domingo, 15 de outubro de 2023

Hot Wheels 100% Preferred (Parte 2/2)

O Mauricio Nunes conclui a matéria sobre essa série muito legal da Hot Wheels, a precursora das séries premiums de atualmente! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa é a segunda parte do artigo que iniciou semana passada e agora será complementado. O artigo é sobre uma série que normalmente confunde o colecionador pois o termo “100%” normalmente está associado a série de modelos Hot Wheels 100%, mas na verdade a série do artigo é composta na maioria de modelos da linha básica com pintura mais detalhada e com rodas especiais e alguns dos modelos da série vieram sim dos Hot Wheels 100%. O artigo reinicia na subsérie 9/17. 

9/17 Motor Trend Magazine


Porsche 930 Turbo – modelo criado por Larry Wood como um modelo HW 100% para a série Porsche 50th Anniversary 4-Car Set. O modelo estreou em vermelho com detalhes em preto, interior preto, vidro transparente e rodas RR. 


Os dois modelos da série um em prata e o outro em amarelo com detalhes em preto, interior preto, vidros claros e rodas RR.


Jaguar XKR – o modelo estreou em 1999 na caixa de quatro modelos Jaguar Classic Sportscar 4-Car Set na cor azul marinho metálico com interior bege, vidro claro e rodas RR. 


O Jaguar XKR, saiu somente em uma cor na série e não em duas como os outros modelos da série. O modelo saiu em vermelho, interior marrom, vidro claro e rodas RR. 


Hummer – modelo lançado no ano de 2000 como HW 100% na caixa dupla Xtreme Trucks 2-Car Set. A primeira cor em vermelho escuro metálico com interior bege, vidro claro e rodas RR vermelhas na cor do modelo.


Foram dois Hummers usados na série 100% Preferred. O primeiro deles em laranja com detalhes em preto, interior preto e vidro claro e rodas RR. O segundo modelo em prata com detalhes pretos, interior bege vidros transparentes e rodas RR.  


Jaguar XKE – modelo criado para a série Jaguar Classic Sportscar 4-Car Set por Larry Wood em 1999 como um modelo HW 100%. O modelo estreou em amarelo claro com interior vermelho, vidro transparente e rodas RR na mesma caixa de quatro modelos que estreou o modelo Jaguar XKR mostrado acima. 


Foram dois modelos na série, um em vermelho e o outro em prata, os dois com interior preto e rodas RR e vidros transparentes. 


10/17 Muscle Car Review


'67 Pontiac GTO – modelo criado por Mark Jones para uma caixa tripla de HW 100% comemorativa de 30 anos de Muscle Cars - 30th Anniversary of '67 Muscle Cars 3-Car Set – o GTO estreou em vermelho e preto com interior preto e rodas RLDDRR (Red Line Deep Dish Real Riders).


Para a série o modelo foi pintado um deles de preto metálico e o outro de azul turquesa, com interior preto nos dois modelos e rodas RLDDRR. 


Chevrolet Chevelle – modelo criado por Phil Riehlman para a linha básica de 1999 estreando na First Editons desse ano. Foram quatro variações de dois modelos distintos nessa estreia em 1999. Dois modelos em azul e dois em dourado. 


Os modelos azuis com faixa branca, sendo que um deles não tem as faixas finas (pinstripes) entre as duas grossas (modelo azul da direita), os modelos com vidros azuis, interiores brancos e rodas 5SP. Os modelos dourados com rodas 5SP, vidros azuis, faixas pretas como decoração e um deles com interior preto e o outro com interior branco.  


Os modelos da série, o primeiro em verde escuro e o outro em vermelho. Os modelos com decoração de faixas brancas no capô, interior preto e rodas RRPrf com vidros transparentes. 


Plymouth Barracuda – originalmente o modelo foi chamado de '70 Plymouth Barracuda quando criado por Dave Weise para a First Editions de 1997 na cor verde limão com detalhes e interior em preto, vidro fumê e rodas 5SP. 


Para a série 100% Preferred foram escolhidas as cores azul e violeta com detalhes e interior em preto, vidros não coloridos e rodas Mag-Style Real Rider (RRMag). 


Dodge Charger – o modelo originalmente levava o ano no nome '67 Dodge Charger quando apareceu primeiro na First Editions de 2000 em uma criação de Dave Weise na cor prata com vidro não colorido, interior vermelho e rodas PR5 (Phil Riehlman 5-Spoke).


Modelos em vermelho e em prata com interior bege e rodas Red Line RRPrf (RLRRPrf).


