Sunday, May 24, 2020

Dinky Atlas I

Começa hoje uma nova série de postagens por aqui com foco na marca Dinky quando pertencia a Atlas, e quem nos conta a história destes belos modelos na escala 1:43 é o Mauricio Nunes, como sempre! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A Dinky (ver artigo nesse blog em 9 de setembro de 2018) iniciou a produção de miniaturas simultaneamente na Inglaterra (Liverpool) e na França (Bobigny) ainda antes da Segunda Grande Guerra. Em 2005, vimos que a Mattel tentou ressuscitar a marca, mas após a produção de apenas quatro modelos a série foi interrompida. Em 2008 o grupo Franco-Suíço “Atlas Editions” comprou os direitos da antiga “Dinky” Francesa da atual controladora (Mattel) e reiniciou a produção na China de modelos com os antigos moldes franceses, mas para isso a Atlas resolveu subcontratar a Norev na China para produzir esses modelos.

Os novos “velhos” modelos Dinky iniciaram as vendas em 2009 e foram produzidos até 2014 com esses moldes mais antigos da Dinky. Foram um total de 85 modelos ao longo desses cinco anos. Todos esses modelos já foram produzidos anteriormente, portanto seriam tecnicamente repinturas. 

Os modelos Dinky Atlas (DA) utilizavam uma caixa de papelão, também cópia das caixas antigas. Essas caixas vinham com um folheto explicativo da miniatura e um certificado de autenticidade.

Embora tudo tenha sido feito como os modelos de outrora não há possibilidade do colecionador comprar algo “novo” como fosse “velho”. Todos os novos DA vinham escrito na base: “Made in China”, “Editions Atlas” “Mattel” e o símbolo de “copyright”.

Dentro da numeração interna da Atlas esses modelos tinham um número de 7 algarismos, sendo que os 4 primeiros nunca mudam. Esses são sempre “2083” seguidos da centena que varia de acordo com o modelo. Como foram 85 modelos efetivamente lançados os números variam de 2.083.101 até 2.083.193, pois houve sete números pulados mais no final da série. Entretanto, para facilitar iremos mostrar os modelos como #101 até #121 nesse primeiro artigo e nos outros complementares mostraremos os modelos seguintes. 

Sempre que possível iremos postar fotos dos modelos reais para efeitos de comparação. 

#101 – Citroën DS19 – o primeiro modelo da série é de 2009, inicialmente feito sem vidro (#101a), a referência descreve que os primeiros cinco mil modelos foram feitos sem vidro, no restante da tiragem o DS19 (#101b) foi feito com vidros.

Esse modelo original foi pintado de verde escuro com capota branca, sem interior e com ou sem vidro. Modelo com rodas cromadas e pneus brancos de borracha. 

#102 - Citroën 2 CV 1961 – o 2CV 61 foi pintado de bege com capota marrom. Rodas cromados e pneus pretos. Modelo sem interior. Modelo em miniatura do ano de 2009.

#103 - Simca Vedette Chambord – miniatura de 2009 pintado de creme e vermelho ocre na capota e painéis laterais. Modelo com vidro, mas sem interior. Rodas cromadas e pneus brancos de borracha. 

#104 - Buick Roadmaster – modelo em miniatura de 2009, retratando um Buick Roadmaster de 1952 pintado de ocre claro com capota preta e detalhes em prata. Roda cromada com pneu branco e modelo sem vidro e sem interior.

#105 - Renault Dauphine – miniatura do ano de 2009 pintado de creme claro com roda cromada e pneus pretos. Esse Renault Dauphine não tem vidro nem interior. 

#106 - Citroën Traction – o famoso Citroën Traction Avant pintado no mais tradicional preto com rodas amarelas e pneus em preto. Modelo sem interior e sem vidros lançado no ano de 2009. 

#107 - Panhard PL 17 – modelo em miniatura feito do ano de 2009 pintado de azul claro com rodas na mesma cor e pneus pretos. Esse modelo tem vidro e interior na cor caramelo claro e é um modelo real do ano de 1960

#108 - Citroën Type H – esse é também um modelo de 2009 sem interior e sem vidros. Modelo pintado de branco com rodas brancas e pneus pretos. 

#109 - Alfa Romeo 1900 Super Sprint – modelo lançado no ano de 2009 sem interior, mas com vidros. Modelo pintado de vermelho com rodas cromadas e pneus pretos.  

#110 - Mercedes 190 SL – modelo lançado no ano de 2010 e pintado de prata com capota preta. Modelo sem interior, mas com vidros e as rodas são cromadas com pneus pretos. 

