Hoje o Mauricio Nunes desenterra a história de uma marca que começou de um jeito que jamais seria aceito hoje! E as coisas não melhoraram muito depois disso! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
Essa é a mesma Aurora dos kits plásticos de montagem e dos carrinhos de autorama, mas em 1968, a Aurora apareceu com uma linha de modelos em plástico com base de liga de metal zamac em escala HO/1:87 usando o logotipo abaixo.
Vamos lembrar que no ano que a Aurora decidiu entrar nesse mercado a Hot Wheels lançou seus “Sweet Sixteen” (artigo nesse blog em 21 de maio de 2017) e criou uma grande mudança no mercado obrigando a então líder do mercado, a Matchbox a sair de sua posição de conforto e criar seus modelos de roda “transicional” (artigo nesse blog em 15 de maio de 2016) para competir com os “Sweet Sixteen” da nova entrante do mercado, a Hot Wheels. No meio desse alvoroço apareceram os modelos “Aurora Cigarbox” que não tiveram tanto sucesso assim no seu lançamento, por conta da situação do mercado com a batalha pesada entre Matchbox e Hot Wheels esses foram ofuscados no seu lançamento. Na verdade os Cigarbox eram produzidos nos EUA inicialmente (vide marca vermelha) e chegaram as lojas em 1968 pouco antes dos Hot Wheels.
O nome original tinha um apelo competitivo com Matchbox que liderava o mercado até 1968: o nome escolhido inicial foi de Cigarbox e o modelo vinha em uma caixa que imitava uma caixa de charutos. Abaixo a foto do Buick Riviera na sua embalagem e no verso da caixa a lista de modelos à época.
O folheto promocional abaixo com versão (do autor) em português ao lado fala sobre a coleção e seus preços, que são os mesmos dos Matchbox do mercado americano na época e os mesmos que a Hot Wheels entrou no mercado logo em seguida à Aurora, 65 (sessenta e cinco) centavos de dólar por modelo.
Na sua concepção e lançamento os modelos da Aurora foram criados como competidores da Matchbox, Majorette e Siku. A Aurora escolheu fazer modelos com base de metal e carroceria de plástico, inclusive usou algumas carrocerias de seus modelos de autorama de plástico com base de metal e no seu lançamento em 1968 os modelos usavam rodas convencionais de alumínio com pneus de borracha. No Porsche 904 abaixo na esquerda fica claro a base plástica amarela por baixo da cromagem no modelo Cigarbox e na direita da foto o mesmo modelo em vermelho, mas aí como carro de autorama. Para o autorama o Porsche foi chamado de 906, não de 904, mas não há diferenças nas carrocerias quando comparadas.
Em 1969 após o aparecimento dos “Sweet Sixteen” da Hot Wheels com suas rodas com baixo atrito próprias para pistas, a Aurora mudou as rodas de seus modelos recém lançados para rodas “Speedline” e os modelos a partir de 1969 contaram com rodas de baixo atrito e o nome “Speedline” passou a ser usado em conjunto com o original “Aurora Cigarbox”. Com esse novo nome e os modelos Aurora Speedline veio também a troca da embalagem e os modelos começaram a aparecer em blisters com os dizeres “Fast Faster Fastest” (Rápido, Mais Rápido e O Mais Rápido) e não mais na caixa de charutos como os modelos originais de lançamento da marca em 1968.
Nas fotos abaixo fica claro as novas rodas Speedline todas de plástico e de baixo atrito e também como a Aurora usou metalização do tipo das pinturas Spectraflame dos “Sweet Sixteen” da Hot Wheels. Outro ponto é que no modelo da direita o cromo está desgastado e embaixo se vê claramente a base plástica vermelha do carro de autorama mostrado acima que foi cromada para o modelo Cigarbox Speedline.
Os modelos acima do Porsche 904 já estão com os eixos e rodas de plástico de baixo atrito denominadas “Speedline”.
A linha dos modelos Aurora era vasta para a época e não só de modelos americanos e abaixo alguns exemplos que não mostram a coleção toda.
Modelos de outros países também fizeram parte da linha da Aurora e não somente modelos americanos.
A Aurora também fez modelos de carros de Fórmula 1 da época, como mostra o anuncio abaixo. Apesar do anúncio comentar que os seis modelos são feitos nos EUA, alguns passaram a ser produzidos em Cingapura e não mais nos EUA também, provavelmente visando menor custo.
Os modelos saíram tanto quanto Cigarbox como depois com as rodas Speedline em várias cores e pinturas como ilustrados abaixo pelo Porsche 904 (#6112) que além das cores abaixo apareceu várias vezes acima em outras pinturas e cores como é tradicional em qualquer fabricante o expediente do uso das repinturas para todos os modelos.
Como todos os fabricantes de miniaturas a Aurora também as vendia em embalagens múltiplas. Na caixa abaixo temos os seis modelos de Fórmula 1 e mais seis outros modelos de carros de passeio, todas com pintura do tipo “Spectraflame”.
Como a maior parte dos fabricantes de miniaturas nessa época, a Aurora também fez pistas de corrida para os Cigarbox Speedline.
