domingo, 1 de outubro de 2023

Hot Wheels 100% Preferred (Parte 1/2)

Hoje o Mauricio Nunes começa uma série de duas matérias de uma das coleções mais legais da Hot Wheels da época em que começaram a dar mais atenção aos colecionadores. Acompanhe! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa série é de 2003 e normalmente confunde o colecionador pois o termo “100%” remete a pensarmos que esse é uma série de modelos Hot Wheels 100%, mas na verdade ela é composta na maioria de modelos da linha básica com pintura mais detalhada e com rodas especiais e alguns dos modelos da série vieram sim dos Hot Wheels 100%. A série originalmente era conhecida como “Preferred Line / Linha Preferida”, mas depois acabou ficando conhecida como “100% Preferred / 100% Preferida”, pelas embalagens trazerem escrito no canto superior esquerdo “100% Hot Wheels” (vide seta verde) o que faz a confusão sobre os modelos não serem todos da linha Hot Wheels 100%. Essa foi uma série de baixa tiragem, com apenas 15 mil modelos de cada cor. 



A embalagem básica se mantem e apenas no centro dela aparece em qual subsérie os modelos estão. O conjunto das subséries com quase todas com dois modelos em cada com duas pinturas cada totalizando quatro modelos em 15 das 17 séries. A série 15/17 Sweet Rods vem com seis modelos pintados e a última série a 17/17 Volkswagen (Toys R Us Mail-In) apenas com um modelo em duas cores diferentes. 


Corvette SR-2 – modelo criado por Mark Jones para a First Editions de 2002 que ficou ativo até o ano de 2012. A primeira cor do modelo em vermelho com prata, faixa branca decorativa, interior preto e vidros transparentes com rodas 5-Spoke (5SP).


Para a série foram duas cores: vermelho e azul escuro ambas com detalhes em prata, interior preto, vidros transparentes e rodas Mag-Style Real Rider (RRMag).


'58 Corvette Roadster -  na verdade o '58 Corvette Coupe de Larry Wood rebatizado na série para '58 Corvette Roadster. Larry Wood preparou esse modelo para a coleção de 1995 e o modelo permaneceu em linha até o ano de 2013. Uma curiosidade é que embora o nome original do modelo faça menção a Coupe, a Corvette nunca teve um modelo Coupe antes de 1963. O projeto de Larry Wood para o carro contempla duas opções. O modelo de lançamento aparece com um motor gigante para fora do modelo em rosa vibrante, com interior cromado, vidros transparentes e rodas Basic Wheels (BW). 


Na série as duas cores escolhidas para os modelos foram o vermelho e o preto, ambas com decoração em branco, interior branco, vidro transparente e rodas RRMag. Os modelos da série sem o motor aparecendo e sim com a tampa do motor basculante.  


C5 Corvette – modelo rebatizado na série a partir do modelo original de David Weise: '97 Corvette criado em 1997 e ainda ativo em linha. A primeira cor do modelo em verde metalizado com interior marrom claro, vidro fumê claro e rodas Lace Wheel (LW).  


Para a série as duas cores escolhidas foram preto metálico e vermelho com interior preto, vidro claro e rodas Preferred Series Real Rider (RRPrf).


'63 Sting Ray – modelo foi rebatizado na série mas se trata do original Split Window '63 criado por Larry Wood em 1980 para a série Hi-Rakers (mencionados nesse blog em Hot Wheels 1968 a 1994 de 21 de maio de 2017). Esse modelo ainda está em linha até hoje, mas em uma variação do ano de 1995 sem ser “Hi-Raker”. O modelo usado na série foi feito a partir da variação de molde de 1995 onde o modelo apareceu primeiro em azul claro com decoração em vermelho, amarelo e roxo, interior vermelho, vidros claros e rodas 5SP. 


Os dois modelos da série um em branco e o outro em amarelo com decoração em azul escuro e vermelho, com interior preto, vidros claros e rodas RRPrf.  


2/17 Custom Classic Trucks


'59 Chevrolet El Camino – modelo projetado por Larry Wood para linha Hot Wheels 100% e lançado em 1999 em uma embalagem dupla “El Camino 40th Anniversary 2-Car Set”. 


