domingo, 17 de outubro de 2021

Majorette Cadbury’s

Uma breve série da Majorette em uma época conturbada. E quem vai nos explicar tudo isso? Claro que o mestre Mauricio Nunes! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.


Como quase todas as grandes fabricantes de miniaturas, a Majorette também montou séries específicas de alguns fabricantes, nesse caso estamos falando da Cadbury Schweppes, multinacional inglesa hoje pertencente a Mondelez (antiga Kraft Foods). O negócio principal da Cadbury’s é chocolate, e foram modelos com pintura dos chocolates da marca que foram usados na série. A série foi produzida nos anos de 1994 e 1995 em embalagens simples e múltiplas sempre com fundo em roxo que é a cor característica da marca desde o ano de 1920. Pois a empresa foi fundada em Birmingham na Inglaterra no ano de 1824. Foram preparados originalmente seis modelos da série #200 para a série especial da Cadbury’s.  



Ford Cargo Covered Truck #241 – modelo em escala 1:100 criado no ano de 1992 nessa versão com uma janela lateral. A primeira versão do molde tinha duas janelas laterais (modelo em vermelho) e foi criado no ano de 1984. O primeiro modelo com a janela única é de 1992, em branco com decoração da ELF nas laterais e rodas NUC2 com interior em preto.


Na série foi utilizado o modelo pintado em azul com a estampa do bombom “Roses”. Modelo com só uma janela lateral, interior em vermelho, vidro transparente e rodas NUC2 e puxando um reboque lonado com igual decoração. 


Renault J Container #265 – modelo do ano de 1987 e ativo até o ano de 2013, produzido na escala 1:100. O primeiro modelo pintado de vermelho com branco e decoração em dois tons de azul escrito “WEST LINES” nas laterais. Modelo com interior em preto, vidro incolor e rodas NUC2. 


Na série o modelo foi pintado igual ao Ford Cargo #241 mostrado acima, com a mesma pintura do bombom Roses e também puxando o mesmo reboque, com interior vermelho e rodas NUC2. 


O mesmo modelo foi usado também na série mas sem o reboque. Os modelos usados foram pintados de vermelho como o tradicional chocolate amargo Bournville da Cadbury’s e pintado de roxo como o chocolate ao leite “Dairy Milk”. Os modelos com interior em preto, vidro incolor e rodas NUC2. 


Ford E-350 (Fourgon) #234 – modelo em escala 1:65 criado no ano de 1982 e ficou em produção até o ano de 2011. A primeira pintura do modelo foi na cor branca com detalhes em cor de laranja escrito “Canon” em laranja nas laterais. Modelo com vidro âmbar, interior laranja e rodas 6CR. 


Foram cinco chocolates lembrados nas laterais do furgão E-350 da Ford. “Dairy Milk Buttons” em roxo, “Bournville” em vermelho, “Mini Eggs” em amarelo e azul, “Dairy Milk” em roxo e o “Creme Eggs” em vermelho com azul, sendo que esse modelo vem tanto com as portas traseiras em azul como em branco. 


Ford Cargo Tanker #245 – modelo criado na escala 1/100  em 1984 e produzido até o ano de 2008. A primeira cor do modelo saiu em branco com pintura da Shell em vermelho e amarelo com rodas 3S. 


A Majorette e a Cadbury prepararam seis versões do Ford Cargo para quatro chocolates diferentes. Todos os modelos com interior em preto, vidros incolores e rodas NUC2. Foram feitos dois modelos em roxo, para os chocolates ao leite: Dairy Milk e Dairy Milk Buttons. Um modelo em vermelho, azul e amarelo para o “Creme Eggs” e três modelos para o chocolate ao leite recheado de caramelo, “Caramel”. Um modelo em vermelho com o tanque em amarelo e dois modelos todos em amarelo com o logotipo da marca e do chocolate em cores diferentes.  


Ford Model A Van #201 – modelo em escala 1:60 criado no ano de 1992 e ativo até o ano 2000. A primeira cor escolhida para o modelo foi azul escuro com preto e baú em branco escrito “Tea Shop / Loja de chá” em verde. Modelo com interior preto, vidro incolor e rodas 5RDL. 


Para a série especial a Majorette preparou três repinturas do Ford Model A, duas delas em roxo para os chocolates ao leite: Dairy Milk e Dairy Milk Buttons e uma das vans em amarelo com a base roxa para o chocolate “Crunchie”.


Todas as vans Ford Model A com vidros incolores e rodas 5RDL.  


Volkswagen 1302 VW Beetle #203 – modelo em escala 1:60 que sucedeu ao modelo original #202 que abria o capô dianteiro. O modelo #203 inicial em vermelho com interior branco, vidros incolores e rodas 3S.


Para o modelo da série Cadbury´s foi feito somente uma repintura em roxo do chocolate ao leite “Dairy Milk Buttons”. Modelo com interior em branco, vidro incolor e rodas NUC.


