sexta-feira, 1 de julho de 2011

Entrevista: Bruno da California Toys

Depois de muito tempo combinando, finalmente conseguimos acertar as agendas, e uma visita do T-Hunted à sede da California Toys se tornou possível. O Bruno recebeu este blog para um bate papo muito agradável sobre miniaturas, carros e novidades, e nos mostrou a bela coleção de miniaturas do seu pai, e todas as instalações da sede da empresa. O resultado dessa visita você pode conferir na entrevista abaixo e nas 30 fotos tiradas por lá. Para um apaixonado por miniaturas e carros, aquilo é como se fosse uma Disneylândia!


Infelizmente nem tudo são flores: depois de darmos a notícia por aqui em primeira mão de que não teriamos mais o clube Under The Hood da Greenlight no Brasil, também confirmamos com o Bruno que o UTH dos EUA vai se tornar em breve apenas um fórum para seus sócios com acesso direto aos designers da Greenlight, e será possível dar opiniões sobre os próximos lançamentos, como já acontece hoje. Mas não existirão mais carros exclusivos do clube nem aqui nem lá, infelizmente.


Vamos à entrevista:



Recentemente o T-Hunted anunciou que não teriamos mais o clube Under The Hood no Brasil e que o Under The Hood americano iria fechar. O que há de verdade nessas histórias sobre esse clube da Greenlight?

Bom, primeiramente obrigado novamente Douglas por me deixar fazer parte do seu BLOG que considero excelente em nosso país. Essa história do Clube ficou um pouco confusa exatamente na mesma época que eu tive que viajar. O que aconteceu foi o seguinte: as miniaturas chegaram agora em maio ao Brasil e a gente estava só esperando o OK da Greenlight para lançar o clube por aqui e começar a comercializá-las nós mesmos com o intuito de prestigiar e melhorar a imagem da marca perante os colecionadores. O Russel Hughes que é o vice-presidente da marca possui grande afinidade comigo e converso com ele praticamente todos os dias. Fiz uma conferência com ele para fechar esse assunto quando ele chamou a Allie também que cuida do clube lá nos EUA, e me informou que não queria mais que a gente lançasse o clube por aqui pois o clube de lá ia passar por uma reformulação no começo de 2012. Nós ficamos meio que a ver navios por aqui mas aceitei a decisão. O Clube UTH não vai fechar, ele apenas não irá mais comercializar miniaturas e irá passar por uma reformulação mudando o conceito de clube e abrindo um canal aos colecionadores. Inclusive terá uma parte para brasileiros segundo ele, e acreditem, estou no pé deles para isso!



A California Toys veio com grandes lançamentos neste ano aqui no Brasil, e um dos mais legais foi o da marca M2. Como foi a receptividade dos colecionadores pra essa marca?

A marca M2 está nos surpreendendo a cada dia, eu inclusive comecei a colecionar as Streechs que são M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S. As vendas foram excelentes, os lojistas ficaram super satisfeitos, o que nos permitirá mais espaços nas lojas, e o melhor de tudo foram as mensagens que recebemos em nosso Facebook dos colecionadores mais do que satisfeitos elogiando as miniaturas, achando bastante CHASE's e pedindo por mais. Com certeza será uma marca que junto com a Greenlight, California Collectibles e Jada iremos investir bastante para aumentar no mercado brasileiro.



Você esteve recentemente na sede da M2 nos EUA. O que viu por lá? O que podemos esperar deles pro futuro aqui no Brasil?

Fiquei bastante feliz com a visita, infelizmente não pude tirar fotos, mas conheci o designer Sean e o Richard Mena que é o responsável pela parte de vendas. Fui muito bem recebido por lá e ele me mostrou a verdadeira estratégia da empresa que não é vender brinquedos e sim produtos altamente colecionáveis. As vendas deles nos EUA tem crescido bastante nos últimos 2 anos, inclusive grandes canais como WalMart e Target estão disponibilizando seus produtos para venda em maior quantidade. Eles estão com grande expectativa para o nosso mercado e estão inclusive nos ajudando a escolher as quantidades e modelos que querem disponibilizar por aqui. Eles não estão com pretensões grandes e sim querem crescer degrau por degrau conquistando os colecionadores. Nós no entanto acreditamos também e muito no futuro da marca aqui no Brasil.



