Este americano tem uma coleção diferente de tudo o que você já viu. Ele coleciona apenas protótipos de modelos da Hot Wheels, e modelos raríssimos e valiosíssimos. E um dos modelos de sua coleção é o Hot Wheels mais caro da história: uma Rear Loader Beach Bomb que está à venda aqui por $150 mil dólares!
A história dela já foi mostrada aqui, mas não custa contar de novo: essa Kombi foi feita em 1969 pela Mattel, mas foi logo recusada para entrar em produção por ser estreita demais. Isso fazia com que ela tombasse nas pistas Hot Wheels, e não poderia ser usada nestes brinquedos. A Mattel depois colocou em produção a Side Loader Beach Bomb, que carrega as pranchas de surf nas laterias da Kombi, e não na traseira como neste modelo.
Apenas algumas foram feitas de protótipo. Bruce tem algumas delas, mas a mais cara e rara foi essa que foi feita na cor rosa, e com o chassi definitivo de produção. Com isso se tornou o mais belo modelo raro da Mattel. E quem comprá-la vai para o Guinness Book of Records. Topa?
Para ver a coleção do Bruce, e saber mais sobre ele, vá ao site dele. Ele também é um grande amigo de Mike Zarnock, que gentilmente indicou o Bruce para ser entrevistado aqui. Thanks Mike!
Eu li que você veio de uma família apaixonada por carros. O seu avô tinha uma grande coleção, e o seu pai também era um colecionador. Você pode nos dizer como foi crescer em uma família como essa? Você ainda tem estes ítens de coleção da sua família, incluindo os carros reais?
O meu avô Leo Pascal era o historiador automotivo da biblioteca nacional. Mais como uma brincadeira, alguém deu a ele um carrinho de brinquedo em 1948. Imagine isso: em uma época em que ninguém colecionava carrinhos de brinquedo, ele começou esse passatempo. Podiam ser carrinhos de lata alemães ou carrinhos de borracha americanos da segunda guerra mundial, ele colecionava mais e mais. E então ele expandiu sua coleção para qualquer coisa relacionada a carros, exceto os carros de verdade. Quando ele faleceu no começo da década de 60, meus pais herdaram 10.000 itens.
Meus pais então continuaram a colecionar. Enquanto eu crescia, eu lembro de ir em lojas de carros todos os anos na década de 60 para pegar catálogos e placas. Eles ainda fazem isso hoje, e a coleção está agora com mais de 70.000 ítens!
Foi interessante crescer dessa forma. Imagine jogar ping-pong e ficar se preocupando em não esticar muito o braço para não atingir um brinquedo grande de lata, ou correr de costas e se espatifar em uma estante de vidro com 100 carrinhos.
Nós também crescemos em uma familia de carros também, entre algum elegante carro inglês ou um Buick de 1929. Eu amava aqueles carros antigos naquela época e agora.
Qual é o tamanho da sua coleção atualmente? Você coleciona apenas Hot Wheels? Além dos protótipos e outras raridades, você coleciona modelos "normais" também?
Eu coleciono exclusivamente Hot Wheels da época dos RedLines até os modelos do começo da década de 80. O tamanho total da coleção é de uns 5 mil carros e mais de 500 ítens originais em papel. Os ítens em papel vão desde pinturas originais do Otto Kuhni, o famoso ilustrador da Mattel, aos desenhos originais de Hot Wheels, e pinturas originais a óleo que foram usadas em posters da década de 70.
Eu certamente tenho o péssimo vício de colecionar, então sem dúvida em uma busca na minha coleção você vai encontrar alguns Tomicas, PlayArts, Siku, Matchbox e outras marcas.
Um protótipo interessante que você tem na sua coleção é o Hot Wheels movido a gasolina. Por que ele deu errado?
O empregado da Mattel que me vendeu esse protótipo me contou a história. Um dia, o departamento de pesquisa e desenvolvimento chegou à conclusão que poderia fazer um Hot Wheels com motor a gasolina, para competir com os brinquedos movidos a gasolina que a Cox fazia. Então um funcionário chamado Les Storman fez este carrinho movido a gasolina, e correu com ele no chão da fábrica. Supostamente ele era estupidamente rápido, super barulhento, e cheirava muito a gasolina! As regras da Mattel para segurança das crianças e os custos envolvidos para fabricá-lo acabaram com o projeto.
