domingo, 14 de janeiro de 2024

Hot Wheels Speed Racer (parte 1/2)

Em 2008 estreou um filme de cinema baseado nos personagens do antigo desenho de televisão Speed Racer. Foi um filme diferente do desenho, com muitas cenas montadas por computador, mas com os mesmos personagens do desenho animado e com vários carros criados para este filme. A Hot Wheels reproduziu muitos dos carros do filme e posteriormente do jogo e criou outros em três polegadas e outras escalas com a sua dupla de artistas, na época, Jun Imai no projeto e Manson Cheung na escultura dos modelos. Junto com os carros em 3 polegadas, também em 2008 a Hot Wheels criou bonecos e modelos de carros em outras escalas menores e maiores do que 3 polegadas. Todos os carros básicos com carroceria plástica e base de metal.   

Esse artigo será dividido em duas partes e na primeira iremos enfocar principalmente os modelos de 3 polegadas e afins. Para a segunda parte do artigo o foco será em bonecos, carros em outras escalas, todos criados para a série Speed Racer.  


Alguns modelos, quando vendidos nas embalagens individuas, vinham com peças complementares. Quem porventura tenha assistido ao desenho da TV do Speed Racer, sabe que o carro (Mach 5) do herói principal (Speed Racer) tinha um volante cheio de botões e quando ele apertava esses botões o carro pulava, ou apareciam serras giratórias ou os pneus aumentavam a tração ou aparecia uma garra mecânica, enfim, havia uma infinidade de truques que o carro do herói podia fazer quando o Speed Racer apertava os tais botões. A Hot Wheels colocou peças extras que compunham alguns carros vendidos nas embalagens individuas na tentativa de imitar as bizarrices que o Mach 5 podia fazer quando os tais botões do volante eram apertados. A Hot Wheels criou vários acessórios para os modelos, alguns típicos do desenho original e outros apenas criações para o filme de cinema. 


3 Roses – modelo vinha com a garra mecânica como peça extra. Carro em plástico vermelho com decorações em amarelo e escrito #33. Vidro incolor, interior preto e rodas 3SP (3 Spoke). Modelo exclusivo do Fuji Helexicon 3-Pack.


Delila Street Car – Esse modelo teve o protótipo produzido como abaixo, mas NUNCA foi produzido comercialmente. Modelo em rosa claro com decoração em rosa escuro, vermelho e amarelo, com interior cinza, rodas 3SP cor de laranja. O modelo deveria vir com as serras. Esse seria a versão de corrida do jogo criado também a época da personagem do jogo Delila. 


Gray Ghost – modelo com carroceria em cinza e azul com número #23 nas laterais. O modelo individual veio com as serras como peças extras e as rodas usadas foram a PR5 (Phil Rielhman 5 Spoke) ou a OH5 (Open Hole 5-Spoke). O modelo que saiu com pintura suja da corrida somente com rodas OH5. 


GRX – modelo em marrom avermelhado escuro com detalhes dourados e com número #66 nas laterais e rodas 3SP. Modelo vem com as garras mecânicas. Versão suja do carro foi exclusiva da embalagem Grand Prix 2-Pack que vinha com o Mach 6.


Kellie "Gearbox" Kalinkov – o modelo tem um desenho de uma Matryoshka (noneca russa). Modelo com número #91 e rodas 10SP (10 Spoke). O modelo vem com as serras quando na embalagem individual. 


Mach 4 – Modelo em plástico vermelho com o M em branco e com número #4 em branco nas laterais e com rodas 3SP. O modelo individual vinha com as serras. O modelo “Phantom” era exclusivo do pacote de dois modelos Thunderhead Raceway 2-Pack. A versão cromada exclusiva do 3-Pack cromado dos mercados Target com exclusividade. O modelo sujo na corrida exclusivo da pista Thunderhead.