11/17 Popular Hot Rodding


Pontiac Firebird – o modelo que deu origem a esse da série foi o Light My Firebird da série original Spoilers de 1970 de um projeto de Ira Gilford. Em 1998 foi recriado o modelo em verde spectraflame ainda com o motor aparecendo, interior branco e rodas RLB (Redline/Red Stripe Type 1 Bushing) . 


Os modelos do Light My Firebird da série 100% Preferred são diferentes, pois não tem o motor para fora e sim uma tampa móvel do motor. As cores escolhidas foram azul claro metálico e verse escuro metálico, com interior preto, vidro sem cor e rodas DDRR (Deep Dish Real Riders).   


Chrysler '69 AMX – esse é o tradicional AMX de 1969 da AMC, mas depois que a Chrysler comprou a AMC (American Motors Company), daí o nome Chrysler inserido no modelo. A série é de 2003 e a Chrysler completou a compra da AMC em 1987. O modelo Hot Wheels tem o nome somente de 1969 AMX tendo sido criado em 1999 e lançado como modelo HW 100% na caixa dupla 30th Anniversary of '69 Muscle Cars 2-Car Sets. O AMX 69 foi lançado em verde claro com faixas pretas, interior preto, vidros claros e rodas 5-Spoke Mag-Style Real Rider (RR5SP).


Para a série do artigo a cor escolhida foi branca com faixas vermelhas no modelo. Esse modelo só apareceu uma vez e nessa cor. Não houve um segundo modelo do AMX 69 na série. O modelo com interior preto, vidro fumê e rodas RR5SP.


Mercury Cougar – originalmente o modelo Nitty Gritty Kitty da série Spoilers de 1970. Criado por Ira Gilford. A variação usada de base na série do Nitty Gritty Kitty apareceu em 1998 na caixa quadrupla Hot Wheels 30th Anniversary 4-Car Set em vermelho metálico com interior bege claro, vidro transparente e rodas RL.  


A série 100% Preferred usou o Mercury Cougar, variação de 1998 sem o motor para fora e com a tampa do capô basculante. A série teve um modelo em cor de laranja com capota preta e o outro em vermelho com a capota preta. Modelos com interior em preto, vidros sem coloração transparentes e rodas RR5SP.


Chevy Camaro – modelo projetado por Ira Gilford para a série HW 100% Cool Collectibles de 2000 que levou o nome original de 1969 Chevrolet Camaro. Sua primeira cor de lançamento foi prata com janelas transparentes, interior vermelho e rodas DDRR.  


A série do artigo teve um modelo em azul com listas brancas e um verde escuro com listas brancas no capô. Os modelos com interior preto, vidros claros e rodas RR5SP.  


12/17 Rod & Custom


'32 Ford – um projeto de Gary Saffer para a First Editions de 1998 e ativo até os dias de hoje na linha. Modelo baseado em um '32 Ford Deluxe Three-Window Coupé. O modelo estreou em preto com chamas nas laterais, vidro claro, interior vermelho e rodas Sawblade (SB).  


O Ford 32 saiu na série em laranja metálico e amarelo com decoração quadriculada em preto e branco, faixas vermelhas, interior branco e vidros fumê com rodas GYDDRR (Good Year Deep Dish Real Riders).


Shoe Box – o “caixa de sapato / shoe box” da Ford apareceu em 1949 com um desenho inovador após a parada de produção dos fabricantes americanos de carros durante a segunda grande guerra mundial. O apelido de caixa de sapato veio devido a forma quadrada do modelo sem para lamas expostos como era comum nos modelos pré-guerra. Garry Saffer projetou o Shoe Box para a First Editions de 2000 em amarelo com chamas nas laterais, interior cromado vidro violeta e uma variação com rodas Lace Wheel/LW (esquerda da foto abaixo) e outra variação com rodas Phil Riehlman 5-Spoke/PR5 (a direita da foto abaixo).


Para a série 100% Preferred foram usados dois modelos um deles preto com branco e o outro em verde água com branco, vidros incolores, interior branco e rodas DDRR. 


'34 Ford Roadster – modelo criado por Michael Heralda e nomeado originalmente como '33 Ford Roadster e foi lançado na embalagem dupla Home Improvement Action Pack lançado em azul metálico com vidro incolor, interior preto e rodas 5SP.


Um modelo em azul e branco com interior azul e prata e o outro em vermelho e branco com interior vermelho e prata com vidros incolores e rodas 5-Spoke Mag-Style Real Rider (RR5SP) compõem a série 100% Preferred.