O set de aniversário tem dois modelos El Camino Hot Wheels 100%, um de 1959 e o outro de 1970. O modelo de 1959 em preto e branco com interior vermelho e rodas 5-Spoke Mag-Style Real Rider (RR5SP).  


Para a série 100% Preferred as cores escolhidas dos dois modelos foram: azul e branco e vermelho e branco, ambos com interior preto, rodas RR5SP e vidros transparentes.  


1970 Chevy El Camino – modelo de Larry Wood lançado no mesmo set duplo mencionado acima. O modelo em preto e branco com interior branco, vidros claros e rodas  RR5SP. 


As cores dos modelos 100% Preferred foram laranja e amarelo, ambos com decoração de faixas pretas no capô, interior preto e as rodas RR5SP. 


'59 Chevy Apache – criado em 2008 por Larry Wood a Apache 59 apareceu primeiro na caixa tripla HW 100% “Smoke ‘N Water 3-Vehicle Set” na cor vermelho vinho metálico com interior e tampa da caçamba em branco e rodas RL RR (Red Line Real Rider).


As duas cores do modelo da série foram um em laranja e o outro em branco. Ambos com interior branco, vidro claro e rodas RRMag.    


‘56 Ford - modelo rebatizado na série, mas trata-se do ‘56 Ford Truck projetado por Phil Riehlman para a First Editions de 1999. O primeiro modelo do Ford 56 em azul claro metálico com decoração em azul escuro e roxo, vidros azulados, interior cromado e rodas 5SP. 


As cores escolhidas na série para os dois modelos foram o azul escuro metálico e o vermelho metálico com interior preto, vidro transparente e rodas RRPrf.


3/17 Custom Rodder – modelo de Mark Jones da First Editions de 1998 que ficou em linha até o ano de 2013. O primeiro modelo em verde água metálico com interior em branco, vidro transparente e rodas 5DOT. 


Os modelos da série em verde água e o outro em vermelho com interior branco e rodas RRPrf.


‘64 Buick Riviera – modelo da First Editions de 2002 criação de Eric Tscherne, que estreou com o nome de ’64 Riviera na cor laranja com chamas verdes, vidro roxo, interior branco e rodas Phil Riehlman 5-Spoke (PR5). 


Turquesa e vermelho foram as cores dos dois modelos da 100% Preferred, ambos com interior branco e rodas GRRPrf (Gold Real Rider Preferred) e completam os modelos vidros transparentes.


‘57 Cadillac Eldorado Brougham – modelo projetado por Phil Riehlman para a First Editions de 2002 e o Cadillac ficou em linha de produção até 2016. A primeira cor do modelo em preto e prata. Os modelos reais desse Cadillac foram apenas 400 unidades e todos tinham o teto em aço inox escovado. A Hot Wheels fez esse modelo de lançamento com o teto em prata como se fosse o teto de aço inox. O modelo tem interior bege, vidro transparente e rodas Lace Wheel (LW).    


Os modelos da série 100% Preferred tiveram ambos os tetos em prata imitando o aço inox do modelo real 1:1 e as cores dos modelos foram cor de cobre alaranjado e roxo, ambos com interior branco, vidro fumê e rodas RRPrf. 


‘65 Chevy Impala – projeto de Phil Riehlman que estreou na First Editions de 1998 e o modelo permaneceu em linha até o ano de 2017. O modelo estreou em roxo escuro metálico com interior caramelo, vidro transparente e decoração em laranja amarelo e preto nos lados e capô. As rodas usadas no primeiro modelo foram as LW douradas. 


Os modelos em preto na parte inferior, com chamas e na parte superior um deles em violeta claro metálico e o outro em branco, com rodas RR5SP, vidros azuis e interior preto.


4/17 Ford Series 1


Ford Focus – a First Editions de 2001 veio com o modelo do Focus de Eric Tscherne na cor preta com decoração em: vermelho, amarelo, branco e azul, interior preto e rodas 5DOT. 


Os dois modelos da série 100% Preferred um em azul e o outro em roxo. Ambos com pintura de corrida equipe Hot Wheels com faixas brancas, vidro fumê claro, interior branco e rodas Real Rider 6-Spoke (RR6SP).


Mercury Cougar – um modelo renomeado do Custom Cougar criado por Mark Jones para a First Editions de 2002. O modelo ficou em linha até 2017 e apareceu primeiro na cor preta com vidros laranja, decoração em amarelo e laranja, interior cromado e rodas PR5 e aerofólio roxos. 


