sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Entrevista: Sixto


O Sixto é um grande colecionador e vendedor da marca M2 aqui no Brasil. E ele tem minis raríssimas desta marca. Uma delas foi feita especialmente pra ele e pra sua loja no Orkut.

Nesta entrevista ele dá uma aula de como colecionar as minis desta marca, e conta pra nós como foi o processo para criar uma mini exclusiva pra ele.


Você deve ser o único cara no Brasil que tem minis da marca M2 especialmente feitos pra você. Conta pra gente um pouco dessa história.
Além de ser o único brasileiro, sou também o único colecionador fora dos EUA que possui carros M2 Machines produzidos com exclusividade. O "meu" M2 Machines é um 1970 MUSTANG BOSS 302, com 492 unidades regulares e 108 unidades na versão CHASE, produzidas no mundo. Para o Brasil vieram 240 e 48 unidades, respectivamente.

Conheci a marca M2 no final de 2008, meses depois de seu lançamento. Adquiri alguns exemplares de colecionadores nos EUA e fiquei encantado com a qualidade das minis, com os detalhes, acabamento, etc. No final do ano passado, veio a idéia meio utópica de produzir uma mini exclusiva. Na verdade, não achei que poderia ir tão longe com este sonho. Tentei alguns contatos com a Castline, que é a empresa americana detentora da marca M2 Machines, mas foi em vão. Então, contatei um dos meus fornecedores americanos que já havia feito um carro promocional junto à M2, explicando o meu interesse em produzir um carro para minha lojinha virtual aqui do Brasil e perguntei se ele poderia me ajudar de alguma forma, com algum contato ou algo assim. Pra minha surpresa, ele adorou a idéia e me propôs sociedade na produção do meu carro. Daí em diante, ele intermediou todo o processo com a empresa Castline, e isso foi fundamental para o meu sonho virar realidade!



É caro produzir minis exclusivas assim?
Sim, na minha opinião é. No meu caso, o que me salvou foi a parceria com o americano, porque dividimos ao meio os custos de produção e os custos com o frete, pois os carros foram fabricados na fábrica da M2, lá na China. Além destes custos, arquei com o frete dos EUA para o Brasil, tornando mais caro realizar este grande sonho. Sem contar o imposto de importação que paguei na alfândega, sobre 6 grandes caixas. Se tivesse que arcar com tudo isso sozinho, dificilmente poderia levar meu sonho adiante. Mas graças a DEUS, deu tudo certo.


Você tem uma grande predileção por modelos exclusivos da M2. Como são estes modelos? São caros?
É verdade. Eu coleciono os M2 exclusivos, com edições muito limitadas. Tenho alguns carros com tiragem de 60 unidades no mundo entre outros. Levando-se em conta que, 12 carros sempre são enviados de brinde à montadora, tipo, GM, FORD, neste caso, dos 60 carros produzidos, foram colocados à venda no mundo somente 48 carros. Essa raridade, essa limitação é que me atrai. Saber que poucas unidades foram produzidas e vendidas no mundo me fascina.

Estes modelos promocionais geralmente são produzidos sob encomenda de outras empresas que querem divulgar suas marcas, ou para alguma convenção de colecionadores lá nos EUA, sendo exclusivamente vendidas durante o evento, como ocorreu aqui no Brasil com a Hot Wheels este ano, etc. Os preços variam entre $20.00 a até $300.00 (fora o frete para o Brasil), depende do modelo do carro e principalmente da sua tiragem.


A M2 tem uma espécie de "T-Hunt" entre seus modelos. Como podemos identificá-los?
Os ”T-Hunt” da M2 dividem-se em 2 tipos: ‘CHASE CARS’ e ‘LIMITED EDITIONS’. Os CHASE CARS ocorrem tanto nas séries regulares como também nas minis promocionais citadas acima.

