domingo, 7 de janeiro de 2024

Matchbox Parasites

Na década de 80 a Matchbox estava em busca da atenção da criançada por novos brinquedos, e para isso utilizou o que estava em moda na época. O resultado você vê na ótima matéria do Mauricio Nunes abaixo! 

A vinda do Cometa de Halley em 1986 inspirou a Matchbox Universal a criar essa série um ano antes com o apelo de que os “Parasitas” que habitavam veículos viriam a Terra na cauda do Cometa de Halley. Todas as 6 embalagens dos modelos criados tinham escrito "Evil creatures from the tail of Halley's Comet / Criaturas perversas da cauda do Cometa de Halley". Na verdade, em 1984 estreou o desenho na TV dos Transformers, e a Matchbox decidiu aproveitar a onda dos robôs que se transformavam em veículos e contratou a California R&D na pessoa do projetista Stephen Lee, o mesmo que projetou os modelos da série Road Blasters (artigo nesse blog em: 17 de junho de 2018), e dessa forma Lee criou os seis modelos da série com o mote de que esses “Parasitas”, viriam na cauda do cometa de Halley no ano seguinte para infestar veículos terrestres. O dono da California R&D, Larry Jones, conta que foram feitos também projetos e protótipos de caminhões carretas para a série, mas a Matchbox nunca os implementou. Os seis modelos eram baseados em carrocerias de modelos de linha onde dentro era colocado o “Parasita” correspondente e o modelo podia abrir, soltando a carroceria da base e assim o robô Parasita abria, como um Transformer como se pode ver nas páginas do catálogo abaixo. 



Nas fotos do catálogo pode-se ver os modelos dos veículos com o robô Parasita acondicionado dentro, na frente das fotos e em seguida os robôs Parasitas em pé desdobrados e as carrocerias sobre o chassis com rodas e sem interior ao fundo das fotos. 



1/6 Terrosite/Advance Spy Scout (Chevy Van) – o modelo usado como hospedeiro do Terrosite foi a 4x4 Chevy Van (MB #291.4) criado ainda pela Lesney para a linha básica de 1982 e ativo até o ano de 2007. A primeira vez do modelo Lesney foi na cor verde com decoração em preto e branco, vidros azuis, sem interior e rodas Maltese Cross All Terrain Black, silver hubcap (mcat-bksv).


O robô parasita Terrosite habitou uma Chevy Van na cor prata com decoração verde, sem interior, como todos os modelos dessa série, para poder acondicionar cada Parasita. As rodas são as mesmas do modelo de lançamento (mcat-bksv). O robô Parasita (Terrosite) na cor verde claro com prata/cromo.   


Uma vez tiradas da embalagem a ideia era separar a base da carroceria como abaixo.


Em seguida pegar o Parasita dobrado e colocar na base.


O veículo então montado com o Parasita dentro fica com a forma abaixo com essas armas apontadas para frente, que são as mãos do robô parasita.


Com o robô parasita fora do hospedeiro o veículo fica sem interior e o Parasita desdobrado e em pé fica bem grande comparado ao veículo com sua forma dobrada dentro dele. 


2/6 Specterite/Leader of the Invasion Force (Ford Pickup) – O Specterite habitou o modelo da Lesney MB #269 4 X 4 Open Back Truck, modelo baseado no Ford Courier pickup lançado em 1982 e ficou em linha somente nesse ano como Lesney. O mesmo modelo voltou em 1983 como Matchbox Universal e permaneceu disponível até o ano de 2001. Sua primeira cor foi em amarelo com decoração laranja e preto, sem interior, vidro vermelho e rodas mcat-bksv.


O modelo que hospedava o Specterite apareceu na cor amarela com chamas vermelhas nas laterais e rodas mcat-bksv.


Ao modelo desmontado com o Parasita dobrado em si mesmo, como na foto abaixo a esquerda, deveria se colocar o parasita dobrado dentro do modelo, como na foto a direita e em seguida adicionar a base para montar o modelo com o Parasita.   


A picape 4x4 com o robô Parasita fica com as armas apontadas para trás. 


O robô Parasita Specterite em vermelho preto e cromo e ele pode usar a base da picape como um “skate”. 


3/6 Gammasite/Detection/Destruction (Pontiac Firebird) – modelo criado no final da era Lesney (MB #268) tendo sido feito tanto na Inglaterra como em Macau e lançado na cor vermelha com interior caramelo vidro incolor e rodas 5 Arch (5ar). Modelo na escala 1:62 lançado em 1982 e ativo até o ano de 1999.  


O PontiacFirebird / Gammasite apareceu em azul com decoração amarela e as mesmas rodas 5ar do lançamento. 


O modelo tem as armas saindo pelo buraco do vidro dianteiro e o robô Parasita/Gammasite em cromo, violeta e cor de laranja.  