Um modelo em dourado e o outro em branco com o capô preto, chamas nas laterais, vidros fumê, interior bege no modelo branco e interior cromado no modelo dourado. Ambos os modelos com rodas RRPrf.


‘65 Mustang – modelo renomeado a partir do ‘65 Mustang Convertible projetado por Larry Wood para a linha básica de 1984 e esse modelo longevo continua em linha até os dias de hoje. A primeira aparição do Mustang 65 conversível foi em vermelho com interior bege, vidro transparente e rodas White Wall Basic Wheel (WWBW).


Os dois modelos da série, um em prata e o outro em preto ambos com faixas brancas em baixo nas laterais, interior preto e com rodas RRPrf. 


‘67 Mustang – modelo projetado por Michael Kollins para Avon Park ‘n Plates de 1998. O primeiro modelo em branco com faixas azuis, interior preto, vidro transparente e rodas 5SP.   


O Mustang 67 saiu na série 100% Preferred em vermelho com faixas pretas e também saiu o segundo modelo em prata com as mesmas faixas pretas. Os modelos com interior preto, vidros transparentes e com rodas RRMag.


5/17 Ford Series 2


Ford GT-40 – esse modelo foi criado por Phil Riehlman para a First Editions de 1999 e permanece ativo em linha até os dias de hoje. O primeiro modelo em azul com detalhes brancos, interior azul claro com vidros transparentes e rodas 5SP. 


Os modelos da série do artigo um em azul e o outro em branco, ambos com o capô em preto, interior branco, vidros transparentes e rodas RRPrf.  


Custom 50’s Ford Wagon – para a série o nome escolhido foi de um carro licenciado, mas trata-se do modelo 8 Crate projeto de Phil Riehlman para a First Editions de 2003. O modelo 8 Crate é um 1955 Ford Ranch Wagon customizado pela Ford Parklane que criou um carro com motor central com um teto solar com um furo retangular por onde sai o escapamento do carro real. O primeiro modelo Hot Wheels em preto com prata, interior cromado, vidros roxos e rodas 5SP. 


Os dois modelos da série pintados em duas cores. Um deles em vermelho com branco e o outro em verde água com branco. Os dois modelos com rodas 5-Spoke Mag-Style Real Rider (RR5SP), com interior cromado e vidros fumê. 


Ford Thunderbolt – um modelo com projeto de Phil Riehlman para a First Editions de 2001. O modelo apareceu primeiro em preto com pintura de corrida de arrancada, vidro fumê, interior vermelho e rodas 5SP. 


O modelo 100% Preferred saiu com um erro, pois as cartelas levam o nome de ’65 Mustang no canto superior direito da embalagem (vide marca verde), mas são dois Fords Thunderbolt, um vermelho e outro branco, com pintura de corrida, interior preto e rodas Deep Dish Real Riders (DDRR). 


Purple Passion – modelo projetado por Larry Wood para linha básica de 1990 e ainda ativo até hoje. O modelo se baseia em Mercury 1949. Sua primeira vez na linha foi nas cores roxa com detalhes em verde, vidro transparente, interior vermelho e rodas White Wall (WW). 


Os modelos da série 100% Preferred, um em roxo e o outro em laranja, com vidros claros, interior branco e rodas  RRPrf.


6/17 GM Performance Parts


‘55 Nomad – modelo apareceu no ano de 1969 na sua versão original pelo projeto de Ira Gilford e com o nome original de Classic Nomad. O molde for refeito em 1991 e permanece ativo até hoje. O molde refeito usado na série 100% Preferred estreou em 1991 na série California Customs em cor de laranja com decoração em verde, azul, amarelo e rosa com vidros transparentes, interior amarelo e rodas Turbo Wheel (TW) laranja. 


Os dois modelos da série do artigo uma em turquesa com capota branca e a outra em vermelho com a capota branca. Os modelos com vidros transparentes, interior branco e rodas RR5SP.  


‘67 Camaro – modelo criado por Larry Wood para a linha básica de 1983 e o modelo ainda existe hoje, mas modificado do original e agora não mais abre o capô. O modelo que apareceu primeiro com vidro amarelo, pintura laranja com chamas nas laterais, interior preto, com abertura do capô e as rodas escolhidas foram as BW para essa primeira edição.   