Anglia Panel – modelo de Phil Riehlman para a First Editions de 2000 que ficou em linha até o ano de 2014. O nome original de lançamento foi Anglia Panel Truck e o modelo apareceu pela primeira vez em roxo metálico com interior cromado, vidros laranja e rodas 5SP. 


O modelo da série do artigo foi um só em branco com azul com vidro incolor, interior cromado e rodas DDRR. Alguns autores classificam uma versão com a cor azul mais escura como um segundo modelo, mas aparentemente foi só uma variação de tonalidade na pintura.  


13/17 Street Rodder


'40 Ford Coupe – modelo projetado por Phil Riehlman para a First Editions de 2002 e esse modelo ficou em linha até o ano de 2018. Modelo lançado em vermelho com chamas, interior bege com vidros fumê e com rodas 5SP. 


Um modelo azul claro e o outro em cor de laranja foram os escolhidos para a subsérie Street Rodders da 100% Preferred. Os modelos com vidros incolores, interiores em cinza e rodas RR5SP.   


Midnight Otto – esse é um modelo não licenciado, mas baseado em um sedan Hot Rod dos anos 30. Seu lançamento foi na First Editions de 2002 como um projeto de Gary Saffer e o modelo inicial apareceu em branco com decoração em preto e laranja, sem interior com janelas opacas pretas e apareceu com duas variações de rodas: PR5 (a esquerda da foto) e 5SP (a direita da foto abaixo). 


Para a série 100% Preferred um dos modelos em azul na parte de baixo com chamas e parte superior em preto. O segundo modelo em vermelho na parte inferior com chamas e parte superior em preto. Modelos com vidros opacos pretos, sem interior e com rodas RRPrf. 


'41 Ford Coupe – o modelo original sem licença levou o nome de Tail Dragger, mas claramente baseado em um Ford Coupé 1941 customizado. O modelo foi criado por Garry Saffer para a First Editions de 1998 na cor roxa metálica com decoração de pinstripes azul, interior branco, vidro incolor e rodas LW.  


Um modelo em verde e outro em vermelho com pinstripes em prata e preto, interior branco e vidro incolor com rodas RRPrf foram os modelos escolhidos para a série do artigo. 


Phaeton – Modelo criado por Gary Saffer para a First Editions de 1999. Esse modelo é não licenciado, mas baseado em um Ford Phaeton 2 portas. O modelo ficou em linha até 2014 e no seu lançamento apareceu em azul claro metálico com interior bege, capota creme removível, vidro claro e rodas 5SP. 


Um dos modelos da série 100% Preferred apareceu em rosa metálico com as laterais em degrade de amarelo, passando por laranja e terminando em vermelho, com capota e interior em bege e com rodas RR5SP. O segundo modelo em branco perolado com o mesmo degrade do modelo rosa, mas com interior e capota em marrom claro e com as rodas RR5SP.   


Os modelos Phaeton da subsérie Street Rodder apareceram com uma pintura imitando como se o motor estivesse a vista sem as tampas laterais, mas na verdade são só pinturas (vide marca verde). Essa foi a única aparição do modelo Phaeton com esse motor pintado.


14/17 Super Street


Nissan Skyline – um modelo do 1990 GT-R R32 projetado por Alec Tam para a First Editions de 2002. O modelo estreou em azul escuro metálico com decoração em branco, preto, vermelho e prata, com interior em preto, vidro incolor e com duas variações de rodas. Um modelo com rodas 5SP (a esquerda da foto) e outro com rodas PR5 (a direita da foto).


Para a série do artigo um dos modelos em verde o outro em vermelho com a mesma pintura de chamas e faixas quadriculadas, com vidros fumê, interior preto e rodas RR5SP.  


Honda Civic Si (2001) – modelo lançado em duas versões de rodas. Um projeto conjunto de Alec Tam, Dave Martis e Eric Tscherne lançado em 2001 na First Editions. O modelo apareceu em vermelho com decoração em preto e branco, vidros fumê, interior branco e um deles com rodas PR5 (a esquerda na foto abaixo) e o outro com rodas LW (a direita na foto).  


Para a série foi feito um modelo em azul e branco, mas com dois tons de azul, segundo as referências e o modelo em azul mais escuro com pintura metalizada. Modelo com pintura de corrida Hot Wheels, vidros fumê, interior preto e rodas Real Rider 6-Spoke (RR6SP).


Toyota Celica – um projeto de Phil Riehlman para a First Editions de 2001. O modelo apareceu em amarelo com decoração em prata e preto, rodas PR5, vidro amarelo e interior em branco. 


Os modelos  da série 100% Preferred com a parte superior em preto e um deles com as laterais em prata e o outro com as laterais em branco. Ambos os modelos com faixas prata e vermelhas, com o número #2 pintado. Os modelos com rodas RR6SP, interior cinza e vidros incolores.  