Mach 5 – modelo em plástico branco com o M vermelho no capô e o número #5 amarelo nas laterais. O modelo da embalagem individual com as rodas 5DOT, interior vermelho e vidro incolor. O modelo vem com as peças extras, os macacos que faziam o Mach 5 pular ou as serras ou mesmo a garra mecânica. Além dessa versão individual ainda existem as versões:  Race Wrecked / Sujo na Corrida, Desert Rally / Rali do Deserto, e Ice Caves / Cavernas de Gelo e há uma versão cromada para o 3-Pack exclusivo do mercado americano Target. 


Mach 6 – modelo em plástico branco com o M vermelho, número  #6 em amarelo, interior preto e vidro incolor. O modelo individual apareceu com rodas PR5 e com o macaco para pular. O modelo com rodas OH5 vinha com a serra e o modelo com rodas Bling é da série com amassados de corrida e vinha com o macaco para pular também. Ainda houve um modelo todo cromado com rodas PR5 no 3-Pack exclusivo do mercado americano Target. Os modelos das embalagens exclusivas Fuji com rodas OH5 e os da Sky Jump com rodas Bling.     


Masurai – Esse modelo na verdade é o Gray Ghost que saiu com outro nome: Masurai na caixa exclusiva de seis modelos Grand Prix 6-Pack. Mesmo como Masurai na base ainda leva o nome original de Gray Ghost. Modelo vermelho e branco com 'Mrs. Oats' nas laterais, para brisa pintado, número #22 nas laterais e na frente, 'ULUL' nas laterais e asa traseira. Modelo com rodas 3SP. 


Musha Motors Race Car – modelo em plástico com base metálica com Musha Motors escrito na traseira. Modelo em azul escuro com prata e dourado com desenho de Samurai em arte tradicional japonesa. O carro com número #44, rodas OH5 e o modelo vem com a garra mecânica. 


Prince Kabala Race Car – O modelo com esquema de cores da versão do vídeo jogo em laranja, azul e amarelo por todo o carro. O modelo em plástico com base metálica leva o número #13e rodas 3SP e vinha com as serras.   


Racer X Race Car – Modelo de corrida do Corredor X em amarelo tradicional do piloto, mas com faixas prata e preto, número #9 nas laterais e na frente com rodas Y5 (Y 5-Spoke Wheel). O modelo vem com a garra mecânica. A versão suja na corrida exclusiva do 2-Pack Fuji Helexicon.


Racer X Street Car – modelo em amarelo com preto e número #9 em amarelo dentro de um círculo preto nas laterais e capô do carro. Modelo vinha com rodas 10SP (10 Spoke) e os macacos para pular ou com rodas OH5 com as serras. O modelo com as rodas PR5 somente o sujo da corrida e vinha com as garras mecânicas. A versão Ice Caves com rodas W10SP (White 10 Spoke) e exclusivo da embalagem dupla Casa Cristo 5000 2-Pack. Versão com rodas 10SP sujo de corrida exclusivo do set Casa Cristo 5000.


Snake Oiler Race Car – modelo em laranja, marrom e preto com pintura de padrão em pele de cobra. Logotipo escrito “Hydra-Cell” nos lados e topo com o número #12. Modelo normal com garras mecânicas e rodas Bling e o modelo sujo da corrida com rodas OH5. 


Sonic "Boom Boom" Renaldi – modelo cinza e preto com o número #33 e escrito Gödelian Autonomics na asa traseira. Modelo vinha com as serras e rodas OH5.


Taejo Togokhan Street Car – decoração preta e branca sobre um modelo de plástico vermelho com base metálica. Logotipo da Togokahn Motors na frente, número #77 nas laterais e modelo com rodas PR5 com as serras como peças móveis. A versão de corrida do Taejo Togokhan, nunca foi produzida. 


Thor-Axine Street Car – modelo em azul piscina e marrom com pintura de listras com o logotipo Thor-Axine, com número #55 na frente, rodas 10SP e o modelo vinha com os macacos para pular. A pintura não condiz com a do filme nem com a do vídeo jogo. 