No caso das séries normais lançadas pela M2, existem 2 carros especiais em cada nova série que é produzida. Um é o chamado CHASE CAR, sendo obrigatoriamente inserido 1 em cada MASTER CASE (caixa grande que sai lacrada de fábrica, com 8 subcaixas, com 6 carros cada, num total de 48 carros. Ou seja, se você comprar uma subcaixa lacrada, com 1 série completa com 6 carros dentro, você terá a probabilidade de 1 em 8 de adquirir um CHASE CAR). O outro carro é ainda mais raro, chamado simplesmente de Limited Edition: cada série tem o seu Limited Edition próprio, e este vem sortido nas caixas com chances bem reduzidas de ser encontrado. Dentro das séries regulares, tem Limited Edition com tiragem de 150 peças no mundo, por exemplo. Imagina! Qual é a tiragem de um Super T Hunt$? Muito maior, né (risos)?

Em relação aos CHASE CARS dos carros promocionais, atualmente a tiragem mínima que é produzida é:

• Promocional regular: 492 unidades no mundo, e
• CHASE CAR: 108 unidades no mundo.

No site oficial da M2, é possível visualizar todos os carros lançados, divididos por categorias, séries e também tem um link com os CHASE CARS e LIMITED EDITIONS lançados até agora. É muito bem organizado e fácil de acompanhar. Eu recomendo!



Como você começou a sua coleção? Quando começou?
Comecei minha coleção de miniaturas no dia 05 de julho de 2008. Ao lado do banco onde trabalho, existe uma loja de brinquedos e sempre via os Hot Wheels nas gôndolas, mas nunca tive vontade de colecionar, principalmente porque já coleciono outras coisas, tipo orquídeas, bromélias, e tenho esse "vício" do colecionismo na veia. Sabia que se comprasse uma mini e esta fizesse parte de alguma série, não ia querer parar mais de comprar, até completar tudo (risos). O problema é que Hot Wheels não tem fim, nunca vai acabar (risos). Mesmo assim, neste dia, dei uma olhadinha numa "tal" de Enzo Ferrari, azul escuro, e a comprei. Pronto, o estrago já tava feito (risos). No segundo mês já tinha mais de 800 minis.


Hoje além de modelos M2, que outros modelos você coleciona? Quantas minis você tem hoje na sua coleção?
Eu tenho um pouco de tudo: Hot Wheels, Jada, Johnny Lightning, Greenlight, Racing Champions, Maisto, Muscle Machines, etc. Nunca tentei contar, mas não devo ter mais do que 5 mil unidades. Agora, se você me perguntar quantas minis eu já tive de 2008 pra cá, certamente foram mais de 12 mil.


Você tem uma loja virtual através do Orkut, que é sempre elogiada por todos. Há espaço para modelos mais caros como os que você vende aqui no Brasil? Qual será o futuro da sua loja?
Meu cantinho no Orkut chama-se LOJINHA DO SIXTO. Criei a loja no final de 2008, por necessidade que tive de manter o "vício" (risos). Quando "larguei" os mainlines e passei para os "borrachudos", conheci o eBay.

Comecei a trazer carros mais sofisticados para minha coleção e surgiram aquelas perguntas: você vende? Quanto custa?

Percebi que existia um nicho de mercado no Orkut, pois não existiam muitos colecionadores vendendo minis de forma tão expressiva por lá, como já existia no Mercado Livre. Então trouxe algumas minis repetidas e comecei a negociar com os amigos mais próximos. Graças a DEUS, muitos deles ainda são meus amigos e clientes. Desde o ano passado venho buscando reduzir o preço médio das minhas minis para torná-las acessíveis a mais colecionadores. A queda do dólar favoreceu este movimento. O futuro da lojinha será continuar oferecer produtos de qualidade, a preços justos, com atendimento personalizado, visto que o prazo para pagamento das reservas é negociado caso a caso.


Pelo que você conhece da marca M2, qual seria a chance dela ser importada oficialmente para o Brasil? O que falta pra alguém importar estes belos modelos?
No meu caso, o que falta é capital para investir. Falando sério, se eu tivesse capital para comprar alguns contêineres através de uma empresa de importação, já o teria feito. Confio muito na marca M2 Machines, pela sua qualidade bem acima da média das demais. O mercado no Brasil é emergente, e certamente dentro de pouco tempo, a marca será vendida em várias lojas de departamentos pelo Brasil afora. Sorte de quem investir primeiro! A marca é nova e ainda vai explodir no Brasil, como já ocorre nos EUA.