Os modelos da série um com pintura verde clara e o outro com pintura roxa metalizada. Os modelos com chamas nas laterais, interior preto, vidros claros e rodas RRMag.


‘58 Corvette – o modelo reapareceu na GM Performance Parts, o mesmo que já tinha aparecido na subsérie Corvette tendo aparecido como ‘58 Corvette Roadster anteriormente. Para a série 100% Preferred foram escolhidas as cores: roxo berinjela com lateral em branco, interior branco, vidro transparente e rodas RRMag. O outro modelo todo igual apenas trocando-se o roxo por amarelo ouro.


‘84 Corvette – originalmente o modelo se chamou ‘80’s Corvette sendo um projeto de Larry Wood para um modelo lançado em 1983. O primeiro molde foi usado até 1989. De 1990 até 2016 foi usado um segundo molde, que foi usado na série do artigo também. Hoje o modelo ainda está em linha mas em uma terceira versão de molde criada em 2022. O segundo molde apareceu primeiro na série Billionth Car Collection de 1990 todo em dourado. Corpo e vidros metalizados em dourado, interior preto e rodas Gold Hot Ones (GHO).


Para a série do artigo as cores escolhidas foram uma Corvette em dois tons de vermelho e a outra prateada em dois tons. Modelos com rodas RRPrf, interiores pretos e vidros transparentes. 


7/17 Hot Rod Magazine


‘40 Ford  - modelo que no lançamento levou um nome maior ‘40 Ford Convertible. Esse é um projeto de Larry Wood. O modelo saiu primeiro em uma embalagem quadrupla “Reggie’s Cars 4-Car Set”. Esse é um modelo original Hot Wheels 100%. O Ford ’40 apareceu na caixa de quatro modelos em preto com teto (removível) em creme interior bege e rodas Deep Dish Real Riders (DDRR). 


Para a série as cores escolhidas para o Ford 1940 conversível foram um em roxo e outro em amarelo. Modelos com capota de plástico removível em creme, interior bege com vidros transparentes e rodas DDRR.


‘34 Ford Coupe – modelo originalmente chamado de 3-Window ‘34 na sua criação por Larry Wood em 1980 para a série Hi-Rakers. O modelo foi refeito sem a parte móvel do Hi-Rakers em 1987 e foi essa segunda versão que foi usada no modelo da série 100% Preferred. O relançamento da segunda versão do molde foi em 1987 em vermelho com decoração de raios nas laterais em branco, preto e amarelo. Modelo com vidro fumê, interior preto e rodas BW.  


Os modelos da série um em azul escuro metálico e o outro em cinza claro. Modelos com vidro azulado, interior preto e rodas DDRR com pneus com banda branca. (WWDDRR – White Wall Deep Dish Real Rider).


Jeep ‘41 Willys Coupe – na série do artigo o modelo apareceu como Jeep, mas o modelo original consta com o nome somente de ‘41 Willys quando esse projeto de Phil Riehlman apareceu na First Editions de 2000 pela primeira vez em cor de laranja metalizado com decoração nas laterais em: roxo, azul, amarelo e preto, com vidro fumê e interior cromado e com rodas 5SP. 


Com o estranho nome de Jeep ’41 Willys Coupe o modelo saiu com a mesma diagramação de pintura em duas cores diferentes, verde claro e amarelo com preto faixas quadriculadas preto e branco, faixa rosa decoração de corrida Moon Eyes e com rodas DDRR.


Elwoody – o modelo estreou como um modelo da série Hot Wheels 100% com o nome de ‘50s Buick Woody e apareceu em um set duplo Elwoody Custom Cars 2-Car Set. O modelo saiu em turquesa com verde, interior creme e com rodas DDRR. O modelo saiu no set duplo em cima de um caminhão plataforma.   


Para a dupla de modelos da série 100% Preferred as cores escolhidas foram um deles em preto e o outro em roxo. Ambos com detalhe de pintura prata nas laterais, interior roxo, vidro transparente e rodas DDRR.   


8/17 Mopar Performance Parts


‘70 Plymouth Barracuda – o modelo é uma criação de Dave Weise e estreou em 1997 na série Hill’s Exclusives em amarelo com preto, interior preto, vidro transparente e rodas DDRR.  