Renault Express #233 – modelo pintado como um furgão da locadora AVIS em vermelho com o logotipo da locadora em branco, interior em preto e rodas 6S. O modelo abre as portas traseiras.


O modelo da série pintado de vermelho do chocolate amargo “Bournville” com interior em preto, vidros incolores e rodas 6S.


A série originalmente era para ser de seis modelos, mas acabou apresentando um sétimo modelo que foi esse Renault Express #233. Ainda dentro da categoria dos modelos que não deveriam estar na série, mas acabaram aparecendo na série tem o Caminhão Volvo #340E abaixo.  


Transport Truck & Trailer (Volvo) #340 E – modelo em escala 1:100 e pintado originalmente de vermelho com as laterais do container em branco com logotipo e nome “Challenger Company” e com rodas NUC2.


Foram 3 repinturas do caminhão articulado Volvo na série dos chocolates. Duas repinturas em roxo dos chocolates: “Dairy Milk” e “Dairy Milk Buttons” e uma repintura em amarelo, azul e vermelho do chocolate “Creme Eggs”. 


Esses caminhões da série #300 somente estavam disponíveis nas embalagens múltiplas à venda com mais dois modelos sortidos com as mesmas pinturas em cada caixa múltipla. Todos as três repinturas com rodas NUC2. 


Uma pesquisa mais detalhada vai achar outros modelos embalados em caixas da Majorette com decoração da Cadbury’s, mas não são moldes originais da Majorette e sim moldes da chinesa de Hong Kong, “High Speed”.  


#1 Renault AG Van, #2 Ford Model T Tanker, #3 Ford Model T Van, #4 Crossley Canvas Truck.


Todos são variações do Ford Model T da “High Speed” nessa caixa de seis. 


O que aparentemente parecem ser duas caixas com modelos das mesmas séries não o são, quando se agrupa os modelos por tipo do chocolate. Embora parecidos, estamos falando de escalas diferentes nessas caixas promocionais (1:64 e 1:43 aproximados). Algumas ideias existem sobre a origem desses modelos e vamos transcrevê-las abaixo. 


Vamos tentar explicar a complicada trama por trás desses modelos, que na verdade foram feitos pela “High Speed” que já trabalhou junto com a Simba-Dickie (atual proprietária da Majorette) em várias ocasiões inclusive vendendo modelos da “High Speed” como modelos Simba-Dickie (S-D) (e.g. Car Salon Racers Series da S-D). Entretanto, essa parceria da Majorette com a “High Speed” é anterior ao controle da Majorette pela S-D. Esses modelos Majorette foram postos a venda no ano de 1996 logo após o término da venda dos modelos da série desse artigo em 1995. A ideia da Majorette de usar modelos de outros como seus, como foi feito adiante já sob controle da S-D na época da enchente de 2011 que destruiu a fábrica na Tailândia e a S-D utilizou modelos seus e da “Loyal Bright” (artigo nesse blog em 04 de julho de 2021) foi a mesma, e dessa vez o subterfúgio foi utilizado em uma época de penúria extrema da Majorette, sob controle da “Idéal Loisirs”, onde a despesa de criar novos moldes é imensa e improvável de ser sustentada pela Majorette à época, devido a sua situação financeira crítica. No ano de 1996 a  empresa alemã “Triumph-Adler” comprou a “Idéal Loisirs”, recebendo junto a Majorette e esses modelos “Majorette-High Speed” foram lançados nessa fase de transição. 


É importante ressaltar que a Corgi e uma de suas controladas, a Lledo, também tem séries dos chocolates Cadbury’s, mas com modelos e escalas diferentes desses usados na série original da Majorette. 


A High Speed usa alguns moldes bem semelhantes aos antigos moldes da Matchbox “ MOY -Models of Yesteryear” (artigo nesse blog em 26 de junho de 2016) e fica difícil para o colecionador diferenciar os moldes “High Speed” e “Lledo” (que comprou os moldes MOY da massa falida da Matchbox em 1982) se não estiverem embalados. Fato é que todos os modelos da “Lledo” vem com o nome do fabricante na base e os “High Speed” quase nunca vem com nome timbrado. 


Em séries como essa que são produto de acordo entre um licenciador de marca e o fabricante dos modelos pode acontecer muita coisa. Nesse caso a série aumentou dos seis modelos originais escritos no verso da embalagem para oito modelos com a adição do Renault Express #233 e do caminhão articulado da Volvo (#340E). Na maior parte das vezes esse tipo de série diminui ao longo do tempo, mas essa série acabou aumentando ao longo do curto tempo de existência. Quanto mais melhor!


