segunda-feira, 4 de abril de 2011

Hot Wheels, agora a $1.09 nos EUA

Vários sinais recentes mostravam que era eminente um aumento na linha básica (mainline) da Hot Wheels. Semana passada ainda discutíamos aqui sobre o que a Mattel tem feito para economizar na sua linha de produção, com trocas de materiais e perda de funcionalidades em algumas miniaturas.

Fora isso, havia uma grande pressão dos acionistas da Mattel para que algo fosse feito com a marca Hot Wheels, que dava um baixo lucro ou nenhum lucro. Os cortes começaram na qualidade das minis e no marketing (cancelamento das convenções fora dos EUA e de outras iniciativas na linha adulta), e era inevitável que seu preço no varejo sofresse um aumento.

Nos EUA, a linha básica custava menos de 1 dólar há mais de 40 anos. Preços crescentes das matérias primas (incluindo a recente alta no petróleo - usado para fazer plástico), e dos salários na Asia pressionaram a decisão. Outro fator foi a recente queda no consumo de minis nos EUA ocasionado pela crise que o país atravessa.

Em uma pesquisa de opiniões no Hot Wheels Collectors, muitos colecionadores disseram entender que o preço precisava subir, mas já declararam que não vão comprar mais como antes.

A Mattel diz que o aumento serve pra preservar e até melhorar a qualidade das minis. Vamos ver o que acontecerá.

E no Brasil?

A Mattel Brasil comunicou para seus distribuidores e clientes que nenhum preço seria alterado no Brasil por conta do aumento de impostos nos brinquedos que o governo decretou no começo do ano. Assim a Mattel deixa de ganhar um pouco, mas se beneficia pelo preço mais baixo do dólar, que desde 2008 não andava tão baixo. No entanto, não se sabe se o aumento nos EUA influenciará alguma alteração nos preços por aqui.

A má notícia para quem compra minis nos EUA é o recente aumento na taxa do IOF para quem faz compras com cartão de crédito. No final das contas, sempre saímos perdendo…

Para não ficarmos só nas más notícias, vamos ver algumas coisas que tem chegado lá fora:

Fotos: hwromero, misledyouth, randyvann e TMcGuire do Hot Wheels Collectors e nwin1 do eBay.

2 comentários:

  1. "Em uma pesquisa de opiniões no Hot Wheels Collectors..."

    Pelo menos lá nos EUA a Má-ttel procura saber a opinião dos colecionadores, mesmo que não seja para nada, enquanto aqui no Brasil ela não quer nem saber se tem colecionadores..

    ResponderExcluir