Eu sei que se você quer comprar um protótipo, você precisa de mais do que dinheiro para ter um. O que você precisa ter para conseguir um? Você tem muitos contatos na Mattel para achá-los? Você tem algum protótipo mais recente?
Anos atrás eu conversei com um ex-funcionário, e ele mencionou que tinha a agenda de telefone da Mattel de 1969, e me perguntou se eu estava interessado nela. Hummm… Aquilo não demorou para ter uma resposta. E então toda noite, após o jantar eu usava a internet e rastreava esses ex-funcionários. Depois de 6 anos eu conversei com cerca de 400 ex-empregados, e cerca de 40 deles me venderam seus carros que ainda tinham. Dessas 40 coleções, algo em torno de dois terços tinham protótipos inclusos.
Eu gosto só dos protótipos mais antigos, e não coleciono modelos recentes, a não ser que seja um dos meus modelos favoritos. O Custom Otto se encaixa nesta categoria.
Você tem algum modelo favorito? Por que é tão excitante para você colecionar protótipos?
Os meus favoritos são os Overchrome. Eles são tão bonitos, e se parecem com enfeites natalinos.
Os protótipos são tão excitantes de colecionar porque são difíceis de se achar, e cada um tem uma história e há uma história para cada um deles. E muitas vezes, um sentimento de mistério do por quê ele foi feito.
Existem alguns modelos que você quer, mas ainda não tem? O que te dá mais prazer: ter uma raridade, ou o trabalho todo para conseguir uma?
O trabalho é a parte divertida, e colocar ele em uma caixa de acrílico é como pendurar um troféu na parede.
Eu ainda continuo procurando por carros Overchrome. Eu sei que devem existir mais, mas aonde estão eles?
Eu vi que alguns itens da sua coleção estão à venda no site thetoypeddler.com, incluindo a Rear Loader Beach Bomb. Existem muitas pessoas interessadas em pagar tanto por essas peças de coleção? Como você define valores para esses ítens?
O valor é muito mais difícil de determinar para protótipos porque muito poucas vendas acontecem. Vários colecionadores sempre querem o mais raro ou o mais valioso para virem um dia para a sua coleção, e tipicamente um protótipo vai ser o mais caro. Várias vendas ocorrem frequentemente e não recebem muita publicidade.
Uma vez eu coloquei à venda no Toy Peddler uma Rear Loader roxa por $35.000 quando o recorde anterior de venda foi apenas de $20.000 para essa cor. Mas 3 meses mais tarde ela foi vendida!
Quantas e quais Rear Loader Beach Bombs você tem?
Eu tenho três:
- A original e rara Rear Loader Beach Bomb rosa.
- Uma que está montada, mas sem o interior e sem tinta.
- Uma com duas camadas de tinta roxa sem o interior.
Aonde você guarda a Beach Bomb?
Todas as Rear Loader são guardadas em um cofre, que é a melhor maneira de dormir tranquilo!
Você tem alguma dica para aquele colecionador que está começando agora sua coleção?
Compre o melhor: com a melhor condição, os melhores carros e o que você gostar. Você não pode se enganar. Mas o mais importante: conheça outros colecionadores. Alguns dos meus melhores amigos vieram deste hobby. E certamente tivemos ótimos momentos juntos.
Foi um prazer responder suas questões, e eu espero viajar para o Brasil em breve!
Mais uma grande entrevista. Parabéns Bruce pela coleção e parabéns Douglas pela entrevista!
ReplyDeleteUm abraço!!!
pode me ajudar! vejo em muitos blogs dizendo de hot heels grandes são raros porque não cabiam nas piscas então foram feitos poucos. eu tenho uns 3 grandes e gostaria de saber se eles são raros
ReplyDeleteAmigo coleciono faz algum tempo , e o primeiro carrinho foi uma caminhonete aí então não parei mais até hoje , mas dois exemplares que já vieram atrás se queria vender mas não vendi, faz 14 anos que tenho essa caminhonete gostaria de saber se é rara é uma ( 1997 Ford f- 150 )
ReplyDeleteMeu imail ( issa.rafajr@gmail.com )
Fantástico..... show de entrevista e nas nossas coleções os amigos são essenciais.
ReplyDelete