarelo pálido que saiu na série “Broomstick” em 1972, muito valorizado (mais detalhes sobre “Broomstick” ver artigo de 03/06/2016 nesse blog).
Pontiac G.P. Sports Coupe – modelo em escala 1:72 que só esteve na coleção de 1970. O modelo mais raro é a variação em vermelho, como o modelo de rodas regulares. Por conta de somente ter aparecido no ano de 1970, mesmo o modelo mais comum (roxo/uva) é tido como raro. Foram 13 variações catalogadas, sendo 12 no modelo roxo/uva.
Fato interessante, que como outros modelos (e.g. Land Rover Safari) as cores dos modelos de 1969 mais comuns se tornaram as mais raras no ano seguinte, quando as rodas mudaram.
Blaze Buster – um caminhão de bombeiros sem licença em escala 1:90 lançado em 1975. O modelo mais raro é o caminhão vermelho com escadas brancas e interior cromado de parte da produção de 1975. A outra parte da produção do primeiro ano se dividiu entre modelos onde as escadas variaram em preto ou amarelo, porém, mantendo o interior cromado. Na coleção seguinte de 1976 o modelo permaneceu vermelho com escadas amarelas e interior cromado. Em 1977 e 1980 apareceram as versões onde o interior foi mostrado em branco. Nos anos de 1982 e 1983 os modelos mantiveram a configuração mais comum apenas a escada apareceu em um tom amarelo alaranjado em algumas variações desses dois últimos anos do modelo em linha. Foram identificadas ao total 45 variações do “Blaze Buster”.
Team Matchbox – modelo fantasia em escala 1:54 que apareceu pela primeira vez na coleção de 1973. Os modelos mais raros foram parte da produção do primeiro ano (1973) nas cores: azuis e amarelo. Ainda houve modelos verde metálico e vermelho metálico nesse primeiro ano.
Em 1975 o modelo saiu somente em vermelho, mas o decalque “Team Matchbox” foi substituído por um decalque “Castrol”. A coleção seguinte que teve esse modelo foi a de 1976 nas cores verde ou vermelho metálicos. Em seguida o modelo saiu na coleção de 1978 também em vermelho, mas com decalques da “GoodYear” e da “Texaco”. Na última aparição do modelo em linha em 1982, alguns modelos ainda foram pintados de vermelho metálico com o decalque da “GoodYear” mas parte da coleção foi pintado na cor laranja, alguns com esse decalque e duas variações sem nenhum decalque. Ao total há identificado 44 variações desse modelo.
Ford Cortina – modelo lançado em 1970 na escala 1:62. Esse modelo e suas 9 variações catalogadas são exclusivos da coleção de 1970. O modelo mais raro é o que repete o modelo anterior com roda regular em marrom metálico. A outra parte da produção do ano foi em azul com variações de tonalidade desde o bem claro até ao escuro.
Eight Wheel Crane – esse modelo “Faun” está em escala 1:114 e foi lançado unicamente na coleção de 1970 e só há 3 variações catalogadas. O modelo mais raro é o com o corpo vermelho e o guindaste laranja e com o guincho amarelo como o modelo de roda regular. As outras duas variações são a com o guindaste em cor de ouro e o guincho pode ser em amarelo ou em limão.
Lincoln Continental – modelo em escala 1:74 lançado com rodas “Superfast” na coleção de 1970 e depois repetido na coleção seguinte de 1971. O modelo considerado mais raro é o de parte da produção de 1970 onde a cor do modelo é verde água. Todos as outras variações são na cor ouro. Há que se registrar uma variação de 1970 na cor ouro que o modelo vem com um motorista na cor marfim do interior, mas essa variação não foi considerada rara o suficiente.
Leyland Petrol Tanker – esse caminhão tanque da “Leyland” está na escala 1:92 e apareceu em 3 coleções: 1970, 1971 e 1973. Há tres modelos especiais considerados raros. Dois modelos são do “National Association of Matchbox Collectors – N.A.M.C.” (Associação Nacional de Colecionadores Matchbox) de 1971. O primeiro tem a cabine vermelha e o tanque branco com os dizeres, diferentes dos dois lados, como mostram as fotos.
O segundo modelo tem a cabine violeta e o tanque cinza prateado também da mesma Associação. O terceiro é um modelo sem os logotipos da Associação (N.A.M.C.), mas na cor de um deles (violeta e cinza prateado) também de 1971.
Os modelos mais comuns são os verdes com o tanque vermelho que saíram nos 3 anos de produção do modelo.
Além do modelo em verde há ainda um modelo azul com o tanque branco de 1971 alguns com o decalque “BP” outros com o decalque “ARAL” e para finalizar ainda há um modelo vermelho com o tanque branco, mas mantendo o decalque da “British Petroleum”. No último ano de coleção do modelo ele manteve as cores verde e branco, porém o decalque passou a ser da “Burmah”. Ao total foram 17 variações catalogadas desse modelo.
Lamborghini Miura – um dos 9 modelos com rodas “Superfast” lançados em 1969, esse modelo na escala 1:62 apresenta seu modelo mais raro em amarelo com interior vermelho que foi parte das coleções de 1969 e de 1970.
Há um total de 25 variações catalogadas desse modelo, sendo a mais comum sempre em cor de ouro com alguns matizes mais claros ou escuros, tendo saído nas coleções de 1969, 1970, 1971, 1972, 1977 e 1979.
Vantastic – esse é um modelo fantasia, em escala 1:65, lançado pela coleção de 1975, do que poderia ser uma camionete do Ford Mustang. O modelo saiu em duas versões principais, uma com um enorme motor para fora e outro sem esse motor avantajado aparecendo. O modelo considerado mais raro é um modelo promocional de 1978, sem o motor aparecendo e com somente o decalque “Jaffa Mobile” no capo.