#111 - Studebaker Commander – modelo lançado em 2010 na cor creme com detalhes em coral escuro. Modelo sem vidros e sem interior e com pneus brancos em rodas cromadas.

O modelo escolhido pela DA é um Studebaker Commander de 1955. 

#112 - Talbot Lago – modelo lançado no ano de 2010 todo em azul (corpo e rodas) com detalhes em prata. Pneus de borracha e o piloto pintado de branco.  

#113 - Peugeot 403 – modelo iniciou suas vendas no ano de 2010 na cor preta com detalhes em prata e rodas cromadas com pneus brancos. Modelo sem interior e sem vidros. Esse modelo é de um 403 de 1959.

#114 – Peugeot D3A Fourgon – O furgão Peugeot foi lançado em 2010 na cor azul como um modelo de entrega da “Cibié”. Modelo com rodas amarelas e pneus pretos. Sem interior e sem vidros.

#115 - Simca 8 Sport – modelo lançado no ano de 2010 na cor preta com interior bege. Modelo sem vidro e com rodas cromadas com pneus brancos. 

#116 - Renault Floride – modelo lançado todo em branco (carroceria e pneus) no ano de 2010. Rodas cromadas e sem interior, mas com vidro. Esse Floride é um modelo do ano de 1960.

#117 - Mercedes 300 SE – modelo lançado no ano de 2010 na cor vermelha com vidros e interior em branco. Rodas cromadas e pneus em preto. 

#118 - Opel Rekord Taxi – o Opel P2 de 1962 foi lançado pela DA no ano de 2010 na cor preta com interior vermelho e vidros. As rodas são as cromadas da série com pneus brancos.  

#119 - Peugeot 404 – modelo de um 404 de 1966 lançado pela DA em 2010 na cor azul claro com interior vermelho e com vidros. As rodas cromadas já tradicionais da série e pneus pretos.

#120 - Austin Healey 100 – A Austin produziu o modelo 100 “roadster” com essa frente nos anos de 1953 a 1956. O modelo DA é de 2010 pintado de branco com interior vermelho e motorista pintado com detalhes, assim como também o volante do modelo. As rodas são em cromo com pneus pretos.

#121 - Renault 8 – o último modelo desse artigo, mas ainda longe de ser o último da série é o Renault 8 de 1965. Esse modelo foi lançado pela Dinky Atlas em 2010 na cor azul claro com interior vermelho, detalhes em prata e rodas cromadas com pneus pretos. 

Esses foram os primeiros modelos lançados no ano de 2009 e parte de 2010 dessa empreitada da DeAGOSTINI / Atlas com uso das licenças da Dinky / Mattel. 

Referências:
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCsmenu4.php
https://en.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_DS
https://www.catawiki.com/l/18671381-citroen-2cv-1961
https://www.flickr.com/photos/91728279@N06/13385578335
https://www.youtube.com/watch?v=ZL7FhBpt57o
https://de.wikipedia.org/wiki/Renault_Dauphine
https://fr.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_Traction_Avant
https://www.car.info/en-se/panhard/pl-17/pl-17-sedan-085-m4-1960-523075
https://www.caradisiac.com/retromobile-2017-citroen-en-type-h-112455.htm
http://gretzyblue.blogspot.com/2013/09/alfa-romeo-1900-super-sprint.html
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mercedes_190_SL_front_20080520.jpg
https://www.conceptcarz.com/vehicle/z17208/studebaker-commander.aspx
https://stevemckelvie.wordpress.com/2011/11/10/talbot-lago-t26-c-grand-prix-car/
https://www.youtube.com/watch?v=9pf7ZroFt5M
https://www.pinterest.com.au/pin/526287906437778836/
http://www.automobilemag.com/news/2016-best-france-italy-show-11-favorite-finds/
https://www.flickriver.com/photos/rpilla001/5659489861/
https://classics.honestjohn.co.uk/reviews/mercedes-benz/190-300
https://www.imcdb.org/v010749.html
https://www.youtube.com/watch?v=Ezmq4g0Kg9k
https://fr.wikipedia.org/wiki/Austin-Healey_100
https://it.wikipedia.org/wiki/File:1965_Renault_R8_Gordini_sedan_(19695172989).jpg


3 comments:

  1. Modelos 1:43 sem vidros e sem interior? Caramba!

    ReplyDelete
  2. Pois é... eu também estranhei essa questão da falta de interior, mesmo porque a parte externa parece ser bem feita. Contudo, eu não compraria, por melhor que fosse externamente, uma miniatura 1:43 sem interior, e muito menos sem os vidros.

    ReplyDelete
  3. Sim é estranho, mas precisamos lembrar que esses modelos são cópias de modelos antigos que eram dessa forma.

    ReplyDelete