A história da Matchbox é cheia de altos e baixos, e em uma de suas fases os carros foram produzidos em Hong Kong, quando o território ainda pertencia aos ingleses. O Maurício nos detalha toda a história aqui embaixo. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
No final da década de 70 e início dos anos 80 a “Matchbox Lesney” enfrentava problemas sérios financeiros, que culminou com sua falência em 11 de junho de 1982. Em 24 de setembro de 1982 David Yeh, que já tinha trabalhado para a “Lesney”, produzindo carros na Ásia, para tentarem baratear os custos e dar uma sobrevida à “Lesney”, comprou a massa falida da “Matchbox Lesney” e renomeou a companhia como “Matchbox Universal Toys”, são os ditos, “Anos Universais”.
Esse artigo vai tratar dos modelos produzidos exclusivamente em Hong Kong (HK) pela “Matchbox Lesney” ainda antes dessa falência. Foram produzidos modelos exclusivos nos anos de 1980 a 1982.
Alguns dos modelos só foram exclusivos nas pinturas, nomes e até nos números internos de registro, mas na verdade tratava-se de antigos modelos renomeados, repintados e renumerados. Talvez uma estratégia para baratear os custos em vez de criarem um molde novo do zero, apenas renumerá-lo e rebatizá-lo como um novo modelo, tudo para baixar custos em uma época difícil pré-falimentar.
Toyota Celica GT MB0188 – esse modelo em escala 1:61 foi produzido no Japão em sua primeira vez em linha na cor vermelha e outro na cor branco pérola no ano de 1978. Na estratégia de produção em Hong Kong, esse modelo apareceu pela primeira vez em 1980 no vermelho de lançamento, mas já aí escrito “made in Hong Kong / feito em Hong Kong” na base (ver seta).
Os modelos vermelhos de HK foram produzidos para uma coleção com distribuição na Austrália.
No ano seguinte de 1981 o modelo foi produzido em azul claro com as portas em branco com o número #78 nas portas e na capota em uma coleção em blíster para venda nos EUA.
Esse mesmo molde foi usado em 1980 em um modelo pintado de laranja avermelhado com grafismos amarelos, imitando um sol no capo e nas portas e os dizeres “Sun Burner / Queimador de Sol” nas portas. O “Toyota Celica Sun Burner” saiu no ano de 1980 na coleção exclusiva dos EUA chamada de “Cam Crackers” (artigo nesse blog em 05 de junho de 2016).
Gallant Eterna / Dodge Challenger MB0198 – esse Mitsubishi Galant Eterna real foi vendido nos EUA em um acordo entre Mitsubishi e Chrysler, como Dodge Challenger. O modelo é em escala 1:62 e foi lançado na coleção japonesa de 1978 na cor vermelha.
Em 1980 o modelo foi produzido em Hong Kong na cor verde.
Modelo da série “Speed Sticks” onde vinham adesivos de corrida (speed sticks) para decoração dos modelos (ver seta).
Esse mesmo modelo também fez parte da série “Cam Crackers” (artigo nesse blog em 05 de junho de 2016) em 1980 no mesmo tom de verde, mas com faixas vermelhas e creme pelo corpo do modelo e os dizeres “HOT POINTS / Pontos Quentes”.
Fairlady Z / Datsun 280Z MB0217 – modelo em escala 1:58 lançado na coleção Japonesa de 1979 na cor vermelha (ver seta modelo a direita).
Nos anos de 1980 e depois em 1982 o modelo foi produzido em HK. O modelo de 1980 todo em preto para a coleção Australiana do ano e o modelo de 1982 em preto com faixas vermelhas no capo e laterais escrito Datsun (lateral) e 280ZX (capo) para a linha regular Matchbox de 1982 nos EUA.
Em 1980 o Fairlady Z / Datsun 280ZX saiu na série americana exclusiva “Cam Cracker” (artigo nesse blog em 05 de junho de 2016) em preto com faixas e um grande “Z” no capo em laranja avermelhado (Há variação com essas faixas e a letra em vermelho)
Savanna RX-7 / Mazda RX-7 MB0219 – modelo em escala 1:57 lançado na coleção Japonesa de 1979 na cor amarela (ver seta modelo a direita) e em seguida em verde.
Ambos os nomes (Mazda e Savanna) foram usados. Em 1980 foi produzido o Savanna RX-7 azul em Hong Kong e em 1982 foi produzido como Mazda RX7 em Hong Kong na cor preta com faixa lateral na cor de cobre e RX7 em branco nas portas e “Mazda” em branco dos dois lados do capo.
Rallye Royale MB0245 – modelo reaproveitado do MB0114 Monteverdi HAI de 1973, daí o ano na base do “Rallye Royale” ser o mesmo, mas o número de registro “Matchbox” e o nome foram recriados.
O primeiro modelo de HK foi em 1981 na cor prata com faixas longitudinais pretas e azul e o número #14 em preto no capo.
O modelo de 1982 foi pintado de branco perolado com faixas laranjas e azul sobre o modelo e faixas laranja nas laterais e o número #8 em azul no capo e nas portas. Adicionalmente, pintura no mesmo tom de azul do que seriam os patrocinadores desse modelo de corrida: Gulf (em cima das rodas nos para lamas dianteiros), Cibie (laterais), Fran (para lamas traseiros) e Goodrich na parte traseira superior.
O Monteverdi HAI de 1973 somente foi pintado de laranja. Com adesivos de papel conforme abaixo e fica claro que MB0245 é idêntico ao MB0114.
