É bem comum que vários fabricantes produzam réplicas dos mesmos carros ao mesmo tempo, e nessas horas é possível comparar a qualidade e os detalhes de cada uma das marcas. E dessa vez chamamos o nosso amigo Mauricio Nunes para fazer uma avaliação de três fabricantes que produziram (quase) ao mesmo tempo réplicas da Range Rover Evoque. O resultado da análise você acompanha aqui embaixo.
Lançado em 2011, esse modelo da divisão de luxo da Land Rover, a Range Rover, é na verdade o modelo mais básico dessa divisão. A Land Rover é hoje parte da divisão Jaguar Land Rover da indiana Tata Motors Ltd. Produzido em versões tração nas quatro ou em duas rodas esse modelo foi projetado para seguir os baixos padrões de emissão de gás carbônico e economia de combustível e foi originado do modelo conceito Land Rover LRX apresentado no North American International Auto Show de 2008. A ideia por trás desse modelo menor foi cria-lo com as capacidades “off-road” e as vantagens e opcionais ofertados nos modelos maiores “top” de linha da Range Rover.
Mas não estamos aqui para falar do modelo 1:1 e sim dos modelos em escala de três polegadas.
Vamos analisar três modelos de três fabricantes distintos: Matchbox, Majorette e Welly.
Matchbox
Carroceria de metal, base e capota de plástico. Com interior, mas com vidros opacos que impedem a visualização do interior (somente é possível ver com uma lanterna). Cor do modelo igual ao real. Escala não declarada, produção: Tailândia.
Lanternas e faróis pintados, frente e traseiras. Detalhes pintados de bom nível, como entradas de ar, nomes e símbolos.
Rodas de plástico genéricas (Split 10 Spoke) guardando certa semelhança com as originais.
No total o modelo agrada, mas sua demora em chegar ao mercado por conta da licença com a Tata Motors Ltd acabou gerando muita expectativa. A numeração atual já esta em 1020 (Volvo V60) e esse modelo tem o número 896. Desde 2013 ouvimos falar do modelo, mas somente em 2016 ele apareceu.
Até o momento somente ofertado nessa cor, uma vez que a série exclusiva dos Land Rovers terá o mesmo modelo na mesma cor, apenas com o blister próprio da série.
Majorette
Carroceria toda de metal, base de plástico. Com interior, vidros transparentes. Cor do modelo igual ao real. Escala 1:59, produção: Tailândia.
Faróis com lentes plásticas e lanternas pintadas. Detalhes pintados de bom nível, como entradas de ar, nomes e símbolos.
Rodas de plástico genéricas sem semelhança com as originais.
O modelo agrada muito. Tem a porta traseira basculante, com vidro, com bom fechamento e abertura, além de pintura com riqueza de detalhes impecável. Para ser uma cópia perfeita, falta apenas uma roda que fosse igual aos modelos 1:1.
Welly
Carroceria toda de metal, base de plástico. Com interior, vidros transparentes. Cor do modelo igual ao real. Escala não declarada, produção: China.
Lanternas e faróis pintados, frente e traseiras. Detalhes pintados de bom nível, como entradas de ar, nomes e símbolos. Faltou pintarem as lanternas embutidas no para choque dianteiro.
Rodas de plástico genéricas guardando certa semelhança com as originais.
O modelo agrada bem. Possui um belo teto de cristal onde se pode ver o interior detalhado. Pelas proporções do modelo e pela forma de produzir da Welly a escala aproximada deve ser de 1:60.
Se você coleciona SUV’s, com certeza vai querer ter algum deles ou até mesmo os três na coleção, mas como você ordenaria a classificação dos três modelos analisados? Que notas você daria para cada um dos modelos? Deixe sua opinião nos comentários!
Referências: