Hoje o Mauricio Nunes nos conta sobre uma série muito interessante e curiosa da Hot Wheels! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
Essa é uma pequena série de nove modelos exclusiva do ano de 1986. A série tem duas pinturas de cada um de três modelos e o quarto modelo apresenta três pinturas, totalizando nove modelos. Alguns moldes são de modelos de linha e têm a mesma carroceria, mas a base/chassis é diferente. Essa pequena série é mais uma curiosidade onde as bases da série tem uma peça móvel que quem estava brincando trava a peça para ela soltar e fazer o modelo pular após o choque (vide foto do verso da cartela abaixo).
Depois, a ideia é jogar um carro contra o outro. Se a tal peça estiver travada no choque o carro solta a trava da peça móvel e o modelo pula (Flip out). Há dois mecanismos distintos dessa peça que faz o modelo pular. A depender de qual peça o modelo pula de lado ou pula frontalmente. Na foto abaixo se pode ver na indicação da seta vermelha os dois mecanismos que fazem os modelos pularem para o lado ou para a trás.
As embalagens trazem no verso a instrução de como fazer os carros pularem e na parte da frente vem indicado o nome da série com desenho de dois dos quatro modelos usados na série.
Camaro Wind – um projeto de Larry Wood criado originalmente para essa série. Esse modelo apareceu em três cores na série Flip Outs. Os modelos da série Flip Outs sempre aparecem com nomes próprios e no caso do Camaro Wind o modelo apareceu em vermelho metálico com o nome de Flipper Snapper. Modelo com vidros cromados opacos decoração de corrida em branco e amarelo e com rodas Basic Wheels (BW).
Os modelo em preto e os modelos em branco com o mesmo nome de Road Flipper.
Modelos com pintura de chamas, vidros opacos cromados, provavelmente para esconder o mecanismo de mola interno que fazia o modelo pular e rodas BW. O Flipper Snapper e o Road Flipper pulavam para o lado ao se chocarem (vide foto da parte de baixo do modelo abaixo).
Esse modelo depois reestreou na série California Custom em 1990, mas aí já sem o mecanismo do pulo. Ele reapareceu com o nome de Firebird nas cores amarelo e vermelha com decoração de corrida azul e branca, sem vidros e com a placa cromada no lugar e rodas Turbo Wheel (TW).
Em 1993 o modelo saiu com o nome de Camaro Racer e de 1994 até 1997 voltou com o nome mais usado pelo modelo de Camaro Wind.
Ford Aerostar – modelo de Larry Wood que apareceu com o nome de Capsider em violeta com decoração em laranja e amarelo, vidros opacos cromados e rodas BW.
A segunda cor do modelo foi em branco e com o nome de Vaultin' Van. Modelo em branco como uma van de uma televisão com decoração nas laterais em preto, vermelho e amarelo, sem vidros transparentes e com rodas BW.
Os modelos dessa van na série Flip Outs com o pulo na lateral, conforme a foto da base do modelo abaixo.
Depois do lançamento na série Flip Outs a Ford Aerostar teve sua base mudada e já sem poder pular reestreou na série básica de 1991 em duas cores. Um modelo em roxo com decoração de bolas amarelas, sem interior, com rodas BW e um modelo para a linha internacional como uma van da companhia de aviação australiana Qantas, em branco com decoração em vermelho e preto, vidros opacos pretos e rodas BW.
Flip Roarin' & Flip Buster – modelo fantasia de Larry Wood que estreou na série em 1986 em duas versões. O modelo preto saiu com o nome de Flip Roarin'. Modelo preto com pintura de polícia estadual com vidro opaco cromado, detalhes em branco e amarelo e rodas BW.
O modelo em prata foi chamado de Flip Buster e vem pintado como um modelo de um carro de segurança privada com escudo nas portas e capô, vidros opacos cromados e rodas BW.
Os carros de polícia (Police Car) vinham com mecanismo para o pulo frontal, conforme se vê na foto abaixo. O modelo em si parece ser baseado em um Oldsmobile 98 da década de 80.
Depois de ser lançado nessa série o modelo não foi mais usado pela Hot Wheels em outras séries.
Flippin' Frenzy & Drag Flip – um modelo criado por Larry Wood para essa série e baseado em um Nissan 200 SX 1986. O modelo saiu em amarelo com decoração em faixas vermelha, branca e roxa com vidro opaco cromado e rodas BW e com o nome de Flippin' Frenzy.
O Drag Flip apareceu com pintura em vermelho e decoração em amarelo, preto e azul com os vidros opacos cromados e com rodas BW.
O modelo não apareceu em outras séries e o mecanismo do Nissan 200 SX sem licença era para pulo frontal, conforme foto abaixo.
A série com certeza é uma curiosidade interessante e apesar de pequena, dos quatro modelos da série, dois deles são únicos e só apareceram nessas versões Flip Outs e portanto tiveram poucas aparições o que os tornam bem colecionáveis, além da excentricidade dos modelos pularem, o que fazem dessa série itens procurados pelos colecionadores.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Flip_Outs
https://www.diecasteconomy.com/series/Flip_Outs/
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Camaro_Wind
https://www.youtube.com/watch?v=60_0Gaz_qtQ
https://i.pinimg.com/originals/ce/2c/f4/ce2cf467d165ca406bcb6ab9a0cc95c6.jpg
https://christophe-francois.blogspot.com/2014/04/flip-outs.html
https://i.ebayimg.com/images/g/jSYAAOSw~J9kRsRp/s-l500.png
https://i.ebayimg.com/images/g/SRkAAOSweEhfADzM/s-l640.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário