sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entrevista: Osmar


É sempre interessante falarmos com colecionadores do Brasil todo e saber como eles colecionam, o que colecionam e como fazem para obter suas miniaturas sem estar em uma grande capital.


Esse é o caso do Osmar, que mora em Juiz de Fora (MG), e tem uma bela e grande coleção. E ele inclusive coleciona minis com erros!



Quando você começou a sua coleção e por que começou?

Coleciono miniaturas, mas o que mais gosto são os "Hot Wheels". Comecei minha coleção no ano de 2002, em uma viagem de férias para São José dos Campos, SP. Estava no shopping e vi uma promoção: levava 10 carrinhos Hot Wheels e ganhava uma Ferrari. Levei 3 Ferraris. Percebi que alguns Hot Wheels tinham números, mas até aí eu não entendia nada, só pegava os que achava mais bonitos.


Um dia, uma pessoa me falou de um site chamado "pop" (hoje, www.webng.com/hotwheelsbr), e aí comecei a entender como funcionava esse hobby. Havia variação de roda, cor e até "defeitos" – intencionais ou não. A partir de então, não parei mais com esse "vício".



Qual o tamanho da sua coleção hoje? Você cataloga tudo? Coleciona quais marcas?

Possuo mais de 5 mil minis de mainline, fora packs, pistas e outras séries. Catalogo tudo me baseando em 3 catálogos: o do SouthTexas, o do Mike Zarnock e o site do hotwheelsbr.


Não tenho muita preferência por marcas, mas minha coleção é composta de 99% de Hot Wheels.



Qual o tema da sua coleção? Você coleciona tudo que for mainline? Qual é o objetivo da sua coleção? Ter todos os mainlines feitos até hoje?

Não tenho tema específico, coleciono tudo o que for relacionado à mainline. Além de ter a coleção como hobby, almejo sim ter todos os mainlines e suas variações de 1989 até hoje.



Como você armazena a sua coleção? Suas miniaturas ficam todas dentro da embalagem?

Armazeno em suas caixas originais de transporte e, é claro, com o blister fechado. Utilizo as caixas de transporte, pois ainda não encontrei nenhuma maneira correta para expor os Hot Wheels de modo a não danificar o blister. Se por acaso alguém tiver uma sugestão, será bem-vinda.



Qual a sua, ou as suas miniaturas favoritas? Quais são as mais raras? Você coleciona erros de fabricação também, não? Qual é o erro mais bizarro que você tem na sua coleção?

Minha favorita é o Batmovel 66 em todas as suas escalas, mas se é para escolher uma mini de mainline, escolho o meu primeiro Hot Wheels: um Ford Panel de 1956 (número 927). Mini mais rara para mim é relativo: é aquela que eu ainda não tenho. Sim, também coleciono "erros", possuo diversos, desde sem pintura, rodas, vidros, até de fios de cabelo dentro do blister.



Seus filhos também te acompanham neste hobby? Sua família te apoia na coleção?

Sim, tenho em casa mais 3 colecionadores: a Marina (que coleciona Jipe e Buick), o Osmarzinho (que coleciona Mustang e carros de Carroll Shelby) e o Gustavo (que coleciona Porsche). Tenho muito apoio da minha família. Temos um acontecimento engraçado aqui em casa: perto do Natal de 2006, comentando com minha esposa Beth que em 2007 iriam lançar o Batmovel 66 e ela sabendo que eu estava doido para ter uma mini, quis fazer uma surpresa. Indo a um supermercado ela viu na gôndola vários Batmovels, e comprou 10. Quando foi me entregar no dia de Natal, ela achando que estava me dando de presente o tal Batmovel 66, coitada, ela se decepcionou... Era na verdade o Batmobile de 2006. Todos nós rimos bastante.



Tem alguma miniatura que você quer e ainda não conseguiu? Você tem algum sonho de consumo?

Sim, as que faltam para completar a mainline. E o sonho são os Mighty Maverick da década de 1970.



O que você tem achado da postura da Mattel do Brasil com os colecionadores? E sobre o nosso RLC?

Melhorou bastante após a convenção. Mas mesmo assim não é bem equalizada a distribuição, pelo menos aqui em minha cidade – aqui não há loja Collectors. Os lojistas recebem muitos lotes iguais e com isso esperam abaixar o estoque para repor. Isso faz desanimar o colecionador iniciante. Mas o mercado brasileiro vem chamando bastante atenção da Mattel, visto que de 2 anos para cá fizeram o Amazoom e agora o SP2. Já o RCL Brasil, mesmo que com minis que são encalhes americanos, já é um grande passo para nós.



Aonde você compra suas miniaturas? Como é a oferta aí em Juiz de Fora? Tem bastante coisa para nós colecionadores?

Minhas compras são feitas aqui na cidade (há duas grandes redes e uma loja de brinquedos, o que deixa a oferta fraca), através de amigos: o Olavo de Fortaleza, o Rodrigo de Petrópolis, o Pedro de Curitiba, o Mercado Livre, alguns sites internacionais e também nos Encontros de Carros Antigos – pois também tenho carros na escala 1:1, um Maverick V8 de 1974, um Fusca 1979 e uma F-100 em restauração. O "problema" da minha cidade é que a oferta é fraca – como eu disse anteriormente, não há loja Collectors – para o grande consumo que existe aqui. Mas nada que me impeça de colecionar.



Tem alguma dica pra dar para aquele colecionador que está começando agora sua coleção?

Não se esqueça que isso é um hobby. Colecione primeiro para você. Aberta ou fechada a mini, não importa, seja feliz naquilo que se propôs a fazer. Faça amigos ("amigos de Hot Wheels"), são eles que vão te ensinar a colecionar. Não importa se algum dia você descobrir que pagou caro em uma mini "rara" e depois viu que não era tão "rara" assim. Acontece com qualquer um. Por isso, troque informações, e principalmente, respeite a coleção de outros colecionadores.


5 comentários:

  1. Mais uma entrevista interessante realizada pelo Doulas...parabéns!!!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Colega Osmar também sou de JF e comecei há pouco tempo a coleção (4 anos) e preciso de dicas. Se puder entre em contato: andreaviladacosta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Rodigo Perone - R6 Store22 de maio de 2010 às 20:40

    Grande Aamigo Osmar..esse cara e excepcional..veio na minha casa em agosto de 2009 e ficamos de 11 da manha ate as 6 dar tarde vendo as minis, e levou grande parte das minhas raridades e variações de mainline..Uma pessoa ímpar, honesto, educado..e hoje grande amigo...obrigado pela citação la em cima de me colocar como um "fornecedor" de algumas peças das mais de 5000 que voce tem..Fico feliz em ver um grande colecinador ser entrevistado pelo amigo Douglas.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Osmar pela entrevista, ja conheço sua coleção,não é facil chegar á esse ponto que vocé chegou. A dificuldade e a demora em achar determinados modelos é que nos empolgam cada vez mais. eu por exemplo, coleciono só DODGE e devagar vou conseguindo ampliar minha coleção um abração de seu amigo Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. amigo douglas, tudo bem? ótima entrevista, parabéns!
    ja comprei algumas minis sua, se lembra, até mesmo meu primeiro M2, vc pode me ajudar a comprar alguma, pode me indicar lugares em são paulo ou até mesmo no exterior como havíamos conversado?
    Meu e-mail wendersongranado@hotmail.com
    muito obrigado.

    ResponderExcluir