sexta-feira, 19 de março de 2010

Entrevista: Paulo (BigBond)



Se você ja foi a algum encontro de colecionadores de miniaturas em São Paulo, certamente já viu o Paulo por lá.

Ele sempre expõe algumas miniaturas customizadas muito interessantes, com as cores e adesivos de times de futebol e outros temas.

Claro que o blog T-Hunted tinha que fazer uma entrevista com ele. Leia abaixo mais sobre este colecionador/customizador:


Quando você começou a sua coleção e por que começou? E quando começou a fazer customizações?
Comecei a minha coleção em 1990. Sempre gostei de carrinhos. As customizações comecei por volta de um ano.


Qual o tamanho da sua coleção hoje? Você só coleciona Hot Wheels e Matchbox?
Comecei colecionando minis em escala 1/24. Cheguei a ter por volta de 130 minis, aí caí para a escala 1/18, que hoje tenho em torno de umas 110 minis, e por volta de ums três anos atrás, comecei na escala 1/64 que é agora a minha escala do coração, e tenho hoje 1.111 minis.

Tenho na minha coleção: Hot Wheels e Matchbox, Jada, Johnny Lightning, Maisto, Revell, Majorette, ERTL, Auto Art, Welly, Mini Champs, Yataming, Kenner, Greenlight, Champion Racing, M2, Siku, Corgi e Kyosho. Estas são as marcas que só tenho na escala 1/64.


O que te estimulou a fazer customizações? Há um mercado bom pra isso aqui no Brasil? Quais são seus planos de customização para o futuro?
O prazer da criação, que é muito satisfatório e prazeroso. Meus planos são de fazer customizações como vi os dos japoneses. Aumentar, diminuir, adaptar, e tentar fazer peças lindas.


Como você armazena a sua coleção? Suas miniaturas ficam todas dentro da embalagem?
Não. Odeio minis guardadas na embalagem. Todas estão nas vitrininhas, aquelas de nichos.


Qual a sua, ou as suas miniaturas favoritas? Quais são as minis mais raras? Qual foi a mais difícil pra adquirir, e por que?
Minhas minis favoritas são as do Batman. A mais rara é a do Ayrton Senna, e a mais difícil de adquirir foi a Drag Bus da Penske.


É difícil customizar miniaturas? Como você faz pra conseguir os adesivos e as tintas das minis? Você tem alguma dica para quem está começando a customizar agora?
É difícil sim. Os adesivos são de um amigo que me faz. Eu os elaboro, e ele os faz para mim. Quanto às tintas, vou nas lojas que tem máquinas que fazem a cor e a quantia que se quer. A dica é ter um lugar apropriado, pois faz muita sujeira.


Tem alguma miniatura que você quer e ainda não conseguiu? Você tem algum sonho de consumo?
Todo colecionador tem, e o meu é ter algumas minis de convenções que são lindas e exclusivas.


O que você tem achado da postura da Mattel do Brasil com os colecionadores? E sobre o nosso RLC?
A postura da Mattel com o colecionador brasileiro é de descaso, e o RLC é muito mal estruturado.


As pessoas que babaram nas suas miniaturas podem entrar em contato com você como? Você também faz modelos sob encomenda com temas específicos?
Elas podem entrar em contato pelo meu e-mail (bigbond007@ig.com.br). Quanto a encomendas de modelos específicos, estou me estruturando melhor para não desapontar meus clientes, mas já fiz várias.


Tem alguma dica pra dar para aquele colecionador que está começando agora sua coleção?
Sim. Primeiro foque o tema de sua coleção para não sair comprando sem controle e se arrepender depois, porque a coleção tem que ficar rica em qualidade, e não em quantidade.

2 comentários:

  1. Belezura essa Panel Harley, bela coleçao e otima etrevista (so faltou a polemica hehe!)E dalhe Tricolor!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Paulo... suas customizações são muito bonitas! Hoje mesmo tive o prazer de ver pessoalmente mais uma vez e são realmente lindas!
    Até as rosas que eu não curto muito rsrsrs!
    Continue com o lindo trabalho!
    Abs!

    ResponderExcluir