Super Tsunami – um modelo projeto de Phil Riehlman, baseado na junção de dois ícones japoneses, o Toyota Supra e o Mitsubishi Eclipse. Esse modelo fantasia apareceu primeiro na First Editions de 2002 na cor dourada com vidros azulados, interior e aerofólio traseiro em cinza e rodas PR5.


Para a série do artigo o Super Tsunami apareceu em violeta com chamas nas laterais e capô preto e prata, com vidros fumê, interior branco e rodas RR5SP. O segundo modelo trocou o violeta por branco mantendo todo o resto igual. 


15/17 Sweet Rods – essa subsérie em particular somente esteve a venda no Japão. Os modelos vinham em cartelas um pouco diferentes com vistas do modelo desenhadas. Foram escolhidos seis modelos para essa edição exclusiva do Japão, mas são todos modelos que apareceram em outras subséries. Mas sempre com pinturas diferentes do que as que já apareceram nas outras subséries. Além disso, os modelos dessa subsérie eram vendidos em uma caixa onde vinha a cartela e um livro para cada um dos seis modelos. Abaixo o livro do modelo #6 – VW New Beetle Cup.


Anglia Panel – modelo saiu em verde claro metálico na série japonesa com vidros fumê, interior cromado e rodas RLDDRR. Reparar que o modelo verde saiu com decalque “Rod & Custom” que foi a subsérie que o primeiro modelo Anglia Panel apareceu (ver acima no artigo).  


Mercury Cougar – mesmo modelo básico usado na série mostrada acima usando o Nitty Gritty Kitty de base. Para a série japonesa o modelo apareceu em azul claro com capota e interior brancos, vidros incolores e rodas RR5SP.  


'58 Corvette – Terceira aparição desse modelo na série tendo aparecido anteriormente na série Corvette e na série GM Performance Parts, já mostrados na primeira parte do artigo publicado no domingo anterior. Nessa terceira cor a Corvette 1958 apareceu na cor cobre com uma fina faixa quadriculada em preto e branco indo da frente até a traseira do modelo, com laterais em branco vidros incolores, interior cromado e rodas RR5SP.   


'70 Plymouth Barracuda – o mesmo modelo já mostrado na subsérie Mopar Performance Parts que dessa vez aparece na cor rosa com capota e outros detalhes em preto, interior em branco, vidros incolores e rodas GYDDRR (Good Year Deep Dish Real Riders). 


Nissan Skyline – modelo já mostrado em duas variações na subsérie Super Street que reaparece na subsérie Sweet Rods em azul metálico com interior cromado, vidro azulado e rodas RR5SP. 


Volkswagen New Beetle Cup – modelo que saiu na subsérie Volkswagen em vermelho com decoração em azul e dourado, interior cromado, vidro azulado e rodas RR5SP.  


16/17 Volkswagen


Volkswagen Baja Beetle – modelo lançado com um nome diferente de  Baja Bug, sendo uma criação de Larry Wood para a série Real Riders de 1984. O modelo teve vida longa e ficou disponível até o ano de 2016. Para seu lançamento na Real Riders o Baja Bug apareceu em duas versões em amarelo com decoração nas laterais em vermelho, violeta e branco, com interior em preto, sem vidros e rodas RRTOR (Real Rider Turbine Off-Road) na traseira e RRT (Real Rider Turbine) na dianteira uma versão em cinza e outra em branco.   


Na série 100% Preferred foram duas versões do Volkswagen Baja Beetle uma delas em prata com azul e decoração amarela e a outra em branco com laranja e a mesma decoração amarela. Modelos sem vidros com interior em preto e com rodas ORDDRR (Off-Road Deep Dish Real Rider) na traseira e DDRR na dianteira.      


VW Bus – lançado originalmente com o nome de Volkswagen Microbus na série HW 100% em uma caixa quadrupla Hot & Classic - Bugs & Buses 4-Car Set. Modelo lançado em azul escuro com branco em pintura tipo saia e blusa com interior branco, vidro incolor e rodas RR.  


O primeiro modelo em verde e branco com decoração em rosa e branco, vidro incolor e interior preto com rodas RR. O segundo modelo trocou o verde por vermelho e as cores da decoração em azul e branco, mantendo as outras características iguais.    


VW Beetle – modelo lançado com o nome de VW Bug, um projeto de Larry Wood para a linha básica de 1989 cujo modelo ainda existe até hoje em linha. A primeira cor do modelo em azul turquesa um deles com decoração em violeta, laranja e amarelo com interior bege mais escuro. A segunda versão mudou a decoração violeta por azul e o interior em bege mais claro. As duas variações com vidros incolores e rodas BW.   


