domingo, 22 de outubro de 2023

Hot Wheels Billionth Car Collection

E essa estranha e pequena coleção da Hot Wheels que o Mauricio Nunes nos apresenta hoje? Conhecia essa? Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa foi uma pequena série de 1990 lançada com somente quatro modelos de Corvette para comemorar a fabricação do bilionésimo modelo Hot Wheels. Os modelos tinham uma embalagem especial onde eles vinham presos a um troféu de aproximadamente 15cm (6 polegadas). Os modelos eram todos dourados e vinham fixados sobre o troféu onde vinha escrito “um bilhão de carros” na base. O modelo podia ser solto do troféu para brincar. Havia também uma promoção que para os que adquiriam os modelos concorriam a um prêmio de uma Corvette 1963 real ou o valor de 35 mil dólares em dinheiro. 




Todos os quatro modelos em dourado com a base modificada para poder ser colocado no topo do troféu (vide marcas verdes na foto abaixo).


'63 Split-Window Corvette – modelo original de Larry Wood que apareceu com o nome de Split Window '63 criado para a série Hi-Rakers original de 1980. O modelo usado como do bilhão é a segunda versão de molde do ano de 1987, aí já sem a função Hi-Rakers (mencionados nesse blog em Hot Wheels 1968 a 1994 de 21 de maio de 2017). A primeira repintura dessa segunda versão em magenta com chamas: brancas, amarelas e verdes, interior bege e rodas Basic Wheels (BW). 


O modelo da série do bilhão com vidros cromados e corpo metalizado em dourado, com base em zamac e rodas BW. 


'68 Corvette Stingray – modelo lançado na série Flying Colors de 1976 com o nome de Corvette Stingray. Projeto de Larry Wood que estreou na cor vermelha com decoração em azul amarelo e branco com vidros azulados, interior azul e rodas Red Line (RL).


O modelo do bilionésimo carro em dourado com rodas BW, vidros opacos dourados e interior bege.  


'80's Corvette Hardtop – modelo de Larry Wood com o nome original de '80s Corvette, lançado na série Hot Ones em 1980. A primeira versão do molde ficou em linha até 1989. A segunda versão do molde estreou no modelo do um bilhão em dourado com vidros opacos dourados e interior em preto com rodas Gold Hot Ones (GHO).


Custom Corvette Convertible – modelo estreou na série Speed Fleet em 1989 sendo um projeto de Larry Wood. O modelo estreou em vermelho escuro metálico com decoração em faixas amarelo, branco e azul. E apareceu em duas versões, uma com vidros transparentes (na embalagem) e outra com vidros azuis (solta). Modelo com interior bege e rodas Ultra Hot (UH). 


O bilionésimo modelo apareceu em dourado com rodas UH, vidro transparente e interior cromado. 


Essa é uma série bem pequena, sem modelos novos, mas a curiosidade é sobre ela comemorar o bilionésimo Hot Wheels em 1990. Considerando que a Hot Wheels começou em 1968 com 16 modelos somente (Sweet Sixteen), em essa primeira produção a Hot Wheels não deve ter feito mais do que 20 mil modelos de cada. Daí dá para se extrapolar e imaginar que nos anos 90 a Hot Wheels produzia 76 modelos por ano. Em uma extrapolação não linear em 1990 a Hot Wheels estaria produzindo mais de 3 milhões de modelos por ano.



Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Billionth_Car_Collection_(1990)?so=search

https://theracecase.files.wordpress.com/2022/07/img_8205.jpg

https://i.ebayimg.com/images/g/aS8AAOSwnelkJ87b/s-l500.jpg

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Split_Window_%2763

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Corvette_Stingray_(1976)

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Custom_Corvette_Convertible



Nenhum comentário:

Postar um comentário