Antes mesmo que os modelos Majorette da série Super S em 1995 (artigo nesse blog em 8 de agosto de 2021) a Aurora lançou modelos com as rodas da frente que viravam ao serem pressionadas. Na foto abaixo do fundo do De Tomaso Mangusta se pode ver bem o mecanismo que aparentemente é bem parecido com o que a Majorette usou em 1995.
Houve ainda uma linha mais barata da Aurora. Essa nova linha custava 79 centavos de dólar americano em 1973 e os modelos passaram a vir em outra embalagem e já eram feitos em Cingapura (vide seta verde) para baratear os custos de produção além de modificações do modelo para baixar o custo que impactaram diretamente na qualidade e no apelo dos modelos para os clientes. Na seta azul se pode ver que a cartela era impressa nos EUA, mas o modelo produzido em Cingapura.
Nessa nova linha mais barata os modelos ou não tinham vidros e alguns até mesmo sem metal com base e a carroceria de plástico. Outros ainda conservavam a base de metal mas sem qualquer detalhe além da carroceria e da base. Outros mantiveram o interior e alguns sem interior.
O objetivo aqui foi baratear os modelos para competirem por preço bem ao estilo do que foi feito pela Matchbox com os modelos da série Super GT (artigo nesse blog em 22 de maio de 2016). Não há registro se a linha tinha algum nome diferente, mas as embalagens mudaram.
A vida da Aurora em modelos Diecast foi curta. Em 1975 a Aurora encerrou os Cigarbox / Speedline, mas continuou a produzir os modelos de autorama até o ano de 1984 quando essa linha de autorama foi vendida para a Tomy, a holding controladora da Tomica e os modelos de autorama continuaram a ser vendidos pela Tomica. Os modelos Aurora por terem corpo de plástico e terem sido brincados pelas crianças não resistiam tanto quanto os modelos com corpo de metal e isso tanto contribuiu para a escassez de modelos Aurora Diecast hoje quando procurados, como abreviou sua vida útil vendável, pois criança costuma não gostar de brinquedo que quebra mais facilmente.
Referências:
https://www.planetdiecast.com/blogs/dinky/index.php?&option=com_content&task=view&id=80969
https://i.pinimg.com/originals/b9/81/45/b98145d6942e802daeb5f90cfd428038.jpg
https://vintagediecasttoys.com/assets/images/Miscellaneous/CIGAR6112ME2021.JPG
https://i.ebayimg.com/images/g/4a8AAOSwUIhgKcCg/s-l300.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/un8AAOSwt6JiK4NV/s-l500.jpg
https://www.picclickimg.com/A~4AAOSwWSxfmeUR/Aurora-Cigar-Box-Speedline-Car-1960s-6112-Porsche.webp
https://globaldiecastdirect.com/19505-thickbox_default/aurora-cigarbox-series-porsche-904-race-car.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/se0AAOSwI2ZlDIsC/s-l1600.png
https://i.ebayimg.com/images/g/61wAAOSwIm9lDIr2/s-l1600.png
https://i.ebayimg.com/images/g/tEMAAOSwazhlDIrn/s-l1600.png
https://i.pinimg.com/originals/8d/79/45/8d794544f2bcbaa700f8101324c3a6c5.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/Bf4AAOSwCSFlGyOS/s-l500.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/VZ0AAOSwE7BkYnVs/s-l500.jpg
https://www.antiquesnavigator.com/archive/2013/08/08/321175704887.jpg
https://www.planetdiecast.com/hwdphotos/originals/4866/237/6123_-_Cooper-Maserati_F1.jpg
https://www.antiquesnavigator.com/archive/2011/09/10/180719531018.jpg
https://dealers.antiquesnavigator.com/archive/2013/08/08/321175701901.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/GoQAAOSwMzthdgqz/s-l1600.jpg
https://www.ebay.com/itm/266471411451
https://www.ebay.com/itm/266328372469
https://i.ebayimg.com/images/g/WX8AAOSwD~1hdgq6/s-l1600.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/XIsAAOSw-Nhk4tiY/s-l1600.jpg
https://www.picclickimg.com/2-wAAOSw0idkpel9/Vintage-Aurora-Speedline-AC-Cobra-Cigar-Box-Diecast.webp
https://images.fineartamerica.com/images/artworkimages/mediumlarge/3/aurora-cigar-box-cars-add-circa-1968-david-lee-thompson.jpg
https://s3.amazonaws.com/mad2015/uploads/visual_edit/weiss0615-1.jpg
https://www.antiquesnavigator.com/archive/2022/07/24/275390545333.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/fAQAAOSwqLFdXiKy/s-l1600.jpg
https://i.ytimg.com/vi/yjVZd5zyx84/maxresdefault.jpg
https://www.worthpoint.com/worthopedia/1970s-aurora-cigar-box-ho-speedline-20048873
http://www.toycarcollector.com/misc_cars/aurora/cigar_box_SL05_100.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/z~AAAOSwtbNlCgUZ/s-l1600.jpg
http://www.toycarcollector.com/misc_cars/aurora/aurora_sb_03%20047.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/s3oAAOSwo5ddXiHu/s-l1600.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/tQ8AAOSw0QpkbhKo/s-l1600.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/xWgAAOSw509jPxpK/s-l1600.png
No comments:
Post a Comment