Para a série do artigo foram feitas duas variações. Um modelo em rosa metálico e o outo em laranja neon. Os dois com portas pretas chamas nas laterais, vidros incolores, interiores em bege e rodas RRPrf.


Volkswagen New Beetle Cup – modelo criado por Phil Riehlman para a First Editions de 2002 na cor amarela com pintura de corrida e decoração em preto e vermelho, com vidros azulados e com interior cinza e barras de rolagem internas amarelas e as rodas usadas foram as PR5.  


A série do artigo teve dois modelos um deles azul e o outro vermelho. Modelos com interiores em  marrom, vidros incolores e com rodas RR5SP. 


17/17 Volkswagen (Toys R Us Mail-In) – esse é o modelo mail-in das lojas Toys ‘R’ Us da série onde o modelo poderia ser trocado pelo valor pago por dez embalagens da série mais o valor do envio por correio. O feliz colecionador poderia trocar a nota dos dez modelos, mais o dinheiro do envio por uma das duas versões da Drag Bus mostradas abaixo.     


VW Microbus – o nome original do modelo é Volkswagen Drag Bus e foi criado por Phil Riehlman para a First Editions de 1996 com pintura Hot Wheels azul escura e logotipo da marca, interior laranja, vidro incolor e rodas RL5SP (Red Line 5 Spoke) na dianteira e 10DOT na traseira. 


Os modelos mail-in da série um deles em laranja e branco e o outro em verde água com branco. Os dois com o aerofólio e detalhes nas laterais em prata. Modelos com interior laranja, vidro incolor e rodas RR5SP na dianteira e rodas 10DOT na traseira. 


Nessa segunda parte do artigo temos sete modelos originais Hot Wheels 100% e 19 modelos básicos melhorados para a série. Independentemente de onde os modelos vieram mesmo os modelos não licenciados, que são poucos, não comprometem a bela série que não faz feio em nenhuma coleção.  


Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/100%25_Preferred

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Porsche_930_Turbo

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Porsche_50th_Anniversary_4-Car_Set

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Jaguar_Classic_Sportscar_4-Car_Set

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2767_Pontiac_GTO

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Hummer_(2000)

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Jaguar_XKE

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2770_Chevelle_SS

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2770_Plymouth_Barracuda

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2767_Dodge_Charger

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Light_My_Firebird

https://hotwheels.fandom.com/wiki/1969_AMX

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Nitty_Gritty_Kitty

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2732_Ford

https://i.pinimg.com/originals/8e/f2/e7/8ef2e7c745ed7c052b77e5a6fc61f533.jpg

https://i.ebayimg.com/images/g/KVAAAOSwWc9hZMEI/s-l500.jpg

https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2017/07/70-Plymouth-Barracuda-Convertible-a2.jpg

https://en.wikipedia.org/wiki/American_Motors_Corporation#Business_legacy

https://www.suruga-ya.jp/database/pics_light/game/770071530.jpg

https://i.pinimg.com/originals/3b/75/29/3b75295b843675ce4c8502360ed59a63.jpg

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Hot_Wheels_30th_Anniversary_4-Car_Set

https://hotwheels-labo.xyz/wp-content/uploads/2017/06/1969-camaro-1.jpg

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Shoe_Box

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Home_Improvement_Action_Pack

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2733_Ford_Roadster

https://www.ebay.com/itm/HOT-WHEELS-100-PREFERRED-SERIES-L-E-ENGLISH-FORD-ANGLIA-PANEL-REAL-RIDERS-/193272630730

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Anglia_Panel_Truck

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2740_Ford_Coupe

https://www.southtexasdiecast.com/hwguide/images/2002/2002_019a.jpg

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Midnight_Otto

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Tail_Dragger

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Phaeton

http://www.hiros.com/hotwheels/contents/hw_p_01.shtml

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Nissan_Skyline

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Honda_Civic_Si_(2001)

https://i.ytimg.com/vi/qi2GSFT5aZE/maxresdefault.jpg

https://universohotwheels.com.br/wp-content/uploads/2020/03/products-a2-11-700x700.jpg

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Toyota_Celica

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Super_Tsunami

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Volkswagen_New_Beetle_Cup

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Hot_%26_Classic_-_Bugs_%26_Buses_4-Car_Set

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Volkswagen_Microbus

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Baja_Bug

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Volkswagen_Drag_Bus




Nenhum comentário:

Postar um comentário