4/6 Destructite/Master of Destruction (Chevy Blazer) – baseado no modelo original 4X4 Chevy Blazer (MB #129), criado em 1984 e o molde original perdurou até o ano de 2012. A escala do modelo é 1:56. Sua estréia foi como carro do xerife em branco com decoração em vermelho e prata, interior branco, vidro azul e rodas Maltese Cross All Terrain Black, silver hubcap (mcat-bksv). 


O modelo da série Parasitas apareceu no ano de 1985 na cor vermelha com decoração amarela, sem interior, as rodas são as mesmas do modelo de lançamento (mcat-bksv). O Parasita (Destructite) na cor preta com prata/cromo.   


Veículo montado com o Parasita fica com a forma abaixo com as armas apontadas para frente. 


O robô Parasita Destructite em preto e cromado. 


5/6 Extermasite/Hunter (Dodge Caravan) – modelo MB#128 criado originalmente para uma promoção da Dodge do modelo real em 1983. O modelo saiu na escala 1:60, vermelho vinho com faixa preta na parte baixa das laterais, interior vermelho escuro, vidro incolor e rodas 8-Spoke Concave Treaded (8tr-bksv). O modelo tem a porta lateral direita deslizante como o modelo real. Em 1984 o modelo promocional entrou na linha básica e permaneceu ativo até 1989


A Dodge Caravan hospedeira do Extermasite apareceu na cor preta com faixas quadriculadas vermelhas nas laterais e teto e com rodas 8tr-bksv. Nesse modelo a porta deslizante não existe.  


Por conta do Parasita a porta deslizante da Dodge Caravan original foi fechada e no modelo do Parasita ela não abre. 


O robô Parasita Extermasite apareceu em amarelo e cromo e também pode usar a base da Dodge Caravan como um “skate”.


6/6 Nemisite (Corvette)/Hunter – modelo em escala 1:56 de uma Corvette MB #123, um Chevrolet Corvette 1983/84 criado em 1983 para a linha básica Matchbox e ativo até o ano de 1987. A primeira cor do modelo em prata com interior e faixa decorativa vermelha, vidro incolor escrito 83 Vette em preto nas laterais e com rodas Open Dot Dash - black, silver hubcap (odd-bksv).



Para o hospedeiro do Nemisite a carroceria da Corvette foi soldada onde existia a faixa vermelha no modelo de lançamento. Essa faixa vermelha é uma parte do interior e para a série dos Parasitas não poderia haver interior e dessa forma foi preciso juntar as duas partes. Modelo em cor de laranja com decoração azul e rodas 5 Arch (5ar).  


O robô parasita Nemisite nas cores violeta, laranja e cromo. 


Desnecessário dizer que esses modelos “hospedeiros” dos robôs parasitas são únicos, apesar de serem baseados em modelos de linha. Alguns inclusive modificados, como a Corvette 83/84 e a Dodge Caravan. Todos os modelos têm uma base diferente dos modelos de linha e apesar de ser uma ideia tola, ela aproveitou a onda dos robôs Transformers e do Cometa de Halley e acabou que os modelos, embora de gosto duvidoso para muitos, são únicos e bem colecionáveis.        


Referências: 

https://matchbox.fandom.com/wiki/Parasites

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/c/c8/Parasites_Extermasite_Dodge_Caravan_1985.jpg/revision/latest?cb=20181020011644

https://www.battlegrip.com/1985-matchbox-catalog-and-the-parasites/

https://www.flickr.com/photos/microbry/albums/72157620980987333/with/3648268373

https://www.collectiondx.com/toy_review/1985/parasites_extermasite

https://www.collectiondx.com/toy_review/specterite

https://www.figurerealm.com/actionfigure?action=seriesitemlist&id=3671&figures=parasites

http://www.fruitlesspursuits.com/2011/11/under-man-croscope-matchbox-parasites.html

https://the-liberator.net/site-files/robot-toys/parasites-pages/gammasite-parasites-matchbox.htm

https://the-liberator.net/site-files/robot-toys/parasites-pages/destructite-parasites-matchbox.htm

https://the-liberator.net/site-files/robot-toys/parasites-pages/nemisite-parasites-matchbox.htm

https://the-liberator.net/site-files/robot-toys/parasites-pages/terrosite-parasites-matchbox.htm

https://the-liberator.net/site-files/robot-toys/parasites-matchbox-index.htm

https://matchbox.fandom.com/wiki/4X4_Chevy_Blazer

http://www.mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0238-001

https://pic.ebid.net/upload_original/8/9/2/uo_1578466232-28571-3.jpg

https://pic.ebid.net/upload_original/1/3/9/uo_1578466231-28571-2.jpg

https://matchbox.fandom.com/wiki/1983_Corvette

https://matchbox.fandom.com/wiki/Dodge_Caravan?so=search

https://matchbox.fandom.com/wiki/Pontiac_Firebird_SE?so=search

https://matchbox.fandom.com/wiki/4x4_Open_Back_Truck

https://matchbox.fandom.com/wiki/4X4_Chevy_Van?so=search

https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31PDetails.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário