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domingo, 19 de junho de 2016

“Matchbox Major Packs”

Como tem acontecido todo domingo, o Mauricio Nunes está por aqui novamente para nos contar histórias incríveis e nos ensinar um pouco mais sobre a história do nosso hobby! Clique aqui e veja todas as histórias que já publicamos nos últimos domingos.

Os “Major Packs” iniciaram em 1957 com a ideia de serem modelos maiores em escala que os 1-75 para poderem propiciar maior riqueza de detalhes. A série contou com apenas 15 modelos diferentes e as tradicionais variações em alguns deles.
 

Os “Major Pack” intercalaram miniaturas em escala semelhante aos 1-75 (três polegadas) com modelos em uma escala maior, aproximadamente 1:43, chamada como escala “king size”.

Difícil imaginar que todas essas miniaturas são da mesma série, uma vez que seus tamanhos/escalas são completamente diversos.

Jack O'Dell, Diretor Executivo da Lesney, era um “fã incondicional” da riqueza de detalhes. Miniaturas maiores propiciavam maior riqueza de detalhes. Leslie Smith, entretanto, mantinha-se preso a realidade do sucesso das miniaturas 1-75 e o “Major Pack” foi uma série onde o “duplo comando da empresa” ainda existia de fato e podemos ver belas miniaturas de escala maior com outras de menor escala dentro da mesma série, algo bastante incomum e único em miniaturas que sempre regulam suas séries por tamanho.

Aqui vale um comentário sobre escalas. A escala real de uma miniatura Matchbox 1-75 varia de acordo com o modelo. Nos tempos iniciais dos modelos Rodas Regulares as miniaturas precisavam caber em uma caixa de fósforos inglesa (matchbox) e suas escalas eram ajustadas para que lá coubessem. Uma vez sedimentada a empresa, esta definiu os modelos em escala como sendo de três polegadas (aproximadamente 7,5 cm). Se pegarmos modelos como carros de passeio de três polegadas, sua escala aproximada vai ser de 1:64, mas um modelo como um caminhão em três polegadas, tem escala por volta de 1:100. Para a “Matchbox”, o correto é se falar em miniaturas de três polegadas e não escala 1:64, pois essa é sempre aproximada, para os automóveis e não serve para veículos maiores como caminhões, ônibus e máquinas.

O “Bedford Ice Cream Truck” é bem menor que o “Vauxhall Victor” e a “Mercedes Benz 220 SE”, ambas miniaturas “Roda Regular” todas contemporâneas dos anos 60.

O “Interstate Double Freighter”, no entanto, já parece mais em linha com o “Vauxhall Victor” em escala.

O “Guy Warrior Car Transporter” foi produzido já na escala “king size” e foi inclusive vendido tanto como o modelo M-8 como o K-8.

Reparar que foi colocado um ressalto no modelo para cobrir a antiga numeração M-8 e escrito então a nova numeração “king size K-8”.

Em 1966 a série “Major Pack” chegou ao fim, pois os modelos maiores da série “King Size” já vendiam bem e efetivamente se impuseram no mercado nessa faixa.  Os modelos “Major-Pack” que já eram produzidos na escala “king size” migraram todos para a nova linha “King Size” e seus moldes foram modificados para estamparem K em vez de M nos modelos.

Referências:
Lesney’s Matchbox Toys – Regular Wheels Years, 1947 – 1969 – Charlie Mack – Schiffer Editions – 2nd  edition – ISBN: 0-7643-1193-X

6 comentários:

  1. Excelente matéria! (como sempre)
    Obrigado ao Douglas e o Mauricio Nunes por compartilharem conosco seus conhecimentos sobre nosso 'sofrido' hobby.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Ótima matéria! Uma coisa que chama atenção é que a mini é praticamente igual a que esta impressa na caixa, sem artifícios ou truques. Muito bom!!!

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  4. Mais uma vez, obrigado pela matéria, Maurício Nunes.
    Creio que Matchbox seja paixão de muitos frequentadores deste blog.

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  5. Muito legal mesmo a matéria retrô sobre as miniaturas, gosto muito!

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  6. Adoro esses post com a história das marcas e miniaturas.

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