NOTA DO AUTOR: muitas das fotos abaixo referenciadas foram retocadas eletronicamente (e.g. abaixo)


Referencias:

https://majorette-model-cars.fandom.com/wiki/Cadbury's

https://www.cadbury.com.au/our-history

https://www.ebay.co.uk/itm/Vintage-Cadbury-s-Collection-dairy-milk-buttons-vehicles-boxed-1994-by-Majorette/402692452379

http://www.domcoleman.co.uk/vwmodelcars.php

https://i.ebayimg.com/images/g/5V8AAOSw8q9d87gR/s-l300.jpg

https://www.ebay.ie/itm/MAJORETTE-CADBURYS-COLLECTION-3-VEHICLE-GIFT-BOX-GOOD-UNUSED-CONDITION/393065011200

https://i.ebayimg.com/images/g/zlIAAOSwQZNeSEZK/s-l300.jpg

https://www.flickr.com/photos/otobus37/41291139931

https://i.ebayimg.com/images/g/OSkAAOSwEHJgPO1d/s-l300.jpg

https://www.ebay.co.uk/itm/Majorette-1994-Cadburys-Collection-Roses-TRUCK-with-TRAILER-on-CARD-RARE-/264720911819

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/a/a0/Ford_Cargo_Truck_%281992%2C_white%2C_Elf_Competition%29.jpg/revision/latest?cb=20200627213713

https://www.etsy.com/listing/956233116/

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/2/20/Renault_J_Container_%28blue%2C_Cadbury%27s_roses%29.jpg/revision/latest?cb=20201124010700

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/3/37/Renault_J_Container_%28red%2C_west_lines%29.jpg/revision/latest?cb=20201126230622

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/0/0f/Cadbury%27s.jpg/revision/latest?cb=20200910173347

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/1/14/Majorette_Fourgon_%28Advertising%29_%28white%2C_canon%29.jpg/revision/latest?cb=20210611184126

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/c/cf/Renault_J_Container_%28red%2C_Cadbury%27s%29.jpg/revision/latest?cb=20201124010811

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/8/81/Fourgon_%28red%2C_cadbury%27s%29.jpg/revision/latest?cb=20201121132501

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/2/26/Fourgon_%28dark_purple%2C_cadbury%2C_dairy_milk_buttons%29.jpg/revision/latest?cb=20201120225739

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/8/81/Fourgon_%28red_%26_blue_%28cadbury%27s%2C_blue_doors%29.jpg/revision/latest?cb=20201120231105

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/c/c3/Fourgon_%28red_%26_blue_%28cadbury%27s%2C_white_doors%29.jpg/revision/latest?cb=20201120231319

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/6/66/Fourgon_%28yellow%2C_cadbury%27s%29.jpg/revision/latest?cb=20201121132435

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/d/d8/Fourgon_%28dark_purple%2C_cadbury_dairy_milk%29.jpg/revision/latest?cb=20201120225635

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/3/36/Ford_Cargo_Tanker_white%2C_shell%2C_1984%29.jpg/revision/latest?cb=20200627230945

https://www.ebay.es/itm/Majorette-279-234-Fourgon-Cadburys-Cream-Eggs-1-65-Scale-VNM/333253698070

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/d/da/Ford_Cargo_Tanker_%28cadbury%27s%29.jpg/revision/latest?cb=20201121142541

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/8/80/Ford_Cargo_Tanker_%28purple%2C_purple_tank%2C_cadbury_dairy_milk_buttons%29.jpg/revision/latest?cb=20200628005618

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/6/69/Ford_Cargo_Tanker_%28yellow%2C_yellow_tank%2C_red_cadbury_caramel%2C_1995%29.jpg/revision/latest?cb=20200628005742

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/1/1b/Ford_Model_A_Van_%28dark_blue%2C_Tea_Shop%29.jpg/revision/latest?cb=20200910142735

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/3/33/Ford_Medel_A_Van_%28yellow%2C_Cadbury%27s_crunchie%29.jpg/revision/latest?cb=20201124011834

https://i.ebayimg.com/images/g/V4YAAOSwTcdftDoz/s-l300.jpg

https://www.ebay.com.au/itm/Diecast-Van-Ford-Model-A-No-201-Majorette-Cadburys-Chocolate-Buttons-Purple/392461376568

https://www.diecastgarage.org/node/51483

https://www.ebay.co.uk/itm/384348402686?hash=item597cf333fe:g:1joAAOSwBydgsmrL

https://dutchdiecastgarage.com/?page_id=3437

https://www.ebay.co.uk/itm/224329011388?hash=item343b0d10bc:g:ufkAAOSwappgD~6n

https://www.diecastgarage.org/node/192373

https://i.ebayimg.com/00/s/MzAwWDQwMA==/z/C3gAAMXQVT9S-tho/$_3.JPG?set_id=2

https://herodmodels.com/image/cache/catalog/Lledo(Pre1999)/01056-1080x720.jpg

https://majorette-model-cars.fandom.com/wiki/Renault_J_Container?file=Renault_J_Container_%2528red%252C_west_lines%2529.jpg



2 comentários:

  1. Alguém me explique o porque da Matchbox nunca mais ter lançado5 uma Ford F150 Flareside?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é difícil de responder🤔🤔. Acredito que seja mais pelo desinteresse do pessoal de Marketing pelo modelo, já que licença da Ford eles têm.

      Excluir