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Essa não é uma série tradicional, mas alguns modelos que a Majorette iniciou em 2001 e terminou em 2016 e que contavam com um mecanismo de movimento popularmente conhecido como Pull Back, onde quando o modelo é puxado para trás, esse movimento dá corda no mecanismo e ao ser solto o modelo corre para frente.
Foram vários modelos em que a Majorette chamou de Motor Cars / Carros com Motor e onde ela usou um pequeno motor de corda para movimentar o modelo.
O pequeno motor de corda é tão diminuto que coube dentro dos modelos escolhidos com pequenas modificações do interior sem o retirar, como outros concorrentes da Majorette o fizeram no passado para esse tipo de modelo a corda.
Na foto abaixo, conforme indicado pelas setas verdes, fica fácil de ver os ressaltos no interior do Peugeot 508 SW e no BMW Z3 Coupé onde foi necessário diminuir um pouco o espaço interno do porta-malas para que o motor a corda coubesse nos modelos.
As vezes foi necessário modificar um pouco mais os interiores para que o pequeno motor a corda coubesse nos modelos como foi o caso com o Porsche GT3 onde foi necessário acabar com os assentos frontais e do Peugeot 206 Cabriolet onde o chão do banco traseiro acabou ficando praticamente da mesma altura do banco traseiro, como mostram as setas verdes.
As rodas para terem aderência para dar a corda e depois para correrem, precisam ter pneus de borracha. A Majorette trabalhou com duas tecnologias no tempo de existência desses modelos, como se pode ver em duas edições diferentes do Peugeot 206 cc (Cabriolet). Nos mais antigos (azul) ela criou um nova roda com pneu de borracha e nos modelos mais novos (vermelho) ela usou rodas de linha com um eixo travado na roda e com uma fina camada emborrachada nas rodas plásticas para ter a aderência necessária para os modelos funcionarem.
Na foto do motor a corda acima é possível ver a parte de borracha sobre a roda plástica no detalhe marcado em verde.
Audi A1 #237E – o modelo foi lançado na série Premium Cars em 2012 e ficou ativo até 2020 e a escala do modelo é 1:58. A primeira cor do modelo foi vermelho com interior preto e rodas plásticas 5V.
Para a série dos modelos de corda a cor usada também foi a vermelha com frisos laterais prateados, com interior preto, mas as rodas são 5YO plásticas com uma camada emborrachada por cima nos anos de 2012 e 2013.
Nos anos de 2014, 2015 e 2016 a cor usada pelo Audi A1 Pull Back foi a azul com friso prata, interior preto e rodas 5YO como as do modelo vermelho do biênio 2012/13.
Audi A1 Sport #237E – o modelo usado como base para o A1 Sport é o mesmo do A1 acima. Para a série Pull Back e na versão Sport esse modelo da série Pull Back foi a primeira aparição com pintura em branco com decoração preta, cinza e vermelho, com interior preto e rodas 5YO emborrachadas.
Audi TT #237A – modelo em escala 1:53 criado para a série 200 em 1999 e ativo em linha até o ano de 2007. Sua primeira cor foi em prata com interior preto e com rodas 5RDL.
Para série Pull Back o modelo apareceu em 2002 em preto com interior cinza e com rodas W5SS com pneu de borracha.
Ainda na série do artigo o modelo voltou com pintura de corrida em vermelho com o número #29 e com rodas 6SFWRT (6S: Full White, Rubber Tire) nos anos de 2003 a 2006 ininterruptamente. Essa mesma pintura, mas com rodas 5DOT foi usado em um modelo da série Speed Wheelers (artigo nesse blog em 12 de junho de 2022).
Audi TT Convertible #237B – modelo em escala 1:53 lançado na série 200 de 2002 que permaneceu em linha até o ano de 2007 e tanto seu lançamento como o modelo da série Pull Back ambos com pintura prata, interior vermelho e com rodas 5DOT sendo que as do modelo de corda com rodas 6SFWRT (6S: Full White, Rubber Tire) com pneus de borracha.
Esse modelo da série Pull Back saiu nos anos de: 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007.
BMW M3 #257C – modelo em escala 1:59 criado para a série 200 do ano de 2000 e ficou em produção até o ano de 2014. Sua estreia na linha básica da Majorette foi na cor prata com interior alaranjado e com rodas 5ST.
O modelo da série de corda é exatamente igual, mas com as rodas emborrachadas para ter tração e apareceu nos anos de: 2001 - 2002 - 2003 - 2004.