Esse ano tivemos pela Mattel uma grande demonstração de interesse pelo Brasil, com minis de carros brasileiros, uma Convenção com 3 minis exclusivas e a abertura do nosso RLC. Vimos também uma presença maior de outras marcas por aqui e um crescente interesse de colecionadores em modelos mais bem acabados. Como você tem visto este mercado?
De fato a Mattel voltou os olhos para o Brasil, meio que tardiamente, mas antes tarde do que nunca. Eu percebo um mercado com enorme potencial de crescimento, e muito carente de produtos diferenciados, pneus de borracha, minis exclusivas, como estas da Convenção. O colecionador adulto com alguns meses de colecionismo, quer possuir Hot Wheels mais sofisticados, de edições especiais, poder comprar os sets de acrílicos a preços justos aqui no Brasil. Conseguir Drag Bus entre outras, sem ter que recorrer ao mercado americano. Ou seja, o nosso mercado tem que ser autosuficiente. Mas ao mesmo tempo, a Mattel decide não trazer mais Matchbox para o Brasil (?). Qual seria a dificuldade por parte da Mattel de trazer para o Brasil as mesmas séries especiais que anualmente são lançadas nos EUA? Tipo Holiday Rods, Hot Rods, 100% (preço justo), etc? E porque descontinuar o Matchbox no Brasil? As outras marcas, como M2 e Greenlight estão chegando cada vez mais fortes no gosto dos colecionadores brasileiros.


Você tem alguma dica pra quem está começando a colecionar agora?
Tenho sim. Antes de sair por aí comprando tudo o que vê pela frente, faça um levantamento das marcas existentes no mercado, as características de cada uma delas, e veja o que mais lhe agrada. Não fique preso a uma marca por puro modismo. Experimente coisas novas para depois começar a dar um rumo à sua coleção. Seria bom focar um tema ou um modelo de carro. A qualidade das miniaturas numa coleção é uma característica importante, valoriza e encanta as pessoas. É melhor comprar 5 carrinhos de 5 reais, ou 1 carrão de 25 reais? Depende do gosto do colecionador, e é este tipo de escolha que deve ser feita pelos novos colecionadores, qual o caminho a seguir na sua coleção. E tentar mesclar quantidade com qualidade.

28 comentários:

  1. Douglas, eu tenho um M2 de 972 unidades, cada um com a assinatura de um dos funcionarios da fábrica.

    ResponderExcluir
  2. infelismente a minha esperiencia com a m2 nao foi muito boa a mais ou menos 3 meses atraz tentei comprar uma serie fechada de m2 direto com eles e tudo o que eu tive foi incomodo e prejuizo pois paguei tudo e nao recebi nada agora nao sei se pretendo adquirir outros m2.

    ResponderExcluir
  3. Ola SIxto! Parab[ens pela entrevista!
    O pouco contato que tive com vc foi quando comprei as minis batmovel 2004 e algumas outras variadas, ali pude perceber que se tratava de uma pessoa bacana. vendo a forma como fala da coleção de M2 fiquei com vontade coloca-los em minha coleção tb.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. SINCERAMENTE, E O CARA MAS OTARIO Q VIO NA NET DE VENDEDOR, PREPOTENTE, ARROGANTE ..UM ESCROTO..CONHEÇO VARIOS EX CLIENTES DELE Q FORAM TRATADOS MAL PELO CARA..UM CARA Q "ESQUECE" DE MANDAR MINIS DO PEDIDO DO CLIENTE E O FORÇA A COMPRAR MAIS PARA PODER ENVIAR A MINI "ESQUECIDA"...E O TIPO DE VENDEDOR Q NÃO FAZ FALTA NO MUNDO DE MINIS..TIRA ONDA DE COMER LAGOSTA TODA DIA, FOTINHA EM BARCO, SO PQ SE ACHA MUITO MELHOR Q OS OUTROS, PQ E UM GERENTINHO DO BB..PQP..HAJA SACO DE ATURAR PESSOAS COMO ESSE CARA...