E das outras linhas que a California importa? O que mais teremos de novidades? Parece que a Greenlight descobriu o Brasil, não?

A princípio teremos sim uma coleção exclusiva desenvolvida para o mercado brasileiro da Greenlight que foi um projeto do ano passado nosso com o próprio Russel Hughes, aonde conseguimos chegar em um custo menor pela mesma qualidade da marca mudando apenas a embalagem que virá em português inclusive e com essa coleção a nossa penetração e distribuição com Greenlight irá aumentar muito no Brasil. Estamos esperando receber estas coleções agora no 2º semestre. As outras marcas que irão ter novidades serão a Califórnia Collectibles 2 que já estão sendo fabricados e também chegarão por aqui no 2º semestre, a Jada Toys que continua com tudo na escala 1/24, a Maisto e seus belos guinchos e caminhões 1/64 e a Hot Wheels ELITE que vem com lindos lançamentos como a ECTO-1 na série ELITE.



Há também a linha de miniaturas da California Toys, que também promete novidades. Pode nos contar alguma boa novidade sobre isso?

A grande novidade da linha California Collectibles 64 será o lançamento da bela Mercedes SLS AMG. Esperamos também poder anunciar em breve um modelo brasileiro que estamos negociando faz tempo com a montadora, porém devido a burocracia e interesses do fabricante está atrasando este projeto. Também relançaremos os melhores modelos com pinturas diferentes e novos acabamentos.



Recentemente tivemos a Colecon, que foi um dos grandes eventos nacionais de colecionadores de miniaturas. Qual é a sua avaliação sobre o evento e sobre o atual momento do colecionismo no país?

Na minha concepção eu avaliei como muito positiva a COLECON para o Brasil. Primeiro porque colocou nosso país no mapa do colecionismo com grandes fabricantes e colecionadores mundiais, também porque ajudou a unir muitos grupos de colecionadores, abriu os olhos de mais lojistas em nosso país pois acreditam que essa é a missão mais difícil especialmente em outras regiões do Brasil e conseguimos desenvolver junto com a Greenlight duas miniaturas exclusivas que ficaram maravilhosas.



Quais as suas considerações gerais?

Agradeço novamente aqui o espaço cedido por você Douglas no seu BLOG, gostaria de informar a todos os colecionadores que continuaremos lutando pelo mercado brasileiro com cada vez mais novidades e mais lojas disponibilizando os produtos e convido aqui todos que tenham alguma duvida ou queiram conversar conosco que participem do nosso Facebook que eu pessoalmente respondo todas as perguntas e dúvidas e terei o maior prazer em conversar sobre colecionismo.


Um grande abraço a todos!


www.californiatoys.com.br

www.twitter.com/californiatoybr

www.california.com.br/blog/

www.facebook.com/californiatoys


5 comentários:

  1. as kombis e fuscas 1:12 são realmente miniaturas ricas em detalhes!! um dia terei estas peças em minha coleção!!

    ResponderExcluir
  2. RLC -1 x 0 UTH


    O jogo tá bem disputado mas quem perde é sempre o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. bacana a entrevista, cá entre nóis, essas estantes e cristaleira, botam pra fu%#$@& nessas estantes com 50/100 nichos, parabéns bruno, abraço a todos FÁBIO CATTO.

    ResponderExcluir
  4. Ola amigos, uma duvida
    como eu compro? porque nao estou conseguindo pelo site, ou nao acho rsrs
    aqui em minha cidade mal chegam os HotWheels e ate mesmo os Maisto veja la estas pelas minis, tenho mt interesse nos da escala 1/64
    aguardo, obrigado

    ResponderExcluir
  5. Douglas....A Califórnia Toy poderia nos passar uma posição sobre O "CLUBE DO COLECIONAR" que aparece em http://www.california.com.br/clube/...Há bastante tempo aparece "AGUARDE"( SEM QUERER MENTIR..MAIS DE 1 ANO).
    No Rio não acho os locais para comprar as minis exclusivas deles e nem os que distribui com exclusividade...Mando e-mail para eles e não obtenho resposta...ACREDITO QUE COM A ÁREA DOS COLECIONADORES ESTE CONTATO FICARIA MAIS PRÓXIMO...Você poderia fazer uma entrevista atualizada sobre este tema....Marcus Mandarino

    ResponderExcluir