Sunday, December 8, 2019

Johnny Lightning Tow & Go

Depois de semanas falando de séries da Matchbox, o Mauricio volta nesta semana falando de uma série atual da Johnny Lightning. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Em 2019 a Johnny Lightning (JL) resolveu lançar uma série de novos trailers e colocou modelos repinturas como os puxadores desses trailers. 

Todos os trailers são novos e os modelos que os puxam apenas repinturas. Para os colecionadores de trailers a série promete pelas duas séries já lançadas até o momento (Dez/19).

O nome da série “Tow & Go” seria algo como “puxe e vá” em tradução literal e parece realmente reafirmar que o foco são os trailers e não quem os puxam.

A primeira série de 2019 foi composta de 6 modelos, sendo 3 originais e 3 repinturas. 

Jeep Cherokee (XJ) #622 e Food Consession Trailer #164-044 - O Jeep Cherokee foi lançado em 2012 na cor grafite com detalhes em preto na série “Johnny Lightning Forever 64 Release 22”.

Os modelos Tow & Go (T&G) saíram em marrom puxando um trailer de comida, no caso de churrasco, nas cores dourado e prata na versão 1A.

A segunda repintura (1B) apresentou o Jeep Cherokee em grafite e o trailer concessionário em laranja e prata, mas dessa vez um trailer de guloseimas/junk food (frituras e cachorro-quente no palito / corn dog).

1964-1965 Volkswagen Type 2 Transporter #916 e Vintage House Trailer #164-044 - a Kombi apareceu pela primeira vez em 2006 na série “Johnny Lightning News Flash #46 Exclusives” na cor vermelha com os dizeres “Topper Toys” em amarelo e preto nas laterais, sendo a “Topper” a fundadora e dona da primeira “Johnny Lightning” (ver artigo nesse blog em 04 de setembro de 2016).

Os modelos T&G saíram em kombi verde com trailer branco e verde (1A) e kombi saia e blusa azul marinho e branco com o trailer nas mesmas cores com uma faixa vermelha a volta de todo o trailer.

1965 Chevrolet El Camino #601 e Parade Float #164-044 – o El Camino apareceu pela primeira vez na série “Johnny Lightning Classic Gold 2 Release 21” em 2003 na cor vermelha com chamas amarelas e brancas na parte frontal do carro.

Os trailers da T&G são compostos de uma base de metal e uma estrutura em espuma imitando um “Hot Rod” em exposição. O nome “Parade Float / Parada Flutuante” acabou levando o pessoal a realmente fazer um modelo em espuma, como se fosse realmente um flutuante para desfile. 

Para a versão 1A o modelo vem em azul metálico acompanha o modelo de espuma também em tons de azul com decoração em amarelo. A repintura (1B) vem em vermelho predominante com a base do flutuador em amarelo.

A segunda série de 2019 também foi composta de 6 modelos, sendo 3 originais e 3 repinturas.

1981 Jeep Wagoneer #786 e Tiny House #164-044 – Jeep Wagoneer lançado na cor creme em 2012 na série “Johnny Lightning Forever 64 Release 27”.

Os reboques dessa série vieram também feitos em resina (casa) sobre um trailer de metal. Cor bege no primeiro modelo e marrom na repintura.

1955 Ford Panel Delivery #838 e Small Travel Trailer (sem número) – A Panel Delivery da Ford foi lançada em 2002 na série “Johnny Lightning Woodies and Panels Release 1” na cor vermelha com um motor saindo por cima de corte no capo e pintura de chamas amarelas e brancas na parte frontal do modelo.

Modelos T&G em azul com branco e madeira na lateral da Ford (2A) e verde com prata (2B).

1999-2004 Ford F-250 #052 e Barrel Concession Trailer (sem número) – a picape F-250 foi lançada em vermelho no ano de 2000 na série “Johnny Lightning Collection Release 1”.

Os trailers são um pouco diferentes, sendo o da primeira pintura em verde, como um trailer de picles em verde com a picape em verde com faixa dourada nas laterais.

A repintura 2B tem a picape em preto com a mesma faixa dourada e o trailer passa a ser de um refrigerante genérico do tipo “Root Beer” na cor vermelha e o barril tem uma torneira e um letreiro na torneira igual ao letreiro da lateral do barril (Wheeled Barrel Root Beer / Root Beer em barril móvel).

Diferentemente de outros fabricantes de trailers nessa escala. A JL escolheu materiais distintos para produção desses. Em vez de zamac ou plástico, optou por usar uma base de zamac pintada de preto básica e a parte superior dos trailers ou é feita de resina ou de espuma (flutuadores). 

Essa opção por usinagem de peça em resina é mais barata, na confecção do molde para vazamento, mas não permite tantos detalhes como a de uma carcaça de trailer injetada. Os detalhes são todos pintados ou apliques colados. Uma outra desvantagem é a espessura da parede do trailer que permita usinagem é muito espessa e torna o modelo pesado.

Fato sem explicação aparente são os números dos trailers, que são as novidades na série já que os carros que os puxam são todos repinturas, os números, quando existem, são o mesmo: #164-044, para quatro dos seis novos modelos de trailers esse é o número usado e outros dois deles estão sem número definido. 

Os detalhes nos trailers propriamente ditos não são dos melhores, pelo motivo explicado acima, mas os modelos mesmo assim agradam aos colecionadores de reboque. 

Referências:
http://www.jlcollector.net/jltg001.html
http://www.jlcollector.net/jltg002.html
http://www.jlcollector.net/622.html
http://www.jlcollector.net/916.html
http://www.jlcollector.net/601.html
http://www.jlcollector.net/786.html
http://www.jlcollector.net/838.html
http://www.jlcollector.net/052.html



No comments:

Post a Comment