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente neste mundo do colecionismo, não só de minis, mas de qualquer outras coisas, a gente acaba fazendo não só amigos, mas inimigos tb. Andei EXCLUINDO do perfil da minha Lojinha algumas pessoas que pediam reserva de minis, diziam que iam comprar e sumiam, não davam mais notícias. A gente organiza as fotos, tenta fazer o melhor e acaba sendo sacaneado por alguns.
    Nunca dei cano em ninguém, pelo contrário, já levei alguns. Assim como tb nunca esqueci de enviar minis de propósito, conforme este anônimo está dizendo.
    Estas ofensas pessoais mostram o nível de quem faz um tipo de comentário desse. Lamentável não se identificar. Covarde!

    ResponderExcluir
  6. Agradeço ao Douglas pela oportunidade de falar um pouco sobre os M2. Aproveito para parabenizar-lhe pelo BLOG, que está cada vez melhor! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Douglas, parabéns pela grande entrevista! Foi muito esclarecedora a respeito de todo processo e divulgou mais essa grande marca que vem ganhando cada vez mais destaque entre os colecionadores.

    Sixto, parabéns pelas minis. São lindas!!!! E parabéns por todo o esforço feito.

    Como eu sempre digo, críticas "anônimas", para mim, não devem ser levadas em consideração! Acho muito engraçado... a pessoa não tem coragem suficiente para se expor, mas tem de sobra para criticar e expor os outros!

    Compro com o Sixto desde o final do ano passado e nunca tive um problema sequer. Já fiz compras grandes e pequenas e ele nunca "esqueceu" de me enviar uma mini sequer. Talvez tb pq eu nunca tenha "esquecido" de pagá-lo ou "esquecido" que fiz uma reserva.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  8. Me desculpa , mas eu tive problemas com o Sixto sim.
    Uma vez comecei a fazer uma reserva e levei um mês pois sempre achava mais uma pra comprar.
    hehehehehe
    Parabéns Douglas pelas entrevistas, sempre cumprindo com o intuito de trazer pessoas honestas e com conteúdo para o meio dos colecionadores, tenho acompanhado o Sixto praticamente desde o começo dele e nunca vi alguma coisa contra a pesoa dele e sim vi uma vez um "amigo" dando um cano dele se não me engano de cincoenta reais ou menos ainda.No tempo que ele comprou "alguns" Plymouth super 2008
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  9. muito legal a entrevista Sixto e Douglas.parabéns pelo blog Douglas
    e parabéns Sixto pela coleção e pela
    lojinha virtual muito bem organizada!
    abraço!

    ResponderExcluir
  10. Jean JL...diz: concordo com a giovana, é muito facil o cara chegar anonimo e mandar o pau nos outros, problemas e falhas vao sempre existir, qm nunca falhou em qqer aspecto atire a 1a pedra, seria muito melhor o amigo anonimo falar tdo isso p o proprio sixto por depoimento e tentar resolver entre si, ficaria mais social...comentarios anonimos não devem ser levadas em consideração! sixto parabens pela entrevista

    ResponderExcluir
  11. Sixto, sou eu, o BULL... Agradeço sempre o imenso cuidado que vc tem com a gente... Nunca tive problemas com o Sixto, acredito que este cara que está falando mal dele seja algum picareta que não conseguiu dar golpe neste cara bacana que sempre está disposto a atender a gente... Lógico que com pessoas querem nos enrolar a gente tem que tratar mal é mesmo. Eu acho que sei quem escreveu este comentário maldoso sobre o sixto, e este maldoso é um picareta e penso até que ele é doente mental... enfim, Desejo a meu amigo sixto, tudo de bom e que ele continue este cara bacana e receptivo que conheci pessoalmente... Sucesso sempre e agradeço as minis maravilhosas que sempre tem me enviado. Seja bem-vindo sempre, ok?