Em 2011 o BMW apareceu em cinza escuro com rodas 6SFGRT (6S: Full Grey, Rubber Tire) cinza.
Em 2012 o BMW reapareceu na cor azul escuro com interior cinza e rodas 5YO emborrachadas.
BMW 325 M3 Convertible #257D – modelo criado para a série 200 no ano de 2002 que ficou ativo até o ano de 2006 e depois voltou mais uma vez no ano de 2014. Modelo em escala 1:59 criado como o primeiro modelo na cor vermelha com rodas 5ST e interior cinza escuro. E o mesmo modelo, mas com as rodas emborrachadas 5ST foi usado na série Pull Back no anos de: 2002, 2003 e 2004.
Nos anos de 2005 e 2006 a cor escolhida foi verde escuro com interior cinza e rodas 6SFGRT (6S: Full Grey, Rubber Tire) cinza.
Ainda houve mais uma aparição do M3 conversível no ano de 2014 em preto com interior cinza e rodas 5YO com camada de borracha.
BMW Z3 Coupé #244A – modelo feito na escala 1:57 para a série 200 com estreia simultânea em 1999 também pela série Super S (artigo nesse blog em 8 de agosto de 2021) e ficando ativo em linha de produção até 2012. A estreia do modelo foi na cor azul com interior vermelho e rodas 6S.
Para a série Pull Back foram duas cores utilizadas do modelo. A primeira aparição nos anos de 2001 até 2006 ininterruptamente com rodas 6S emborrachadas e cor prata com decoração de corrida predominantemente azul igual a um mesmo modelo da série Speed Wheelers, só que este com rodas 5SW (artigo nesse blog em 12 de junho de 2022).
A segunda cor apareceu nos anos de 2010 e 2011 com um modelo em azul bem escuro, interior preto e rodas 5V emborrachadas.
Houve ainda um modelo da série Pull Back em vermelho com rodas 6SFWRT (6S: Full White, Rubber Tire) brancas com pneus pretos.
Para 2012 o BMW Coupé apareceu em azul claro metalizado com interior cinza e rodas 5YO emborrachadas (vide marca verde).
BMW Z8 #244B – modelo na escala 1:57 criado para a série básica da Majorette em 2001 e ativo até a coleção de 2014. O modelo original de 2001 apareceu primeiro em prata com interior vermelho e rodas 6S.
De 2005 até 2009 o modelo de lançamento teve as rodas mudadas para rodas 6SFWRT (6S: Full White, Rubber Tire) para a série Pull Back.
Em 2002 a Majorette usou uma outra base para fazer um modelo, dessa vez amarelo com interior preto e rodas com pneu de borracha.
Não há certeza da procedência da base usada, mas o modelo amarelo da série Pull Back se parece muito com um modelo da Welly (artigo nesse blog em 28 de agosto de 2016).
Não há explicações disponíveis/achadas sobre o porquê do uso de outra base para essa versão de modelo da série. A Majorette utilizou modelos feitos por outros como os da Loyal Bright / Boley (artigo nesse blog em 4 de julho de 2021) mas isso foi posteriormente a esse modelo Pull Back. Uma coisa é certa: o modelo amarelo na embalagem Majorette da foto acima NÃO é o mesmo do modelo prateado com interior vermelho usado nas outras versões do BMW Z8 Pull Back Majorette.
Em 2003 e 2004 foi a vez do modelo em preto com interior vermelho e rodas 6S com borracha e usando a base tradicional do modelo Majorette #244B.
Em 2010 e 2011 o modelo usado na série de modelos a corda foi de novo o cor de prata com interior vermelho e houve dois tipos de rodas com camada de borracha usadas: 5YO e 5V.
Em 2012 e 2013 o modelo prata apareceu com rodas 5YO emborrachadas e com interior em preto.
Ainda em 2014 apareceu o último BMW Z8 Pull Back na cor vermelha com interior preto e rodas 5YO emborrachadas.
Citroën DS4 #245B – modelo em escala 1:64 criado em 2014 para a série básica Street Cars e aposentado em 2019. Sua primeira aparição foi na cor marrom com interior preto e rodas D5S.
No biênio 2015 e 2016 o modelo apareceu em branco com interior preto e rodas 10S emborrachadas.
Nesse mesmo biênio o modelo saiu com pintura de corrida também em branco, preto e amarelo com número #43 e rodas 4V pretas e emborrachadas.
Fim da parte 1/2 do artigo. Todas as referências do artigo publicados no final da parte 2/2 do artigo.
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