Zoomishi – modelo em plástico violeta e branco pintado “Quiet Sensations Toilet Paper” nas laterais e na asa dianteira. Modelo com número #82 nos lados, escrito “Infinite Grace” na asa traseira, com rodas OH5 e exclusivo da caixa múltipla de seis modelos Grand Prix 6-Pack. O modelo usa o mesmo molde do Sonic Boom Boom e está escrito "Sonic Boom" na base metálica. 


Speed Racer 9 Pack – Os modelos dessa caixa de 9 modelos são todos os mesmos que saíram em outras embalagens apenas reembalados juntos sem modificações. Aparentemente a caixa foi montada para abaixar o estoque de modelos da Hot Wheels de uma série e um filme que não agradaram o público. Os modelos dessa caixa não vinham com as peças móveis (serras, macacos, garras etc.).


Sky Jump – o primeiro SkyJump foi lançado em 2008 como parte da linha de produtos Speed Racer da Hot Wheels. O set vinha com motorização, com uma peça que acelerava os carros através de várias curvas e loopings que acabavam por levar o modelo a saltar no ar e cair dentro de um funil. O acelerador dos modelos era um cilindro revestido de borracha que acelerava os modelos para que esses corressem na pista.    


O modelo da pista Sky Jump 2008 é um Mach 6 branco igual aos já lançados na embalagem individual na variação com roda Bling e o modelo vinha sem as peças móveis da embalagem individual.  

É bom não confundir o Sky Jump de 2008 com o de 2011 onde a pista Sky Jump foi relançada, mas não como Speed Racer e foi removido o looping e modificado o projeto do funil e o modelo que vinha com a caixa não era mais Speed Racer e sim o CCM Country Club Muscle.


CCM Country Club Muscle – modelo criado para a série New Models de 2007 por um projeto de Rob Matthes e baseado em um 1966 Oldsmobile Toronado, que foi um dos carros do projetista na época do curso secundário. Modelo estreou em dourado com faixas laterais em azul escuro e vermelho, vidro acinzentado, interior cromado e rodas PR5 (Phil Riehlman 5-Spoke).


Para o Sky Jump de 2011 o CCC Country Club Muscle apareceu com base metálica e carroceria de plástico transparente vermelha, decoração branca e azul clara, vidros azulados, interior cromado e rodas PR5. 


Launching Big Rig – lançador com Mach 5 incluído feito com um caminhão futurista não licenciado.


O caminhão lançador articulado para poder lançar os modelos da série. O Mach 5 do lançador na cor tradicional branca com o M vermelho e com rodas 5DOT.  


Modelos 100% Hot Wheels – esses são modelos todos de metal com base e carroceria de metal e os únicos de todos os modelos da série Speed Racer feitos dessa forma em 2008. Os modelos tinham caixas individuais como embalagem todas com o mesmo padrão sem explicitar o modelo da embalagem no desenho. 


Mach 4 – modelo em vermelho com o M em branco e com rodas RR (Real Riders).


Mach 6 – modelo em branco com o M vermelho e com rodas RR.


Racer X – modelo amarelo e preto com rodas RR.


Conjunto – 4 Carros – Embalagem com 4 modelos da série: Mach 5, Racer X, Mach 6 e Mach 4. O quinto espaço na embalagem vem com as peças móveis para os modelos da embalagem quadrupla. 


Conjuntos com 3 modelos (Target Exclusives) – foram duas caixas com três modelos exclusivos cada que saíram somente no mercado americano Target. A primeira caixa com o nome Speed Racer com os modelos: Mach 4, Mach5 e Mach6 todos cromados e não nas cores reais dos modelos. A caixa desses modelos em forma de um tubo elíptico transparente com tampas plásticas na parte de baixo e de cima. Mach 4 com rodas 3S, o Mach 5 com rodas 5DOT e Mach 6 com rodas PR5. 