    ResponderExcluir
  12. BULL... Esse cara que tá baixando o pau no sixto, é um otário que tá se metendo a vendedor agora, pensando que vai enricar com venda de mini. Vai ter que ralar muito pra chegar ao nível de qualidade do sixto... Sempre comprei mini com o sixto e nunca tive problemas. esse cara que tá querendo bagunçar o coreto, eu sei quem é ele, embora ele não tenha se identificado pois é um covarde e se esconde sempre, poucos meses atrás nem sabia a diferença de mainline pra t-hunted e agora tá querendo dar uma pinta de vendedor profissional, é um despreperado... amigo sixto continue a pessoa que vc é, pois vc vai longe... Curta a grana que Deus lhe deus, pois o Senhor abençoará sempre que é fiel ao Reino de Deus... Esse cara só tá com INVEJA de vc...

    ResponderExcluir
  13. BULL... Esse cara que tá baixando o pau no sixto, é um otário que tá se metendo a vendedor agora, pensando que vai enricar com venda de mini. Vai ter que ralar muito pra chegar ao nível de qualidade do sixto... Sempre comprei mini com o sixto e nunca tive problemas. esse cara que tá querendo bagunçar o coreto, eu sei quem é ele, embora ele não tenha se identificado pois é um covarde e se esconde sempre, poucos meses atrás nem sabia a diferença de mainline pra t-hunt e agora tá querendo dar uma pinta de vendedor profissional, é um despreperado... amigo sixto continue a pessoa que vc é, pois vc vai longe... Curta a grana que Deus lhe deus, pois o Senhor abençoará sempre que é fiel ao Reino de Deus... Esse cara só tá com INVEJA de vc...

    ResponderExcluir
  14. Jean JL disse: ....falou tdo amigo Bull...

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Sixto! Muito show esses teus M2 produzidos especialmente!!

    Com ele já consegui umas belas rariades como o set do Elvis da MBX e 1 JL Olds 442 collector club.

    valeu Sixto e parabéns pela entrevista!

    abraços.

    Ass: AleMinis

    ResponderExcluir
  16. Parabens pela entrevista Douglas... show de bola!

    Parabens ao Sixto também por ter me ajudado a completar minha coleção de Jadas...hehehe

    E p/ os amigos que curtem e gostam de M2 Machines tenho informações precisas que a California Toys estara trazendo um primeiro lote de minis M2 ate o começo de Outubro... (informação obtida direto c/ o Jeremy - Distribuidor USA de M2)

    Grd abraxxxx

    ResponderExcluir
  17. Ja oomprei com ele sem problemas.Mas e uma pena que não tenha educação e feeling comercial e simplesmente deleta os clientes.Acho que xingar é se rebaixar,MAS SINCERAMENTE NUNCA MAIS COMPRO COM ESSE INDIVÍDUO.
    NÃO recomendo!

    ResponderExcluir
  18. vou postar um comentario anonimo tbm...muitos desses caras q compram com o sixto são caras q so querem fazer graça, não honram com o compromisso, depois vem aqui falar bosta, fala serio amigos, esse hobby é pra trazer prazer e não pra trazer problemas, o sixto ja trouxe muita mini legal p coleção de muita gente, se ele vacilou ou não...que isso fique entre você e ele...to anônimo mas quem ler isso saberá quem sou eu...

    ResponderExcluir
  19. BULL... Eu acredito que o melhor feeling comercial para o vendedor é receber o dinheiro e mandar a mercadoria... o vendedor não tem que ficar babando ningém não... o feeling do comprador é comprar e pagar em dia... Tudo se resolve mais fácil deste jeito.

    ResponderExcluir
  20. Muito legal a entrevista! É interessante ver como os colecionadores são parecidos na evolução de sua coleção, começando quase sempre com os benditos mainlines da HW e, inevitavelmente, acaba criando um vício saudável cada vez mais refinado. Me identifico muito com o Sixto, pois tb sou aficionado pela M2, que tem uma qualidade indiscutível!

    A propósito, já comprei muita coisa com o Sixto e recomendo.