Os modelos usados na série 100% Preferred tiveram a mesma pintura real dos Barracudas em verde com preto e amarelo com preto. Modelos com janelas transparentes, interior preto e rodas da série. RRPrf.    


Dodge Viper GTS – modelo criado em 1998 por Larry Wood. Estreou na caixa dupla 35th Anniversary of the Shelby Cobra 2-Car Set em 1998. O modelo do Viper estreou como Hot Wheels 100% e saiu em conjunto com um 1965 Shelby Cobra Daytona Coupe, ambos em azul metálico com faixas brancas. O Viper com interior cinza vidro transparente e rodas Pro Circuit 6-Spoke (PC6).


Para a série 100% Preferred o modelo HW 100% saiu em vermelho com faixas brancas e depois em amarelo com as mesmas faixas. Os modelos com interior preto, vidro transparente e rodas Real Rider 5 Spoke (RR5SP).


Dodge Ram 1500 – modelo que saiu na linha básica de 1995 por um projeto de Larry Wood. A primeira cor da picape em verde escuro e cinza, interior cromado, vidros fumê e rodas 5SP. 


Os modelos da série do artigo um em amarelo e o outro em verde, os dois com capota de plástico branco, interior em preto e rodas DDRR.


‘70 Plymouth Superbird – o modelo estreou em 1998 com nome ligeiramente diferente, 1970 Plymouth Superbird, em uma caixa tripla de Hot Wheels 100% The Petty Racing Family 3-Car Set. O modelo estreou em azul claro com a pintura do carro de corrida do Richard Petty com o tradicional número #43 com interior preto, vidro claro e rodas DDRR. 


Foram dois modelos na série do artigo, um em azul e o outro em amarelo, interiores em preto e rodas DDRR.


Nessa primeira parte do artigo dos 16 modelos seis deles foram realmente lançados como Hot Wheels 100%, os outros 10 modelos foram moldes da linha básica que foram melhorados no acabamento de pintura e apareceram com rodas RR na série 100% Preferred.


Fim da primeira parte do artigo.


Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/100%25_Preferred

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Corvette_SR-2

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2758_Corvette_Coupe

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2797_Corvette

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Split_Window_%2763

https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2016/07/58-Corvette-Coupe-a.jpg

https://i.ebayimg.com/images/g/1EsAAOSwO-dfC17~/s-l640.jpg

https://i.ebayimg.com/images/g/09MAAOSw~JFh-vid/s-l500.jpg

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2759_Chevrolet_El_Camino

https://hotwheels.fandom.com/wiki/1970_Chevy_El_Camino

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2759_Chevy_Apache

https://i.pinimg.com/originals/23/18/b8/2318b8a00817dc34388f112764d9207c.jpg

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2756_Ford_Truck

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2763_T-Bird

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2764_Riviera

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2757_Cadillac_Eldorado_Brougham

https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2019/01/%E2%80%9957-Cadillac-Eldorado-Brougham-d-1024x354.jpg

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2765_Chevy_Impala

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkgF9B-A_ptb87PMsL-9moZ6Tc1e3okk5uds3vfZ9UYtIZ_n2Jg4CV9JhBdQF5iZMDMreoN-fvih3JMlkhXVR-OYe24NKF9qHzWWz6aOLFVSpm0_1U-Puy5q3uurviuD6_6sZVz5UMkbs/s1600/DSC02627.jpg

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Ford_Focus_(2001)

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Custom_Cougar_(2002)

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2765_Mustang

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2767_Mustang

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Ford_GT-40

https://hotwheels.fandom.com/wiki/8_Crate

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Purple_Passion

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Ford_Thunderbolt

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Classic_Nomad

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2767_Camaro

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2780%27s_Corvette

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2740_Ford_Convertible_(1999)

https://hotwheels.fandom.com/wiki/3-Window_%2734

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2750s_Buick_Woody

https://m.media-amazon.com/images/I/51V4RasT2PL._AC_.jpg

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2770_Plymouth_Barracuda_(hardtop)

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Dodge_Viper_GTS

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Dodge_Ram_1500_(1995)

https://hotwheels.fandom.com/wiki/1970_Plymouth_Superbird



Nenhum comentário:

Postar um comentário