Foram 19 variações do modelo, todas na cor laranja, sendo 6 variações com o motor aparecendo e 13 sem o motor de fora. Os modelos saíram nas coleções de: 1975, 1976, 1978 e 1980.
Soopa Coopa – modelo fantasia lançado em 1972 na escala 1:60. O modelo considerado mais raro é promocional de 1977 na cor laranja com o decalque “Jaffa Mobile” na capota. Os modelos de 1972 são azuis em todos os tons, passando de pálido a médio e terminando no escuro. No segundo ano em coleção do modelo (1975) ele saiu em rosa com ou sem o decalque da flor na capota. Há uma variação em rosa fosco. Em seu último ano em coleção (1977) o modelo é cor de laranja sem decalque nos modelos normais de linha e com o decalque promocional na capota do modelo mais raro.
Ao total foram identificadas 22 variações do “Soopa Coopa”.
Skip Truck – Esse caminhão apareceu na coleção de 1976 na escala 1:88. O modelo mais raro é o vermelho com a caçamba em azul que saiu nessa única cor na coleção do ano de 1978.
O mais comum é o modelo em vermelho com a caçamba em amarelo que saiu nas coleções de 1976, 1977, e 1980. Em 1977 também teve uma variação com a cabine laranja e a caçamba amarela ou vermelha. Em 1981 o modelo saiu com cabine azul metálico e caçamba amarela. Ao total há catalogado 38 variações do “Skip Truck”.
The Stingeroo Chopper – modelo em escala 1:50 que saiu unicamente no ano de 1973 e apresenta 10 variações catalogadas.
O modelo mais raro é a variação com guidom cromado. O corpo do modelo sempre em variações de tom de roxo. Além do guidom violeta, ainda há variações em: preto e azul esverdeado.
Jeep – modelo em escala 1:66 de um Jeep que saiu pela primeira vez na coleção de 1976. Esse modelo apareceu com um canhão ou sem ele. Há também algumas variações com uma capota plástica.
O modelo tido como o mais raro é vermelho sem canhão e sem capota e saiu como parte da coleção de 1979. O modelo militar em verde oliva com ou sem o canhão é o mais comum tendo saído nas coleções de 1976, 1977, 1978 e 1979. Os modelos com capota são azuis em dois tons com capota branca e saíram nas coleções de 1978 e 1979. Completa o rol de variações desse “Jeep” modelos em amarelo dos anos de 1977, 1978 e 1979 sem capota e sem canhão. Ao total foram catalogadas 49 variações desse “Jeep”.
Ford GT – modelo lançado com roda “Superfast” na coleção de 1969 em escala 1:61. A variação mais rara é uma de cor amarela que somente saiu no último ano do modelo em linha, no ano de 1979 em um “Special MultiPack - MP-1”. Todas as outras variações dos outros anos do modelo em coleções (1969, 1970, 1971, 1977 e 1979) são ou brancas ou bronze, sendo que há variações de tonalidade no bronze de claro a escuro, sendo o tom médio o mais comum.
Lembrando que os modelo de 1969, 1970 e parte de 1971 saíram com rodas “transicionais” mais finas (10x2mm) para caberem na carroceria original do modelo. Modelos de parte do ano de 1971 e dos outros anos de lançamento do modelo em linha as rodas já são as “Superfast” tradicionais mais largas (10x4mm).
As carrocerias originais tiveram que ser modificadas, aumentando a curva do para lama traseiro para poder caber a nova roda mais larga. Apesar da modificação na carroceria o modelo manteve a numeração original “Superfast” (MB Lesney 007).
Fim da primeira parte do artigo.
Referências:
The Encyclopedia of Matchbox Toys 1947 – 2001 - Revised 4th Edition – Charlie Mack – Schiffer Publishing Ltd, copyright 1997, 1999, 2002 e 2013 – ISBN: 978-0-7643-4560-9 – páginas 66 a 69.
The Big Book of Superfast Matchbox Toys 1969 - 2004 – Volume 2: Product Lines & Indexes – Charlie Mack – Schiffer Publishing Ltd, copyright 2005 – ISBN: 0-7643-2322-9 – páginas 171 a 174
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/LS/LS01-39/LS05b/LS05b-17a.jpg
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/LS/LS01-39/LS08a/LS08a-01bxF.jpg
http://areh.de/
https://www.ebay.co.uk/itm/131646659421?clk_rvr_id=1592458492868&rmvSB=true
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCmenuManNumberE.php
Novamente tenho dois da lista, o Miura e o Cortina. Interessante saber que por acaso tenho a versão mais rara do Cortina, adquirida por €2,00 em uma edição do Veterama.
ReplyDeleteEu tinha o Londoner, vermelho embaixo e branco em cima. Mas com a chegada da adolescência, fiz a burrada de descartar todos os carrinhos de ferro que eu tinha. Aliás eu tinha boas relíquias, algumas da Brinquedos Rei. Vários eu gostaria de readquirir para juntar a minha coleção atual.
ReplyDeleteMais uma bela matéria, muito interessante... obrigado, mais uma vez, Maurício.
ReplyDeleteFico feliz que você gostou. Domingo que vem segue a segunda parte
DeleteGostaria de lhe agradecer pelas explicações e mostras da MATCHBOX. Tenho diversas minis, ainda e caixas originais. Muito obrigado. Um abraço .
ReplyDeleteFico feliz que o tenhamos ajudado😊
Delete