A segunda caixa exclusiva do mercado Target levou o nome de Grand Prix e veio com três modelos sendo um deles o Mach 6 em branco com rodas OH5, o segundo modelo o GRX em marrom avermelhado e dourado com rodas 3S e o terceiro modelo o Gray Ghost em cinza com rodas PR5.  


Playset – foram três pistas cada uma com um modelo três polegadas. Uma delas com lançador motorizado onde os modelos ficavam rodando sozinhos nas pistas uma vez lançados. As outras duas pistas usavam a gravidade para movimentação dos modelos. 


Casa Cristo 5000 – pista motorizada com um lançador para o modelo exclusivo.   


A pista vinha com um modelo exclusivo do carro de passeio do Corredor X em amarelo com preto, número #9 em amarelo em um disco preto, interior cinza e preto e rodas 10SP.


Fuji Helexicon – essa pista não assistida por lançador motorizado era para dois carros e havia um cruzamento das pistas onde a ideia seria evitar o choque entre os dois carros. Apesar de ser uma pista para dois carros a caixa vinha somente com um modelo que era exclusivo: o Mach 6. 


O Mach 6 exclusivo em branco com o M em vermelho, interior preto e rodas OH5 com o número #6 em amarelo. 


Thunderhead Raceway – pista não motorizada para dois modelos com o objetivo de chocar os dois e ver qual ficava em pé depois do choque.


O modelo exclusivo da pista Thunderhead Raceway foi o Mach 4 em vermelho com o M branco e rodas 3S. 


Maleta com lançador – uma maleta com espaço para guardar sete carros que também era uma lançadora de carros. Ao se girar a roda cor de prata os modelos eram lançados por uma rampa acessória a maleta que era montada na saída da maleta. 


Conjuntos – 2 Carros – Cada conjunto com um modelo em versão exclusiva e os modelos com as peças móveis das embalagens individuais. 


1/4 Casa Cristo 5000 Maltese Ice Caves – Racer X & Mach 5 – Embalagem com dois modelos. O Mach 5 igual ao da embalagem individual e uma versão exclusiva “Racer X” com rodas W10SP e a tradicional pintura em amarelo e preto. 


2/4 Thunderhead Raceway – Mach 4 vs. Mach 6 -  O Mach 6 com rodas OH5 e a tradicional pintura branca com o M vermelho. O Mach 4 em versão exclusiva com rodas 3S e a cor vermelha transparente com o M em branco.  


3/4 GRX & Mach 6 -  O Mach 6 com rodas PR5 e a versão exclusiva do GRX pintada com a sujeira da corrida na cor marrom escuro e cinza claro com a decoração em dourado característica do modelo com rodas 3S nessa embalagem dupla. 

4/4 Snake Oiler vs Mach 5 – O Mach 5 é o tradicional branco com rodas 5DOT e a versão exclusiva do Snake Oiler (Street Car) vem com a pintura suja da corrida no deserto e rodas Y5 (Y 5-Spoke Wheel) como se estivessem sujas de lama na cor bege. 


É certo que para os fãs antigos do desenho de TV Speed Racer, esse filme apesar de ter os personagens não agradou muito pela história que foi escolhida e a Hot Wheels escolheu fazer todos os modelos em plástico com base metálica (exceção aos 3 modelos HW 100%) o que desagradou os colecionadores de minis. Dá para entender a escolha do plástico para moldagem da carroceria dos modelos uma vez que os modelos são todos com formas pouco convencionais o que torna sua manufatura bem mais fácil usando plástico em vez de metal.

 

NOTA DO AUTOR: todas as referências do artigo na segunda parte deste artigo.


3 comentários:

  1. Uau, que post fantástico ! Agradou-me em cheio, eu que sou super fã do anime Speed Racer e igualmente colecionador. Tenho algumas miniaturas desse primeiro mostrado, da Hot Wheels e outros da Jada. No aguardo da segunda parte, muitíssimo obrigado ao Blog e ao autor-pesquisador !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou. Na segunda parte vamos mostrar mais modelos e bonecos em outras escalas maiores e menores.

      Excluir