Hi Ho Silver MB0246 – modelo em escala 1:59 com ano na base de 1971 devido a ter sido renomeado/renumerado do modelo MB0083 Volks-Dragon da coleção de 1972 com ano na base de 1971 o modelo original (Volks-Dragon) na cor vermelha com adesivos de papel de dois olhos estilizados em amarelo, laranja e preto.
O modelo de HK foi pintado de prata com os dizeres “Hi Ho Silver” (novo nome usado para o modelo) e um chapéu de vaqueiro em vermelho no capo. O mesmo chapéu se repete nas laterais e a capota tem fundo preto com o número #31 em prata.
O modelo em preto é da série exclusiva americana de 1978 “Roman Numerals” (artigo nesse blog em 05 de junho de 2016) renomeado como “Lady Bug” e tem no capo pintado em vermelho uma “joaninha” (Lady Bug) e chamas no captador de ar do teto. O “Lady Bug” também foi renumerado como MB0209.
MB0209 e MB0246 copiados e renumerados/renomeados a partir do MB0083 original.
Ford Mustang GT350 MB247 – modelo em escala 1:65 com ano na base de 1970 devido a ter sido mais uma renomeação e renumeração de antigo modelo da coleção de 1971 o MB0078 “Wildcat Dragster” em rosa com adesivo de papel em preto com vermelho de uma pantera negra escrito “wildcat” nas laterais.
O modelo de HK foi pintado de branco com faixas azul escuras no corpo e laterais e “GT-350” em azul nas laterais.
Mais um caso de modelos idênticos com nomes e números distintos.
Cosmic Blues MB0248 – modelo em escala 1:64de um Dodge Charger estilizado. O Cosmic Blues é uma cópia do modelo anterior Big Banger MB0100 de 1973.
O modelo original “Big Banger” de 1973 é vermelho com um motor gigante e o nome “Big Banger” na lateral, feito na Inglaterra.
Sua cópia de 1982 o “Cosmic Blues” é branco com faixas e estrelas azuis, além do nome também em azul nas laterais.
Hot Chocolate MB0254 – modelo em escala 1:59 da coleção de HK do ano de 1981, mas com ano na base de 1972 do modelo original “Dragon Wheels MB0105” do qual foi copiado.
O modelo original MB0105 de 1972 é verde com o nome “Dragon Wheels” em preto sobre faixa multicolorida em amarelo, vermelho e preto.
O Hot Chocolate de HK de 1982 em marrom metálico e negro com faixa branca na capota e atrás.
Midnight Magic MB0256 – modelo em escala 1:60 do ano de 1982, mas com ano na base do modelo original MB0110 Tanzara de 1972.
O modelo de HK em preto com prata e o modelo inglês em laranja.
Maxi Taxi MB0260 – um Ford Capri em escala 1:59 produzido em Hong Kong com pintura amarela de um táxi. Modelo da categoria “Rolamatics” (artigo nesse blog em 12 de junho de 2016) e copiado do modelo MB0129 “Hot Rocker” de 1973. Ambos um Ford Capri aparentemente sem licença.
O modelo original em verde com motor cromado e o modelo de HK em amarelo e pintura com grafismos de um táxi, mesmo motor cromado e o nome do modelo pintado de preto na capota (Maxi Taxi).
Orange Peel MB0261 – modelo em escala 1:64 de um Dodge Charger tipo Dragster, anteriormente denominado de Dodge Dragster MB0094 lançado em 1972 na cor rosa claro.
O modelo Dodge Dragster aqui mostrado é do biênio 1975/1976 em rosa mais vivo.
O modelo cópia renumerada e renomeada de Hong Kong é branco com faixas laterais e sobre todo o veículo em laranja com o número #70 na capota. Escrito “Orange Peel / Casca de Laranja” em preto na lateral
Foram 12 modelos produzidos em Hong Kong no final dos anos “Lesney”, sendo que 4 desses modelos foram modelos em que se manteve os nomes e esses quatro modelos foram todos lançados no Japão como primeira vez e não coincidentemente estão os 4 no 4-Pack promocional “Speed Sticks” aqui mostrado.
Os outros 8 modelos foram todos modelos antigos dos anos 70 que foram rebatizados e renumerados como novos, mas na verdade são idênticos aos modelos antigos aqui mostrados.
O subterfúgio de renomear e renumerar modelos antigos não é a melhor das ideias, mas entende-se que no apagar das luzes a empresa estava tentando de tudo para não “afundar”.
De qualquer forma, fica aqui o registro dos modelos produzidos somente em Hong Kong ainda dentro da antiga “Matchbox Lesney”.
Referências:
Lesney’s Matchbox Toys – The Superfast Years, 1969 – 1982 – Charlie Mack – Schiffer Editions–ISBN: 978-0-7643-3321-7
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31SMainE.php
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31SMain.php
https://br.pinterest.com/pin/460915343099675255/?lp=true
https://aucfree.com/items/j521404614
https://www.worthpoint.com/worthopedia/nib-mint-matchbox-blue-toyota-celica-109081102
http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0193-001-a-01
https://www.liveauctioneers.com/item/5757585_443-matchbox-superfast-speed-sticks-customizing-set
Eu acredito que sempre vale ter algum modelo desses, bem conservado, no meio da coleção. Ele é parte de uma história rica que o Maurício nos traz com frequência.
ReplyDeleteMas, sejamos sinceros, para a época era o que havia, mas para hoje os modelos são bem toscos, parecendo mesmo mais com relíquias do que com itens colecionáveis.
São modelos de quase 40 anos e ainda competem de igual para igual com os modelos linha básica da Mattel. Lembrando sempre que a faixa justa de comparação é essa. Modelos de 10 a 30 dólares a unidade, tem hoje, condição de terem um acabamento muito superior
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