    Abs,

    João Carlos

    ResponderExcluir
  21. Eu Moacir o Rei das la trocas, conheço o sixto pessoalmente, e digo para os anônimos que nao tem coragem de mostrar a cara, que vocês nao conhecem o coração deste homem. O que sixto fez por mim com certeza nem irmão faria. atravessei um problema financeiro e tinha uma divida muito alta com ele. Sixto veio na minha casa e perguntou o que poderia fazer por mim, respondi que queria devolver as minis, prontamente aceitou e ainda me ajudou de outras formas que nao convém aqui relatar.Então amigos anônimos nao fiquem com inveja pelo sucesso deste homem que para ser "gerentinho" do Banco do Brasil nao foi por indicação e sim por mérito.
    è isso ai meu irmão Sixto sucesso na sua vida porque sei que voce merece tudo que a vida tem lhe dado e com certeza voce tera muito mais.
    Deus da ao justo o que é justo

    ResponderExcluir
  22. Sr. das minis, seu sixto o novo designer da m2, mustang by Sixto BraZil com Z hein!!! Internacional mesmo não tem jeito, nao o conheço pessoalmente, mas é como se fosse amigo das antigas fiz a primeira compra com o sr.sixto em fevereiro de 2009 e mais uma compra ontem dia 14/09/2010 mais 12 minis. Ele ja atrasou a entrega jáá,POR FALTA DE TEMPO o cara tem outra resposabilidades, mas nunca deixou de mandar e sempre em perfeito estado!!! O q. tem de mercenario no orkut vendendo mini nao tá na historia e o sixto sempre com preços baixos e facilidades p/ pagar fantasticas! E OS CALOTEIROS anonimos q. nao tem oq. fazer primeiro PAGUEM O Q. VC'S DEVEM e depois vão secar gelo caralho, BANDO DE SAFADOS!!!abraço SEU SIXTO. Assinado FABIO CATTO

    ResponderExcluir
  23. Jean JL diz: pronto, tai, falou o king das la trocas, Joca e FAbio Catto...o resto é balela...abçs a todos!!!

    ResponderExcluir
  24. Jean JL diz.... e o q o Bull disse ta certo...quer minis? pague por elas...pronto...

    ResponderExcluir
  25. Dário Minis & Minis - Já comprei algumas minis com Sixto e ele comprou varios `70 Plymouth Roadrunner. Tenho a curiosidade de saber porque ele comprou tantos Plymouth TH$, talvez o alguem saiba e possa me dizer ou até mesmo o Sixto pode matar essa curiosidade. Na entrevista tem a foto de alguns desses TH$.

    ResponderExcluir
  26. JEAN JL DIZ: esse segredo eu sei rsrs...dos RR...ouvi do proprio sixto qdo ele teve aqui na minha cidade p uma vizitinha, mas so ele pode falar...

    ResponderExcluir
  27. Comprei com o Sixto algumas vezes e ele ligou pra mim algumas vezes prá acertar detalhes e confirmar o envio. Sempre foi atencioso e ainda o é, fez um esforço enorme para ter um modelo exclusivo(não adesivado e sim DE FÁBRICA)e sempre busca melhorar.
    Inveja da lagosta até eu tenho hehehehehe, mas tenho consiência de reconhecer o esforço do cara em melhorar.
    ANONIMATO atrás do teclado é muito fácil, isso QUALQUER COVARDE FAZ.

    Sixto, parabéns mais uma vez pelo M2 e pela referência do Douglas em te entrevistar.

    Douglas, parabéns pela sempre impagável leitura!
    Abraço aos AMIGOS!

    ResponderExcluir
  28. Galera, alguém sabe o que aconteceu com a Lojinha e com o Sixto? Há anos tenho tentado procurar e nunca mais achei nenhuma referência a ele, a não ser por essa entrevista de 2010. Comprei os dois modelos exclusivos dele, inclusive autografados, além de inúmeras outras compras que fiz, mas nunca mais tive nenhuma informação. Alguém teria informações sobre o paradeiro dele, se ainda existe a lojinha em algum lugar?? Obrigado.

    ResponderExcluir